Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1137913801382138413851482

Comentários

  • editado November 2023

    @Decodias

    Bom dia, estou esperando a minha cidadania por aquisição e sei que estarei na mesma situação que você em breve. Tenho 2 filhos e uma esposa que não tem cidadania europeia. Pesquisei bastante e parece que sem uma comprovação de vínculos com Portugal fica tudo mais difícil. Porém como cidadão europeu vc e sua família poderão residir e trabalhar/estudar em qualquer país da zona do Euro + Suíça e Suécia.

    Pesquisei tbm sobre quanto tempo cada país pede de tempo de residência para conceder a cidadania e descobri que a Espanha está oferendo a Cidadania a latinos (como os brasileiros) após 2 anos de residência, e o melhor, assim que vc dá entrada na residência e tem a documentação checada, já é considerado cidadão, mesmo antes dos papeis saírem.

    Tou achando os processos de Portugal para os cidadãos por aquisição muito discriminatórios. Ainda não decidi se vale a pena atender a todas as demandas que Portugal exige, ou se é melhor se estabelecer na Espanha por um tempo.

    Valeu

  • @Mauri Bom dia! O meu processo está parecido com o seu, porém é da minha esposa, pedido de nacionaidade por ser filha de portuguesa. Paciência é o que mais precisamos mesmo neste momento. Abraços.

  • @texaslady @eduardo_augusto

    Bom dia,

    no pedido da minha filha usei a orientação deste forum considerando minha nacionalidade como ATRIBUIÇÃO (formulário 1C). https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#lates

    Saberiam apontar se existe orientação para filhos cujos pais tenham a nacionalidade portuguesa por AQUISIÇÃO? Na minha pesquisa, não aparece pra mim.

    Estou preparando a abordagem pedindo que seja concedida a possibilidade de apresentar o formulário Modelo 2 conforme orientado por vocês.

    Grato,

    Deco

  • Bom dia, pessoal!

    Meu processo de filho (1C) foi aprovado hoje.

    Gostaria de agradecer imensamente a todos no fórum, pois se não fosse a colaboração de todos eu não teria conseguido sozinho.

    Agora é aguardar a criação do registro que, pelo que vejo aqui, está demorando bastante.


    Apenas para referência, meu processo foi recebido em 09/01 e numerado em 16/01.


    Abraços.

    Leonam

  • editado November 2023

    @Decodias Para filhos de pais portugueses não originários( que seria a atribuição ), enquanto MENOR, deve-se pedir a naturalização de menor.


    Caso contrário, quando faça a maioridade, já não terá este direito!

  • @leonamramos ,

    Parabéns e obrigado por informar. Pelo visto os processos de menores agora estão levando 10 meses.

  • pessoal, boa tarde.

    Enviei uma documentação para o ACP pela DHL no endereço Rua do Cunha, mas a DHL / alfândega estão questionando que não tem nenhum contato informado e não conseguem entrar em contato pelo telefone informado.

    Eu já mandei vários processos de familiares mas todos foram no outro endereço na rua visconde de Setúbal e nunca tive esse problema.

    Alguém já passou por isso? Alguma regra mudou para envio da documentação? Já fazia quase 1 ano que não mandava nenhum processo.

    obrigado,

  • Olá boa tarde tarde o meu processo de nacionalidade foi aprovado no dia 31 de julho pelo arquivo central do Porto com bolinha 6 verde alguém aqui que foi aprovado nesse mês que já foi criado a certidão

  • @Ligiaferreira

    Se for filho maior de idade - não,

    O procedimento da ACP mudou nos últimos meses. Agora a criação dos assentos é feita em outras conservatórias menores. Aparentemente, por volta dos dias 5-10 de cada mês, eles tem transferidos lotes de processos aprovados para essas conservatórias. Isso aconteceu em setembro, outubro e agora há pouco em novembro.

    Parece que o lote transferido em novembro pegou processos aprovados mais ou menos na metade de maio de 2023. O meu é do fim de maio e não foi nesse lote; torcendo para ir no do começo de dezembro. No seu caso, tem ainda na frente todos os de junho e julho também. Vai ficar para 2024 pelo jeito.

    Você vai ver no site de consultas quando o seu for transferido; a informação onde está seu processo aparece embaixo do número dele no site de consulta. Quando isso acontecer, aí é bom sinal.

    Depois da transferência, aparentemente essas outras conservatórias usam a data de aprovação para ordenar a criação dos assentos. Por isso, vemos relatos pipocarem aos poucos durante todo o mês,

  • @Ligiaferreira

    Ainda tem que ir para bolinha 7 marrom. Só ai seu processo estará aprovado. Mas depois terá aguardar uma média de 6 meses para o assento (certidão de nascimento portuguesa) ser gerado!!!

    O @CarlosASP explicou bem detalhadamente como isso está funcionando.

  • Número 7 está marrom obgd pela ajuda agora eh aguardar

  • @CarlosASP meu processo está igual o seu na ACP, o meu foi aprovado dia 31 de maio... Qual o dia da tua aprovação? Acredito que ainda neste mês ainda possamos ser transferidos para conservatória, pois vi alguns serem transferidos no começo desta semana.

  • Processo 1C ACP Concluido Hoje em Anadia,

    Bola marrom dia 27/05

    Tranferido dia 10/11 Para Anadia

    Concluido dia 15/11

  • editado November 2023

    @marcosestolano

    A minha aprovação é de 30/05.

    Não sei quanto tempo leva para cada lote de transferências aparecer com atualização da localização do processo no site. Nem se a atualização é feita de uma vez pela ACP, ou se cada conservatória que recebe faz isso separadamente.

    Dito isso, a cada dia que passa, acho que a chance de o processo ter sido incluído no lote de novembro vai caindo rapidamente. Olhei agora e o meu continua na ACP. Por isso, já estou meio que contando que ficou para o de dezembro.

    O que vi que acontece pingando durante o mês é a criação do assento por essas outras conservatórias, com os relatos aqui e outros fóruns. E isso bate com um email de Alenquer dizendo que eles tinham 30 dias para criar o lote todo e o fariam pela ordem da data de despacho. Pelo menos para Alenquer, parece que eles tem cumprido esse prazo.

    E, sobre a data de aprovação (bola 6 verde) informada pelos foristas, tem que se dar uma certa margem. Nem todo mundo consulta o site todo dia. Alguém pode dizer que foi dia 20 e na realidade foi uns dias antes, mas a pessoa só viu nesse dia.

    E, mesmo quem consulta todo dia, isso não é garantia que a aprovação foi exatamente naquele dia. A atualização das bolinhas é manual e isso pode levar a uma discrepância entre a data real do despacho (o critério da ordem) e a data que conhecemos pela mudança no site.

    Por isso, sempre digo que as planilhas e esses outros compartilhamentos de informação são apenas um indicativo, e não a verdade absoluta,

  • Alenquer, Anadia e etc estao bem mais rapidos que Almeirim..

    despacho 17/05

    transferido para Almeirim em 09/10 e assento ainda nao emitido :/

  • @CarlosASP é isto, mais estamos pertos... obrigado pela tua informação!

  • pessoal, boa tarde

    alguém sabe um contato pessoa física no arquivo central do Porto? A alfândega / DHL estão cobrando ter uma pessoa física / departamento para fazer entrega?

    Alguém já passou por isso?

    obrigado

  • @ericpt ,

    talvez você já tenha feito isso, mas se não tente entrar em contato com eles e perguntar quem recebe as correspondências.

    Email: arquivocentral.porto@irn.mj.pt · Telefone: (+351) 225 573 840 ...

  • Boa tarde, pessoal.

    Realmente, é muito difícil entender a lógica utilizada na sequência de aprovações da conservatória. Acompanho sistematicamente os processos em curso e nos últimos 2 meses os aprovados parecem estar bem sincronizados em ordem de data senha - 10 meses da bolinha 1 verde.

    Eis que, para minha surpresa, parecem ter pulado justamente a semana do processo da minha filha (maior), registrado em 09/01/23. Difícil conter a ansiedade de ver aprovações antes e depois e não saber o que pode ter ocorrido com as entradas daquele período.

    Somente um desabafo aqui no fórum, pois é o 4o processo que faço e até hoje esses oficiais de registo ainda conseguem me tirar do sério.

  • @texaslady ,

    obrigado, foi a primeira vez que aconteceu. Vou tentar ligar lá.

    agradeço

  • @monteiroepm ,

    entendo sua frustação. Acho que em maior ou menor grau todos nos sentimos assim. Tenho visto processos na CRC lisboa da nossa planilha inexplicavelmente finalizarem muito mais rápido do que outros.

    Sem querer fazer acusações infundadas, mas levando em consideração as recentes notícias de fraudes, que envonvem funcionários de consulado e 1000 brasileiros atuando em Portugal para facilitar nacionalidade, não é difícil pensar que pode sim ter fura fila nos processos de nacionalidade.

    Infelizmente a corrupção existe no mundo. E agora com todo este cenário de esquema, cada processo será analisado com lupa. Penso que todos vamos ter que esquecer nossos processos neste final de ano e torcer para que no ano que vem a situação esteja mais estabilizada em termos de prazo de conclusão de processos.

  • Oi, gente. Meu processo está na bolinha 4-Marrom. Isso significa que estão avaliando se eu tenho direito à nacionalidade? Qual o tempo médio para sair dessa bolinha?


  • @mourare Seu processo é de filho ? 1C ?

  • Isso, é de filho 1-C @jpvecchi

  • alexsdmartinsalexsdmartins Member
    editado November 2023

    Boa tarde.

    Iniciarei requerimento de nacionalidade para meu filho (1C). A melhor opção (mais rápida) ainda é o Arquivo Central de Porto?

    Pergunto porque o meu processo foi recebido no ACP em 08.2022 e somente terminou (com bolinha 7 verde) ontem, ou seja, cerca de 15 meses.

  • @monteiro entendo sua frustração. Acompanho um processo de filho maior e a pessoa tem 86 anos (avó). O processo foi submetido na metade de dezembro/2022. Caiu em exigência em torno do dia 20 de outubro solicitando prova de vida e certidão de casamento do progenitor. Gastei uns 2 mil reais com a prova de vida, certidões, apostilamentos e DHL no novo documento. E agora vejo processos entregues em janeiro indo para a bolinha 7 marrom e o processo que acompanho parado na exigência (documentos foram entregues pessoalmente no início da semana passada. E agora aparece a informação de que a data de análise utilizada para emissão do registo é a data da aprovação.

    Ou seja, além de a pessoa ser mais velha (em tese, com mais risco devido à idade) e ser necessário emitir mais documentos e gastar mais, o processo ainda fica mais longo (quando, no meu entendimento, deveria ser motivo para urgência).

    Estou estimando a finalização do processo (se der tudo certo) apenas na metade do ano que vem.

  • @mourare

    A fase 4 é a crucial. Agora é a hora de ficar olhando o site. Preste atenção para o texto abaixo das bolinhas.

    O que aparece para você agora é o "genérico"; fica assim para todo mundo logo que entra nessa fase.

    Vai acontecer uma de 2 coisas: ou seu processo vai passar para outras fases. ou vai cair em exigência. Você sabe que caiu em exigência se o texto abaixo mudar para "seu processo não está completo etc etc"

  • @alexsdmartins

    Se continua falando em ACP por falta de opções consistentemente melhores. Mas agora ACP levando em conta esse prazo que você viu. Há uma certa esperança que os prazos possam cair de novo (mas não se pode garantir que voltem aos antigos 6 meses) depois que a enxurrada de 2022 tenha sido completamente processada (mas isso vai levar um tempo que ninguém sabe qual é). Foram mais de 230.000 pedidos novos em PT em 2022, comparado com uns 130.000 em 2021 - e 2023 parece caminhar de volta para o nível de 2021.

    Há um filme que se repete há anos. Volta e meia aparece uma conservatória menor "milagrosa" que faz mais rápido. Mas, assim que o milagre se espalha, em geral ela passa de "milagrosa" para "purgatório". Ela recebe uma enxurrada de processos; em geral são conservatórias com 1 ou no máximo 2 conservadores, sem a menor estrutura para absorver o aumento de volume. Em casos piores, o conservador se aposenta, fica doente etc e aí trava de vez até ser substituído. Esse é um filme clássico no processo de nacionalidade - nunca sai de moda.

    É meio que o mesmo processo de pirâmide financeira. Os primeiros a entrar "se dão bem", falam que foi um investimento maravilhoso etc. Quem entra depois fica no prejuízo.

  • Pessoal,

    o processo da minha mãe chegou na etapa 7 marrom essa semana e ela está em Lisboa. Existe algum processo administrativo pra ela poder permanecer em portugal até sair o assento dela?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.