Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1162416251626162716281630»

Comentários

• Olá, pessoal! Gostaria de uma orientação sobre a melhor estratégia para o meu caso:

Cenário Atual:

• Meu processo (Neto): Foi entregue presencialmente no Arquivo Central do Porto, mas foi transferido para Lisboa (onde sabemos que o fluxo está bem mais lento).
    • Processo da minha mãe: Acaba de ser concluído (janeiro/2026) pelo Porto. Ela já é oficialmente portuguesa. Como será entregue a certidão de nascimento dela?

Minha dúvida: Considerando que meu processo de neto está "preso" em Lisboa e agora já tenho o assento de nascimento da minha mãe (o que me torna filha de portuguesa):

1. Vale a pena entrar com um novo processo do zero como FILHO (Art. 1C) pelo Porto? Sabendo que o Porto costuma ser mais célere que Lisboa, essa seria uma via mais rápida mesmo perdendo as taxas já pagas no processo de neto?
    2. É possível solicitar a conversão/apensação do meu processo de neto para filho em Lisboa para aproveitar as taxas, ou a burocracia da conversão acaba não compensando o tempo de espera lá? Alguém sabe o tempo de demora essa conversão? A análise ganha prioridade?

Agradeço muito a ajuda de vocês!

• @JMM

basta mandar uma carta explicando que sua mãe agora é portuguesa de origem e deseja mudar seu processo para o artigo 1C , além de mandar o registo dela

• @eduardo_augusto Obrigado meu caro pelo excelente guia. Gostaria de perguntar também se há a necessidade de preencher o quadro 5 sobre dados para restituição. Quando fiz o processo há alguns anos para mim não havia esse espaço. Ele deve ser preenchido?

• @Edup

Pode deixar em branco

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.