Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1628629631633634770

Comentários

  • @Carlos_Affonso, apenas a portuguesa.

  • @Carlos_Affonso

    Só é necessária a cópia do registo português.

  • Pessoal, boa noite! Alguém saberia dizer quanto tempo, em média, leva para que a exigência seja analisada?

  • Site do IRN totalmente fora do ar, Deus abençõe que seja uma nova atualização do sistema.

  • @Lucassilva


    Não há uma média de tempo. Há casos em que a exigência é analisada poucas semanas depois de entregue e o processo já pula para a bolinha 7 marrom, há outros casos em que passa meses, ou raramente até mais de um ano na bolinha 4 vermelha...

    Nada a fazer além de esperar.

    Na verdade... depois de 1 mês (mais ou menos) de ter enviado a documentação exigida, você pode ligar na Linha Registo e perguntar se o material já foi incorporado ao processo.

    Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa

  • editado February 6

    Caros, acabei de visualizar em um fórum de cidadania portuguesa na rede vizinha.

    Acredito os processos voltaram a ser analisados. Fiquei pensando se está sendo um teste de análise pelo novo sistema, mas talvez pode ser que voltaram a analisar por costume, enquanto aguardam o que quer que estejam testando dar certo. Esperança!!

  • @samantacoutinho Se eu entendi bem... ela tem processo de neto na ACP Porto de Jun/21 que caiu em exigência em Jan/24, seria isto?

    Meus são de Jul/21 e também estão no Porto!

    Aguardando ansiosamente pela resolução do mérito!

  • Muitos processos de ACP com movimentação, nada aqui no de netos?

  • @marcelloamr A impressão que dá é que o ACP tomou " raiva " de ter que analisar os 5 mil de netos, e largou num canto qualquer esquecidos.

    Tá dureza. Desde agosto do ano passado esperando sair da 04 marrom e nada!

  • Que venham logo registos!

  • @jpvecchi


    E ainda tem vários que estão na bolinha 3, esperando as respostas das entidades externas... não tiveram nem a sorte de depender agora só do IRN... ainda dependem primeiro da secretaria de justiça, da aima, etc...

  • Boa noite

    Imprimi o formulário 1C no papel A3 dobrado, as páginas 1 e 2 foram impressas frente e verso e ficaram na 1ª dobra, já a página 3 ficou na frente da 2ª dobra. O cara da loja imprimiu o formulário inteiro por engano, achei que ficou bom, e resolvi deixar. Vou enviar também o formulário do IRN junto, impresso em uma única via. Penso em fazer uma folha de rosto explicando que não há como imprimir o formulário com com recibo de pagamento em uma folha só.


  • @jpvecchi isso mesmo, correto.

    @marcelloamr os processos de netos não estavam andando nem em porto, só os de filhos. Acompanho todos os dias e todos os canais que tenho e essa é a primeira movimentação de neto, independente da conservatória. Lisboa por hora nada.

  • editado February 7

    @eduardo_augusto

    Este é o meu caso, o meu processo travou na bolinha 3. Está há quase 5 meses, fora que o meu processo já completou 3 anos. Nem mando mais e-mails, nunca respondem, somente aquelas mensagens automáticas mesmo.

  • @Rosmentz 3 anos já? Nossa... triste demais viu.

    Fora que se for passar aos descendentes... + demora ainda! 😥

  • @jpvecchi

    Sim, completou 3 anos no dia 03/02.

  • Boa tarde! Meu processo chegou dia 26/05/2021 na conservatoria. Atribuição direto pela vó ( minha mãe e nem Pai são Portugueses e apesar de estarem Vivos, optamos diretamente pela avó portuguesa ) neste momento a bolinha Verde está no numero 2. Demora em media quanto tempo ? Alguem sabe me situar de forma que EU fique em Paz, pois parece que está travado Nessa bolinha de numero 2. Os processo de qual data de recebimento estão sendo realizados agora? Pela experiência de vcs, em quanto tempo será que terei a conclusão ? Obrigado!

  • @BABA A única forma de ficar em paz é não pensar demais no processo. Evite verificar o site das bolinhas todos os dias, pois isso só aumenta a ansiedade em algumas pessoas.

    Por mais difícil que seja, simplesmente aguarde até que o seu processo avance. A média de tempo de processamento estava em torno de 3 anos, mas provavelmente aumentará alguns meses com essa travada ocorrida no final de 2023 e início de 2024. Enfim, como não há nada que possa ser feito, não há porque ficar sofrendo com isso.

    Meu processo é de agosto de 2022. Já passei por várias fases de ansiedade, mas agora eu diria que estou em paz, apenas aguardando porque um dia vai se resolver :)

  • @AntonioNapolitano ,eu estou bem preocupada,se eles estão "analisando" o més de março ĥa quase 1 ano,imagino que chegarão em 2022 daqui há 10 anos e isso não é razoável.

  • @guedesmarcia A esperança que tenho é esse " novo sistema " que ainda está sendo " faseado " segundo funcionários do governo de Portugal.

    Até lá devem dar um jeito. Pois não é razoável mesmo. Você tem razão!

  • Processos de filhos voltou a andar

  • @marcelloamr E netos, jogados num canto qualquer...

  • @BABA os processo dos meus 4 irmãos chegaram exatamente na mesma data que o seu na Conservatória e estão também na mesma situação, bolinha 2 há meses, como houve essa "parada" desde o segundo semestre do ano passado, que era quando estes processos deveriam ter sido concluídos pelos tempos normais, já nem estão mais ansiosos, de tanto eu dizer que ninguém tem a menor idéia de quando terão prosseguimento.

    A esperança (sempre ela) é de que os processos tenham sim andado de alguma forma e apenas as informações é que pararam de ser divulgadas, mas como a informação oficial é que estão analisando de março de 21, podemos entender que quando começarem a andar teremos mais 2 ou 3 meses de espera...de minha parte tenho acompanhado as conversas aguardando alguém dizer que houve progresso em algum processo...até lá paz, paciência e ...mais paciência.

  • Boa noite, Estou iniciando o processo para atribuição ordinaria para minha mae, neta de portugues. Minha duvida é sobre a necessidade de documentos da mae dela já falecida e que nasceu no Brasil. Quais documentos preciso? qual site ou lugar que envio ou consigo estas informações? Quais formulários? grato

  • editado February 10

    @jose_ferreira

    Vai precisar da certidão de nascimento em inteiro teor, digitada e também por cópia reprográfica, e TALVEZ, SE CAIR EM EXIGENCIA, de uma cópia do RG ou Certidão de Prontuário. Se atente se ela foi registrada na menoridade, caso não tenha acontecido no civil veja se não encontra uma certidão de batismo, era comum na época, minha avó mesmo tinha as duas.

    no mais, siga a lista do link abaixo.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d

  • Olá, pessoal. Boa tarde.

    Estou com uma ponta solta aqui no processo do meu cunhado. Vamos começar tirando a cidadania da mãe dele como neta de português.

    Já achei os documentos da vó da mãe dele, portuguesa, até aí ok. Mas vou precisar transcrever o casamento dela e é aí que o negócio complica. Não encontro de jeito nenhum a certidão de nascimento e/ou casamento do marido dela Manoel Bonifácio, já entrei em contato com dois cartórios (de locais diferentes) que encontrei nas certidões dos filhos, mas ambos falam que não há nenhuma documentação ali e que a informação foi auto declarada. Achei toda a documentação dos irmãos dele que nasceram em Águas da Prata-SP, mas dele absolutamente nada.

    E aí estou com a pulga atrás da orelha, pois o pai dele (ANTONIO BONIFÁCIO), consta como português na certidão de nascimento dos netos e a mão do Manoel (PROVIDENCIA LOPES MARTINS), consta como espanhola. Nenhum cita o local, mas estou achando que o Manoel ou é português ou é Espanhol. Mas também não estou encontrando nada da entrada dos pais dele no Brasil.

    Já procurei no family search, no Museo da Imigração, no Arquivo Nacional, na base de imigrantes do RJ e nada...

    Alguém tem alguma luz de onde mais posso pesquisar?



  • @karen griz , o arquivo que você anexou está dando erro de "não encontrado" quando tento baixar.

    Minha sugestão é deixar o Manoel "de lado" momentaneamente e fazer buscas pelos irmãos/irmãs dele (se ele os tiver). Muitas vezes não encontramos nada de alguém mas acabamos por achar de parentes próximos, e estes documentos dos parentes próximos podem conter informações valiosas para retornarmos, depois, à busca original, como local de nascimento, nomes de pais e avós, etc. O mesmo pode ser dito dos pais do Manoel, se você tiver informações sobre eles: pode buscar irmãos e tentar, através deles, encontrar o seu alvo principal.

    Já desatei alguns nós da minha árvore fazendo isso.

  • @andrelas já tentei, achei todos os irmãos do Manoel que são de São João da Boa Vista ou Águas de Prata, todos são mais novos que ele. Porém absolutamente nada ou da entrada de seus pais no Brasil! :)

    Caso não encontre, ainda será necessário fazer a transcrição? Ou há alguma outra forma?

  • @karen griz , isso não sei responder. Há pessoas muito mais capazes de responder à sua pergunta aqui no forum (peço a all que responda). No meu caso, por exemplo, meu avô era português e eu não precisei transcrever o casamento dele, mas a esposa dele (minha avó) era brasileira e ele (meu avô português) era o declarante no nascimento do meu pai. Logo, precisei apenas do nascimento do meu avô, do nascimento do meu pai, e do meu (uma vez que também no meu caso meu pai era o declarante no meu nascimento). Provavelmente no seu caso, o declarante no nascimento do pai/mãe da mãe do seu cunhado é o Manoel e, ACHO, neste caso a coisa complica. Mas, como disse, fica aberto aos colegas, isso tudo é achismo meu.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.