Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

2456779

Comentários

  • @Oliveira, aconselho a enviar a transcriçao de casamento para PD ja que os consulados estão fechados.Terá q retificar o erro q foi apontado por PD.
  • Fiz a transcrição do casamento de minha mãe pelo Consulado em Santos/SP.

    Os documentos deverão ser apostilhados. A lista está lá no site e o requerimento a ser preenchido é aquele que também está no site.

    Depois de preenchido é só imprimir, colher a assinatura do requerente (tem que ser o próprio português, se ainda vivo, que deverá assinar) e autenticar no cartório. Esse requerimento também deverá ser apostilhado. Depois de preencher e imprimir o requerimento, deverá ser impresso o boleto para pagamento das custas.

    Depois é enviar tudo para o Consulado em Santos, incluindo o boleto e o comprovante de pagamento. Também tem que colocar um envelope com o endereço de devolução dos documentos (sim, tudo é devolvido). Esse envelope é daqueles que os correios vendem, de plástico. Não precisa pagar o valor da postagem para devolução dos documentos, é apenas o envelope com os dados preenchidos.

    Levou exatamente 1 mês para eu receber os documentos de volta e, dentre eles, veio a certidão portuguesa com a transcrição do casamento de minha mãe.

  • O Consulado está funcionando e recebendo os documentos pelos correios, só não há atendimento externo.

  • @Davi Guimarães obrigado pela dica. Porém, fui no site do consulado de SP (que tambem e o do escritorio consular de Santos) e nao encontrei a opção SÓ para transcrição de Casamento. Só tem associado com cartao cidadao e até com passaporte. Outra opção que tem é "sem mudança de dados do Cartao cidadão". Bom, eu nem tenho Cartão Cidadão.

    Poderia por gentileza, mostrar aqui o link que você usou?


    Obrigado!!

  • Pessoal, alguém fez a Transcrição de Casamento pelo Consulado de Santos durante essa pandemia? Gostaria de saber quanto tempo está demorando. E em relação a esse requerimento online, também deve ser apostilado?

  • @IsabelGuimarães pelo visto você está sabendo um pouco mais do que eu. Por gentileza, poderia responder a pergunta acima do seu comentário? Estou meio perdido de como pedir por Santos apenas a Transcrição.

    Obrigado.

  • @tomiomatsuoka pelo que entendi a opção correta a ser escolhida seria a "sem mudança de dados do Cartão cidadão", mesmo que você não tenha cartão cidadão.

  • Pessoal, ao preencher o formulário do escritório de Santos pede a hora do casamento. Mas a gente não tem essa informação da minha avó. Na certidão de casamento atualizada que ela tem não consta. Como proceder?

  • @Davi Guimarães Você sabe me dizer se precisa enviar os documentos por cópia reprográfica? No seu caso o cônjuge era falecido? Estou em dúvida de quais documentos enviar no caso dele e não encontrei a orientação por lá sobre isso. Além disso, eles pediram a hora do casamento. Você tinha essa informação?

  • @deiseljjo peça para seu marido assinar o requerimento de transcrição e envie o processo para Ponta Delgada pela DHL.O consulado de Santos tem algumas exigências que PD não tem.

  • Rita CRita C Member

    Olá Pessoal!

    Moro no interior e não tem DHL, então fico preocupada em mandar para PD, estou pensando em fazer a transcrição por Santos pelo correio. Olhando o site consulado, fiquei em dúvida sobre o formulário pois pede para ENVIAR após preencher e não tem opção de imprimir.

    Não tem a opção de baixar o arquivo do requerimento... @Davi Guimarães ...ou alguém pode me orientar como posso fazer para imprimir?

    Desde já agradeço!

  • deiseljjo

    Nunca vi pedido de urgência para transcrição. Acredito que não tenha essa possibilidade por ser um processo relativamente rápido.

  • Rita C

    Se não mudaram nada você preenche o requerimento e confirma, depois aparece uma outra página com o requerimento preenchido para imprimir.

    Mesmo se você não imprimir na hora basta fazer login na área de usuário que ficam disponíveis para imprimir a qualquer momento todos os requerimentos de suas solicitações.

  • Rita CRita C Member

    ok, @Daniel Henriques , entendi.

    Obrigada.

  • Boa tarde pessoal :) alguém sabe se o consulado também tem aquele trâmite de SEF para casamentos recentes ou isso é só quando envia para as conservatórias? Me casei em dezembro, então só tenho 6 meses de casada...tudo bem que até os cartórios reabrirem e eu ter todas as certidões para enviar já devo ter completado uns 10 meses de casada...chutando. Aliás, aproveitando a postagem..sou de SP Capital, mas posso mandar para Santos mesmo assim? Ou eles devolveriam o processo ao ver meu endereço? Porque o consulado daqui demora bem mais..

  • editado June 2020

    @tania870 ...

    Parece que você está um pouco confusa...Essa discussão é para Transcrição de Casamento...

    As exigências às quais você se refere são para processos de aquisição da Nacionalidade Portuguesa pelo casamento...

    Transcrição de casamento nada mais é que o ato de registrar em Portugal o casamento de um cidadão Português que foi realizado no estrangeiro...Para transcrição...Se desejar...Você pode transcrever o casamento no mesmo dia da cerimônia...

  • @Nilton Hessel Eu li esse tópico aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/198845#Comment_198845. Aí eu li o pessoal comentando que era para esperar alguns meses para transcrever o casamento por causa do SEF, por isso gerou essa minha dúvida. O meu seria somente transcrição mesmo.

  • editado June 2020

    Exatamente @tania870 ...Na discussão acessada pelo link que você disponibilizou é possível ver o comentário que eu fiz chamando a atenção para essa questão...

    A necessidade de comprovar junto ao SEF o "Tempo mínimo de casamento" ...***Inclusive podendo haver investigação por parte do SEF para comprovação das informações***...Se dá quando o interessado é casado com cidadão Português e deseja obter a Nacionalidade Portuguesa entrando com um processo de "AQUISIÇÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA PELO CASAMENTO"...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/89979/#Comment_89979

    Pelas informações do link acima...Quero crer que você seja Portuguesa e queira transcrever seu casamento em Portugal...Pois bem...Se é a transcrição de seu casamento que você pretende...Não há necessidade de comprovar tempo de casada...Isso só será exigido quando SEU CÔNJUGE for requerer a Nacionalidade Portuguesa...Então será necessário ele comprovar Cinco Anos de casado com você...(Cidadã Portuguesa)...(Se vocês não tem filhos já atribuídos)...Ou Três Anos...(Com filho em comum já com Nacionalidade Portuguesa)...

    Se desde a última transcrição que eu enviei...(Outubro/2019)...Eles passaram a exigir tempo mínimo de casamento para proceder ao Registo/Averbação do casamento do cidadão português realizado no estrangeiro em Portugal eu realmente desconheço...Inclusive peço aos colegas que avisem aqui pois estou indo buscar essa semana as certidões para despachar um pedido de transcrição para PD...

  • tania870tania870 Member
    editado June 2020

    @Nilton Hessel Entendi! Muito obrigada pela ajuda! É isso mesmo, sou portuguesa e gostaria apenas de transcrever meu casamento para deixar tudo certinho, tudo atualizado....não é pedido de nacionalidade não. Obrigada novamente pelos esclarecimentos :)

  • Boa tarde,

    Preciso fazer a transcrição de casamento de minha avó, alguém sabe me dizer quando tempo demora pelo consulado de Santos? Eles estão aceitando?

    Li algumas pessoas sugerindo PD, mas não sei como funciona o sistema e nem como fazer o envio, gostaria de fazer a transcrição o mais rápido possível.

    Obrigada.

  • Olá Pessoal..

    Estava verificando o site do consulado de SP e vi que existe a possibilidade de se solicitar a transcrição do casamento juntamente com o pedido do cartão cidadão e passaporte, vcs acham que vale a pena (em termo de prazo) solicitar tudo de uma única vez?

    Alguém já fez essa solicitação "completa" ou estão apenas transcrevendo o casamento?

    Obrigado!

  • Efarias, na verdade o "tudo junto" se refere somente ao pedido no sistema.

    Você vai enviar a documentação da transcrição e, quando estiver pronta, vai receber e-mail avisando que pode agendar o atendimento para solicitar o cartão do cidadão. Finalmente, quando este chegar, você vai agendar pra levantar o cartão do cidadão e fazer o passaporte que, depois, será enviado pra sua casa.

  • Oi Alguém sabe se Santos está recebendo transcrição?

  • @Leticialele , obrigada. Vc sabe quanto tempo demora p eles fazerem? Obrigada

  • @mirna carecho passos Santos exige q o casamento e óbito ( se for o caso) seja averbado na certidão de nascimento do nubente brasileiro e o requerimento tem q ser apostilado.

  • OI,

    Pelo que entendi Santos está aceitando a transcrição de casamento pelo correio, mesmo eu morando em SP. Se eu fizer com a opção do cartão do cidadão e passaporte, terei que concluir todo o processo lá ou poderei colher os dados depois em SP?

  • @Vlad Pen ,obrigada. Mais uma pergunta: só quem pode requerer (assinar o requerimento) é a portuguesa, né? (no caso de Santos) filha não pode, né?

  • @mirna carecho passos sim, você como filha pode solicitar a transcrição do casamento de sua mãe.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.