1.Olha, em meu recente contato, início de Julho, o Sr.Mario me disse que em média 1 mês. Mas tem um amigo que postou aqui que a dele saiu em 3 semanas.
2.A Anamelia já perguntou isto ao Sr.Mario e ele disse que sim (nova normativa). Veja um pouco acima o que ela falou sobre isto.
Nossa se for isso mesmo, está muito rápido. Meu receio é essa questão dos documentos. Tomara que eu consiga fazer a minha pelo ACP também então porque parece que as CRC gostam de dificultar as coisas.
Acredito que pela facada que o consulado cobra não dificultariam, até porque eles pedem coisa que nem precisa, mas é bem demorado.... Pelo menos o de SP rs Mas aqui a assinatura presencial é gratuita.
David Lima , este Senhor Mario Manuel Vales ! ele e advogado ? trabalha la no ACP ? ele cobra ? e for free ? ele tem a lista de documentos necessario ? e pra finalizar tu sabe a demora que ta tendo ?
Mas com essa nova normativa, todos registros civis e conservatórias podem fazer processos de nacionalidade. O problema é que Portugal consegue em muitas coisas ser mais burocrático que o Brasil. Ontem mesmo disparei email pra 10 conservatórias para informações de Transcrição de Casamento, e cada uma responde de uma forma, a maioria te despachando e quase que "mandando" você fazer pelo Consulado. Cada um com uma forma diferente e algumas cobrando documentos e pormenores surreais. Se seguirem o informado no site do IRN era bem mais fácil, mas enfim, vamos navegando por tortuosos mares.
kinhaklain, você leu meu post? O Sr Mário é o Conservador do ACP, e ele que trata dos processos de nacionalidade. Gratuita só a informação, afinal ele é funcionário público e está lá pra isso.
A lista está aqui no site, bem explicado. Recomendo a leitura e, caso tenha dúvida, retorne aqui
Pessoal, acabei de trocar emails com o ACP e tive boas respostas. Segue abaixo:
Documentos necessários:
- Original da sua certidão de nascimento de inteiro teor, emitida pelo Cartório e legalizada pelo Consulado de Portugal aí no Brasil; - Cópia autenticada do seu documento de identificação; - O Impresso-modelo legal, anexo, devidamente preenchido e assinado, devendo a sua assinatura ser reconhecida presencialmente em Cartório; Vale postal no valor de 175,00 EUR.
Deverá mencionar a data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho do nascimento) do(s) progenitor(es) português;
Tempo de espera:
"Um pouco mais de 1 mês, porque nesta altura temos que contar com as férias de pessoal."
Patricia, várias pessoas. O processo do ACP é bem simples, o próprio tópico só existe porque é um caso de sucesso. Nem todos tem o mesmo sucesso porque podem dar azar: de o processo ir parar em outra conservatória (aconteceu no início do ano), de ter problemas nos documentos etc... Mas em geral é tranquilo e simples.
Mas Patricia, o Sr.Mario é muito atencioso. Escaneie os documentos listados e envie um PDF para ele, que ele verifica se está OK antes de você colocar nos correios.
Verificou sim e ainda fez um adendo para eu incluir mais um documento. Agora uma dica: não envie um email que pareça um testamento. Vá direto ao ponto. Tipo: SR Mario estou iniciando o processo de Atribuição de.... os documentos que estou são os anexos, está OK? Falta alguma coisa?
Que ele olha e responde um seco SIM. Mas tá valendo né? Rs!
Vcs podem postar o email do sr Mário? Ele trabalha na ACPorto e é uma pessoa simpática e disponível, é isso? Hoje liguei em Lisboa e tive dificuldade em entender as pessoas (sem falar que caí em departamentos errados 2x).
Isto é, TODAS CONSERVATÓRIAS E CARTÓRIOS DE PORTUGAL. Então peça pra sua tia ir na conservatória ou cartório onde vive saber se lá faz, quais documentos, procedimentos e etc.
David, enviei a documentação dia 3 de julho. Queria ligar para saber se foi tudo ok porque meu tio-avô quer enviar os documentos dele então precisamos saber se o da minha avó foi tudo ok. Mas ninguém atende nem responde! Você já falou com eles depois que a documentação chegou lá?
Não, estou esperando dar uma média de umas 3 semanas para fazer contato. Chegar, sei que chegou porque acusa o recebimento, kkkk. Mas preferi não pressionar agora. Como alguém citou aqui, agora é época de férias em Portugal o email vai ficar mais demorado pra ele responder, suponho.
Pessoal, eu só acho que aqui no fórum não devíamos sugerir contactar o Sr. Mario diretamente, muita gente tem preguiça de ler o mínimo de informações aqui no próprio fórum e prefere mandar logo email. Quanto mais email ele recebe e precisa responder, menos tempo para tratar dos processos.
Comentários
1.Olha, em meu recente contato, início de Julho, o Sr.Mario me disse que em média 1 mês. Mas tem um amigo que postou aqui que a dele saiu em 3 semanas.
2.A Anamelia já perguntou isto ao Sr.Mario e ele disse que sim (nova normativa). Veja um pouco acima o que ela falou sobre isto.
seu avô é neto de português?
Mas aqui a assinatura presencial é gratuita.
A lista está aqui no site, bem explicado. Recomendo a leitura e, caso tenha dúvida, retorne aqui
Documentos necessários:
- Original da sua certidão de nascimento de inteiro teor, emitida pelo Cartório e legalizada pelo Consulado de Portugal aí no Brasil;
- Cópia autenticada do seu documento de identificação;
- O Impresso-modelo legal, anexo, devidamente preenchido e assinado, devendo a sua assinatura ser reconhecida presencialmente em Cartório;
Vale postal no valor de 175,00 EUR.
Deverá mencionar a data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho do nascimento) do(s) progenitor(es) português;
Tempo de espera:
"Um pouco mais de 1 mês, porque nesta altura temos que contar com as férias de pessoal."
http://www.cidadaniaportuguesa.com/arquivo_central_do_porto/
Mas Patricia, o Sr.Mario é muito atencioso. Escaneie os documentos listados e envie um PDF para ele, que ele verifica se está OK antes de você colocar nos correios.
os documentos que estou são os anexos, está OK? Falta alguma coisa?
Que ele olha e responde um seco SIM. Mas tá valendo né? Rs!
O que ele te disse para incluir?
Replicando o que comentou a Anamelia na página anterior:
"Pelo que eu li no IRN, todos as conservatórias e cartórios de Portugal estão aptos para o processo de nacionalização. Olhem nesse link http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/noticias/37-cd-2015/downloadFile/file/37_2015_internet.pdf?nocache=1435328550.22
Isto é, TODAS CONSERVATÓRIAS E CARTÓRIOS DE PORTUGAL. Então peça pra sua tia ir na conservatória ou cartório onde vive saber se lá faz, quais documentos, procedimentos e etc.