Transcrição de casamento - Consulado do RJ

1363739414247

Comentários

  • Minha experiência com o Consulado no Rio de Janeiro. Fiz contato com o consulado do Rio de Janeiro por e-mail, solicitando orientações em como proceder a transcrição de casamento (minha, no caso) e no mesmo dia me responderam com as instruções pertinentes. O processo foi muito rápido. Excelente atendimento.

    28/10/2022: Envio da minha documentação por SEDEX (no final do dia)

    03/11/2022: Recebi e-mail do consulado informando que tinham realizado a análise dos dados/documentos enviados, e que estavam aptos a proceder com a transcrição. Nesse e-mail foi informado os dados bancários do consulado e o valor da taxa correspondente a ser paga.

    03/11/2022: Pagamento da taxa e envio do comprovante.

    11/11/2022: Recebimento da transcrição (datada de 08/11) na minha residência

  • Depois que chega a Transcrição, precisa fazer alguma alteração no assento de nascimento?

  • @barbaracl

    É feito automaticamente.

    A transcrição vai aparecer no assento de nascimento como um averbamento no fim dele (ou na página seguinte).

    Ao dar o número do assento de nascimento informatizado, a conservatória vai ver pelo sistema interno o assento já atualizado, com esse averbamento.

  • Minha experiência com o consulado do RJ - final de março/2023:

    Recebi o e-mail pedindo pagamento no dia seguinte que chegaram os documentos lá! No mesmo dia paguei por pix e no mesmo dia confirmaram o pagamento.

    4 dias depois recebi o assento do casamento por e-mail.

  • @Bru_ quanto ficou o valor total da transcrição?

  • @J_Feiteira

    R$ 701,95 (+ custo de envio pelos correios)

  • Boa tarde!

    No preenchimento do formulário, na parte "vem requerer na qualidade de (grau de parentesco)____" e é possível colocar "nubente" no caso da pessoa estar solicitando a transcrição do próprio casamento?

  • Olá, tenho uma dúvida sobre a transcrição do casamento.

    Tive meu processo de atribuição completado no início do ano e já peguei meu cartão do cidadão, na solicitação do cartão o atendente do consulado do Rio de Janeiro disse que precisaria atualizar meu estado civil.

    Já casei uma vez, tive duas filhas e divorciei. Hoje estou com união estável (e um filho deste segundo relacionamento) que vou converter em casamento no próximo mês.

    O que preciso para registrar esse segundo casamento. Poderia fazer direto no consulado?

  • editado April 2023

    Pessoal, eu posso pagar com moeda papel Euro lá na hora no caixa ? ou só aceitam em reais ?


    visto que os valores dos serviços são com base na cotação do Euro, certo ?


    E qual a diferença entre o Passaporte normal e o passaporte viajante frequente ?


    Abençoada semana todos !

  • @vcmello

    Primeiro voce precisará fazer a transcrição do casamento (no consulado), depois o divórcio (nesse caso nao dá para ser administrativamente no consulado ou em alguma conservatória, precisa ser um procedimento judicial com advogado em portugal) e depois a transcrição do 2º casamento (no consulado).


    @Ivan Pereira

    Em regra, de acordo com as instruções gerais, o pagamento é por boleto ou pix do valor já convertido em reais à distancia, nem precisa ir no consulado. Mas não custa nada mandar um e-mail para lá perguntando se poderia fazer de outra forma (acho difícil, em razão da burocracia)..

  • Pessoal, postando aqui minha experiência com o Consulado no Rio de Janeiro para a transcrição do casamento. Com base no site do consulado e consultas feitas aqui no fórum, preparei toda a documentação.

    11/04: Envio da documentação por SEDEX 12

    12/04: Recebimento da documentação no consulado

    13/04: Recebi e-mail do consulado às 09:50 informando que tinham realizado a análise dos dados e documentos enviados e que estavam aptos para a transcrição. Nesse e-mail foram informados os dados bancários do consulado e o valor da taxa correspondente a ser paga (prazo para pagamento de até 2 dias úteis).  O prazo estimado para a conclusão do processo é de aproximadamente 30 dias úteis.

    13/04: Logo após recebimento do email, fiz o pagamento através de PIX. Respondi ao email enviando o comprovante de pagamento e recebi a confirmação por email.

    14/04: Recebimento da transcrição às 14:30 através de e-mail

  • Pessoal, bom dia.

    Meu marido é paulista e nosso casamento aconteceu em SP, teria alguma chance de fazer a transcrição do casamento pelo consulado do Rio de Janeiro? Tenho parentes que moram no RJ e poderia, além de utilizar o endereço deles pra sedex, fazer as burocracias de cartório pra permitir isso.

    Obrigada.

  • Pessoal, já me informei. Não consigo apagar o comentário acima, podem desconsiderar. Agradeço.

  • Prezados, bom dia!

    estou ajudando minha prima que quer tirar a cidadania através da mãe dela que já é Portuguesa.

    Minha tia casou e já separou. Pelo que vi temos que transcrever primeiro o casamento e depois o divórcio. Faremos a primeira etapa pelo consulado do RJ e depois ver como resolveremos a averbação do divórcio.

    Uma dúvida: para dar entrada no pedido de cidadania da minha prima, é preciso averbar o divórcio ou a experiência de vocês mostra que não é necessário? (Esse casamento que já teve o divórcio é justamente com o pai da minha prima)

    Agradeço antecipadamente o apoio.

  • @Carlos Guilherme Nazario

    a portuguesa declarou o nascimento da filha?

  • @mabego Não, quem declarou foi o pai que não é português.

  • @mabego

    perfeito! Faremos a transcrição do casamento.

    a dúvida é quanto à real necessidade de transcrição do divórcio para pedido da cidadania, dado a complexidade de se fazer via judicial, conseguir advogado etc

    ela tem interesse em transcrever o divórcio, mas, sem a necessidade, poderia ser feito depois, sem ter que aguardar esse processo para o pedido da cidadania.


    sabe dizer se pode?

  • @Carlos Guilherme Nazario

    o pedido da nacionalidade da filha não tem a ver com o divórcio, nesse caso... só é importante a transcrição do casamento.

    A mãe pode regularizar depois.

  • Perfeito, @mabego !

    foi o que imaginei.

    muito obrigado pelo esclarecimento.

  • para informaçao, encaminhei o processo de minha irmã dia 13.04, chegou via sedex no mesmo dia; dia 14.04 ela recebeu o email com instrucoes de pagamento, o q foi feito no ato; hoje recebeu o assento. Incrivel, 6 dias corridos, 4 dias úteis. Consulado do RJ está fantástico.

  • Alguém pode me responder por favor o que significa essa parte que está escrita no consulado do Rj?



    1. Caso o requerente (quem assina o requerimento) seja um representante legal (procurador), deverá juntar a procuração com poderes para transcrição do casamento, devidamente assinado pelo(a) interessado(a) (um dos nubentes ou familiar próximo documentado) presencialmente em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade em cartório de nossa área de jurisdição e apostilhada;

    "de nossa área de jurisdição" como saber se é da área do consulado do Rj? Abrange outros estados ou somente o Rj?

    Obrigada.

  • @Alice_Meirelles

    onde vc mora? qual cidade?

  • @Alice_Meirelles

    A área de jurisdição do Consulado do RJ são os estados do RJ e do ES.

  • @mabego Sou do Rj ,toda minha documentação é do RJ, mas já faz 5 anos que estou morando no ES, então de qualquer maneira tenho que ir o Rio para tirar as certidões. A minha questão era de saber se todos os cartórios do Rj estavam aptos ou se somente um específico.obrigada.

    @Bru_ obrigada por responder.

  • @Alice_Meirelles

    Alguns Cartorios fazem essa ponte para busca de certidões. A minha mãe que é de MG, fez pelo Cartorio aqui da Serra e deu certo..meu marido também, conseguiu a certidão dele de Colatina, pelo cartorio aqui tb.

  • @barbaracl , tudo bem?

    Bem interessante esta informação.

    O seu processo de nacionalidade foi deferido com estas certidões?

    Faço está pergunta, pois para obter a cidadania italiana o governo daquele país exige que a certidão apresentada seja emitida exclusivamente pelo cartório responsável pelo registro.

    @Alice_Meirelles , ligue para o cartório.

    Geralmente os cartórios aceitam pedidos por e-mail/correspondência.

    Você realiza os pagamentos e eles encaminham as certidões por correios.

  • @Alice_Meirelles

    De nada! O requerimento pode assinar em qualquer cartório do ES ou do RJ.

    sobre o que voce falou das certidões, as minhas são do RJ também e consegui fazer todos os pedidos à distância (por e-mail ou pelo site do cartório) e eles enviaram por correio. É só ligar para o cartório e que eles orientam, passam o e-mail para onde precisa fazer o pedido etc.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.