O sinal público só é dado se a certidão vem de outro estado! Leva direto no Itamaraty.
Roberto,
O diploma é bom que seja de escola, porque é onde aprende-se língua portuguesa. A não ser que tenha cursado letras na faculdade. O meu certificado da PF eu imprimi e mandei direto, estranho ele pedir agora a autenticação consular. Esse certificado é chatinho porque é emitido pela internet, não sei se o Itamaraty aceita porque não tem assinatura nele.
Depois que o processo chegar lá, você recebe um número e pode consulater por e-mail ou telefonando.
É imprescindível ir no Itamaraty primeiro, porque o que o consulado português faz é reconhecer a firma de quem assina pelo Ministério das Relações Exteriores - Itamaraty.
Guilherme, a certidão ficou assim: 1) Assinada pela escrevente do cartório de registro civil 2) Sinal Público da escrevente reconhecido em cartório de notas (assinado pelo notário) 3) Legalizada no Itamaraty, reconhecendo a assinatura do notário que reconheceu o sinal público (assinada pelo oficial de chancelaria) 4) Reconhecida por semelhança da assinatura do oficial de chancelaria no consulado de Portugal.
Espero que esteja tudo certo... É muita burocracia...
Guilherme, como é perto do Consulado e no site deles diz que precisa, por via das dúvidas eu vou passar no Itamaraty. Vai que eles implicam com isso? Nunca se sabe...
Então pessoal, como eu tinha falado semana passada, desisti mesmo do Consulado do RJ e hoje finalmente consegui colocar os documentos todos corretos nos Correios em direção ao ACP
Agora é monitorar e esperar chegar lá. Realmente o SEDEX MUNDI continua não funcionando nos Correios (vergonha). Enviei do RJ, via EMS (única forma rápida disponível) e o custo total foi 115,20 reais, com prazo de 3 a 5 dias úteis para entrega.
Mais atualizações, comentarei aqui. Sorte pra todos nós
Mandei meus documentos para o ACP na sexta, também via EMS. Me deram um prazo de 3 a 5 dias úteis. Hoje já está constando como "em trânsito para Portugal".
Apenas para informar o pessoal sobre o tempo do processo, eu acabei de fazer pelo ACP e demorou 3 semanas, não precisa enviar certidão de nascimento da pessoa que nasceu em Portugal, não precisa legalizar o RG no consulado e não precisa legalizar nenhum documento no Itamaraty.
Perfeito CaioJr. Só é necessário legalizar no consulado a certidão de nascimento de inteiro teor do requerente, o resto é tudo cópia autenticada. Como a certidão do meu bisavô tem mais de cem anos, enviamos a original porque é de batismo, para evitar problemas.
Espero que meu processo tarde apenas 3 semanas, vou soltar fogos!
Aproveitando o ensejo, depois do processo concluído vou averbar o casamento da minha avó. Li aqui na comunidade que no Registro de Guimarães fazem isso em dias, alguém já fez lá? Recomendam alguma conservatória em específico para fazer a averbação de casamento?
Eu fiz no consulado e demorou 3 meses. Qualquer conservatória pode realizar a transcrição, você deve entrar em contato e saber o que cada uma exige, porque algumas pedem assinatura no consulado, outras só em cartório.. mas costumam ser mais ágeis que o consulado no RJ!
Li todos os comentários aqui do fórum mas não consegui tirar minhas dúvidas.
Sou filha reconhecida desde o nascimento de pai Português (que não é naturalizado Brasileiro) e mãe Brasileira. São divorciados aqui no Brasil há uns 3/4 anos mais ou menos e eu quero entrar com processo de Atribuição de Cidadania Portuguesa mas tenho dúvidas sobre a necessidade de homologar o divórcio dos meus pais lá em Portugal, é necessário no meu caso?
Qual a documentação necessária para encaminhar o pedido? Pode ser pelo Porto?
Meus pais também são divorciados. É possível averbar apenas o casamento deles, mesmo que na certidão atualizada brasileira já esteja averbado o divórcio?
Para os que estão enviando pro Porto e acompanhando o envio pelo site dos Correios Brasileiros, tenho uma dica: quando o objeto chegar em Portugal, acompanhem através do site dos Correios de Portugal, que dão informação muito mais detalhada e atualizada. Eu estava até agora dando refresh no aplicativo dos Correios Brasileiros e constava que meu envelope estava ainda na Alfândega Portuguesa (desde sexta), mas ao verificar pelo site dos Correios de PT, vi que o objeto seguiu no sábado e já sei que foi entregue hoje de manhã e inclusive tenho o nome da pessoa que recebeu.
Abaixo o link para rastrear envios dos Correios de Portugal:
Olá David, estou acompanhando seu post pois inclusive estamos passando por uma situação parecida com o processo de atribuição da minha avó. Uma dúvida que acho que saberá me informar, eles mandam um email pra avisar que o processo deu certo? Ligam? Documentam de alguma forma? Não entendo bem como saberemos que está ok partir para a averbação do casamento.
Debora, normalmente o pessoal tem levado de 2 semanas a um mês para ter o processo finalizado, o que vejo é que o povo tem entrado em contato por email e telefone para saber.
Não sei se ELES enviam um email, ou ligam ou apenas se o pessoal recebeu a certidão de nascimento portuguesa em casa e, finalmente, se deu conta que o processo havia sido concluído. Mas o que mais tenho lido, como afirmado, é que partiu dos requerentes a solicitação de informação do andamento.
Alguém sabe nos dizer se eles contatam os requerentes? Como foi no caso dos que já tiveram este processo concluído? Sanem nossas ansiedades Rs!
Enviei os documentos para ACP-Porto em 25/02/2015. Em 30/07/2015, me responderam por email que: "O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais para decisão, não sabendo neste momento quanto tempo irá demorar até à sua conclusão." Alguém saberia dizer quanto tempo costuma levar depois que o processo é encaminhado para decisão? Será que está com algum problema?
infelizmente, o ACP ficou um tempo sem conservador e alguns processos foram enviados para Lisboa, entre eles o seu. Sei de muitos que tiveram esse problema, mas nenhum ainda foi finalizado.
Pessoal, estou enviando a documentação do meu pai, filho de portugues para o ACP. Lendo os posts de voce, percebi que no preenchimento do Modelo 1C, no quadro 5, a assinatura pode ser ao inves de ser colhida no consulado de Portugal ser feita em cartorio com firma reconhecida ? Alguem fez esse procedimento e foi aceito no ACP ?
Comentários
O sinal público só é dado se a certidão vem de outro estado! Leva direto no Itamaraty.
Roberto,
O diploma é bom que seja de escola, porque é onde aprende-se língua portuguesa. A não ser que tenha cursado letras na faculdade.
O meu certificado da PF eu imprimi e mandei direto, estranho ele pedir agora a autenticação consular.
Esse certificado é chatinho porque é emitido pela internet, não sei se o Itamaraty aceita porque não tem assinatura nele.
Depois que o processo chegar lá, você recebe um número e pode consulater por e-mail ou telefonando.
o que o consulado reconhece é a assinatura do notário.
1) Assinada pela escrevente do cartório de registro civil
2) Sinal Público da escrevente reconhecido em cartório de notas (assinado pelo notário)
3) Legalizada no Itamaraty, reconhecendo a assinatura do notário que reconheceu o sinal público (assinada pelo oficial de chancelaria)
4) Reconhecida por semelhança da assinatura do oficial de chancelaria no consulado de Portugal.
Espero que esteja tudo certo... É muita burocracia...
está tudo certo, só não precisava ter legalizado no Itamaraty. Não precisa desde o final de 2013.
Agora é monitorar e esperar chegar lá.
Realmente o SEDEX MUNDI continua não funcionando nos Correios (vergonha).
Enviei do RJ, via EMS (única forma rápida disponível) e o custo total foi 115,20 reais, com prazo de 3 a 5 dias úteis para entrega.
Mais atualizações, comentarei aqui.
Sorte pra todos nós
Espero que meu processo tarde apenas 3 semanas, vou soltar fogos!
Aproveitando o ensejo, depois do processo concluído vou averbar o casamento da minha avó.
Li aqui na comunidade que no Registro de Guimarães fazem isso em dias, alguém já fez lá? Recomendam alguma conservatória em específico para fazer a averbação de casamento?
Obrigado!
David Lima
Eu fiz no consulado e demorou 3 meses. Qualquer conservatória pode realizar a transcrição, você deve entrar em contato e saber o que cada uma exige, porque algumas pedem assinatura no consulado, outras só em cartório.. mas costumam ser mais ágeis que o consulado no RJ!
Li todos os comentários aqui do fórum mas não consegui tirar minhas dúvidas.
Sou filha reconhecida desde o nascimento de pai Português (que não é naturalizado Brasileiro) e mãe Brasileira. São divorciados aqui no Brasil há uns 3/4 anos mais ou menos e eu quero entrar com processo de Atribuição de Cidadania Portuguesa mas tenho dúvidas sobre a necessidade de homologar o divórcio dos meus pais lá em Portugal, é necessário no meu caso?
Qual a documentação necessária para encaminhar o pedido? Pode ser pelo Porto?
Sou de Blumenau/SC, nem sei por onde começar.
Obrigada!
Raíssa.
Pode ser pelo Porto sim, melhor opção já que não tem consulado em SC.
Você deverá averbar o casamento dos seus pais, mas o divórcio será opcional.
Você saberia me dizer como é o procedimento para averbar o casamento deles? precisa de advogado ou é algo mais simples?
Meus pais também são divorciados. É possível averbar apenas o casamento deles, mesmo que na certidão atualizada brasileira já esteja averbado o divórcio?
Obrigado!
entendo que não precisa transcrever nem o casamento: http://www.cidadaniaportuguesa.com/filhos/
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2135/informacoes-para-filhos-de-portugueses-processo-via-arquivo-central-do-porto
Rafael,
creio que vale para vc também.
Transcrever o divórcio só para o caso de ser filho de um segundo casamento do português.
Abaixo o link para rastrear envios dos Correios de Portugal:
https://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/objectSearch/objectSearch.jspx
Não sei se ELES enviam um email, ou ligam ou apenas se o pessoal recebeu a certidão de nascimento portuguesa em casa e, finalmente, se deu conta que o processo havia sido concluído. Mas o que mais tenho lido, como afirmado, é que partiu dos requerentes a solicitação de informação do andamento.
Alguém sabe nos dizer se eles contatam os requerentes? Como foi no caso dos que já tiveram este processo concluído? Sanem nossas ansiedades Rs!
"O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais para decisão, não sabendo neste momento quanto tempo irá demorar até à sua conclusão."
Alguém saberia dizer quanto tempo costuma levar depois que o processo é encaminhado para decisão? Será que está com algum problema?
infelizmente, o ACP ficou um tempo sem conservador e alguns processos foram enviados para Lisboa, entre eles o seu. Sei de muitos que tiveram esse problema, mas nenhum ainda foi finalizado.
Findo o processo, a CRC ou o ACP envia uma carta com uma cópia autenticada da certidão portuguesa.
muitos já fizeram, mas atenção que é assinatura presencial. Peça no cartório o reconhecimento por AUTENTICIDADE.