Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1138113821384138613871457

Comentários

  • @frbs


    Não há um prazo certo. Algumas exigências são tratadas em questão de dias, outras levam semanas ou até meses. Depende muito do caso.

  • @Gabriela Fernanda



    Sim, a pessoa pode obter a nacionalidade como neto de portugues (processo tipo 1D) e em seguida o filho dessa pessoa pode obter a nacionalidade, sendo agora filho de portugues (processo tipo 1C).

  • @carlosh poise, o meu foi pra almeirim em 09/10.. paciencia

  • @AlanNogueira e @CarlosASP obrigada pelas orientações, vou providenciar os documentos. abraço

  • Olá, pessoal!

    Venho avisar que o processo de cidadania de minha mãe está finalmente concluído!!! Agradeço demais a todos que ajudaram!

    É muito bom experimentar dessa felicidade e ver as pessoas também experimentando.

    Já atualizei lá na tabela que ontem foi o dia da emissão do assento. Como exemplo para quem está ainda na bolinha 6 verde e 7 laranja, o processo estava parado desde 24/05 e foi para Alenquer no dia 17/11, levando apenas 4 dias para gerarem o documento.


    Agora terei que recomeçar, sendo que dessa vez será o meu processo junto ao de minha irmã. Antes eu terei que fazer a transcrição de casamento, então eu gostaria de saber se posso utilizar o documento de Assento de nascimento que veio por e-mail para enviar junto aos outros documentos ao consulado do Rio.

  • bunker94bunker94 Sha
    editado November 2023

    Boa tarde @CarlosASP Preenchi um formulário 1C para filho maiores para uma colega, na segunda tela aonde eu devo col9car os dados de cartão de crédito , no lado direito inferior apareceu um endereço de Lisboa , fiquei na dúvida por ser um processo de filho de portugues maior, nao deveria aparecer o endereço do Porto?


  • editado November 2023

    Tá bem dificil as emissões de assento saírem do mês de Maio, já faz bastante tempo que só sai assento do mês de Maio.

    Se bobear já estão emitindo assentos de Maio a mais de 2 meses. Não sei pq esse mês de Maio está demorando tanto..

  • @JohnA , vai passar agora para junho.

  • editado November 2023

    @FabioMarques @JohnA Acredito que os assentos de Junho só ano que vem, estou no aguardo da criação do meu registo desde 31 de maio. (317 - Art. 6º n.º 1 - Naturalização )

  • @bunker94

    Acredito que esse deva ser um endereço do IRN que centraliza o recebimento de todos os pagamentos feitos por essa plataforma. Não terá influência para onde enviar o processo.

  • @marcosestolano boa noite!



    mas até onde eu saiba, as transferências que estão ocorrendo é de 1C - Filhos, não?

  • @FabioMarques boa noite!!


    que ótima notícia, parabéns!!

    a transferência foi no dia 17/11?

    Então foi enviado um segundo lote em novembro, pois há relatos de transferências em 07/11

  • @Sarahrcb Não, para filhos menores e naturalização por atribuição, se não me engano, o próprio ACP faz o registo... Tenho dois casos iguais o meu, da minha mãe e tia que foi por aquisição e tiverem seus processos transferidos para conservatória em Outubro, e o processo já foi concluido e tudo... O que me admira e que deram a entrada no processo no mesmo dia que eu 15/02/2022, porém o processo delas foram aprovados dia 11/05/23 e 19/05/2023, o meu foi aprovado 31/05/23.

  • Alguém tem a lista que exigem para filhos maiores em porto?

  • Alguém sabe quando foi a última vez que um processo 1c no acp saiu da bolinha 1 para a 2 ?

    tenho acompanhado a planilha. E não vi nenhuma mudança nos últimos 5 meses

    tenho a impressão que os processos 1c simplesmente pararam. Depois que a Crc mandou uma enxurrada de processos de netos para o acp.

    meu processo é de abril. E continua na 1 desde então.

    Sei que é o novo normal. Mas a ansiedade é grande. :)

  • @leonardocouto O meu tb é de abril (03/04), e tenho observado a mesma coisa na planilha. Nenhuma movimentação nos últimos meses. O meu processo já está há quase 8 meses parado.

  • editado November 2023

    Estou entrando com o processo da minha mãe. A mãe dela (minha avó) é a portuguesa.

    No caso, preciso mandar as seguintes certidões (se puderem me ajudar)

    1. Cópia simples Assento da minha avó, com a averbação do casamento dela

    2. Certidão de nascimento da minha mãe, inteiro teor, reprografica, com firma do escrevente e apostilada;

    3. Certidão Simples de casamento da minha mãe (pra justificar o nome dela de casada) - inteiro teor? Apostilada? Firma do escrevente?

    4. Cópia do RG apostilado

    5. Formulário e pagamento da taxa

    Não é necessário o certificado de antecedentes criminais?

    O fato de já estar apostilado o casamento da mãe do requerente, demonstrando inclusive o nome dela de casado, dispensa o envio da certidão de casamento Brasília da mãe?

    Ficou faltando algo? Se puderem me ajudar...

  • @leonardocouto @bralvarenga tenho quatro processos de 1C Maior no ACP, de Fevereiro/2023. Foram para a B2 em 11/09, B4 marrom em 13/10. Pela planilha, tem alguns processos de Janeiro/2023 sendo despachados esse mês, então acredito que os de Fevereiro vão ser despachados ao longo de Dezembro.

    Os processos de Abril/2023 devem movimentar para a B2 em Dezembro também, seguindo os mesmos prazos dos meus processos. É só aguardar que vai movimentar.

    Abraços,

    André

  • BrunocarvalhoBrunocarvalho Member
    editado November 2023

    Meu processo de neto esta completando 24 meses

    Foi registrado como 32xxx/2022, mas foi enviado (e recebido) em novembro/2021.

    Tá dificil sair dessa 1ª bolinha



    Será que tenho alguma previsão? =/

  • @hugonpassos ,

    confira os documentos aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

    Para filhos não é necessário atestados criminais.

    Não é necessário enviar certidão de casamento da portuguesa se o casamento já foi transcrito ou ocorrido em Portugal e já está averbado no assento dela.

  • @leonardocouto

    O processo da minha filha menor de 01 ano, foi recebido em 04/07/2023 e foi alterado para a b4 no dia 15/11/2023.

    Aguardando com calma esse processo chegue ao fim. Inclusive atualizei a planilha agora, pq quando tentei nao deu certo

  • editado November 2023

    @texaslady ; @frbs

    Trazendo uma boa notícia a vocês, que comentaram sobre a minha suspeita de um possível problema na publicação em lote de processos com expectativa de aprovação em um período específico no início de novembro, que incluía o da minha filha.

    Encaminhei um e-mail para o ACP na segunda no final do dia e eles me responderam hoje logo cedo (bem rápido, inclusive), informando que estava com parecer favorável desde o dia 08/11.

    Logo após receber a mensagem, consultei o portal do IRN e estava na bolinha 6... ou seja, realmente tinha coisa errada. Não sei se alguém esqueceu de apertar um botão ou se deu algum problema na interface de do site. Justamente naquele período, a página apresentou várias falhas e realmente pode ter voltado meio capenga.

    Agora vamos para a nova etapa, porém, mais tranquilo por saber que a nacionalidade portuguesa está garantida. E vamos à fila do assento!!

  • Andre13Andre13 Member
    editado November 2023

    Bom dia, poderiam me ajudar, em relação a como devo proceder, no e-mail de solicitação da chave de acesso, para o acompanhamento de processo?

  • Pessoal, finalmente meu assento foi criado. Dei entrada em agosto de 2022 e a decisão favorável à nacionalidade foi em 18/05/2023. Alguém sabe quanto tempo em média levam para enviar o assento por e-mail?

  • @carlosh que ótima notícia!


    Quais as datas de seu processo? Transferência/conservatória?


    Agradeço desde já!

  • @JohnA , pensamento positivo. Se serve de exemplo, eu sou o doido dos cálculos, embora nada disso tenha muita lógica. O que eu tenho visto é uma proporção de 20-25 dias para cada 7-10 dias lá na tabela. É possível que chegue na parte de junho ainda em dezembro deste ano. Vamos torcer!

    @Sarahrcb , muito obrigado! Já até dei entrada hoje na transcrição de casamento para fazer os próximos processos. Em relação a Alenquer, sim, foi no dia 17 mesmo. Me parece que eles enviam um lote e agilizam a emissão para poder receber mais logo após. Me parece que está havendo certa organização. Podemos supor então que o tempo mínimo para esses lotes é de 10 dias para mais. É bom sempre observar essa nova organização para a gente ter pelo menos uma noção do tempo que está levando e estimar os próximos.

  • @Sarahrcb Oi! Processo enviado a ACP em agosto do ano passado, aprovada a criação em 19/05 deste ano, enviado a Alenquer para fazer o assento em 09/11.

  • Boa tarde, gente. Estou ajudando minha tia, ela é filha de portuguesa.

    Entretanto, ela está no segundo casamento, e modificou o sobrenome nesse segundo casamento, dessa forma a identidade dela que será usada no processo, tem o nome diferente da Certidão de nascimento.

    Dúvida: isso impacta em algo?


    Se sim, preciso enviar a certidão desse segundo casamento ou as certidões dos dois casamentos?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.