Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1510511513515516669

Comentários

  • Bom dia a todos! Como faço para solicitar prioridade em processo para cidadania de neto por diagnóstico de moléstia grave, no caso câncer. Alguém pode me orientar e se possível, passar algum modelo? Agradeço antecipadamente!

  • @texaslady

    Bom dia! Detalhe esse muito importante e que já havia me gerado dúvidas, por não ter sido eu a declarante do nascimento dele. Muito obrigada!

    Tinha até pensado em apensar o processo para aproveitar os documentos e por economizar sendo ele menor ainda, mas pelo que ví é arriscado e talvez não compense mesmo como já lí anteriormente...

    Abs

  • Boa tarde.

    Respondendo tua pergunta daniteixeira_07, sim o Processo foi de urgencia para tratamento de saude, com o laudo do Brasil comunicando todo o problema de saude dele, no meio do processo os medicos em portugal me deram outro laudo notificando a urgencia em ele ter que continuar o tratamento em Portugal, e logo o processo andou melhor. Conservatoria de lisboa, todos la muito gentil e super educados. so tenho que agradecer a Deus por tudo, e Pedir a Deus muitas bençao para todos la. so aguardando o registro que tenho fe em Deus nao vai demorar.

  • Boa tarde!

    Como faço para encontrar a certidão do meu avô?Por onde começo?

    Obrigada!

  • editado January 2023

    @mabego

    Pessoal, tenho uma dúvida sobre o formulário 1D.

    Minha é mãe neta de portugueses casados no Brasil, já com as transcrições de casamento e óbitos averbados em Portugal.

    No formulário 1D, ela deve preencher com o sobrenome de solteira ou de casada? pois no RG dela que será enviado com último sobrenome de casada, pois ela é viúva. Eu sou fruto do primeiro casamento dela, mas ela é divorciada de meu pai, e casou-se novamente, divorciou-se novamente, casou-se pela última vez e hoje ele é falecido. Como ela deve proceder neste caso? Nem meu pai e nem o segundo marido tem interesse em nacionalidade, mas ela obrigatoriamente terá que transcrever e averbar todos os casamentos e divórcios?

    Será também necessário enviar a CC dela com o último marido e a certidão de óbito dele para comprovar o seu último sobrenome, conforme está no RG que será enviado?

    OBS: Ela nunca tirou os sobrenomes dos portugueses, apenas incluiu o sobrenome do marido de cada casamento e depois retirou com os divórcios, mantendo apenas o do falecido.

    obrigado

  • @Tatiana07P boa tarde! Você pode pesquisar no family search. Faz um cadastro simples e você pode fazer algumas pesquisas, mas se não tiver familiaridade com o aplicativo, posta tudo que você sabe dele aqui que o pessoal ajuda. Nome, datas de nascimento, casamento ou óbito, se tiver, procedência, se souber, etc. Qualquer informação que pareça irrelevante pra você pode ser fundamental pra localizar os dados dele. Boa sorte!

  • @Brunomarques1986

    Minha é mãe neta de portugueses casados no Brasil, já com as transcrições de casamento e óbitos averbados em Portugal. Todos?

    No formulário 1D, ela deve preencher com o sobrenome de solteira ou de casada? de solteira.

    pois no RG dela que será enviado com último sobrenome de casada, pois ela é viúva. Mas como já tem casamento transcrito, a certidão tirada no civilonline deve ser juntada para justificar o nome de casada no documento de identificação. Qual sobrenome, de qual marido, está no documento de identificação? Passaporte e RG estão iguais?

    OBS: Ela nunca tirou os sobrenomes dos portugueses, apenas incluiu o sobrenome do marido de cada casamento e depois retirou com os divórcios, mantendo apenas o do falecido. O sobrenome que consta é o do seu pai?

  • @mabego

    Minha é mãe neta de portugueses casados no Brasil, já com as transcrições de casamento e óbitos averbados em Portugal. Todos?

    SIM

    No formulário 1D, ela deve preencher com o sobrenome de solteira ou de casada? de solteira.

    OK

    pois no RG dela que será enviado com último sobrenome de casada, pois ela é viúva. Mas como já tem casamento transcrito, a certidão tirada no civil online deve ser juntada para justificar o nome de casada no documento de identificação. Qual sobrenome, de qual marido, está no documento de identificação? Passaporte e RG estão iguais?

    Está com o sobrenome Simonetti, último casamento, No RG Dela está Silvia Auriemma Marques Simonetti, e ela não tem passaporte.

    OBS: Ela nunca tirou os sobrenomes dos portugueses, apenas incluiu o sobrenome do marido de cada casamento e depois retirou com os divórcios, mantendo apenas o do falecido. O sobrenome que consta é o do seu pai?

    Não, o sobrenome do meu Pai é Sales, primeiro casamento.

  • mais ou menos depois de quanto tempo muda da bolinha 1 para a 2. O processo da minha mae completou 9 meses desde o recebimento da senha.

  • BentinhoBentinho Beta
    editado January 2023

    @Flaviajj pelo menos 2 anos até a bolinha 2, se não houver prioridade por idade (76+) ou urgência aceita pelo conservador.@texaslady

  • @Brunomarques1986 ,

    No formulário 1D, ela deve preencher com o sobrenome de solteira ou de casada? pois no RG dela que será enviado com último sobrenome de casada, pois ela é viúva. Eu sou fruto do primeiro casamento dela, mas ela é divorciada de meu pai, e casou-se novamente, divorciou-se novamente, casou-se pela última vez e hoje ele é falecido. Como ela deve proceder neste caso? Nem meu pai e nem o segundo marido tem interesse em nacionalidade, mas ela obrigatoriamente terá que transcrever e averbar todos os casamentos e divórcios?

    Sua mãe deve colocar o nome conforme o nome que está na identificação, ou seja RG que ela irá apresentar. Todos sabem que o registo dela em Portugal sairá com o nome de solteira, baseado nos dados da certidão de nascimento dela. Mas no requerimento ela deve colocar o nome atual. E após ela ter este assento de nascimento em Portugal, estará conforme a lei, obrigada a transcrever os casamentos e homologar o divórcios. Inclusive para que você possa solicitar a sua nacionalidade, ela terá que transcrever o primeiro casamento, uma vez que na maioria das vezes foi o pai quem foi o declarante do filho e não a mãe. Caso tenha sido a sua mãe que declarou seu nascimento não haverá problema para você com relação a transcrever o casamento de seus pais. Com esta primeira transcriçao você pode pedir a sua nacionalidade. Ficando a sua mãe ainda obrigada a homologar o divórcio deste primeiro casamento, transcrever o segundo, homologar o divórcio e transcrever o terceiro e o obito. Existem informações de que algumas conservatórias exigem que se faça tudo antes de você pedir a sua nacionalidade.

    Será também necessário enviar a CC dela com o último marido e a certidão de óbito dele para comprovar o seu último sobrenome, conforme está no RG que será enviado?

    No processo não é solicitado o envio da certidão de casamento do requerente. Normalmente na certidão de nascimento está averbado os casamentos e divórcios. Isso já é suficiente para explicar as mudanças de nome. Cheque como está na certidão de nascimento dela.

    OBS: Ela nunca tirou os sobrenomes dos portugueses, apenas incluiu o sobrenome do marido de cada casamento e depois retirou com os divórcios, mantendo apenas o do falecido.

    Todos os atos civil estarão averbados no assento de nascimento de sua mãe em Portugal, conforme ela for fazendo. Se você solicitar a sua nacionalidade após a transcrição de casamento de seu pai e sua mãe, no seu assento o nome dela sairá o de casada com seu pai.

    Opiniões divergem aqui no fórum , mas casos em minha família foram feitos conforme acima e finalizados com sucesso.

  • @Alberto_carneiro2 @Lilifernandes @merklercarol acabei de verificar o processo do meu pai e ele passou pra bolinha 4 marrom hoje e finalmente cheguei no passo para decisão do conservador. Como esperado, isso aconteceu 2 dias depois da mudança do processo do @SABarreira. Verifiquem os seus, pois vocês podem ter tido atualização também.

  • @raphafcruz , @Lilifernandes , @merklercarol , o meu processo também pulou para bolinha 4 marrom, como disse @raphafcruz , agora aguardar a aprovação do conservador.

  • @raphafcruz, @Alberto_carneiro2 e demais "vizinhos", o meu também foi pra bolinha 4! Que alegria!! Tomara que esteja tudo certinho pra essa aprovação acontecer em breve! Pelo visto, é ficar de olho no @SABarreira, que tá puxando a fila! haha. Boa sorte pra gente!

  • Bom dia, finalmente consegui encontrar os documentos do meu bisavô português e agora preciso dar entrada na cidadania do meu pai como neto…. Existem algumas diferenças nos nomes, se puderem me ajudar quanto ao que precisa ser alterado, fico muito agradecida!! Vou colocar os dados das certidões:


    Bisavô - certidão de batismo

    Nome - MANOEL

    Filho de - JOÃO VIEIRA


    Avô - certidão de nascimento

    Nome - BENTO (somente)

    Filho de - MANOEL VIEIRA

    Neto de - JOÃO VIEIRA


    Pai - certidão de nascimento

    Nome - RUBENS VIEIRA CASSIANO

    Filho de - BENTO VIEIRA CASSIANO

    Neto de - MANOEL VIEIRA CASSIANO


    O sobrenome CASSIANO “apareceu” rsrsrsrs e agora? Alguém consegue me ajudar? O que eu teria que fazer?

    Agradeço toda ajuda!!!

  • @Alex_Pereira Muito obrigada! Só tenho nome e data de nascimento...será que é suficiente?

  • @Tatiana07P quando você perguntou sobre a certidão do seu avô eu entendi que seria a certidao de nascimento em Portugal. Se for isso mesmo, tem algumas informações que você pode conseguir com amigos ou parentes e que podem facilitar seu caminho. Ele se casou no Brasil ou em Portugal? Se foi No Brasil, a busca no cartório onde ele se casou pode ajudar, mas no meu caso, os documentos do registro do casamento da igreja foram fundamentais, pois lá tinha exatamente o local de nascimento da minha avó em Portugal. Assim eu solicitei a assento pelo Civil on line e mesmo com a data de nascimento errada eles localizaram. De qualquer modo, poste os dados que você tem para que algum colaborador possa fazer uma pesquisa, ressaltando que se o nome for comum pode ser difícil por conta dos homônimos. Mas não custa tentar rsrs. Abs!

  • @Alex_Pereira Obrigada!

    João Machado Costa

    Nascimento:14/11/1893

    Nasceu em Guarda

    Vou procurar saber mais dados .

  • @Brunomarques1986

    No formulário 1D, ela deve preencher com o sobrenome de solteira ou de casada? Você deve preencher com o nome de casada. E a explicação você deu a seguir. (pois no RG dela que será enviado com último sobrenome de casada, pois ela é viúva). Na prática, os funcionários do IRN ignoram que colocam o nome de solteira, mas o correto juridicamente é de acordo com o seu documento de identidade.

    Eu sou fruto do primeiro casamento dela, mas ela é divorciada de meu pai, e casou-se novamente, divorciou-se novamente, casou-se pela última vez e hoje ele é falecido. Como ela deve proceder neste caso? Isso é problemático em relação ao primeiro casamento, uma vez que depois que transcrever o casamento, deverá proceder o divórcio. Já o segundo casamento, basta transcrever o casamento e o óbito.

    Nem meu pai e nem o segundo marido tem interesse em nacionalidade, mas ela obrigatoriamente terá que transcrever e averbar todos os casamentos e divórcios? Isso mesmo.

    Será também necessário enviar a CC dela com o último marido e a certidão de óbito dele para comprovar o seu último sobrenome, conforme está no RG que será enviado? Vai ter que enviar o documento conforme preenchido no requerimento e com os documentos apresentados, como certidão de nascimento averbada.

  • @Brunomarques1986 eu concordo com a postagem da @texaslady

  • @Destefano ,

    Será também necessário enviar a CC dela com o último marido e a certidão de óbito dele para comprovar o seu último sobrenome, conforme está no RG que será enviado? Vai ter que enviar o documento conforme preenchido no requerimento e com os documentos apresentados, como certidão de nascimento averbada.

    Aqui ficou mesmo um pouco confuso quando ele escreveu CC, lmas entendi que ele quiz dizer certidão de casamento. Foi isso que você entendeu?

  • @texaslady hmm

    Eu li CC como cartão do cidadão... Se é mesmo Certidão de Casamento, aí vai depender do averbamento desses casamentos na certidão de nascimento. Lembrando que o óbito, a princípio, entendo desnecessário, eis que será necessário um sétimo momento. Explico.

    1) requerer a nacionalidade

    2) transcrever o casamento 1

    3) fazer o divórcio 1

    4) transcrever o casamento 2

    5) fazer o divórcio 2

    6) transcrever o casamento 3

    7) registrar o óbito, para atualizar o estado civil para viúva

  • Vamos todos no comboio, eu e meus dois irmãos, @Lilifernandes @Alberto_carneiro2 @raphafcruz e demais.... rsss

  • @SABarreira lembrei do livro comboio nocturno para Lisboa. É um ótimo livre por sinal.

  • @Alberto_carneiro2 @Lilifernandes @raphafcruz @SABarreira acredito que a aprovação de vocês aconteça ainda esse mês. Estou torcendo😉

  • @raphafcruz , @SABarreira ,

    Bela lembrança! Tem o filme no youtube, vale a pena assitir https://www.youtube.com/watch?v=9N3NzVSL9no.

    Que este comboio de 2023 esteja sempre cheio.

  • @raphafcruz @SABarreira @Lilifernandes @Alberto_carneiro2 torcendo por todos vocês! Já se adiantem e comprem os vinhos para a comemoração, que está próxima. Aguardo por vocês na fila do registo.

  • @hugonpassos @markpso Alguma novidade em seus processos?

  • Prezados. Hoje recebi a confirmação da conclusão de meu processo e o registro definitivo do assento em Lisboa. Tenho certeza que os processos estão correndo de forma célere e que em breve os demais membros deste fórum terão também seus assentos homologados. Já atualizei na planilha para a bolinha 7 verde. Abraços a todos !

  • Que boa noticia hein @Jlvc2022 . Um pouco mais de 4 meses pra criar o registro. É um prazo muito bom considerando que chegou a já estar perto de 8 meses pra completar a etapa do registro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.