@MarcoAFSouza estamos no mesmo caminho. Enquanto espero pelo registo já estou reunindo certidões para a nacionalidade do meu filho ( correndo pq ele ainda é menor) e a transcrição do meu casamento (vou mandar para Santos). Minha mulher não tem interesse nessa cidadania, pois é italiana.
Você já reservou data no consulado para a emissão de CC e passaporte? Vamos falando e trocando experiências.
@antoniocesarpires , eu também precisarei correr e contar com bons prazos de emissão do meu registo e transcrição do meu casamento, isso porque minha filha mais velha fará 18 anos em outubro/2023, o problema é que minha esposa foi a declarante do nascimento dela, então precisarei transcrever meu casamento antes de enviar o processo de atribuição. Considerando que o meu registo seja emitido entre maio e junho de 2023, na sequência terei que enviar, sem perda de tempo, o processo para transcrição, também pretendo enviar para o consulado de Santos (ou levar, se for aceito, porque trabalho perto, ir no correio para enviar um Sedex praticamente para a mesma avenida é estranho rsrs) , fico um pouco apreensivo com o prazo para conclusão, tomara que dê tempo de enviar o processo de atribuição dela antes de outubro/2023, já será uma boa economia.
Quanto à minha filha mais nova eu fui o declarante do nascimento, então está tranquilo, quero aproveitar o envio já com os processos das duas.
Ainda não agendei para a emissão do CC e PEP, com essa questão da transcrição e dos outros 2 processos, acabei não vendo muito sobre isso ainda.
Depois disso tudo ainda vou pesquisar e preparar o processo de nacionalidade pelo casamento para a minha esposa, muitas certidões e outros documentos pela frente rs...
Para quem tem curiosidade... fazendo uma média móvel, o período dos últimos 3 meses fechados (setembro-outubro-novembro) teve um desempenho bastante superior aos períodos anteriores. A ver se esse desempenho se manterá...
Por gentileza, vou tentar não deixar de forma tão confusa aqui, até para poder conseguir ajuda para chegar a um melhor caminho:
Certidão de batismo do meu avô Antonio (localizada ) , pai : José de Souza / mãe : Joaquina Maria .
Certidão de nascimento do meu pai João, ele foi declarado pelo meu avô Antonio, na semana seguinte ao nascimento.
Obs 1: nome do avô Antonio está correto na certidão de nascimento do meu pai João, porém o nome da avó dele Joaquina não está. Consta como Joaqina Cardoso na certidão de nascimento dele . Na certidão de batismo do meu avô Antonio, os pais da Joaquina Maria : José Carvalho e Theresa Maria), nenhum dos padrinhos tem o sobrenome Cardoso também.
Obs 2: nome da mãe do meu pai está como Ranulfa de Oliveira na certidão dele , nome dela na certidão de casamento , está como Ranulpha Lucinda de Castro (solteira) e passou a adotar o nome de casada como Ranulpha Lucinda de Souza, certidão mais recente que possuo. No cartório da cidade onde ela nasceu não encontraram a certidão de nascimento . No desarquivamento do processo para ela se casar, o pai a declarou ("oralmente") as informações sobre o nascimento, então acredito muito na hipótese dela não ter sido registrada porque ele não apresentou a certidão de nascimento.
Dúvidas, se faz necessário fazer essas retificações na certidão de nascimento do meu pai (avó Joaquina e mãe Ranulpha) e na minha (somente da Ranulpha)?
como retificar o nome da minha bisavó Portuguesa na certidão de nascimento do meu pai para Joaquina Maria?
como retificar o nome da minha avó Ranulpha na certidão de nascimento do meu pai , sendo que onde ela nasceu não consta o registro?
Se eu arriscar , não retificar nada, até porque o nome do meu avô Antonio consta correto na certidão do meu pai, na minha, ele registrou o meu pai antes de completar um ano e o que causa dúvidas seria o nome da minha bisavó na certidão do meu pai, e o nome da minha avó Brasileira na certidão do meu pai e na minha?
@mabego , situação acima atualizada. Acho que ficou melhor assim, para você também compreender , já que me ajudou tanto até agora.
Detalhe, estou aguardando a certidão de antecedente criminal do Japão, que chegará em Fevereiro e ainda terei que aguardar a tradução da mesma. (corrida contra o tempo , caso a validade dela seja de 90 dias).
Onde posso consultar a lista completa atualizada dos documentos que eu preciso enviar para Portugal, no processo como neta?
"Se eu arriscar , não retificar nada, até porque o nome do meu avô Antonio consta correto na certidão do meu pai, na minha, ele registrou o meu pai antes de completar um ano e o que causa dúvidas seria o nome da minha bisavó na certidão do meu pai, e o nome da minha avó Brasileira na certidão do meu pai e na minha?"
No meu processo e nos demais que eu já enviei, sempre teve retificações. Mesmo pequenas. Tudo bateu com tudo.
Mesmo não sendo erros referentes ao português. É um sossego pra cabeça.
Porém, como vc vai seguir a linha do Antonio e ela está estabelecida, acho que não tem problema, mas a gente tem que considerar sempre o pensamento do conservador. É sempre um risco quando se envia documentos com divergências. Tente arrumar isso antes pelos cartórios brasileiros. Se "antecipe" no caso de uma possível exigência. Argumente sobre este "Cardoso". Veja o que vc consegue.
como retificar o nome da minha bisavó Portuguesa na certidão de nascimento do meu pai para Joaquina Maria? apresentando o assento de baptismo português (deve estar apostilado, narrativo e em papel, certificado).
como retificar o nome da minha avó Ranulpha na certidão de nascimento do meu pai , sendo que onde ela nasceu não consta o registro? junte as negativas do cartório dizendo que não encontra este registro de nascimento. A declaração do pai.
Os antecedentes de todos os países possui validade. Portugal está ciente disto.
nem precisa perguntar para saber que os dois tiveram um excelente Natal. Parabéns, de agora em diante é só formalidade, sem a ansiedade de esperar pelo aprovado.
Belissimo relato Antonio, a prova que a obtenção da nacionalidade para nós é muito mais do que um passaporte europeu, é um resgate da nossa essência.
Boa sorte a vocês neste nascer de novo como protugueses!
Concordo contigo quanto a ficar mais tranquila fazendo as correções necessárias, espero que consiga junto aos cartórios (administrativamente) quero dizer, porque pelo visto não terei a certidão de nascimento da Ranulpha e pior ainda a do pai dela, porque não possuo dados nenhum dele, a não ser o nome completo que é Miguel Angelo de Oliveira, e não sei por que na certidão de nascimento do meu pai ficou Miguel Angelo.
O único argumento no nome da Joaquina que eu teria seria a certidão de baptismo do filho (meu avô Antonio).
A informação @Diligente é que estão trabalhando normalmente nessa semana. Então seria justo que o seu processo fosse aprovado ainda em 2022. Estou na torcida para que isso aconteça.
De acordo com a ligislação vigente, sua mãe não teria direto conforme o artigo 14 da lei da nacionalidade abaixo:
Só a filiação estabelecida durante a menoridade produz efeitos relativamente à nacionalidade.
Porém existe uma decisão judicial recente que favoreceu um requerente na mesma situação de sua mãe. O pedido dele foi indeferido pela CRC e ele entrou com uma ação administrativa. Resta saber até que ponto sua mãe estaria disposta a tentar.
No momento existe um projeto de lei na Assembléia para remover o artigo 14, mas não dá para estimar quando será votado e se conseguirão derrubar este artigo.
Você tem o assento de nascimento de seu bizavô português?
Oi @texaslady, obrigada por responder, eu já achei o livro de batismo dele, mas ainda não pedi a certidão pq estou aguardando a certidão de inteiro teor do registro de nascimento da minha avó para saber se ele foi o declarante ou não... e também se acho o registro de casamento dele com a minha bisavó para comprovar que ela nasceu na constância do casamento delea
Tenha em mente que pela legislação atual sua mãe não tem direito. A não ser que juntando a decisão que mencionei, o conservador possa deferir a favor. E se não, pode-se entrar com a ação administrativa e ver o que dá.
Me esqueci de colocar o link da decisão judicial, aqui vai:
enviei cópias em 3 processos de filhos e deu tudo certo, pois eles podem checar no sistema. O mesmo deve acontecer em processo de neto. Já vi relatos aqui de pessoas que enviaram por email. Aliás, no seu caso eu enviaria a cópia por correio, mas também já encaminharia por email também. Talvez agilize o processo. Sempre se lembrando de referenciar a exigência, nome do requerente, data de aniversário e número do processo.
como relatei acima, aquelas foram minhas experiências. Não posso afirmar que vão exigir a original. Seria bom se outros relatassem aqui suas experiências. Não vejo motivo para exigirem se já está no sistema, como ocorre com o assento de nascimento.
Boa tarde nobres colegas, estou com uma necessidade de esclarecimento. Encaminhei o processo de meu pai em março/2021 e, até hoje, continua como status recebido. O prazo está dentro da normalidade? Há alguma maneira de agilizar o processo? Posso adiantar mais alguma documentação para conseguir ingressar com meu pedido com mais facilidade e agilidade? Preciso realizar mais alguma ação para efetivar a nacionalidade de meu pai? Muito obrigado.
@paulohml na forma do art. 40A, do Decreto 237-A/2006, item 5, atualmente podemos indicar o processo para informar aquilo que você deseja para que o seu processo siga adiante.
O referido item do art. dispõe o seguinte:
5 - Ainda que não estejam reunidas as condições para a apensação de processos, o requerente pode indicar, para efeitos de consulta pelo conservador, o número do processo de nacionalidade relativo a familiar seu que considere relevante para a decisão do processo.
No seu caso, como é um assento de casamento português informatizado, basta cópia simples ou a indicação do assento e ano da certidão de casamento.
Encaminhei o processo de meu pai em março/2021 e, até hoje, continua como status recebido.
Atualmente, tem levado cerca de 2 anos a 2 anos e 6 meses para que o processo de neto chegue ao despacho, ou bola 6 verde. Eu consideraria mandar e-mail quando atingisse os 2 anos sem que tenha atingido a bola 2.
O prazo está dentro da normalidade?
Ainda está dentro de uma normalidade, sim.
Há alguma maneira de agilizar o processo?
Pela idade, não precisa fazer nada. Se ele tiver acima de 75 anos, o processo é agilizado em relação aqueles que possuam menos idade. O problema é que a grande maioridade dos processos de neto é de pessoas com certa idade.
Posso adiantar mais alguma documentação para conseguir ingressar com meu pedido com mais facilidade e agilidade?
Não tenho informações suficientes para lhe dar uma resposta mais precisa.
Preciso realizar mais alguma ação para efetivar a nacionalidade de meu pai?
@paulohml não tem problema nenhum mandar cópia. Esse carimbo ou marca d'água é importante quando eles não consegue acessar o sistema que ainda não é informatizado. Dessa forma, todo assento que é possível consultar pelo Civil Online é pertencente ao SIRIC e, dessa forma, basta indicar o tipo de assento, o seu número e o ano.
Alguém poderia por favor me dizer se a certidão de batismo de meu avô precisa ser digitada de inteiro teor ou por cópia reprográfica e devidamente apostilada?
No caso, avó Portuguesa e avô Brasileiro, casados no Brasil.
a certidão de nascimento do nubente para fins de trancrição de casamento pode ser a simples, digitada com menos de 1 ano, não precisa ser de inteiro teor. Porém o consulado do Rio pede apostilada e o de São Paulo/Santos não pede a apostilada.
Comentários
@MarcoAFSouza estamos no mesmo caminho. Enquanto espero pelo registo já estou reunindo certidões para a nacionalidade do meu filho ( correndo pq ele ainda é menor) e a transcrição do meu casamento (vou mandar para Santos). Minha mulher não tem interesse nessa cidadania, pois é italiana.
Você já reservou data no consulado para a emissão de CC e passaporte? Vamos falando e trocando experiências.
Abs,
@antoniocesarpires , eu também precisarei correr e contar com bons prazos de emissão do meu registo e transcrição do meu casamento, isso porque minha filha mais velha fará 18 anos em outubro/2023, o problema é que minha esposa foi a declarante do nascimento dela, então precisarei transcrever meu casamento antes de enviar o processo de atribuição. Considerando que o meu registo seja emitido entre maio e junho de 2023, na sequência terei que enviar, sem perda de tempo, o processo para transcrição, também pretendo enviar para o consulado de Santos (ou levar, se for aceito, porque trabalho perto, ir no correio para enviar um Sedex praticamente para a mesma avenida é estranho rsrs) , fico um pouco apreensivo com o prazo para conclusão, tomara que dê tempo de enviar o processo de atribuição dela antes de outubro/2023, já será uma boa economia.
Quanto à minha filha mais nova eu fui o declarante do nascimento, então está tranquilo, quero aproveitar o envio já com os processos das duas.
Ainda não agendei para a emissão do CC e PEP, com essa questão da transcrição e dos outros 2 processos, acabei não vendo muito sobre isso ainda.
Depois disso tudo ainda vou pesquisar e preparar o processo de nacionalidade pelo casamento para a minha esposa, muitas certidões e outros documentos pela frente rs...
Vamos nos falando, sim.
abraço!
~~~Estatística de Atribuição de Nacionalidade ~~
Para quem tem curiosidade... fazendo uma média móvel, o período dos últimos 3 meses fechados (setembro-outubro-novembro) teve um desempenho bastante superior aos períodos anteriores. A ver se esse desempenho se manterá...
Atribuições de Nacionalidade, Aquisições de Nacionalidade, Perdas e Indeferimentos | Partilha.justiça.gov.pt (justica.gov.pt)
Aqui estão os dados:
Bom dia!
@mabego @guimoss @texaslady ou quem puder ajudar....
Por gentileza, vou tentar não deixar de forma tão confusa aqui, até para poder conseguir ajuda para chegar a um melhor caminho:
Se eu arriscar , não retificar nada, até porque o nome do meu avô Antonio consta correto na certidão do meu pai, na minha, ele registrou o meu pai antes de completar um ano e o que causa dúvidas seria o nome da minha bisavó na certidão do meu pai, e o nome da minha avó Brasileira na certidão do meu pai e na minha?
@mabego , situação acima atualizada. Acho que ficou melhor assim, para você também compreender , já que me ajudou tanto até agora.
Detalhe, estou aguardando a certidão de antecedente criminal do Japão, que chegará em Fevereiro e ainda terei que aguardar a tradução da mesma. (corrida contra o tempo , caso a validade dela seja de 90 dias).
Onde posso consultar a lista completa atualizada dos documentos que eu preciso enviar para Portugal, no processo como neta?
Desde já agradeço a todos que puderem ajudar!
Andréa.
@aesouza
"Se eu arriscar , não retificar nada, até porque o nome do meu avô Antonio consta correto na certidão do meu pai, na minha, ele registrou o meu pai antes de completar um ano e o que causa dúvidas seria o nome da minha bisavó na certidão do meu pai, e o nome da minha avó Brasileira na certidão do meu pai e na minha?"
No meu processo e nos demais que eu já enviei, sempre teve retificações. Mesmo pequenas. Tudo bateu com tudo.
Mesmo não sendo erros referentes ao português. É um sossego pra cabeça.
Porém, como vc vai seguir a linha do Antonio e ela está estabelecida, acho que não tem problema, mas a gente tem que considerar sempre o pensamento do conservador. É sempre um risco quando se envia documentos com divergências. Tente arrumar isso antes pelos cartórios brasileiros. Se "antecipe" no caso de uma possível exigência. Argumente sobre este "Cardoso". Veja o que vc consegue.
Os antecedentes de todos os países possui validade. Portugal está ciente disto.
A lista completa para o artigo 1D:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest
@aesouza ,
Você viu o post que mandei para você sobre a validade do certificado de antecedentes do Japao, se não estou anexando aqui outra vez.
Abs
@antoniocesarpires . @dandrew ,
nem precisa perguntar para saber que os dois tiveram um excelente Natal. Parabéns, de agora em diante é só formalidade, sem a ansiedade de esperar pelo aprovado.
Belissimo relato Antonio, a prova que a obtenção da nacionalidade para nós é muito mais do que um passaporte europeu, é um resgate da nossa essência.
Boa sorte a vocês neste nascer de novo como protugueses!
Abs
@texaslady obrigado pelas palavras!
Obrigado @texaslady , realmente foi um belo presente de natal.
Aqui o processo do meu pai ainda não foi aprovado, alguém sabe se as conservatórias entram em recesso entre o natal e o ano novo?
@texaslady acabo de ver agora o tempo de validade do antecedente do Japão , que alívio!!! Muitíssimo obrigada!
Abs!
@mabego
Concordo contigo quanto a ficar mais tranquila fazendo as correções necessárias, espero que consiga junto aos cartórios (administrativamente) quero dizer, porque pelo visto não terei a certidão de nascimento da Ranulpha e pior ainda a do pai dela, porque não possuo dados nenhum dele, a não ser o nome completo que é Miguel Angelo de Oliveira, e não sei por que na certidão de nascimento do meu pai ficou Miguel Angelo.
O único argumento no nome da Joaquina que eu teria seria a certidão de baptismo do filho (meu avô Antonio).
Muitíssimo obrigada pela ajuda sempre!
A informação @Diligente é que estão trabalhando normalmente nessa semana. Então seria justo que o seu processo fosse aprovado ainda em 2022. Estou na torcida para que isso aconteça.
@Larissa Abr ,
De acordo com a ligislação vigente, sua mãe não teria direto conforme o artigo 14 da lei da nacionalidade abaixo:
Só a filiação estabelecida durante a menoridade produz efeitos relativamente à nacionalidade.
Porém existe uma decisão judicial recente que favoreceu um requerente na mesma situação de sua mãe. O pedido dele foi indeferido pela CRC e ele entrou com uma ação administrativa. Resta saber até que ponto sua mãe estaria disposta a tentar.
No momento existe um projeto de lei na Assembléia para remover o artigo 14, mas não dá para estimar quando será votado e se conseguirão derrubar este artigo.
Você tem o assento de nascimento de seu bizavô português?
@paulohml ,
pelo que entendi seu bizavô se casou em Portugal, certo? Que tipo de certidão você tem e quando seu bizavô se casou?
Oi @texaslady, obrigada por responder, eu já achei o livro de batismo dele, mas ainda não pedi a certidão pq estou aguardando a certidão de inteiro teor do registro de nascimento da minha avó para saber se ele foi o declarante ou não... e também se acho o registro de casamento dele com a minha bisavó para comprovar que ela nasceu na constância do casamento delea
@Larissa Abr ,
Tenha em mente que pela legislação atual sua mãe não tem direito. A não ser que juntando a decisão que mencionei, o conservador possa deferir a favor. E se não, pode-se entrar com a ação administrativa e ver o que dá.
Me esqueci de colocar o link da decisão judicial, aqui vai:
@texaslady ele se casou em 1920 no brasil, meu pai fez a transcrição do casamento em ponta delgada
voce sabe se a gente envia o assento de casamento original ou uma copia?
@paulohml ,
enviei cópias em 3 processos de filhos e deu tudo certo, pois eles podem checar no sistema. O mesmo deve acontecer em processo de neto. Já vi relatos aqui de pessoas que enviaram por email. Aliás, no seu caso eu enviaria a cópia por correio, mas também já encaminharia por email também. Talvez agilize o processo. Sempre se lembrando de referenciar a exigência, nome do requerente, data de aniversário e número do processo.
feliz ano novo a todos... que esse ano os processos andem bastante. abracos
Vou enviar por email e pelo correio então , obrigado por responder @texaslady
@paulohml ,
como relatei acima, aquelas foram minhas experiências. Não posso afirmar que vão exigir a original. Seria bom se outros relatassem aqui suas experiências. Não vejo motivo para exigirem se já está no sistema, como ocorre com o assento de nascimento.
Abs
Boa tarde nobres colegas, estou com uma necessidade de esclarecimento. Encaminhei o processo de meu pai em março/2021 e, até hoje, continua como status recebido. O prazo está dentro da normalidade? Há alguma maneira de agilizar o processo? Posso adiantar mais alguma documentação para conseguir ingressar com meu pedido com mais facilidade e agilidade? Preciso realizar mais alguma ação para efetivar a nacionalidade de meu pai? Muito obrigado.
@paulohml na forma do art. 40A, do Decreto 237-A/2006, item 5, atualmente podemos indicar o processo para informar aquilo que você deseja para que o seu processo siga adiante.
O referido item do art. dispõe o seguinte:
5 - Ainda que não estejam reunidas as condições para a apensação de processos, o requerente pode indicar, para efeitos de consulta pelo conservador, o número do processo de nacionalidade relativo a familiar seu que considere relevante para a decisão do processo.
No seu caso, como é um assento de casamento português informatizado, basta cópia simples ou a indicação do assento e ano da certidão de casamento.
@Guedes
Encaminhei o processo de meu pai em março/2021 e, até hoje, continua como status recebido.
Atualmente, tem levado cerca de 2 anos a 2 anos e 6 meses para que o processo de neto chegue ao despacho, ou bola 6 verde. Eu consideraria mandar e-mail quando atingisse os 2 anos sem que tenha atingido a bola 2.
O prazo está dentro da normalidade?
Ainda está dentro de uma normalidade, sim.
Há alguma maneira de agilizar o processo?
Pela idade, não precisa fazer nada. Se ele tiver acima de 75 anos, o processo é agilizado em relação aqueles que possuam menos idade. O problema é que a grande maioridade dos processos de neto é de pessoas com certa idade.
Posso adiantar mais alguma documentação para conseguir ingressar com meu pedido com mais facilidade e agilidade?
Não tenho informações suficientes para lhe dar uma resposta mais precisa.
Preciso realizar mais alguma ação para efetivar a nacionalidade de meu pai?
Idem ao item anterior, contudo, creio que não.
@texaslady @Destefano entendi, obrigado. Ficamos em duvida porque o assento original tem o carimbo .
@paulohml não tem problema nenhum mandar cópia. Esse carimbo ou marca d'água é importante quando eles não consegue acessar o sistema que ainda não é informatizado. Dessa forma, todo assento que é possível consultar pelo Civil Online é pertencente ao SIRIC e, dessa forma, basta indicar o tipo de assento, o seu número e o ano.
Olá pessoal,
Alguém poderia por favor me dizer se a certidão de batismo de meu avô precisa ser digitada de inteiro teor ou por cópia reprográfica e devidamente apostilada?
No caso, avó Portuguesa e avô Brasileiro, casados no Brasil.
Obrigado,
Jose
@Jsant ,
a certidão de nascimento do nubente para fins de trancrição de casamento pode ser a simples, digitada com menos de 1 ano, não precisa ser de inteiro teor. Porém o consulado do Rio pede apostilada e o de São Paulo/Santos não pede a apostilada.
@Destefano
Bom dia e muito obrigado pelas informações.
Você poderia, por gentileza, me fornecer o e-mail e o telefone com os quais devo me manifestar após o prazo indicado?
Muito obrigado.