Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos
andlcp
Member
Prezados, segundo informações no site, o Escritório Consular em Santos está recebendo documentação via Correios para transcrição de casamento. Alguém já fez por lá? Sabe quanto tempo leva em média?
Só fiquei com uma dúvida referente a documentação. Conforme está no site do Consulado de SP, o requerimento preenchido deve ser apostilado: "Requerimento preenchido (clique aqui para preencher o respectivo formulário) devidamente assinado e apostilhado;"
Porém no final do próprio requerimento, tem q seguinte informação: "Não se esqueça de reconhecer a assinatura do requerente em Cartório. Imprima e assine este formulário. "
Afinal, precisa realmente apostilar esse requerimento ou apenas reconhecer a assinatura? Achei estranho essa informação de apostilar duas páginas impressas do requerimento.
Alguém sabe informar? Obrigado
Só fiquei com uma dúvida referente a documentação. Conforme está no site do Consulado de SP, o requerimento preenchido deve ser apostilado: "Requerimento preenchido (clique aqui para preencher o respectivo formulário) devidamente assinado e apostilhado;"
Porém no final do próprio requerimento, tem q seguinte informação: "Não se esqueça de reconhecer a assinatura do requerente em Cartório. Imprima e assine este formulário. "
Afinal, precisa realmente apostilar esse requerimento ou apenas reconhecer a assinatura? Achei estranho essa informação de apostilar duas páginas impressas do requerimento.
Alguém sabe informar? Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Preciso muito de ajuda!
Preciso fazer a transcrição de casamento da minha avó e quero enviar para Santos só q quando vou preencher o requerimento os dados do solicitante são os mesmo do requerente então queria saber como faço para q eu, ou meu pai, seja o solicitante pq minha avó já tem idade e fica difícil para ela ir até o cartório autenticar. Alguém tem algum modelo de como preencher esse requerimento?
Obrigada
Tenho a mesma dúvida da @Bárbara Fuzzato , alguém sabe responder?
Obrigado,
Requerimento : modelo em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1 .
Seu pai, como filho, pode ser o requerente
E se for solicitação via consulado, é a mesma coisa?
Quando fiz da minha mãe, mandei o requerimento, em meu nome, para Tondela. Na época levou 2 meses
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16019/duvidas-sobre-erros-nas-certidoes-para-processo-de-transcricao-de-casamento#latest
Meu processo de transcrição de casamento chegou lá ontem de manhã (23/1/2020) e foi concluído hoje a tarde (24/1/2020).
Preciso fazer a transcrição de casamento dos meus pais, alguém sabe me informar como estão os prazos para transcrição no consulado de Santos?
Obrigada pela dica @VladPen, mas a questão é que eu já tinha deixado os documentos prontos para enviar antes de haver as demoras na liberação dos registros e com isso, estou com uma certidão com data próxima de 1 ano. Vi no site do consulado que são aceitas certidões até 1 ano, então estou pensando em enviar para Santos, para não ter o trabalho e gastos de tirar tudo novamente.
Sobre Santos estou com algumas dúvidas...
para a transcrição é necessário comparecer em Santos ou tudo é feito pelos correios?
Eles pedem no site para preencher o requerimento , imprimir e apostilar para o envio pelos correios, mas na página não tem opção de baixar o requerimento, não sei como imprimir.
obrigada.
Parece que houve alguma mudança nos procedimentos, é possível que tenha que comparecer ao escritório para ser feita a transcrição sim. O requerimento você preenche no próprio site, e depois imprime, se não me engano você não faz download, imprime direto do navegador. Fica disponível também no cadastro do serviço para reimpressão.
Já tive um relato de um caso que, após a chegada e conferência dos documentos, o consulado enviou e-mail para pessoa avisando que podia agendar um horário para comparecer pessoalmente.
Obrigada @VladPen, vou obs se está tudo ok.!
Valeu @Samantha3, foi super rápido, então pode ser tudo pelos correios!
Vou agilizar tudo e depois comento como foi. Abraço, obrigada pela atenção de TDS!
Depois de enviar o requerimento, existe algum lugar que posso acompanhar o processo?
Enviei o requerimento de casamento e óbito de minha avó (recebido em 03/03), porém não encontrei lugar no site do consulado para acompanhamento do processo ou recebi algum e-mail/carta.
Obrigado!
O status está como "Boleto Pago", não mudou desde que foi enviado
@Vlad Pen,
Sim, tive que apostilar tudo e deixar tudo averbado!