Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

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Comentários

  • editado February 1

    @Fteitas


    [removido] Seu processo está no Porto ou Lisboa?

  • Mensagens que acabo de postar na página do Instagram do secretário Pedro:


    Pedro Tavares




    Pedro Tavares


    pedroferraotavares · Instagram

    Ver perfil

    15:25

    Você enviou

    Exmo. Sr. Secretário


    Assim como dezenas de milhares de pessoas estou aguardando um pronunciamento do governo à respeito da formação da fila invisível que aguarda a finalização do processo de nacionalidade com o seu devido registo bem como de um número incerto e não sabido de pessoas que já deram entrada em seus processos e até hoje não verificarem nenhuma providência para a concessão do direito a que fazem jus mesmo tendo pago exemplarmente pelo serviço a ser prestado.


    Aguardamos todos se não a solução pelo menos uma explicação pelo total descaso que estamos recebendo. Por favor, o que está acontecendo neste órgão que justifique tanta inércia, será que teremos de recorrer à justiça para fazer esse órgão cumprir com suas obrigações?


    Essa é a minha posição à respeito e espero que encoraja outras pessoas indignadas como eu a tomar alguma atitude prática.


    Não estamos pedindo favor e sim exigindo nossos direitos aliás devidamente pagos.

  • @ugoesteves Se ao menos responder... será uma " novidade "

  • Para que haja um posicionamento do IRN ou do Pedro Tavares, os Utentes tem que cobrar! Lógico que com educação, pelo menos é o que acredito. Coloquei uma mensagem no Twitter dele também.

  • @jpvecchi, Boa tarde!

    Pelo menos estou sentindo a sensação de ter feito a minha parte.

    O máximo que pode acontecer é não acontecer nada mas...a minha parte está feita.


    Grande abraço!

  • Isso mesmo @ugoesteves e @CarlosdaCosta toda tentativa é válida e o que não dá é pra ficar só se lamentando e não fazer nada. Sabemos que tentamos o que estava ao nosso alcance.

  • @Regiani Scharlack

    @CarlosdaCosta

    @jpvecchi

    Minha próxima etapa é enviar um texto bem cuidado para os meios de comunicação, eles adoram "bater no governo" e os governantes odeiam e temem esse tipo de destaque.

    Vou dar um tempinho pro Pedro se pronunciar...

  • Concordo que devemos perguntar, questionar e de forma educada cobrar respostas.


  • O Senhor Pedro Tavares até agora está agindo como aparenta ser, incapaz.


    Mas um punhado reduzido mas corajoso de cidadãos que reconhecem que aquele que não cuida de seus direitos não tem direito de reclamar já puseram suas caras à tapa e publicaram comentários na página do Senhor Pedro apoiando a nossa reclamação.


    Alguém mais se habilita?

  • Venho respeitosamente primeiro elogiar a finalidade primária quando da criação deste Fórum. Que no início se dava exclusivamente em relação a dúvidas, dicas e orientações a cerca dos mais variados tipos de processo de nacionalidade. Porém, atualmente mais parece um clube dos desesperados e pessoas com alto grau de ansiedade. Infelizmente devido ao alevado número de processos, com as recentes alterações da Lei da nacionalidade, que abriu a possibilidade principalmente dos netos de terem o direto a se tornarem portugueses é óbvio que as conservatórias não estariam preparadas para receber um número tão elevado de processos. Contudo, ocorreram mudanças, como por exemplo o envio online dos processos, a nova plataforma que logo estará em funcionamento, então meus caros paciência pelo amor de Deus. Vamos voltar as raízes do Fórum e ajudar pessoas a montar sozinhas seus processos e obter a nacionalidade. De nada adianta ficar igual uns loucos enchendo a caixa de email do IRN, perguntando andamento de processo, até por que, isso se faz pelo site, independente das bolinhas não serem confiáveis, existe um número de processo e um dia vai chegar a sua vez, não entendo pra que tanta ansiedade!!!

  • Ficar enviando msg no Instagram do Pedro, não acho legal .. porque ele disse que até o dia x o sistema vai funcionar .. está arriscado ele dar uma notícia falsa.. hoje dia 02 não tem prazo...

    Imaginem ... geral vai mandar msg para o Instagram dele cobrando?? Não né.

    O IRN tem um canal no YouTube, enviem msg para lá... E também de nada irá adiantar. a gente nem portugues e para reclamar , opinião minha..

    E a mesma coisa comprar no aliexpress e reclamar no Procon...

    E a.mesma coisa o refugiado do Haiti reclamar no perfil de quem trata os processos de nacionalidade brasileira dos prazos. Que estão longos.. lá nos EUA também também a.mdsma situação...

    Existe o problema dos atrasos e o o grande número de processos enviados de processos enviados , vai adiantar reclamar...

    Eles estão prometendo que no dia no mês vai fazer mais até agora , pelo que eu sei não fizeram ou estão fazendo ...

    Querer não é.poder eles.podem querer da baixar em 23 mil processos mais as vezes não podem por alguma questão.


    .

  • editado February 2

    @bunker94 visto que não há certeza de nada, cada qual pode agir com a estratégia que concluir que deve. Eu já sou cidadã faz muito tempo e ajo por empatia aos que passam por um processo ao qual já me submeti, caso fosse esse o critério para poder reclamar. Porém não concordo que seja: as pessoas "pagaram" pelo serviço, então tem sim direito a pedir transparência. Quem publica em redes sociais tem que se sujeitar à exposição que isso implica, sobretudo sendo órgão ou servidor público, pois eles têm um dever para com os cidadãos. Se não acha que deva fazer, não o faça, cada qual com seu livre arbítrio. Ninguém é dono da verdade, quem dirá destas tantas incertezas.

    Importante: o perfil dele é claramente profissional.

  • Por isso é necessário os questionamentos pessoal, pois assim teremos respostas, como a resposta do Vice-Presidente do IRN. Está resposta foi dada no Linkedin.

  • Boa tarde, a todos!

    Alguém poderia me ajudar com o preenchimento do novo formulário D1?

    • A impressão agora tem 3 páginas para preencher, e a assinatura é somente na terceira, ou seja, a primeira folha (frente e verso, com praticamente todas as informações) não irá assinada. Como proceder?
    • O campo 5 no Quadro 3, "Documento comprovativo de que conhece suficientemente a língua portuguesa" . Deve ser enviado histórico escolar, por exemplo? Ou como era antigamente orientado: preencher no campo 5 do quadro 2: "O CONHECIMENTO SUFICIENTE DA LÍNGUA PORTUGUESA".
    • O Quadro 5 é novo: "DADOS PARA RESTITUIÇÃO DE PAGAMENTO". Pode ser restituído em conta Brasileira? Ou Americana em Dólar? Será que cartão Wise ou Nomad ajudam aqui? Como fazer este preenchimento?
  • @CarlosdaCosta Interessante...

    Bom saber que não estão " estáticos " e já deram início às melhorias das tarefas!

    Inclusive esse site " das bolinhas " que tanto estressam as pessoas!

  • Que ótima notícia!! só aguardar mesmo

  • @J_Feiteira ,

    • A impressão agora tem 3 páginas para preencher, e a assinatura é somente na terceira, ou seja, a primeira folha (frente e verso, com praticamente todas as informações) não irá assinada. Como proceder? Imprima com papel A3, páginas 1 e 2 na frente e página 3 no verso.
    • O campo 5 no Quadro 3, "Documento comprovativo de que conhece suficientemente a língua portuguesa" . Deve ser enviado histórico escolar, por exemplo? Ou como era antigamente orientado: preencher no campo 5 do quadro 2: "O CONHECIMENTO SUFICIENTE DA LÍNGUA PORTUGUESA". Não marque este item. O conhecimento da língua portuguesa é presumido para nacionais de países de língua estrangeira. Não precisa enviar nenhum documento.
    • O Quadro 5 é novo: "DADOS PARA RESTITUIÇÃO DE PAGAMENTO". Pode ser restituído em conta Brasileira? Ou Americana em Dólar? Será que cartão Wise ou Nomad ajudam aqui? Como fazer este preenchimento? Este quadro é um pouco confuso e nem instruções tem. Wise ou Nomad não são aceitos. Informe sua conta bancária, americana ou brasileira com o IBAN e Swift.


  • @texaslady ,o formulário 1C também mudou? Temos tutorial pra ele?

  • @CarlosdaCosta já foi uma vitória, muito embora evasiva e superficial como sempre, mas pelo menos mudou o texto, agora é aguardar, aguardar e aguardar, espero q realmente esteja se movimentando p a coisa andar.

  • @Regiani Scharlack ,

    O formulário 1C também mudou. Se você baixar pelo site do IRN o 1Ce imprimir as páginas 1 e 2 sairá corretamente numa folhas frente e verso com as assinaturas na página 2. Mas se você efetuar o pagamento e receber o formulário por email com os dados do pagamento no topo da primeira página, a parte das assinatura vão para a página 3 também. E neste caso pode-se imprimir em papel A3 as páginas 1 e 2 na frente e a página 3 no verso.

  • Imprimir em A3 não dificulta o processo de digitalização (agora mandatório) por parte da Conservatória?

  • editado February 3

    Se eles estao em silencio, eu faria igual. Provavelmente algo irá mudar e o IRN está a esperar novas diretrizes. E deve estar relacionado aos eventos, bem negativos, em relaçao aos falsários que foram pegos aqui. Nao adianta ficar se expondo. Eles devem estar orientados aguardando novas regras. E nada do q dissermos mudará o que virá. É sentar e esperar... nada deverá mudar, pelo menos, até meados de março.

  • texasladytexaslady Beta
    editado February 3

    @Eduardo Alvim ,

    Está é uma boa pergunta. Quero crer que o sistema esteja preparado para isso, não sei se as conservatórias estão equipadas adequdamente. Estamos falando aqui de digitalizar um documento tamanho A3 frente e verso, que dependendo do scanner não seria possível, mas o A3 dobrado ao meio como um booklet é do tamanho de um A4. Sendo assim possível scanear separadamente as páginas 1, 2 e 3, assim como as autenticacões que provavelmente viriam na página 4.

    Em todo caso não custa a quem está requerendo fazer esta pergunta para a CRC e postar aqui a resposta.

  • editado February 3

    @texaslady e @Eduardo, vou perguntar a eles, afinal é uma questão nova para todos. Porém vejo a saída apontada pela @texaslady como a única possível, pois nas instruções diz que é para imprimir as 3 páginas em uma única folha para salvaguardar a declaração/assinatura. E o A3 dobrado ao meio se torna um A4 no formato do velho conhecido "papel almaço".


  • @Dan_queiroz82

    Faço minhas as suas palavras. Concentremo-nos no objetivo do Fórum. Menos estresse e mas parcimônia.

  • Bom dia a todos!

    Já cheguei a falar sobre esse tema aqui anteriormente, mas gostava de saber dos mais experientes como se deve proceder.

    Enviei o processo para minha mãe no meio do ano de 2022. Porém em época fui orientado por membros daqui a enviar a  Certidão de nascimento do filho do português apenas em inteiro teor digitada.

    Agora vejo que o procedimento correto seria enviar de fato a certidão reprográfica.

    Eu gostaria de me antecipar a uma futura exigência. O processo está em bolinha (1) recebido e já tenho o número do processo Estado do processo 191xxx / 2022 (324 - Art. 1º D - Atribuição (netos de portugueses)).

    Eu poderia enviar de alguma forma a certidão reprográfica para anexar ao processo? Se sim, como posso fazer isso da melhor forma?

    Obrigado a todos. 😄

  • editado February 4

    Era digitada mesmo à época para o filho do português, depois passaram a exigir reprográfica. Processo de meu irmão caiu em exigência por isso e foi rápida a resolução. É possível se antecipar sim e enviar o documento para a conservatória onde tramita seu processo, fornecendo o número do mesmo, pedindo para juntar o documento. Depois de algum tempo mande e-mail pedindo a confirmação se foi recebido e tal.

    Creio ser aconselhável o requerente assinar a carta/pedido e reconhecer a assinatura por autenticidade.

  • @Brunomdc


    Pode ser que peçam, pode ser que não peçam. Se mandar antes, jamais ficará sabendo se o documento foi sequer consultado. Além disso, mandar esse documento agora não elimina o risco de que o processo caia em exigência por qualquer outro motivo.

    Única coisa a avaliar, aí depende do caso concreto, é se for uma pessoa idosa, ou com problemas de saúde, onde um atraso de um mês ou dois possa ter um impacto maior, notadamente, se a pessoa vier a falecer.

  • editado February 4


  • Pessoal, boa tarde. Aproveitando esse grupo para perguntar sobre o processo de cidadania de pai para filho. Consegui minha cidadania portuguesa por ser neto de portugues. Já iniciei o processo do meu filho e fiquei com uma dúvida. Devo enviar no processo a minha certidao de nascimento portuguesa (obtida por atribuição de neto de portugues) e também a minha certidao de nascimento brasileira? Ou apenas a certidao de nascimento portuguesa?

    Obrigado e que todos tenham um ótimo dia.


    Carlos Affonso.

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