Bom dia pessoal, é com grande satisfação que informo a aprovação do processo de neto do meu pai na data de hoje(28/12/2022). @dandrew@antoniocesarpires@MarcoAFSouza amigos de espera, até que enfim chegou a aprovação do meu pai, agora é esperar o assento. @raphafcruz caminhando rapidamente para chegar até a sua vez da aprovação.
@Diligente , parabéns! É para se comemorar muito. Espero que venham outras aprovações até o final dessa semana. Outros foristas que estão próximos fiquem atentos 😊
@Guedes por favor, não mande agora, ainda está dentro do prazo e o envio de e-mails só aumenta o trabalho deles, deixando de dar foco naquilo que verdadeiramente importa…
@Alberto_carneiro2 eu estou projetando que a gente seja aprovado na última semana ou primeira de fevereiro, tomando como base os processos que viraram bolinha 2, 4 e 6 verde.
Assim que o do @SABarreira andar, o nosso anda também.
Pessoal, comunico a todos que meu processo de atribuição de neto, iniciado em janeiro de 2020, finalizou hoje (bola 7 marrom). Há apenas três meses atrás ainda estava na bola 2. E como não tenho prioridade por conta da idade, esperava demorar mais alguns muitos meses. Mas eles imprimiram uma velocidade incrível nessa reta final de ano e finalizaram.
Agradeço a contribuição relevante do forum em meu processo !!!
Estou auxiliando minha irmã no processo de neto e tenho duas dúvidas que talvez possam me ajudar a esclarecer.
1- A certidão do nosso pai, filho de português, completará um ano de emissão em março. Devo emitir outra, ou se estiver dentro de um ano de emissão até o envio é válida?
2- No ponto 5 do quadro 2 do formulário onde diz " Considera relevantes as seguintes circunstâncias: ", é interessantemencionar que tem um irmão (no caso, eu) que já teve a cidadania atribuída e anexar meu assento de nascimento, ou isso é irrelevante para o processo?
1- A certidão do nosso pai, filho de português, completará um ano de emissão em março. Devo emitir outra, ou se estiver dentro de um ano de emissão até o envio é válida? Ainda é válida e se for a emitida pelo civil online, com núnero do assento, nem precisa enviar a certidão basta preencher os dados no quadro 2 item do formulário 1D, ou mesmo enviar uma cópia simples.
2- No ponto 5 do quadro 2 do formulário onde diz " Considera relevantes as seguintes circunstâncias: ", é interessantemencionar que tem um irmão (no caso, eu) que já teve a cidadania atribuída e anexar meu assento de nascimento, ou isso é irrelevante para o processo?Sim é relevante, mencione o seu nome, numero de processo e número de assento se já recebeu. Conforme o item 5 do artigo 40 da lei da nacionalidade.
5 - Ainda que não estejam reunidas as condições para a apensação de processos, o requerente pode indicar, para efeitos de consulta pelo conservador, o número do processo de nacionalidade relativo a familiar seu que considere relevante para a decisão do processo.
No caso da cetidão do nosso pai, é uma certidão de inteiro teor brasileira, que completará um ano de emissão em março. Ele faleceu sem obter a cidania portuguesa, por isso precisamos fazer o processo como netos.
Sou novo por aqui e estiu buscando ajuda para tirar minha cidadania portuguesa, vi que tem bastante relatos, mas ainda tenho algumas dúvidas e gostaria da ajuda de vocês:
Sou bisneto de português, meu bisavô paterno nasceu em 1907 em Bragança, Portugal, mas tenho apenas a certidão de óbito dele e a certidão de nascimento dos filhos dele (inclusive do meu avô), acredito que precisarei de outros documentos dele também, vocês saberiam como posso conseguir?
Meu avô é falecido também, e tenho meu pai vivo, nesse caso, para eu ter a minha cidadania, seria melhor fazer a do meu pai inicialmente para depois pedir a minha, certo? Nesse caso, eu precisaria também de quais documentos do meu avô e meu pai?
Descobri também que meu bisavô por parte de mão também é de nacionalidade portuguesa, mas ainda não tentei buscar nenhuma documentação dele, vocês acham que compensa tentar buscar também?
Sou bisneto de português, meu bisavô paterno nasceu em 1907 em Bragança, Portugal, mas tenho apenas a certidão de óbito dele e a certidão de nascimento dos filhos dele (inclusive do meu avô), acredito que precisarei de outros documentos dele também, vocês saberiam como posso conseguir?A primeira providência ébuscar o assento de baptismo do português. Se não sabe onde está, coloque os dados dele para que os foristas te ajudem a buscar. Óbito não é necessário.
Meu avô é falecido também, e tenho meu pai vivo, nesse caso, para eu ter a minha cidadania, seria melhor fazer a do meu pai inicialmente para depois pedir a minha, certo? Nesse caso, eu precisaria também de quais documentos do meu avô e meu pai?Sim, processo de filho está em torno de 6/8 meses e de neto está em torno de 2/3 anos. Vc vai precisar de toda a documentação dos envolvidos.
Descobri também que meu bisavô por parte de mão também é de nacionalidade portuguesa, mas ainda não tentei buscar nenhuma documentação dele, vocês acham que compensa tentar buscar também?É uma possibilidade, escolher qual a linha que vc vai seguir... a materna ou a paterna.
Me desculpe, confundi com o assento de nascimento do português. A certidão do filho do português deve ser de inteiro teor, cópia repográfica do livro, apostilada. Se estiver ilegivel, juntar uma de inteiro teor digitada, não precisa ser apostilada e tem validade de 1 ano. Se você vai enviar o processo logo, não deve haver problemas.
@texaslady sobre a validade da certidão de 1 ano. Onde ou quem passou por essa experiência de cair em exigência para certidões nascimento com validade de 1 ano? Posso estar enganado, mas salvo engano, somente as de casamento tem validade.
por informação da CRC um tempo atrás, me foi informado que as certidões de nascimento apostiladas não tem validade, os atestados criminais sim. Sei disso. Até tenho o email da resposta da CRC. Mas outra máxima difundida aqui é que tem validade de 1 ano. Sinceramente, estou cansada de remar contra a corrente.
@texaslady mas eu acho que não tem validade mesmo. Os advogados - são dois- que conheçam que trabalham com isso por lá, falaram expressamente que não teria validade, exceto as certidões que possuem validade, como é o caso da de antecedentes criminais e, uma que não tem prazo expresso, mas que por precaução, eles limitam (não lembro agora qual é o prazo), para as certidões de casamento.
eu concordo, não faz sentido. Mas não apenas aqui no fórum esta informação é passada, como também consulados como o do Rio e SP exige a certidão emitida a menos de 1 ano.
@texaslady mas os consulados fazem um monte de exigência. Um monte que não seguimos quando orientamos as pessoas a mandarem para o ACP, por exemplo, sem transcrição, No RJ exigem até CC do genitor... Penso que é preferível mandar uma certidão nova. Quanto mais nova, melhor. No entanto, penso que ela não fique imprestável... Entende?
Nesse tópico sou novo, mas com a ajuda do fórum já fiz minha convolação (já era naturalizado desde 2011), fiz minha transcrição de casamento, cidadania dos meus dois filhos (já concluídas) e da minha esposa que ainda está em processo em Lisboa. Sou muito grato por cada informação passada!
@mabego , obrigado pela ajuda, as informações que consegui de meu bisavô no familysearch foram conforme print abaixo:
acredito que irei seguir essa linha do meu avô paterno, pois dele que consegui mais informações até agora, agradeço se puderem me ajudar a conseguir certidões ou documentos dele.
Comentários
Bom dia pessoal, é com grande satisfação que informo a aprovação do processo de neto do meu pai na data de hoje(28/12/2022). @dandrew @antoniocesarpires @MarcoAFSouza amigos de espera, até que enfim chegou a aprovação do meu pai, agora é esperar o assento. @raphafcruz caminhando rapidamente para chegar até a sua vez da aprovação.
@Diligente , parabéns! É para se comemorar muito. Espero que venham outras aprovações até o final dessa semana. Outros foristas que estão próximos fiquem atentos 😊
@Guedes por favor, não mande agora, ainda está dentro do prazo e o envio de e-mails só aumenta o trabalho deles, deixando de dar foco naquilo que verdadeiramente importa…
rcentrais.admin@irn.mj.pt
Parabéns @Diligente , esse momento é tão esperado que chego imaginar a emoção que sente.
@raphafcruz , vamos torcer por boas notícias.
@Alberto_carneiro2 eu estou projetando que a gente seja aprovado na última semana ou primeira de fevereiro, tomando como base os processos que viraram bolinha 2, 4 e 6 verde.
Assim que o do @SABarreira andar, o nosso anda também.
@Diligente parabens pela aprovação. Comemore bastante!
Agora venha para a fila da lavratura do assento. Já guardamos um lugar pra você! rsrs
@raphafcruz @Lilifernandes @SABarreira (e irmãos) @Alberto_carneiro2 creio que vocês sejam os próximos! Não deve demorar muito.
Pessoal, comunico a todos que meu processo de atribuição de neto, iniciado em janeiro de 2020, finalizou hoje (bola 7 marrom). Há apenas três meses atrás ainda estava na bola 2. E como não tenho prioridade por conta da idade, esperava demorar mais alguns muitos meses. Mas eles imprimiram uma velocidade incrível nessa reta final de ano e finalizaram.
Agradeço a contribuição relevante do forum em meu processo !!!
Cordialmente,
Carlos Affonso.
@antoniocesarpires, tô muito feliz com essas notícias de aprovação! Na expectativa pra ser uma das próximas a dar a notícia!! :)
Parabéns, @Diligente!
Parabéns @Carlos_Affonso ! Agora é só esperar o registro 🙂
Olá Pessoal!
Meu processo entregue em 09/12/2020 foi aprovado hoje (28/12/2022) bolinha 7 marrom.
Agradeço a todos do fórum e espero que o de vocês fiquem prontos logo.
PS: Alguém sabe dizer mais ou menos o prazo para o registro?
@csiman tem demorado por volta de 7 meses após a aprovação para o registro.
Olá. Espero que tudo esteja bem com todos.
Estou auxiliando minha irmã no processo de neto e tenho duas dúvidas que talvez possam me ajudar a esclarecer.
1- A certidão do nosso pai, filho de português, completará um ano de emissão em março. Devo emitir outra, ou se estiver dentro de um ano de emissão até o envio é válida?
2- No ponto 5 do quadro 2 do formulário onde diz " Considera relevantes as seguintes circunstâncias: ", é interessante mencionar que tem um irmão (no caso, eu) que já teve a cidadania atribuída e anexar meu assento de nascimento, ou isso é irrelevante para o processo?
Abcs!
@Diligente , @Carlos_Affonso , @csiman
Parabéns! Ótima notícia para fecharem o ano!
Agora é aguardar o registo
Abraço
@Diligente , @Carlos_Affonso , @csiman,
parabéns a vocês pela conquista da sonhada nacionalidade portuguesa. É para fechar o ano com chave de ouro.
Abs.
@Josemauro ,
1- A certidão do nosso pai, filho de português, completará um ano de emissão em março. Devo emitir outra, ou se estiver dentro de um ano de emissão até o envio é válida? Ainda é válida e se for a emitida pelo civil online, com núnero do assento, nem precisa enviar a certidão basta preencher os dados no quadro 2 item do formulário 1D, ou mesmo enviar uma cópia simples.
2- No ponto 5 do quadro 2 do formulário onde diz " Considera relevantes as seguintes circunstâncias: ", é interessante mencionar que tem um irmão (no caso, eu) que já teve a cidadania atribuída e anexar meu assento de nascimento, ou isso é irrelevante para o processo? Sim é relevante, mencione o seu nome, numero de processo e número de assento se já recebeu. Conforme o item 5 do artigo 40 da lei da nacionalidade.
5 - Ainda que não estejam reunidas as condições para a apensação de processos, o requerente pode indicar, para efeitos de consulta pelo conservador, o número do processo de nacionalidade relativo a familiar seu que considere relevante para a decisão do processo.
@Diligente , @Carlos_Affonso , @csiman , @MarcoAFSouza , @dandrew , @antoniocesarpires
Parabéns a vocês e todos os amigos do fórum que tiveram os processos aprovados recentemente!
Estou olhando o estado do meu processo e de meus irmãos pela manhã, em torno das 07h e pela noite, às 19h.
Continuam na bolinha 2, mas acho que o dia da alegria está se aproximando...rss
Assim que houver novidades, informo.
Ahh,.. também temos que passar pelo "temido" campo 9, não preenchido...rss
Abraços!
Obrigado @texaslady pelas informações.
No caso da cetidão do nosso pai, é uma certidão de inteiro teor brasileira, que completará um ano de emissão em março. Ele faleceu sem obter a cidania portuguesa, por isso precisamos fazer o processo como netos.
@SABarreira, o nosso tá coladinho um no outro! Assim como o do @raphafcruz! Seremos a próxima leva, assim espero!!
Bom dia a todos,
Sou novo por aqui e estiu buscando ajuda para tirar minha cidadania portuguesa, vi que tem bastante relatos, mas ainda tenho algumas dúvidas e gostaria da ajuda de vocês:
Sou bisneto de português, meu bisavô paterno nasceu em 1907 em Bragança, Portugal, mas tenho apenas a certidão de óbito dele e a certidão de nascimento dos filhos dele (inclusive do meu avô), acredito que precisarei de outros documentos dele também, vocês saberiam como posso conseguir?
Meu avô é falecido também, e tenho meu pai vivo, nesse caso, para eu ter a minha cidadania, seria melhor fazer a do meu pai inicialmente para depois pedir a minha, certo? Nesse caso, eu precisaria também de quais documentos do meu avô e meu pai?
Descobri também que meu bisavô por parte de mão também é de nacionalidade portuguesa, mas ainda não tentei buscar nenhuma documentação dele, vocês acham que compensa tentar buscar também?
Obrigado pela ajuda,
abs.
@Mvjrodrigues
Sou bisneto de português, meu bisavô paterno nasceu em 1907 em Bragança, Portugal, mas tenho apenas a certidão de óbito dele e a certidão de nascimento dos filhos dele (inclusive do meu avô), acredito que precisarei de outros documentos dele também, vocês saberiam como posso conseguir? A primeira providência é buscar o assento de baptismo do português. Se não sabe onde está, coloque os dados dele para que os foristas te ajudem a buscar. Óbito não é necessário.
Meu avô é falecido também, e tenho meu pai vivo, nesse caso, para eu ter a minha cidadania, seria melhor fazer a do meu pai inicialmente para depois pedir a minha, certo? Nesse caso, eu precisaria também de quais documentos do meu avô e meu pai? Sim, processo de filho está em torno de 6/8 meses e de neto está em torno de 2/3 anos. Vc vai precisar de toda a documentação dos envolvidos.
Descobri também que meu bisavô por parte de mão também é de nacionalidade portuguesa, mas ainda não tentei buscar nenhuma documentação dele, vocês acham que compensa tentar buscar também? É uma possibilidade, escolher qual a linha que vc vai seguir... a materna ou a paterna.
@Josemauro ,
Me desculpe, confundi com o assento de nascimento do português. A certidão do filho do português deve ser de inteiro teor, cópia repográfica do livro, apostilada. Se estiver ilegivel, juntar uma de inteiro teor digitada, não precisa ser apostilada e tem validade de 1 ano. Se você vai enviar o processo logo, não deve haver problemas.
@texaslady sobre a validade da certidão de 1 ano. Onde ou quem passou por essa experiência de cair em exigência para certidões nascimento com validade de 1 ano? Posso estar enganado, mas salvo engano, somente as de casamento tem validade.
@Destefano ,
por informação da CRC um tempo atrás, me foi informado que as certidões de nascimento apostiladas não tem validade, os atestados criminais sim. Sei disso. Até tenho o email da resposta da CRC. Mas outra máxima difundida aqui é que tem validade de 1 ano. Sinceramente, estou cansada de remar contra a corrente.
@texaslady mas eu acho que não tem validade mesmo. Os advogados - são dois- que conheçam que trabalham com isso por lá, falaram expressamente que não teria validade, exceto as certidões que possuem validade, como é o caso da de antecedentes criminais e, uma que não tem prazo expresso, mas que por precaução, eles limitam (não lembro agora qual é o prazo), para as certidões de casamento.
@Destefano ,
eu concordo, não faz sentido. Mas não apenas aqui no fórum esta informação é passada, como também consulados como o do Rio e SP exige a certidão emitida a menos de 1 ano.
@texaslady mas os consulados fazem um monte de exigência. Um monte que não seguimos quando orientamos as pessoas a mandarem para o ACP, por exemplo, sem transcrição, No RJ exigem até CC do genitor... Penso que é preferível mandar uma certidão nova. Quanto mais nova, melhor. No entanto, penso que ela não fique imprestável... Entende?
@texaslady, mais uma vez obrigado!
Nesse tópico sou novo, mas com a ajuda do fórum já fiz minha convolação (já era naturalizado desde 2011), fiz minha transcrição de casamento, cidadania dos meus dois filhos (já concluídas) e da minha esposa que ainda está em processo em Lisboa. Sou muito grato por cada informação passada!
Bom dia a todos,
@mabego , obrigado pela ajuda, as informações que consegui de meu bisavô no familysearch foram conforme print abaixo:
acredito que irei seguir essa linha do meu avô paterno, pois dele que consegui mais informações até agora, agradeço se puderem me ajudar a conseguir certidões ou documentos dele.
Obrigado,
Marcus.
@Mvjrodrigues Qual é a data de nascimento do seu bisavô?