Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

123571451

Comentários

  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Patricia,

    1.Olha, em meu recente contato, início de Julho, o Sr.Mario me disse que em média 1 mês. Mas tem um amigo que postou aqui que a dele saiu em 3 semanas.

    2.A Anamelia já perguntou isto ao Sr.Mario e ele disse que sim (nova normativa). Veja um pouco acima o que ela falou sobre isto.
  • Patrícia,

    seu avô é neto de português?
  • Guilherme não entendi. Meu avô é português. Eu estou tirando a cidadania para meu pai, filho dele
  • Nossa se for isso mesmo, está muito rápido. Meu receio é essa questão dos documentos. Tomara que eu consiga fazer a minha pelo ACP também então porque parece que as CRC gostam de dificultar as coisas.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Se o CRC está assim, imagine o consulado...
  • Acredito que pela facada que o consulado cobra não dificultariam, até porque eles pedem coisa que nem precisa, mas é bem demorado.... Pelo menos o de SP rs
    Mas aqui a assinatura presencial é gratuita.
  • David Lima , este Senhor Mario Manuel Vales ! ele e advogado ? trabalha la no ACP ? ele cobra ? e for free ? ele tem a lista de documentos necessario ? e pra finalizar tu sabe a demora que ta tendo ?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Mas com essa nova normativa, todos registros civis e conservatórias podem fazer processos de nacionalidade. O problema é que Portugal consegue em muitas coisas ser mais burocrático que o Brasil. Ontem mesmo disparei email pra 10 conservatórias para informações de Transcrição de Casamento, e cada uma responde de uma forma, a maioria te despachando e quase que "mandando" você fazer pelo Consulado. Cada um com uma forma diferente e algumas cobrando documentos e pormenores surreais. Se seguirem o informado no site do IRN era bem mais fácil, mas enfim, vamos navegando por tortuosos mares.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    kinhaklain, você leu meu post? O Sr Mário é o Conservador do ACP, e ele que trata dos processos de nacionalidade. Gratuita só a informação, afinal ele é funcionário público e está lá pra isso.

    A lista está aqui no site, bem explicado. Recomendo a leitura e, caso tenha dúvida, retorne aqui
  • Pessoal, acabei de trocar emails com o ACP e tive boas respostas. Segue abaixo:

    Documentos necessários:

    - Original da sua certidão de nascimento de inteiro teor, emitida pelo Cartório e legalizada pelo Consulado de Portugal aí no Brasil;
    - Cópia autenticada do seu documento de identificação;
    - O Impresso-modelo legal, anexo, devidamente preenchido e assinado, devendo a sua assinatura ser reconhecida presencialmente em Cartório;
    Vale postal no valor de 175,00 EUR.

    Deverá mencionar a data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho do nascimento) do(s) progenitor(es) português;

    Tempo de espera:

    "Um pouco mais de 1 mês, porque nesta altura temos que contar com as férias de pessoal."
  • Queria saber quem teve sucesso enviando exatamente isso para o ACP.
  • Valeu David e que ja peguei o onibus andando , sentei na janela e ja queria recuperar a conversa rapido rsrsrs .. Valeu
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado July 2015
    Patricia, várias pessoas. O processo do ACP é bem simples, o próprio tópico só existe porque é um caso de sucesso. Nem todos tem o mesmo sucesso porque podem dar azar: de o processo ir parar em outra conservatória (aconteceu no início do ano), de ter problemas nos documentos etc... Mas em geral é tranquilo e simples.

    Mas Patricia, o Sr.Mario é muito atencioso. Escaneie os documentos listados e envie um PDF para ele, que ele verifica se está OK antes de você colocar nos correios.
  • Nossa que ideia genial! Ele verificou para você?? Seria otimo
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Verificou sim e ainda fez um adendo para eu incluir mais um documento. Agora uma dica: não envie um email que pareça um testamento. Vá direto ao ponto. Tipo: SR Mario estou iniciando o processo de Atribuição de....
    os documentos que estou são os anexos, está OK? Falta alguma coisa?

    Que ele olha e responde um seco SIM. Mas tá valendo né? Rs!
  • hahahaha pior que ele é assim mesmo. As vezes pergunto várias coisas e ele responde uma.
    O que ele te disse para incluir?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Uma cópia autenticada da certidão de casamento da minha avó, para justificar o nome que está de casada na identidade.
  • Ah que bom que ele verifica tudo isso já, vou mandar então
  • David , tu falou que em todas as Cidades se faz isso ? como e o nome do local em Portugual ? minha ti vive la e ela pode ver na cidade dela
  • Vcs podem postar o email do sr Mário? Ele trabalha na ACPorto e é uma pessoa simpática e disponível, é isso? Hoje liguei em Lisboa e tive dificuldade em entender as pessoas (sem falar que caí em departamentos errados 2x).
  • mario.m.ferreira@irn.mj.pt
  • Gente, desculpa! Eu não tinha visto que o post tinha continuação quando postei. Vou tentar apagar.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    kinhaklain, se você LER os posts você vai ter resposta para 90% das suas dúvidas.

    Replicando o que comentou a Anamelia na página anterior:

    "Pelo que eu li no IRN, todos as conservatórias e cartórios de Portugal estão aptos para o processo de nacionalização. Olhem nesse link http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/noticias/37-cd-2015/downloadFile/file/37_2015_internet.pdf?nocache=1435328550.22

    Isto é, TODAS CONSERVATÓRIAS E CARTÓRIOS DE PORTUGAL. Então peça pra sua tia ir na conservatória ou cartório onde vive saber se lá faz, quais documentos, procedimentos e etc.
  • Estou ligando no telefone do Sr Mario e ninguem atende e mandei um email para ele semana passada e nem tchum. Estou carente! rs
  • David, enviei a documentação dia 3 de julho. Queria ligar para saber se foi tudo ok porque meu tio-avô quer enviar os documentos dele então precisamos saber se o da minha avó foi tudo ok. Mas ninguém atende nem responde! Você já falou com eles depois que a documentação chegou lá?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Não, estou esperando dar uma média de umas 3 semanas para fazer contato. Chegar, sei que chegou porque acusa o recebimento, kkkk. Mas preferi não pressionar agora. Como alguém citou aqui, agora é época de férias em Portugal o email vai ficar mais demorado pra ele responder, suponho.
  • Pode ser que eles estejam de férias...
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    TODOS de férias não, mas alguns sim, o que prejudica respostas e andamentos de processos, mas nada que nos abale, vamos seguir confiantes :)
  • Pessoal, eu só acho que aqui no fórum não devíamos sugerir contactar o Sr. Mario diretamente, muita gente tem preguiça de ler o mínimo de informações aqui no próprio fórum e prefere mandar logo email. Quanto mais email ele recebe e precisa responder, menos tempo para tratar dos processos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.