Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1632633635637638770

Comentários

• @julianalopes Sim, casamento entre 2 portugueses no Brasil tem que transcrever!

• editado February 27

@julianalopes

Bom dia!

O meu Pai é neto de portugueses e que se casaram no brasil, depois que achei esse tópico, não pensei 2x, transcrevi o casamento e o óbito.

Leia o tópico abaixo.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23418/quando-se-deve-fazer-transcricao-de-casamento-para-fins-de-nacionalidade

• Muito obrigada pela resposta, pessoal! @jpvecchi @Ferpalhas

• O processo de nacionalidade de neto da minha sogra já passou dos 34 meses e ainda encontra-se na fase 2. BIZARRO!

Não falo isso para desanimar qq pessoa que tenha menos tempo que este, até porque, já percebi que não há muito critério. Dependendo do conservador que o processo cai, vai mais rápido ou mais devagar. Se fica em Lisboa ou vai para outro lugar também faz variar o tempo.

Compartilho pois sei que a falta de transparência e falta de eficiência de todo o processo é causa de muita ansiedade e apreensão de muitos. Ao que vejo, em algumas postagens, há algumas atualizações relevantes em relação à novas tecnologia que agilizarão tudo. Até que estejam em pelo funcionamento, os que estão há mais tempo no processo, continua com a esperança de ver as fases passando com rapidez.

Sei que, possivelmente, alguém perguntará quando demos entrada no processo dela. Foi em 13/04/2021. Segundo a última atualização que recebi da CRC de Lisboa, eles ainda estão analisando os processos entrados em Março/21. Continuemos na fé.

• Uma coisa que não sei se vocês sabem: há alguma maneira de descobrir se o processo da minha sogra (NETA) continua em Lisboa ou foi transferida para outro lugar?

Nestes casos, a conservatória tem enviado email avisando a transferência?

Ou apenas ligando na conservatória para descobrir?

• @caiofaria na consulta (das bolinhas) aparece se o processo foi transferido ou não, é só ver o local onde está (Porto ou Lisboa).

Meu processo (neta) está completando 33 meses e sem nenhum sinal de andamento, é só ver os outros posts, tem um monte de gente nessa mesma situação.

• @FlavioFelix obrigado pela atenção.

• @julianalopes ,

Depende de quem declarou o nascimento dela, se foi na menoridade, por qual ascendente ela está pedindo e se foi antes ou depois de 1911.

• editado February 27

@caiofaria Realmente... uma situação de " quase calamidade ".

Tenhamos fé e esperança que isto ainda será resolvido.

O " X " da questão hoje é que, com o caos econômico entre diversos outros fatores que se instalaram no mundo, as pessoas têm buscado diversas alternativas, e uma das não menos importantes, uma 2ª Nacionalidade.

Tinha lido uma postagem estes dias, de advogada, quando você entrava na CRC de Lisboa mesmo(a pior hoje), meados de 2011 a 2013, seus processos não demoravam mais do que 2 semanas para estar " 07 verde finalizado " e seu assento em mãos.

Só tenho muito a lamentar que estes males tem abalado o planeta e forçado até o deslocamento de populações inteiras.

E ainda estamos " no lucro " por termos uma alternativa... no que tange Nacionalidade pelo menos.

Pensa a pessoa deter um único passaporte do Afeganistão? Pior no ranking da consultoria Henley e Passport Index 2024 | World's passports in your pocket.

• Boa tarde, (AJUDA)

Preenchendo o novo formulário hoje identifiquei que pede no QUADRO 2

• Documento comprovativo de que conhece suficientemente a lingua portuguesa (PROVA DO CONHECIMENTO SUFICIENTE DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS TERMOS DO ARTIGO 25 DO REGULAMENTO DA NACIONALIDADE)

A pergunta é posso enviar o certificado de ensino medio escolar?

• Oh tristeza, eles poderiam ao menos dar alguma explicação, essa falsa esperança, mês a mês, que acaba com a nossa paciência!! Sou contra ficar enviando emails, mas já está na hora de começarmos a buscar alguma informação junto às conservatórias e órgãos competentes, as respostas automáticas não colam mais.

• @isabelfontinha

O artigo 25, item 9, abre uma exceção:

9 - O conhecimento da língua portuguesa presume-se existir para os interessados que sejam naturais e nacionais de países de língua oficial portuguesa.

Ou seja, quem nasceu em um país de língua oficial portuguesa, está dispensado de provar o conhecimento do idioma.

• @eduardo_augusto Obrigada, por isso é sempre bom tirar as duvidas aqui, valeu pela ajuda

• Na semana passada envie um e-mail perguntando qual é a real estado do meu processo, esse foi a resposta que me enviaram:

Fiquei na dúvida será que o meu processo já foi registrada e aguarda consulta?

Porque quando consulto as bolinhas aparece na n*1 verde infelizmente 😢

Alguém me esclarecesse pvfr.

• @Aline16 Muitos estão nessa situação chata.

No site " das bolinhas " consta uma informação " e na real( sem termos certeza ) já há muito mais movimentação.

O fato é: enquanto não passarem o site da Justiça para movimentação transparente e " em tempo real ", não há nada concreto!

• Boa noite.

Eu dei entrada no meu processo em novembro de 2020 em janeiro de 2023 eu já estava com o meu assento de nascimento.

Sou neta de portugueses, que se casaram no Brasil, meu pai ( filho dos portugueses) foi o meu declarante. Eu não fiz transição de casamento e nem de óbito dos meus avós.

Eu já fiz esse relato na época.

• @LeoSantos Perguntei por isso é o que aparece: "O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais"

Por isso, não sei se continua em Lisboa ou se foi transferido para o Porto, por exemplo.

@jpvecchi Sim, mantenho a fé! Isso não impende de que fique desconfortável em como esse role todo acontece. Não que eu gostaria disso mas pode até demorar, mas ter às claras como está o processo, em que período eles estão analisando, quanto tempo em média tem demorado para analisar um processo e coisas deste tipo. Esperar, meio que, no escuro.. é o mais complicado.

Agora, eles estão respondendo os emails com um email automático que diz qual o período eles estão analisando. Deixa o rolê menos pior, mas ainda assim, não me parece muito claro! Enfim, seguimos.

Obrigado pelos comentários.

• @caiofaria

Conservatória dos Registos Centrais = Permanece em Lisboa.

Se tivesse ido para o porto, apareceria "Processo transferido para o Arquivo Central do Porto" ou algo assim.

• Boa tarde, pessoal. Mandei e-mail para Porto questionando a situação da cidadania da minha mãe. Completou 31 meses recentemente.

Estava na bolinha 4, porém retornou para a bolinha 3. Essa foi a resposta:

• editado February 28

@PedroCCZ Ou seja, o famoso f***-se

O processo do meu pai completou 30 meses tb, parado na bolinha 3 há um tempão.

• @jpvecchi essa incerteza está me deixando cada vez mais ansiosa,acho que vou me distanciar um pouco só vou voltar a consultar o meu processo no final do mês de março 😔😢.

se tiver alguma novidade volto aqui para compartilhar com vcs.

• editado February 28

@Aline16 Também estou muitíssimo chateado e triste com tal situação.

Estava com muita fé que o processo de minha mãe terminaria ainda final de 2023, mas já são quase 32 meses e nem previsão.

Estou quase " largando pra lá "... Quando chegar um E-mail/Carta Registrada ou algo do tipo, tomarei providências.

Fora que assim que " for pra 07 marrom " sabe-se lá Deus quando, ainda + até 12 meses pro registro do assento.

Ainda precisarei transcrever o casamento de meus pais, pois infelizmente meu pai foi nosso declarante e aí sim... poder em entrar como filho!

😭😭😭😭

• Agora no início da noite, consta esta atualização do processo de neto - " Júlia " que segundo ela: ( Registo processado automaticamente pelo sistema )...

Seria uma " nova fase de grandes mudanças no IRN "?

• Ainda acredito mais que sejam funcionários do IRN infiltrados para nos dar esperança e evitar os protestos kk

• @marcelloamr Acredito mais nisso kkk até por quê como que ela sabe que o dela foi emitido automáticamente?

@ju_bossada Boa noite, parabéns pelo assento. Poderia apenas nos dizer como que você soube ou concluiu que o seu assento foi emitido automaticamente?

• Olá pessoal, é verdade! Enviei um email hoje de manhã perguntando se estava pronto e me enviaram o pdf com o assento.

• editado February 29

Primeiramente pensei em pedir pelo civil online, mas resolvi tentar mais uma vez obter informações por email. Está pronto desde o dia 09/02 e acredito que devido a alta demanda não conseguem enviar tão rapidamente.

• Consta como “processado automaticamente pelo sistema” no local que deveria estar o nome do oficial do registo (escriturário) como vi em alguns exemplos no google. Não tenho propriedade para afirmar nada, apenas compartilhei meu relato aqui com o intuito de ajudar.

• editado February 29

Obrigado pela ajuda.

Seguiremos aqui às cegas, mas com fé. Em algum momento sai.

Boa sorte a todos e espero não demorar para voltar com boas notícias e ficarei alegre em ver mais boas notícias por aqui também.

• Acabei de confirmar com minha advogada que tá cuidando do meu processo e ela disse que sim eles realmente já começaram a emitir as certidões de forma automática 😀😀😀

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.