Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1507508510512513662

Comentários

  • Bom dia pessoal, é com grande satisfação que informo a aprovação do processo de neto do meu pai na data de hoje(28/12/2022). @dandrew @antoniocesarpires @MarcoAFSouza amigos de espera, até que enfim chegou a aprovação do meu pai, agora é esperar o assento. @raphafcruz caminhando rapidamente para chegar até a sua vez da aprovação.

  • @Diligente , parabéns! É para se comemorar muito. Espero que venham outras aprovações até o final dessa semana. Outros foristas que estão próximos fiquem atentos 😊

  • @Guedes por favor, não mande agora, ainda está dentro do prazo e o envio de e-mails só aumenta o trabalho deles, deixando de dar foco naquilo que verdadeiramente importa…

    rcentrais.admin@irn.mj.pt

  • Parabéns @Diligente , esse momento é tão esperado que chego imaginar a emoção que sente.

    @raphafcruz , vamos torcer por boas notícias.

  • @Alberto_carneiro2 eu estou projetando que a gente seja aprovado na última semana ou primeira de fevereiro, tomando como base os processos que viraram bolinha 2, 4 e 6 verde.

    Assim que o do @SABarreira andar, o nosso anda também.

  • editado December 2022

    @Diligente parabens pela aprovação. Comemore bastante!

    Agora venha para a fila da lavratura do assento. Já guardamos um lugar pra você! rsrs

    @raphafcruz @Lilifernandes @SABarreira (e irmãos) @Alberto_carneiro2 creio que vocês sejam os próximos! Não deve demorar muito.

  • Pessoal, comunico a todos que meu processo de atribuição de neto, iniciado em janeiro de 2020, finalizou hoje (bola 7 marrom). Há apenas três meses atrás ainda estava na bola 2. E como não tenho prioridade por conta da idade, esperava demorar mais alguns muitos meses. Mas eles imprimiram uma velocidade incrível nessa reta final de ano e finalizaram.

    Agradeço a contribuição relevante do forum em meu processo !!!

    Cordialmente,

    Carlos Affonso.

  • LilifernandesLilifernandes Member
    editado December 2022

    @antoniocesarpires, tô muito feliz com essas notícias de aprovação! Na expectativa pra ser uma das próximas a dar a notícia!! :)

    Parabéns, @Diligente!

  • Parabéns @Carlos_Affonso ! Agora é só esperar o registro 🙂

  • Olá Pessoal!

    Meu processo entregue em 09/12/2020 foi aprovado hoje (28/12/2022) bolinha 7 marrom.


    Agradeço a todos do fórum e espero que o de vocês fiquem prontos logo.



    PS: Alguém sabe dizer mais ou menos o prazo para o registro?

  • @csiman tem demorado por volta de 7 meses após a aprovação para o registro.

  • Olá. Espero que tudo esteja bem com todos.

    Estou auxiliando minha irmã no processo de neto e tenho duas dúvidas que talvez possam me ajudar a esclarecer.

    1- A certidão do nosso pai, filho de português, completará um ano de emissão em março. Devo emitir outra, ou se estiver dentro de um ano de emissão até o envio é válida?

    2- No ponto 5 do quadro 2 do formulário onde diz " Considera relevantes as seguintes circunstâncias: ", é interessante mencionar que tem um irmão (no caso, eu) que já teve a cidadania atribuída e anexar meu assento de nascimento, ou isso é irrelevante para o processo?

    Abcs!

  • @Diligente , @Carlos_Affonso , @csiman

    Parabéns! Ótima notícia para fecharem o ano!

    Agora é aguardar o registo

    Abraço

  • @Diligente , @Carlos_Affonso , @csiman,

    parabéns a vocês pela conquista da sonhada nacionalidade portuguesa. É para fechar o ano com chave de ouro.

    Abs.

  • @Josemauro ,

    1- A certidão do nosso pai, filho de português, completará um ano de emissão em março. Devo emitir outra, ou se estiver dentro de um ano de emissão até o envio é válida? Ainda é válida e se for a emitida pelo civil online, com núnero do assento, nem precisa enviar a certidão basta preencher os dados no quadro 2 item do formulário 1D, ou mesmo enviar uma cópia simples.

    2- No ponto 5 do quadro 2 do formulário onde diz " Considera relevantes as seguintes circunstâncias: ", é interessante mencionar que tem um irmão (no caso, eu) que já teve a cidadania atribuída e anexar meu assento de nascimento, ou isso é irrelevante para o processo? Sim é relevante, mencione o seu nome, numero de processo e número de assento se já recebeu. Conforme o item 5 do artigo 40 da lei da nacionalidade.

    5 - Ainda que não estejam reunidas as condições para a apensação de processos, o requerente pode indicar, para efeitos de consulta pelo conservador, o número do processo de nacionalidade relativo a familiar seu que considere relevante para a decisão do processo.

  • editado December 2022

    @Diligente , @Carlos_Affonso , @csiman , @MarcoAFSouza , @dandrew , @antoniocesarpires

    Parabéns a vocês e todos os amigos do fórum que tiveram os processos aprovados recentemente!

    Estou olhando o estado do meu processo e de meus irmãos pela manhã, em torno das 07h e pela noite, às 19h.

    Continuam na bolinha 2, mas acho que o dia da alegria está se aproximando...rss

    Assim que houver novidades, informo.

    Ahh,.. também temos que passar pelo "temido" campo 9, não preenchido...rss

    Abraços!

  • Obrigado @texaslady pelas informações.

    No caso da cetidão do nosso pai, é uma certidão de inteiro teor brasileira, que completará um ano de emissão em março. Ele faleceu sem obter a cidania portuguesa, por isso precisamos fazer o processo como netos.

  • @SABarreira, o nosso tá coladinho um no outro! Assim como o do @raphafcruz! Seremos a próxima leva, assim espero!!

  • Bom dia a todos,

    Sou novo por aqui e estiu buscando ajuda para tirar minha cidadania portuguesa, vi que tem bastante relatos, mas ainda tenho algumas dúvidas e gostaria da ajuda de vocês:

    Sou bisneto de português, meu bisavô paterno nasceu em 1907 em Bragança, Portugal, mas tenho apenas a certidão de óbito dele e a certidão de nascimento dos filhos dele (inclusive do meu avô), acredito que precisarei de outros documentos dele também, vocês saberiam como posso conseguir?

    Meu avô é falecido também, e tenho meu pai vivo, nesse caso, para eu ter a minha cidadania, seria melhor fazer a do meu pai inicialmente para depois pedir a minha, certo? Nesse caso, eu precisaria também de quais documentos do meu avô e meu pai?

    Descobri também que meu bisavô por parte de mão também é de nacionalidade portuguesa, mas ainda não tentei buscar nenhuma documentação dele, vocês acham que compensa tentar buscar também?

    Obrigado pela ajuda,

    abs.

  • @Mvjrodrigues

    Sou bisneto de português, meu bisavô paterno nasceu em 1907 em Bragança, Portugal, mas tenho apenas a certidão de óbito dele e a certidão de nascimento dos filhos dele (inclusive do meu avô), acredito que precisarei de outros documentos dele também, vocês saberiam como posso conseguir? A primeira providência é buscar o assento de baptismo do português. Se não sabe onde está, coloque os dados dele para que os foristas te ajudem a buscar. Óbito não é necessário.

    Meu avô é falecido também, e tenho meu pai vivo, nesse caso, para eu ter a minha cidadania, seria melhor fazer a do meu pai inicialmente para depois pedir a minha, certo? Nesse caso, eu precisaria também de quais documentos do meu avô e meu pai? Sim, processo de filho está em torno de 6/8 meses e de neto está em torno de 2/3 anos. Vc vai precisar de toda a documentação dos envolvidos.

    Descobri também que meu bisavô por parte de mão também é de nacionalidade portuguesa, mas ainda não tentei buscar nenhuma documentação dele, vocês acham que compensa tentar buscar também? É uma possibilidade, escolher qual a linha que vc vai seguir... a materna ou a paterna.

  • @Josemauro ,

    Me desculpe, confundi com o assento de nascimento do português. A certidão do filho do português deve ser de inteiro teor, cópia repográfica do livro, apostilada. Se estiver ilegivel, juntar uma de inteiro teor digitada, não precisa ser apostilada e tem validade de 1 ano. Se você vai enviar o processo logo, não deve haver problemas.

  • @texaslady sobre a validade da certidão de 1 ano. Onde ou quem passou por essa experiência de cair em exigência para certidões nascimento com validade de 1 ano? Posso estar enganado, mas salvo engano, somente as de casamento tem validade.

  • @Destefano ,

    por informação da CRC um tempo atrás, me foi informado que as certidões de nascimento apostiladas não tem validade, os atestados criminais sim. Sei disso. Até tenho o email da resposta da CRC. Mas outra máxima difundida aqui é que tem validade de 1 ano. Sinceramente, estou cansada de remar contra a corrente.

  • @texaslady mas eu acho que não tem validade mesmo. Os advogados - são dois- que conheçam que trabalham com isso por lá, falaram expressamente que não teria validade, exceto as certidões que possuem validade, como é o caso da de antecedentes criminais e, uma que não tem prazo expresso, mas que por precaução, eles limitam (não lembro agora qual é o prazo), para as certidões de casamento.

  • @Destefano ,

    eu concordo, não faz sentido. Mas não apenas aqui no fórum esta informação é passada, como também consulados como o do Rio e SP exige a certidão emitida a menos de 1 ano.

  • editado December 2022

    @texaslady mas os consulados fazem um monte de exigência. Um monte que não seguimos quando orientamos as pessoas a mandarem para o ACP, por exemplo, sem transcrição, No RJ exigem até CC do genitor... Penso que é preferível mandar uma certidão nova. Quanto mais nova, melhor. No entanto, penso que ela não fique imprestável... Entende?

  • @texaslady, mais uma vez obrigado!

    Nesse tópico sou novo, mas com a ajuda do fórum já fiz minha convolação (já era naturalizado desde 2011), fiz minha transcrição de casamento, cidadania dos meus dois filhos (já concluídas) e da minha esposa que ainda está em processo em Lisboa. Sou muito grato por cada informação passada!

  • aesouzaaesouza Member
    editado January 2023


  • Bom dia a todos,

    @mabego , obrigado pela ajuda, as informações que consegui de meu bisavô no familysearch foram conforme print abaixo:

    acredito que irei seguir essa linha do meu avô paterno, pois dele que consegui mais informações até agora, agradeço se puderem me ajudar a conseguir certidões ou documentos dele.

    Obrigado,

    Marcus.

  • @Mvjrodrigues Qual é a data de nascimento do seu  bisavô?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.