Transcrição de casamento - Consulado do RJ

1373840424347

Comentários

  • Prezados, boa noite!

    Minha mãe já é portuguesa, por atribuição, e tem o cartão cidadão de casada emitido no Consulado do RJ.

    Solicito ajuda com orientações sobre como obter a Certidão de Casamento de Portuguesa. Tem algum link para esta busca/requisição ?

    Desde já lhes agradeço.

  • @Marcelo do Valle

    se ela tem o CC de casada, então sua mãe fez a transcrição de casamento certo?

    Peça no civilonline mencionando o número do documento gerado nesta transcrição de casamento

  • @eduardo_augusto

    @mabego

    Agradeço pela gentileza da informação.

    Atenciosamente,

    Marcelo

  • Boa tarde, uma duvida com os documentos

    A certidao de nascimento do brasileiro - simples, não necessita inteiro teor com reconhecimento do escrevente e apostilada, tem que estar averbada com o casamento?

  • @ArielMacedo

    documentos envolvidos em pedido de nacionalidade não são em cópia simples.

    qual artigo do seu interesse? filho? neto? casamento?

  • Boa tarde @mabego

    Seria para transcrever o casamento no consulado do Rj, pelo o que vi no site do consulado a cópia da certidão de nascimento (daquele que não é português), pode ser em cópia simples minha dúvida seria se esta certidão simples tem que estar averbada o casamento

  • @ArielMacedo

    no Consulado do RJ não há necessidade de se constar na certidão de nascimento averbação de casamento, divórcio ou óbito.

  • @ArielMacedo

    Seria para transcrever o casamento no consulado do Rj, pelo o que vi no site do consulado a cópia da certidão de nascimento (daquele que não é português), pode ser em cópia simples minha dúvida seria se esta certidão simples tem que estar averbada o casamento

    Melhor averbar.

    Veja abaixo:

    1. Requerimento para transcrição do casamento devidamente preenchido e sem rasuras. O requerimento deverá ser datado e assinado pelo(a) interessado(a) presencialmente em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade em cartório de nossa área de jurisdição e apostilhada. Clique aqui para obtê-lo; Original da certidão de casamento de inteiro teor (digitada) emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada;
    2. A certidão de inteiro teor traz todas as informações do registro de casamento. Certifique-se que o documento entregue pelo cartório corresponde a uma Certidão de Inteiro Teor.
    3. Original da certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL – emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada (não precisa ser de inteiro teor);
    4. Uma fotocópia autenticada e apostilhada da escritura de pacto antenupcial, mas somente se o regime de bens do casamento tiver sido determinado por escritura pública de pacto antenupcial;
    5. Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do nubente que possui a nacionalidade portuguesa, ou caso não a possua, de qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas que permita a respetiva localização;
    6. Caso o requerente (quem assina o requerimento) seja um representante legal (procurador), deverá juntar a procuração com poderes para transcrição do casamento, devidamente assinado pelo(a) interessado(a) (um dos nubentes ou familiar próximo documentado) presencialmente em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade em cartório de nossa área de jurisdição e apostilhada;
    7. Envelope (preferencialmente de plástico) para devolução de documentos, caso haja erros, com os dados do requerente no destinatário.


  • Transcrição de Casamento

    Certidão casamento apostilada e sinal público: 300,81.

    Certidão esposa apostilada: 265,50

    Assinatura autenticidade: 12,61

    Apostila requerimento:113,23

    Envelope: 7,60

    Correios: 21,00

    Emolumento consulado: 705,61

    Total: R$ 1.426,36

    ____________________________________

    Tempo decorrido

    Correios: 16/05

    Recebimento consulado: 17/05

    E-mail consulado: 18/05

    Pagamento taxa: 18/05

    Assento recebido: 23/05

  • Compartilhando com vocês minha experiência na Transcrição de Casamento através do Consulado de Portugal no Rio de Janeiro:

    1) Levantei toda a documentação necessária descrita no site do consulado (https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a)

    2) Utilizei o endereço do meu tio que mora no Rio de Janeiro no preenchimento do Requerimento

    3) Fui presencialmente no 15o Cartório Ofício de Notas (Rua do Ouvidor, 89 - Centro), fiz abertura de firma, reconheci por autenticidade o Requerimento e depois fiz o Apostilamento de Haia (este cartório fez o apostilamento em menos de 10 minutos). Extremamente satisfeita com os serviços prestados, surpreendentemente eficiente!

    4) Na mesma rua (Rua do Ouvidor, 60 - Centro), tem uma loja dos Correios, onde fiz a postagem de todos os documentos por "Sedex Hoje" (38 reais).

    Resumo

    23/05: cartório + correios = documento entregue no consulado no fim do dia

    24/05: recebido e-mail (pela manhã) para efetuar o pagamento, pagamento efetuado via pix, confirmação recebimento

    25/05: assento emitido e recebido por e-mail (pela manhã)

    Fica a dica para quem está buscando rapidez nessa transcrição, valeu muito a pena!

    Esse fórum é 10.

  • Uma dúvida, posso apostilar os documentos em outro estado? ou dá problema? pq dependendo do estado os valores oscilam muito

  • @ArielMacedo

    pode ser apostilado em outro estado.

    O apostilamento é nacional

  • @mabego obrigada 😊

  • agora ficou fácil se cadastrar no site do departamento

  • Boa noite @mabego , estou precisando de sua ajuda , posso ser o requerente para o pedido da transcrição do casamento de minha filha ?

    Caso afirmativo ,devo enviar a cópia da carteira de identidade autenticada ?

    Ambos tem a dupla cidadania ,mas os dados constantes da carteira são do Brasil.

    Grato pela atenção.

  • @JorgeFran

    se for fazer no consulado, os portugueses terão que assinar.

    Se for fazer a transcrição do casamento de terceiros em Portugal, o requerente, tem que enviar cópia autenticada do documento de identificação e apostilado, para provar parentesco.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto/p1

  • Bom dia @mabego , grato pela resposta,

    a transcrição será feita no consulado do RJ , local da minha residência ,o marido de minha filha é brasileiro ,minha dúvida é se posso ser o requerente ,pois no momento o casal está residindo em Brasília e o consulado exige reconhecimento de firma na sua área de abrangência.

    Com os melhores cumprimentos,

    Jorge de França.

  • @JorgeFran

    Ambos tem a dupla cidadania ,mas os dados constantes da carteira são do Brasil.

    afinal... são portugueses ou não?

    Vc pode ser o requerente. Consulados costumam ser mais rígidos com documentação.

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-dois-cidad%C3%A3os-portugueses

  • Boa tarde @mabego ,

    grato pela atenção ,no requerimento que já está com firma reconhecida , estou usando os dados da minha carteira de identidade expedida no detran RJ ,mas antes de enviar para o consulado, surgiu a dúvida se eu posso pedir essa transcrição ou somente os nubentes.

  • @JorgeFran

    não recomendamos CNH.

    Documento de identificação é RGF ou Passaporte

  • Obrigado @mabego , estou usando a RGF e mais uma vez grato pela atenção.

  • @MarcelaYVM para fazer a transcrição do casamento pelo consulado do RJ é preciso reconhecer firma no Rio?


    Entrei em contato com o vice consulado de Curitiba e eles me informaram que não estão fazendo transcrições no momento, porque estão com uma fila que deve demorar por volta de 1 ano para ser resolvida. Me informaram que qualquer consulado pode fazer a transcrição.

    Pensei em fazer o Rio, mas pelo jeito, teria que ir até o RJ para autenticar o requerimento.


    Também tentei marcar horário no consulado de Brasília, mas este nunca abre vaga.

    O que fazer?

  • @Vhnieska

    O site do consulado diz expressamente e em negrito: "O requerimento deverá ser datado e assinado pelo(a) interessado(a) presencialmente em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade em cartório de nossa área de jurisdição e apostilhada. "

    Área da jurisdição: RJ e ES.

    Nao sei se eles aceitariam formulário com firma reconhecida em outro Estado. Pode ser, inclusive, uma medida para evitar a enxurrada de processos.

    A título de informação, eles só efetuam a cobrança da taxa de +-750 reais se os documentos estiverem certos. Se os documentos estiverem com alguma irregularidade, eles DEVOLVEM e pedem para cumprir a exigência. Quando os documentos são aceitos, voce paga e eles fazem a transcrição, e aí eles NÃO DEVOLVEM os documentos.

  • @JorgeFran

    Eu fui a requerente do pedido de transcrição de casamento da minha avó e da minha mãe no consulado do Rio. Foi aceito normalmente, inclusive sem procuração. Enviei um documento comprovando minha filiação. Ficou assim no requerimento: "na qualidade de NETA" / "na qualidade de FILHA" .

    Não sei dizer se com ascendente vai ser da mesma forma, mas se eles acharem necessário procuração, eles devolvem os documentos para o seu endereço com uma cartinha dizendo o que veio irregular, voce cumpre a exigencia e manda de volta.

  • @Vhnieska

    @Bru_

    @JorgeFran

    Para transcrever casamento, pode ser qualquer pessoa... desde que seja parente comprovado, e preencha o formulário.

    O que está acontecendo no RJ agora (pq antes não era assim) é que as transcrições só podem ser feitas no RJ por quem mora no RJ (conforme resposta no email em anexo).


  • editado May 2023

    Meu achismo:

    Muitos lugares estão tentando limitar o volume (e consequente fila) de transcrições solicitadas, Cada um de sua maneira. Por exemplo, o Rio, como dito, passou a pedir que a assinatura do requerente seja reconhecida em cartório no RJ e ES - o que limita o universo de potenciais pedidos. Assim, o Rio continua sendo muito rápido em fazer transcrição.

    Outros como BH e Brasília seguram a fila ao só fazer presencialmente - e a fila passa a ser para conseguir agendar o atendimento.

    Interessante essa informação sobre Curitiba simplesmente não fazer até a fila diminuir.

    @Vhnieska no momento muita gente está mandando para CRC Porto que ainda está rápida. Mas nada garante que vai continuar a ser "rápida". Parece que os tempos não mudaram muito ainda, mas CRC Porto já mandou respostas falando em "desmesurado" e "grande número" de pedidos que tem chegado lá (conforme a notícia se espalha). Mas já tem gente esperando há 2 meses; antes quase sempre era em um mês:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto/p1

    Por isso, acho importante as pessoas no fórum não ficarem dizendo que "transcrição de casamento é obrigatória" em qualquer caso. Há caso em que é; há muitos outros em que na prática não é.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23418/quando-se-deve-fazer-transcricao-de-casamento-para-fins-de-nacionalidade

    Essa enxurrada de pedidos de transcrição "não necessários", além do gasto de tempo e dinheiro para os requerentes, está causando um entupimento no sistema de transcrição em vários locais (já vimos acontecer em Ponta Delgada, Santos e agora parece Curitiba) e prejudicando as pessoas que realmente dependem da transcrição para obter nacionalidade.

    Não se esqueçam que a mudança de regras para netos no fim de 2020 alargou muito o universo de quem pode pedir. Os efeitos estão aparecendo agora, pois leva um tempo até as pessoas conseguirem os documentos, e terem os processos aprovados, Cada processo aprovado pode gerar vários outros de descendentes. Vai criando uma bola de neve de pedidos de transcrição, entre outra coisas.

    Como exemplo, Santos era bem rápido até uns meses atrás. Olhe o que tem acontecido agora:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos#latest

  • Obrigada por todos que me responderam, vocês são demais!

    Estava tentando achar uma solução menos trabalhosa para fazer essa transcrição e milagrosamente, após três meses tentando agendamento todos os dias na embaixada de Brasília, não é que a vaga apareceu?


    Quase nem acreditei!!! Fiquei tão surpresa que nem soube o que fazer direito! Kkk. Mas enfim consegui agendar uma data para fazer a transcrição do casamento aqui por Brasília mesmo, que é onde eu moro.


    Já vou aproveitar o milagre e vou tentar fazer a transcrição de dois casamentos ao mesmo tempo. O casamento dos meus bisavós e dos bisavós do meu marido. Vamos ver se dá certo.

    Depois venho contar como foi e quanto tempo levou o processo de transcrição do casamento pela embaixada/consulado de Brasília.

    Consegui vaga para 02/06/2023, ou seja, para o próximo dia.

  • editado June 2023

    @Vhnieska

    Por que vc está agendando horário presencial no consulado para fazer transcrição, quando esse é um processo normalmente feito por correspondencia?

  • @eduardo_augusto

    Nem todo lugar faz por correspondência.

    Por exemplo, BH e Brasília só pessoalmente. E tem que agendar antes.

    https://brasilia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/seccao-consular/servicos-consulares#averba%C3%A7%C3%A3o-de-casamento

    https://belohorizonte.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento

    É assim que eles evitam de serem inundados com pedidos de transcrição (como Santos foi). A fila passa a ser para agendar o atendimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.