Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1631632634636637654

Comentários

  • @FlavioFelix me manda a msg q vc enviou e oq colocou no assunto pf amigao, meu vô acima 76, vai fazer 1 ano q tá na bolinha 2

  • @FlavioFelix

    Qual o endereço de e-mail que vc mandou pra eles?

    O meu é de junho/2021 e já tá há mais de um ano na bolinha 2

  • O secretário de Estado da Justiça de Portugal, Pedro Tavares, fará agora (23/2), às 16h10, a palestra central do 3º Seminário de Transformação Digital em João Pessoa (PB). Poderá explicar os esforços de Portugal para desburocratizar o sistema.

    Assistam: https://www.youtube.com/watch?v=gcyYATM9sxg


  • @FlavioFelix , parabéns pela conquista! Será que no caso do seu pai eles consideraram a idade 75 anos para conclusão do processo ?

    O meu processo é de neto e foi distribuído em 28.05.2021 para CRC Lisboa, e até o momento aguarda na bolinha 2 verde. Pode ser que o meu processo, como o de muitos já esteja concluído ou prestes a concluir, porém, eles não informam nada.

  • Depois do relato do @FlavioFelix fiquei imaginando se meu processo também não está concluído e a consulta na bolinha 2 (processo de junho/21)

  • @LeoSantos


    Uma alternativa é escrever p conservatoria, outra é já fazer o pedido no civilonline

  • @eduardo_augusto , o problema é gastar mais de 50 reais só pra testar. Eu acredito que se o assento ainda não existir, eles não devolvem os 10 euros né?

  • @AntonioNapolitano não devolvem. Mande um e-mail questionando e se estiver terminado responderão.

  • @LeoSantos Também penso o mesmo.

    O meu é de Jul/21, mas foi movido ao ACP Porto!

    Segundo E-mail que recebi da Carla Ribeiro, oficial de registos do ACP, estão analisando set/21 a out/21 por lá dos netos.


    @eduardo_augusto Duro é pagar os 10,00 euros e não devolverem pelo Civil Online. E email, dificilmente respondem sem algo genérico!

  • @jpvecchi eu sinceramente acredito que os nossos não tenham sido analisados. Os relatos de aprovação sem modificação das bolinhas foram identificados porque o registo foi encaminhado por e-mail. Acredito que se os nossos estivessem aprovados já teríamos recebido o e-mail com o número. Não vale a pena pedir no civil online.

    Mas e frustante saber que o único método de acompanhamento é tão pouco representativo da realidade do processo.

  • @danazulayfarias Concordo com você.

    O duro é que como não se tem informações concretas de nada, cada hora as Conservatórias do IRN seguem um caminho diferente.

    Faço parte de outro grupo da Nacionalidade no Telegram, e lá me disseram que um dos usuários esteve no ACP e que estão " priorizando netos " na emissão da nova plataforma. Que por sinal JÁ ESTÁ(estaria) em uso, pois foi o que passaram a ele.

    O mesmo disse que quando AINDA atualizavam as bolinhas no site, a dele ficou 07 verde e nunca recebeu por E-mail ou correio. O que é um golpe duro em nós rsrsrs!

  • Boa noite pessoal, estou precisando de um conselho

    Uma prima esta solicitando a cidadania portuguesa (NETA), ambos os avós são portugueses (temos os assentos dos dois), porém, quem registrou o filho no cartório (o pai da minha prima) foi a mãe, nesse caso é melhor dar entrada com a certidão da avó correto? Aceito sugestões. Obrigada!

  • @isabelfontinha geralmente se recomenda seguir pela linha parterna justamente pelo fato de que na maioria dos casos o declarante do nascimento é o pai. Neste caso como foi a mãe a declarar o nascimento, eu indicaria a mãe no formulário. No entanto é provavel que seja exigida a transcrição do casamento caso eles tenham se casado no Brasil, especialmente se ela tiver mudado o sobrenome, mas não sei qual o critério exato utilizado pela conservatória, vamos ver as opiniões dos mais experientes.

  • @isabelfontinha ,

    Conforme o @AlanNogueira disse pode ser preciso a transcrição de casamento, mesmo tendo a mãe sido a declarante do filho na menoridade. Segundo explicacões de alguns conservadores, quando os 2 portugueses se casaram no exterior, a necessidade da transcrição seria para quem se casou depois de abril de 1911, data do código civil português. Para quem se casou antes não seria necessário, porém a transcrição muitas vezes pode ser usada para corrigir divergências. Muito embora algumas divergências podem ser sanadas apenas com a certidão de casamento repográfica apostilada.

  • @AlanNogueira e @texaslady Obrigada pelo retorno, eu também estava com essa linha de pensamento, vou enviar pela avó e ver se passa sem a transcrição, pode ser que vire uma exigência, se acontecer pelo menos já vamos ganhando tempo.

  • @eduardo_augusto @jpvecchi @danazulayfarias Eu paguei os 10eur pro Civil Online e chegou uma bronca por email :P

    "As certidões nunca devem ser pedidas sem os processos concluídos."

    É para o processo do meu pai (neto), que está no Porto. A oficial de registros identificou o processo de nacionalidade e disse que está em análise. Só nos resta esperar, mesmo.

  • Talvez se os processos fossem mais transparentes eles perdiam menos tempo dando bronca e explicando …

  • @reni_rjb só nos resta aguardar... e torcer para que sejam aprovados e registados rapidamente.

  • @danazulayfarias Sinceramente? Já estou desistindo...

    Essa situação só irá ser resolvida em Jan/25.

    Já estou me " conformando " que só poderei enviar meu processo como filho ano que vem pra frente!

    Triste... mas o que não tem remédio, remediado está! 😓😭

  • @reni_rjb o do seu pai está na bolinha 7 marrom?

  • @Digfortes e @imarlonjr estão na pagina anterior... Eu tb fiz ligação Skype e falei com um pessoa do conservatório...

  • @jpvecchi obrigada pelas informações, meu caso é de Setembro de 2021 em Porto, fico na esperança rs

  • O processo da minha irma, enviado em Ago/21 se encontra na bolinha 4 "verificacao de documentos" desde Outubro/23. Agora ja se passaram 30meses desde a chegada dos documentos. Voces aconselham entrar em contato com a ACP de Porto ou fazer o pedido da certidao no civilonline etc?


    Eu e meu irmao jao somos portugueses (mesma filiacao) ha 10 anos, nao vejo o pq cair em exigencia etc entao vendo o depoimento do Flavio me fez acreditar que talvez o processo ja esteja concluido.

  • Kkkk obrigado @reni_rjb sua resposta me economizou 10 euros

  • editado February 26

    @isabelfontinha a avó da sua prima mudou de nome após ela registrar o(a) genitor(a) da sua prima? O nome que consta na certidão é igual ao ao da certidão de nascimento da sua prima?

  • @ferss_jacob, o seu processo aprovado não garante nada. O meu processo foi tranquilo e rápido. O do meu irmao que entrou anos depois, caiu em exigência. Os documentos eram todos iguais.🤷🏻‍♀️ Depois de cumprir exigência foi aprovado e aguardando registro. Ele enviou em fevereiro de 2021.

  • editado February 26

    @isabelfontinha

    Eu mandaria o processo de neto imediatamente para começar a correr o prazo (deve levar uns 3 anos) e em paralelo mandaria transcrever o casamento dos avós para que quando o conservador fosse checar o assento de nascimento o casamento estivesse transcrito.

    A transcrição mesmo quando não é obrigatória geralmente funciona a seu favor pois tira possíveis questionamentos sobre a perfilhação da frente. No caso que vc descreve possivelmente a transcrição é obrigatória por se tratar de dois portugueses casados no estrangeiro (assumindo que se casaram depois de 1911). Sei que envolve custos adicionais, e que alguns colegas recomendam transcrever apenas quando for absolutamente necessário, mas eu sou da opinião de que, se o orçamento permitir, o melhor é ir no mais seguro e não ter dor de cabeça na frente.

    Boa sorte

  • @ferss_jacob Esqueça. @reni_rjb pediu, dele está igual ao meu, 04 verificação marrom e ainda " deram bronca " por pedir certidão sem ter concluído o processo.


    @ArielMacedo Conforme o Pedro Tavares do IRN disse, essas pendências só irão ser resolvidas ao longo de 2024, podendo levar até 31 de Dez de 24( isso se não arrumarem outra desculpa ou problema para resolver ).

    Portanto, colocando mais um " longo prazo " de meta para que eu possa entrar como filho 1C: 2025 pra frente! 😔😓

  • Olá! Bom dia. Minha mãe é neta de portugueses que casaram no Brasil, é obrigatório realizar a transcrição de casamento para ela pedir a cidadania por neta?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.