Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1138013811383138513861530

Comentários

• @CarlosASP obrigada por me responder! Tenho fé que vai passar direto! hahahaha Mas por desencargo de consciência vou olhar todos os dias. Abraço!

• @ramireserica ,

Não existe. A única forma é mesmo ir como turista ficar por 90 dias e renovar por mais 90 dias. Mas é sempre um risco ptincipalmente agora que os assentos estão tão demorados para sair.

• Boa noite.

Hoje o meu processo apresentou o seguinte status:

fase 4 em exigência, mas não recebi nenhum e-mail informando o motivo da pendência. Como posso me informar sobre a exigência?

Obrigado

• como que renova pra mais 90?

• Obrigado pela informação, @CarlosASP.

• Boa tarde! Iniciando o processo de filho por agora. Alguém sabe me informar qual a melhor forma de criticar os lugares em que os processos estão andando mais rápido?

Sou de Brasília, se alguém também souber como andam os processos aqui.

Agradeço desde já.

• @CarlosASP você tem algum link para ver as questões dos processos online? Não sei bem como funcionam e se trazem alguma vantagem... Agradeço desde já

• @hugonpassos processo on-line só contratando advogado inscrito na ordem dos advogados de Portugal.

• @hugonpassos

Não tenho link.

A posição oficial das conservatórias é de que todos os processos, independente da forma de submissão (correio, presencial, online) são analisados de acordo com a data de submissão, Isso implicaria que, no que realmente interessa (a conclusão do processo), o resultado seria o mesmo.

O que talvez se note é que os processos online se mexam mais rapidamente nas fases iniciais, que incluem a digitalização da documentação (pois já chegam lá digitalizados). Mas, segundo as conservatórias, ficaria por aí, pois teoricamente só seriam analisados junto com os processos não-online que entraram na mesma data.

Como essa modalidade online é nova, não se tem como avaliar o que realmente acontece. Só vou acreditar que são mais rápidos quando tiver um volume grande, vindo de fontes diversas, mostrando isso. Qualquer um pode postar o que quiser em uma rede social, dizendo que seu processo voou, sendo isso verdade ou não. Ao ver tais postagens, tente ver o histórico de postagens sobre o tema, questione o autor, pergunte se tem provas de que foi realmente assim, etc. Uma pessoa que entra num fórum ou grupo, faz umas postagens falando sobre as "maravilhas" de um certo tipo de processo e depois desaparece não é exatamente quem me inspira confiança como fonte de informação.

Opinião pessoal: tem muita gente prometendo "milagres" nesse mundo de cidadanias, justamente para vender seus serviços aos mais ansiosos. E nem todos agem de boa fé para vender seus serviços. Redes sociais são o ambiente perfeito para isso.

Repito a analogia das pirâmides financeiras; década após década sempre tem gente caindo numa furada dessas no mundo todo (só muda a "embalagem" da pirâmide). Sempre vai ter um certo público ávido por soluções e investimentos "milagrosos".

• @CarlosASP entendi. Só mais uma duvida, pra me ajudar na avaliação. O processo online é feito por um advogado com inscrição na ordem dos advogados de Portugal. Eles podem entrar com o processo direto em alguma conservatória da sua escolha ou, nesse tipo de processo, é unificado em algum lugar ou é portugal que distribuem os processos, segundo critério e escolha deles?

• @@hugonpassos

Eu vi um vídeo no youtube com a reprodução das telas do processo online. Pelo que eu vi, o advogado apenas indica o tipo de processso, anexa os documentos digitalizados e envia. A menos que haja uma etapa anterior que não tenha sido mostrada, o processo vai para o IRN, que faz a análise. Mas pode ser que eu esteja errado.

• @texaslady

não consegui ligar no ACP, ninguém atende no telefone que consta no site do IRN.

alguém enviou o processo recentemente para o ACP via DHL? poderia verificar no comprovante pelo site da DHL quem assinou o recebimento e me passar por DM? muito agradecido se tiver alguém.

• @ericpt

ja ligou na linha registos?

• @ericpt eu enviei via DHL para o ACP no começo do mês passado. Quem recebeu foi Carla Ribeiro. Se vc abrir a planilha de acompanhamento, pode ver em vários processos que foi essa Carla que recebeu.

• @arthur_azzi nossa muito obrigado, já liguei na DHL para informar. vou acompanhar agora.

espero que ainda ocorra tudo bem. foi a primeira vez que pediram isso e ficou travado na alfândega.

• @ericpt boa! Tomara que dê certo agora 🙏

• @AlanNogueira muito boa tarde assim como você me disse Apresentei uma queixa ao arquivo central do Porto onde lhes disse que estava à espera há mais de 11 meses que me criassem um registo de cidadania portuguesa e vejam o que me responderam

Thu 11/16/2023 8:03 AM

Exmo(a). Senhor(a),

Serve o presente para informar que a exposição apresentada por V.ª Ex.ª, que mereceu toda a nossa atenção, foi recebida nesta Inspeção-Geral (IGSJ), dando internamente origem ao processo R-1486/2023

Todavia, analisada a factualidade relatada, relacionada com o serviço prestado e questões de natureza organizacional por parte do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. (IRN), verifica-se que a respetiva avaliação e sindicância é, em primeira linha, da competência do Instituto dos Registos e Notariado, I.P. (IRN), e não desta Inspeção-Geral, pelo que V.ª Ex.ª, uma vez que solicitou perante a IGSJ a omissão da sua identidade, poderá reencaminhar a mesma para o IRN através de correio eletrónico (geral@irn.mj.pt), para o esclarecimento de dúvidas sobre a tramitação do seu pedido.

Com os melhores cumprimentos.

SUSANA VENTURA

Secretária da Direção

• @Yossi desculpe não recomendei que fizesse queixa neste orgão (que sequer conheço), minha sugestão foi apenas que perguntasse à conservatória se seu assento já havia sido criado ou tentasse o pedido pelo civilonline, talvez tenha sido algum outro usuário aqui do fórum que tenha lhe dado esta recomendação... https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24716/obtener-tarjeta-ciudadano#latest

• Pessoal, finalmente depois de 1 ano e 4 meses o meu processo foi encerrado (bolinha 7 verde)! Eles enviam o assento pro e-mail depois de quanto tempo? Teria alguma outra forma de obtê-lo? Porque ainda não recebi.

Obrigada!

• @Alice10

Pode pedir no civilonline.

• @Alice10 quando você enviou o seu processo? Para termos uma noção de quais assentos estão sendo emitidos agora. Obrigada

• @eduardo_augusto obrigada!

@Gaab2317 foi enviado em agosto/2022.

• @Alice10 , para qual conservatória seu processo foi enviado? De quando é a decisão favorável? Obrigado!

• Só o meu de agosto/22 que nao finaliza, essa disgraça.. maldita conservatoria de almeirim

• Pessoal, como o preenchimento da planilha para o caso de exceções nem sempre é consistente, existe alguma estimativa de tempo médio para prosseguimento às fases seguintes depois que as exigências apresentadas são satisfeitas?

• Boa tarde, gostaria de saber se mais alguém aqui teve sua documentação enviada recentemente e recebida por "ANA SILVA", pois ao pesquisar na planilha, vi que predomina o nome de "CARLA RIBEIRO", desde já, grato pelo retorno.

• @ccschultz , entendo sua frustração. O meu é de agosto e também não finalizou ainda. Vejo pessoas que enviaram depois e que já receberam o assento. O meu está em Alenquer, vamos aguardar...

• Boa tarde pessoal, será que alguém poderia me dar uma ajuda? Estou tentando ajudar uma amiga, ela é bisneta de português, com o avo (filho de português) já falecido. ela então tem que fazer atribuição do pai dela (neto de português) e depois a dela, é isso? o pai dela fazendo como neto, pulando o pai (já falecido), ela consegue a atribuição dela mesmo sendo maior?

espero que alguém consiga me ajudar nessa questão... obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.