Como ele nasceu depois de 1978, não tem a coisa de "quem declarou o nascimento" dele. Basta que o nome da mãe (a cidadã PT) conste na certidão de nascimento dele e que ele tenha sido registrado antes de um ano:
Bom dia! Aqui foi transferido para "O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Anadia" na data de ontem.
Ao menos ocorreu movimento, já que a espera é desde maio para a criação do registro.
Percebi depois, mas enviei a exigencia da minha irma no meu nome (apenas no envio), e dentro com o envelope no nome dela com o numero do processo a carta da exigencia e os documentos anexos, sera que existe algum problema pelo envio ter sido por outra pessoa? (desculpe a escrita, nao tenho acento neste teclado)
Boa tarde. Eu posso mandar em um único envelope o processo dos meus dois filhos menores e, com isso, aproveitar a mesma documentação dos pais, ou seja, uma única cópia dos passaportes dos pais para servir aos dois filhos?
Tenho acompanhado diariamente ao forum, mas tentando nao ficar ansioso. Entretanto, processo da minha filha (menor de 1 ano) para ACP foi recebido e ate o momento nenhuma movimentação. Esta sendo normal toda essa demora, ate pra filho menor?
Processo recebido em 11/07/2023 (Senha de acesso)
Ta dificil a ansiedade, uma vez que do meu outro filho menor (ha 10 anos na epoca por Tondela demorou 3 dias kkk)
Vejo que houve movimentação nos processos pelo fórum, alguns foram para outras conservatórias... Mas o site da Justiça.pt está instável para acompanhamento para vocês também? Desde cedo não consigo acessar meu processo, aparece um aviso sobre sobrecarga (segue abaixo). Todos estão assim?
Pessoal, uma boa notícia para quem aguarda a criação do assento. Aparentemente foi remetido um novo lote de processos às conservatórias para confecção dos assentos, pois meu processo hoje saiu da ACP e foi para Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Alenquer.
Bom dia, @CarlosASP. Vc já respondeu a um outro questionamento meu, mas surgiu uma nova dúvida. Vc saberia me dizer se posso mandar em um único envelope o processo dos meus dois filhos menores e, com isso, aproveitar a mesma documentação dos pais, ou seja, uma única cópia dos passaportes dos pais para servir aos dois filhos?
Por gentileza alguém poderia me orientar sobre como verificar se os processos (Filhos) enviados esse ano 2023 para o Porto , se ainda estão lá ou foram transferidos para outras conservatórias ? Pois venho observando nos comentários sobre essas transferências. Tenho 7 processos lá e mais 2 para enviar todos familiares.
Comentários
@Rita C
Para o genro (ele é BR?):
Casamento só tramita na CRCentrais de Lisboa:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3
Tem levado um bom tempo para sair.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento#latest
Para o neto (que é agora filho de uma PT):
Como ele nasceu depois de 1978, não tem a coisa de "quem declarou o nascimento" dele. Basta que o nome da mãe (a cidadã PT) conste na certidão de nascimento dele e que ele tenha sido registrado antes de um ano:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c
Imagino que, depois da transcrição, o nome da mãe (agora PT) bata com o que consta no nascimento BR da criança.
@Rita C
Filho menor -> ACP
Conjuge -> CRC
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C
Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3
Obrigado, @monteiroepm !!!
Bom dia pessoal!
Alguém sabe se já foi transferido um novo lote para Alenquer?
@Sarahrcb bom dia!
O processo do meu filho foi transferido ontem para Alenquer.
Processo de filho maior de idade.
Processso: 167xxx
Enviado em Agosto de 2022.
Bom dia! Aqui foi transferido para "O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Anadia" na data de ontem.
Ao menos ocorreu movimento, já que a espera é desde maio para a criação do registro.
Enfim...
Boa tarde,
Percebi depois, mas enviei a exigencia da minha irma no meu nome (apenas no envio), e dentro com o envelope no nome dela com o numero do processo a carta da exigencia e os documentos anexos, sera que existe algum problema pelo envio ter sido por outra pessoa? (desculpe a escrita, nao tenho acento neste teclado)
Boa tarde. Eu posso mandar em um único envelope o processo dos meus dois filhos menores e, com isso, aproveitar a mesma documentação dos pais, ou seja, uma única cópia dos passaportes dos pais para servir aos dois filhos?
Boa tarde, Pessoal.
Tenho acompanhado diariamente ao forum, mas tentando nao ficar ansioso. Entretanto, processo da minha filha (menor de 1 ano) para ACP foi recebido e ate o momento nenhuma movimentação. Esta sendo normal toda essa demora, ate pra filho menor?
Processo recebido em 11/07/2023 (Senha de acesso)
Ta dificil a ansiedade, uma vez que do meu outro filho menor (ha 10 anos na epoca por Tondela demorou 3 dias kkk)
Olá Pessoal, como estão?
Estimo que bem.
Vejo que houve movimentação nos processos pelo fórum, alguns foram para outras conservatórias... Mas o site da Justiça.pt está instável para acompanhamento para vocês também? Desde cedo não consigo acessar meu processo, aparece um aviso sobre sobrecarga (segue abaixo). Todos estão assim?
Agradeço desde já
@grazielasimoesm Virou rotina. Pelo menos 2X por semana, o site sai fora do ar.
Estou tentando consultar desde 14:00 e nada
Pessoal, uma boa notícia para quem aguarda a criação do assento. Aparentemente foi remetido um novo lote de processos às conservatórias para confecção dos assentos, pois meu processo hoje saiu da ACP e foi para Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Alenquer.
Processo de filho menor finalizado hoje. Fim da saga, tempo total: 07meses e 28dias.
Como hoje está calor, vamos de Quinta do Soalheiro Alvarinho Reserva. Às armas! às armas!
@antoniocesarpires
parabens!
Pelo visto só a conservatoria de almeirim que nao anda :(
meu processo foi para almeirim em 09/10 para criação de assento e ate agora nada.. seguimos aguardando
Bom dia a todos,
@carlosh
Qual a data do despacho do seu processo?
Abcs
@eduardo_augusto obrigado!
Bom dia, @CarlosASP. Vc já respondeu a um outro questionamento meu, mas surgiu uma nova dúvida. Vc saberia me dizer se posso mandar em um único envelope o processo dos meus dois filhos menores e, com isso, aproveitar a mesma documentação dos pais, ou seja, uma única cópia dos passaportes dos pais para servir aos dois filhos?
@ansantiago
Sim, é possível. Mas para isso vocês (os responsáveis) precisam redigir um requerimento solicitando o apensamento de ambos os processos.
Estou assumindo que seja um processo de filhos de portugueses (1C).
Boa Tarde a todos !
@texaslady @antoniocesarpires @Destefano @eduardo_augusto
Por gentileza alguém poderia me orientar sobre como verificar se os processos (Filhos) enviados esse ano 2023 para o Porto , se ainda estão lá ou foram transferidos para outras conservatórias ? Pois venho observando nos comentários sobre essas transferências. Tenho 7 processos lá e mais 2 para enviar todos familiares.
Gratidão pela atenção
@RoseMoraes
Não tem segredo, é só olhar no site das bolinhas, aparece escrito acima do nome da pessoa. Veja o exemplo que o @antoniocesarpires postou:
Lembrando que a transferência é feita pelo próprio IRN, não é o interessado que pede para transferir.
Bom dia!!
@carlosh que ótima notícia!!
mas com a data de hoje mesmo?? Vi um pessoal postando data de 07/11
de quando é seu processo?
@Carlos Por favor, em que mês foi aprovada sua cidadania?
@Fabio_mlima , eu deveria ter dito na mensagem mas que esqueci. Meu despacho é do dia 18/05.
@antoniocesarpires
Fico feliz com a notícia!
Parabéns ao mais novo lusitano... Parabéns à família!
Um abraço!!
@eduardo_augusto vc sabe se aqui no fórum tem algum modelo desse requerimento de apensamento?
@ansantiago
Dúvidas sobre Apensação — Fórum Cidadania Portuguesa
Procedimento - Apensação de Processos — Fórum Cidadania Portuguesa
@eduardo_augusto muito obrigado!
@RoseMoraes ,
O que você tem visto não seriam os processos terminados no ACP sendo transferidos para outras conservatórias menores para assento?
Não creio que estejam transferindo processos antes de finalizados, ou seja antes de estarem na bolinha 7 marrom.
@carlosh
Muito obirgado. O meu ainda está longe. Foi aprovado em 09/06.