Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)
David Lima
Member, Moderator
Minha avó vai pedir sua atribuição pelo pai português (e declarante). Já tenho toda a documentação. A princípio ia fazer pelo Consulado do RJ mas, entrei em contato hoje com o Sr. Mario do ACP e ele me disse que por lá leva um mês apenas (pelo consulado do RJ levará no mínimo 3). No meu lugar vocês fariam pelo Porto ou pelo Consulado? Estou com esta dúvida cruel agora.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Eu fiz o da minha avó (igual ao seu caso) com o Sr Mário, e foi muito rápido. O consulado aqui do Rio costuma cumprir o prazo.
Se você tem pressa, envia pro Porto. Se não tem, faz aqui mesmo.
o ACP teve um problema no qual ficou sem conservador, o processo do seu pai deve ter sido encaminhado para a CRC-Lisboa. Quem está nessa situação vai demorar mesmo.
Aconteceu isso msm. No final de Abril o ACP encaminhou o processo pra Lisboa.
tenho notícia de 3 ou 4 processos feitos no consulado-RJ nos últimos meses e nenhum levou menos de 4 meses.
Por favor, confirme outra coisa: Não precisou transcrever casamento e óbito dos bisavós?
Guilherme, não precisou transcrever porque a esposa do meu bisa era brasileira. Assim a certidão de nascimento da minha avó vai constar que os pais eram solteiros, o que não muda nada para ela nem para os próximos a pedirem atribuição
Raphael Motta, pelo ACP-Porto você precisou averbar o casamento do seu bisavô? Não né? Pelo que entendi pelo Porto sendo o pai português nascido em Portugal e declarante, não precisa averbar nada. Basta a certidão de nascimento do português + inteiro teor do filho brasileiro + RG ou passaporte + formulário 1c preenchido, confere?
sou português por atribuição há mais de 3 anos. Só perguntei pq até então nenhum consulado fazia o processo de nacionalidade sem todas as transcrições. Agora quem for do RJ ou ES passou a saber que é possível sem a transcrição.
Quando ambos são portugueses precisa transcrever o casamento, independente de quem foi o declarante.
Quando apenas UM é português nascido em portugal (e declarante), pelo Porto não precisa transcrever, certo?
http://www.cidadaniaportuguesa.com/filhos/
Abs, informo-os do andamento da atribuição de minha avó!
Eu averbei casamento e óbito do meu avô. Mas só depois de algum tempo eu escutei o pessoal falando que não era preciso. Agora eu não sei confirmar se é ou não preciso.
Abs
Aproveitando o mesmo tópico. Estou com tudo em mãos. Agora a dúvida: ACP ou Consulado (Rio de Janeiro)? Li em alguns comentários de diversos tópicos que o antes tão rápido serviço prestado pelo famoso Seu Mário estão agora demorando tanto ou mais que no consulado. Alguém tem informação sobre prazos de ACP e prazo de consulado (no telefone informaram hoje, 29.06.15, seis meses em média para a nacionalidade. os outros documentos vêm depois).
Agradeço. Monique
Só pode enviar para o Porto, quem é filho de pai ou mãe nascido lá em Portugal.
Assim, a mãe do David deverá usar o Consulado. A Monique pode enviar o processo dela pro Porto.
Juan, já enviou algum email pra saber do andamento?
Enviei e-mail ontem para saber o andamento, ainda não fui respondido...
Feliz de mais!!!
Processo chegou dia 28/05 lá no ACP e finalizou hoje 30/06
Na Quadro 5 (Assinaturas)
Há dois campos de "Assinatura do Declarante reconhecida presencialmente"
No caso, como vou com minha avó no Consulado (sem procurador), só precisa reconhecer e assinar UMA, certo?
PS: Desisti do Consulado, estou enviando tudo pro ACP semana que vem
Perfeito. Farei isso com o Formulário 1C.
Então só me faltará ir lá e legalizar (Itamaraty e Consulado) a Certidão de Inteiro Teor dela e enviar.
Segundo o Sr. Mario este é o único documento que precisa estar legalizado pelo consulado, confere?
Já até paguei o Vale Postal hoje! 682 reais! Facada!
Obrigado pessoal,
devo-lhes tanto que se rico fosse comprava-lhes uma viagem à Lisboa para agradecer