Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1235779

Comentários

  • Gente,boa tarde!

    Vou dar entrada na transcrição por Santos. Preenchi o requerimento e no agendamento, não tem 1 data disponível! É isso mesmo? Obg

  • Perdão, acabei de ler que transcrição primeiro envia pelo correio, certo?

    Na verdade não encontro data para fazer a prova de vida para minha tia.

  • @Helio P , para prova de vida não precisa de agendamento!

  • editado August 2020

    @Leticialele

    Tentei agendar pelo site para realizar a prova de vida em SP, porém não consegui, tentei ligar diversas vezes e nada. Ontem fui ao consulado para pegar informações e o portão estava fechado e havia uma mulher na portaria que informou que o atendimento está sendo somente através de agendamento. Informei a ela todo procedimento acima descrito e por fim disse que não haveria outro meio, senão tentar agendar pelo site.

  • Olá pessoal!

    Por favor, estou precisando de uma orientação: o requerimento (formulário) para fins de Transcrição de casamento faz a seguinte pergunta: 

    - “O casamento para ambos os nubentes é primeira núpcias?” Sim ou Não?”


    -“Se respondeu sim, tem filho (os) do primeira núpcias ?”


    Meu caso é o seguinte: meu primeiro relacionamento vivemos juntos (mas não houve casamento)

    Contudo tenho 1 filho deste primeiro relacionamento


    Depois me casei formalmente com minha atual mulher 


    A minha dúvida é se o primeiro relacionamento é considerado “núpcias”

  • @MrFreitas , vi agora no site que eles ainda estão fechados devido à quarentena, que ainda não acabou em São Paulo! Vão retomar os serviços a partir de 6 de setembro.

    O Consulado do Rio abriu dia 1 de julho e está fazendo prova de vida sem agendamento, pensei que São Paulo adotasse o mesmo procedimento! Desculpe!

  • editado August 2020

    @JEAN507854 , não ! Casamento são núpcias, relacionamentos, apesar dos filhos, não são núpcias.

    Se você não casou com o 1º relacionamento e depois quiser atribuir seu filho, basta mandar uma declaração simples, com assinatura reconhecida por autenticidade, informando não ter casado com a mãe dele.

    Transcreva normalmente seu casamento, ele é o primeiro!

  • Imagina @Leticialele! Sem problemas.

  • @Leticialele Tentei ligar lá e nada...estou com medo de ir com minha tia de 90 anos e perder a viagem

  • @Helio P , o Consulado do Rio está funcionando desde 1 de julho. Mas, pelo que vi no site do de São Paulo, só irão reabrir dia 6 de setembro, se o Governador não prorrogar a quarentena!!

    Olhe o 5º comentário acima!

  • @Helio P, também preciso fazer a prova de vida de meu avô e como passei próximo ao consulado, aproveitei para tirar essa dúvida e não está tendo atendimento, certifique-se antes por telefone ou por agendamento diretamente pelo site do consulado, que será atendido, caso contrário não vá.

  • Boa Tarde,

    gostaria de ajuda!

    meus bisavós ambos portugueses se casaram no Brasil e não averbaram o casamento em Portugal, estamos juntando os documentos para dar entrada para o meu pai como Neto.

    Os Portugueses já falecidos, gostaria de saber se devo fazer a transcrição casamento+óbito?

    E não será necessário os assentos? segundo o que li no site do consulado?

  • editado September 2020

    @Fernandazf sim, precisa transcrever o casamento e tb o óbito ( se for fazer pelo consulado ).É preciso os assentos de ambos os portugueses e mais a certidão de casamento.

  • @Vlad Pen eu vou esperar a mudança da lei que está para ser assinada e mandarei para Portugal, não farei pelo consulado. Quanto aos assentos, tenho os números, livros e local, preciso de uma cópia impressa?


    Perdoe a quantidade de perguntas, pois não gostaria de pedir e gastar sem que haja realmente necessidade.


    Obrigada

  • @Fernandazf

    Se esse assento é a certidão de batismo, tem que mandar no processo o original emitido pelo Arquivo Distrital correspondente, com carimbo em relevo. Terá que pedir um original para cada processo. Se tiver transcrição e nacionalidade, precisará de 2. Você pede no site do AD, e eles lhe mandam um orçamento por e-mail, voce aprova, paga e eles mandam o original pelo correio.

    Nesse caso, como a certidão de batismo tem somente o primeiro nome, precisa mandar junto uma certidão de casamento (ou de óbito), onde constam nome e apelido, para fixação do nome. A filiação e as datas, fazem a ligação pra ver que se trata da mesma pessoa.

  • @gandalf o que seria AD?

  • @Fernandazf

    O Arquivo Distrital correspondente.

  • Olá pessoal, boa tarde!

    Gostaria de compartilhar a minha experiência em relação ao Escritório Consular em Santos.

    Transcrição de casamento

    2020-09-02 11:57:29 Documentos enviados, processo concluído

    2020-09-01 15:22:08 Processo recebido no Consulado

    2020-08-18 05:01:05 Boleto pago

    2020-08-12 00:49:15 Cadastro Efetuado.

    Muito obrigada a todos pelas orientações em especial a @gandalf, @Nilton Hessel.

    Alguém sabe dizer se a certidão já está sendo enviada no envelope? Será uma certidão de nascimento averbada ou uma certidão de casamento?

    Muito obrigada pessoal!

  • @Rosebenicá

    Pra você ter feito a transcrição é porque a nacionalidade foi concluída, e você tem o assento de nascimento solteira.

    Quando fez a transcrição, se tornou casada, e vai receber o assento de casamento, que parece, mas não é o mesmo do nascimento.

    Pode juntar os dois, ou então pedir que gerem um novo assento de nascimento pelo civilonline, que já terá a averbação nele.

    Um é a certidão de casamento, que você fez no consulado. Outro é a certidão de nascimento. São dois números diferentes.

  • @gandalf

    Entendi, obrigada pelos esclarecimentos. Estou impressionada, achei que seria rápido mas concluir em um dia apenas foi demais. Agora preparando os documentos para meu filho menor e na sequência para meu esposo. Muito obrigada!

  • Boa tarde Pessoal!


    Achei este tópico muito informativo. Eu gostaria de saber como vocês estão fazendo a transcrição de casamento pelo Consulado Português de Santos? Lá ainda é o local mais rápido?


    Agradeço desde já.

    Abraços,

    Gabriel

  • ,@Gabriel Pires

    O meu processo de transcrição de casamento foi encaminhado ontem e hoje já está concluído. Os documentos necessários estão no site do consulado.

  • @Gabriel Pires

    Vou fazer algumas ressalvas.

    • A experiência de um não é necessariamente a de outros. Normalmente quando vai pessoalmente ao consulado, faz na hora, sai de lá com a transcrição na mão. Mandando pelo correio tem levado 1 semana mais ou menos. Esse foi uma excessão (talvez por causa dessa lua cheia em setembro, que só acontece uma vez a cada 3 anos?) [cidadania portuguesa é cultura e conhecimento] RsRsRs
    • O consulado exige mais documentação, e é regido por regras diferentes. Juntar esses docs extra em custo, leva tempo e esforço
    • Fazendo por Ponta Delgada, que é especializada em transcrição, de fato leva 4 semanas, tem a remessa por DHL, a amolação do Vale Postal que pode expirar. Contudo, quando algo dá errado, em geral é mais fácil lidar com P.D. por e-mail do que ir pessoalmente resolver no consulado. Eu lhe garanto que contando o tempo pra você juntar a documentação extra e o custo, são equivalentes, talvez ligeiramente melhor em P.D.
    • Normalmente você não precisa ter a transcrição completa. Tem que estar sendo feita, ter o numero do processo (leva 1 semana), para dar andamento nas próximas etapas. A única excessão onde tem que estar pronto, é na hora de tirar o CC, mas geralmente só pra agendar leva mais de 30 dias
    • O que realmente faz diferença, seja num ou noutro, é ter a documentação conferida, sem divergências, sem faltar nem sobrar documentos. Planejamento antes de enviar é fundamental

    Há diferenças entre fazer pelo consulado e fazer pela Conservatória, não facilmente percebidas, que tem a ver com a privacidade.

  • Muito obrigado pelas informações @Rosebenicá e @gandalf.

    Vcs estão conseguindo agendar?

  • Boa noite

    Fui casado aqui no Brasil e divorciei.

    Casei com outra mulher após me divorciar da primeira.

    Ano passado, já casado oficialmente com a segunda esposa, fiz minha Nacionalidade pela ACP Porto ( Sou filho de portugueses )

    Minha nacionalidade foi concluida sem sustos ou divergências e já tenho Cartão Cidadão e Passaporte Portugues.

    A minha pergunta é:

    Pretendo fazer a averbação do meu divórcio com a primeira esposa, em Portugal ( muita grana e demorado , diga-se de pasagem )

    Antes, vou ter que fazer a Transcrição do meu casamento 1em Portugal , para depois averbar o divorcio 1 , correto ?

    Ai, depois, posso fazer a Transcrição do casamento 2 e depois, solcitar a Nacionalidade da atual esposa, pelo casamento, correto ?

    Obs: Pretendo ir morar em Portugal ano que vem...

    abs a todos

  • @JCCS , sim para tudo!

    Um processo de cada vez. Transcrição do primeiro casamento, homologação judicial da sentença de divórcio e, depois, transcrição do segundo casamento.

  • @Leticialele

    OK, obrigado pelas confirmações.

    Apenas uma dúvida... Não tem prazo mínimo para dar entrada em divorcio, certo ? Tipo, acabei de transcrever o casamento em Portugal e logo na sequencia já pedir o divócio.... Sem problemas , certo....

  • @gandalf

    Sim, tem razão, a minha experiência foi uma surpresa, não esperava que o processo seria concluído tão rapidamente. Levei um tempo para levantar toda a documentação mas quando enviei tinha certeza de que tudo estava conforme o consulado exigiu. Como já foi falado aqui, mandando tudo certinho fica mais fácil para quem vai analisar.

  • @Gabriel Pires , tentei hoje e ainda não consegui data para agendamento.

  • @JCCS , não tem prazo, nem mínimo , nem máximo. Fica a seu critério e de acordo com suas necessidades. A homologação da sentença de divórcio em Portugal leva de 6 a 8 meses e tem que ser feita através de um advogado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.