Tentei agendar pelo site para realizar a prova de vida em SP, porém não consegui, tentei ligar diversas vezes e nada. Ontem fui ao consulado para pegar informações e o portão estava fechado e havia uma mulher na portaria que informou que o atendimento está sendo somente através de agendamento. Informei a ela todo procedimento acima descrito e por fim disse que não haveria outro meio, senão tentar agendar pelo site.
@MrFreitas , vi agora no site que eles ainda estão fechados devido à quarentena, que ainda não acabou em São Paulo! Vão retomar os serviços a partir de 6 de setembro.
O Consulado do Rio abriu dia 1 de julho e está fazendo prova de vida sem agendamento, pensei que São Paulo adotasse o mesmo procedimento! Desculpe!
@JEAN507854 , não ! Casamento são núpcias, relacionamentos, apesar dos filhos, não são núpcias.
Se você não casou com o 1º relacionamento e depois quiser atribuir seu filho, basta mandar uma declaração simples, com assinatura reconhecida por autenticidade, informando não ter casado com a mãe dele.
Transcreva normalmente seu casamento, ele é o primeiro!
@Helio P , o Consulado do Rio está funcionando desde 1 de julho. Mas, pelo que vi no site do de São Paulo, só irão reabrir dia 6 de setembro, se o Governador não prorrogar a quarentena!!
@Helio P, também preciso fazer a prova de vida de meu avô e como passei próximo ao consulado, aproveitei para tirar essa dúvida e não está tendo atendimento, certifique-se antes por telefone ou por agendamento diretamente pelo site do consulado, que será atendido, caso contrário não vá.
meus bisavós ambos portugueses se casaram no Brasil e não averbaram o casamento em Portugal, estamos juntando os documentos para dar entrada para o meu pai como Neto.
Os Portugueses já falecidos, gostaria de saber se devo fazer a transcrição casamento+óbito?
E não será necessário os assentos? segundo o que li no site do consulado?
@Fernandazf sim, precisa transcrever o casamento e tb o óbito ( se for fazer pelo consulado ).É preciso os assentos de ambos os portugueses e mais a certidão de casamento.
@Vlad Pen eu vou esperar a mudança da lei que está para ser assinada e mandarei para Portugal, não farei pelo consulado. Quanto aos assentos, tenho os números, livros e local, preciso de uma cópia impressa?
Perdoe a quantidade de perguntas, pois não gostaria de pedir e gastar sem que haja realmente necessidade.
Se esse assento é a certidão de batismo, tem que mandar no processo o original emitido pelo Arquivo Distrital correspondente, com carimbo em relevo. Terá que pedir um original para cada processo. Se tiver transcrição e nacionalidade, precisará de 2. Você pede no site do AD, e eles lhe mandam um orçamento por e-mail, voce aprova, paga e eles mandam o original pelo correio.
Nesse caso, como a certidão de batismo tem somente o primeiro nome, precisa mandar junto uma certidão de casamento (ou de óbito), onde constam nome e apelido, para fixação do nome. A filiação e as datas, fazem a ligação pra ver que se trata da mesma pessoa.
Entendi, obrigada pelos esclarecimentos. Estou impressionada, achei que seria rápido mas concluir em um dia apenas foi demais. Agora preparando os documentos para meu filho menor e na sequência para meu esposo. Muito obrigada!
Achei este tópico muito informativo. Eu gostaria de saber como vocês estão fazendo a transcrição de casamento pelo Consulado Português de Santos? Lá ainda é o local mais rápido?
A experiência de um não é necessariamente a de outros. Normalmente quando vai pessoalmente ao consulado, faz na hora, sai de lá com a transcrição na mão. Mandando pelo correio tem levado 1 semana mais ou menos. Esse foi uma excessão (talvez por causa dessa lua cheia em setembro, que só acontece uma vez a cada 3 anos?) [cidadania portuguesa é cultura e conhecimento] RsRsRs
O consulado exige mais documentação, e é regido por regras diferentes. Juntar esses docs extra em custo, leva tempo e esforço
Fazendo por Ponta Delgada, que é especializada em transcrição, de fato leva 4 semanas, tem a remessa por DHL, a amolação do Vale Postal que pode expirar. Contudo, quando algo dá errado, em geral é mais fácil lidar com P.D. por e-mail do que ir pessoalmente resolver no consulado. Eu lhe garanto que contando o tempo pra você juntar a documentação extra e o custo, são equivalentes, talvez ligeiramente melhor em P.D.
Normalmente você não precisa ter a transcrição completa. Tem que estar sendo feita, ter o numero do processo (leva 1 semana), para dar andamento nas próximas etapas. A única excessão onde tem que estar pronto, é na hora de tirar o CC, mas geralmente só pra agendar leva mais de 30 dias
O que realmente faz diferença, seja num ou noutro, é ter a documentação conferida, sem divergências, sem faltar nem sobrar documentos. Planejamento antes de enviar é fundamental
Há diferenças entre fazer pelo consulado e fazer pela Conservatória, não facilmente percebidas, que tem a ver com a privacidade.
Apenas uma dúvida... Não tem prazo mínimo para dar entrada em divorcio, certo ? Tipo, acabei de transcrever o casamento em Portugal e logo na sequencia já pedir o divócio.... Sem problemas , certo....
Sim, tem razão, a minha experiência foi uma surpresa, não esperava que o processo seria concluído tão rapidamente. Levei um tempo para levantar toda a documentação mas quando enviei tinha certeza de que tudo estava conforme o consulado exigiu. Como já foi falado aqui, mandando tudo certinho fica mais fácil para quem vai analisar.
@JCCS , não tem prazo, nem mínimo , nem máximo. Fica a seu critério e de acordo com suas necessidades. A homologação da sentença de divórcio em Portugal leva de 6 a 8 meses e tem que ser feita através de um advogado.
Comentários
Gente,boa tarde!
Vou dar entrada na transcrição por Santos. Preenchi o requerimento e no agendamento, não tem 1 data disponível! É isso mesmo? Obg
Perdão, acabei de ler que transcrição primeiro envia pelo correio, certo?
Na verdade não encontro data para fazer a prova de vida para minha tia.
@Helio P , para prova de vida não precisa de agendamento!
@Leticialele
Tentei agendar pelo site para realizar a prova de vida em SP, porém não consegui, tentei ligar diversas vezes e nada. Ontem fui ao consulado para pegar informações e o portão estava fechado e havia uma mulher na portaria que informou que o atendimento está sendo somente através de agendamento. Informei a ela todo procedimento acima descrito e por fim disse que não haveria outro meio, senão tentar agendar pelo site.
Olá pessoal!
Por favor, estou precisando de uma orientação: o requerimento (formulário) para fins de Transcrição de casamento faz a seguinte pergunta:
- “O casamento para ambos os nubentes é primeira núpcias?” Sim ou Não?”
-“Se respondeu sim, tem filho (os) do primeira núpcias ?”
Meu caso é o seguinte: meu primeiro relacionamento vivemos juntos (mas não houve casamento)
Contudo tenho 1 filho deste primeiro relacionamento
Depois me casei formalmente com minha atual mulher
A minha dúvida é se o primeiro relacionamento é considerado “núpcias”
@MrFreitas , vi agora no site que eles ainda estão fechados devido à quarentena, que ainda não acabou em São Paulo! Vão retomar os serviços a partir de 6 de setembro.
O Consulado do Rio abriu dia 1 de julho e está fazendo prova de vida sem agendamento, pensei que São Paulo adotasse o mesmo procedimento! Desculpe!
@JEAN507854 , não ! Casamento são núpcias, relacionamentos, apesar dos filhos, não são núpcias.
Se você não casou com o 1º relacionamento e depois quiser atribuir seu filho, basta mandar uma declaração simples, com assinatura reconhecida por autenticidade, informando não ter casado com a mãe dele.
Transcreva normalmente seu casamento, ele é o primeiro!
Imagina @Leticialele! Sem problemas.
@Leticialele Tentei ligar lá e nada...estou com medo de ir com minha tia de 90 anos e perder a viagem
@Helio P , o Consulado do Rio está funcionando desde 1 de julho. Mas, pelo que vi no site do de São Paulo, só irão reabrir dia 6 de setembro, se o Governador não prorrogar a quarentena!!
Olhe o 5º comentário acima!
@Helio P, também preciso fazer a prova de vida de meu avô e como passei próximo ao consulado, aproveitei para tirar essa dúvida e não está tendo atendimento, certifique-se antes por telefone ou por agendamento diretamente pelo site do consulado, que será atendido, caso contrário não vá.
Boa Tarde,
gostaria de ajuda!
meus bisavós ambos portugueses se casaram no Brasil e não averbaram o casamento em Portugal, estamos juntando os documentos para dar entrada para o meu pai como Neto.
Os Portugueses já falecidos, gostaria de saber se devo fazer a transcrição casamento+óbito?
E não será necessário os assentos? segundo o que li no site do consulado?
@Fernandazf sim, precisa transcrever o casamento e tb o óbito ( se for fazer pelo consulado ).É preciso os assentos de ambos os portugueses e mais a certidão de casamento.
@Vlad Pen eu vou esperar a mudança da lei que está para ser assinada e mandarei para Portugal, não farei pelo consulado. Quanto aos assentos, tenho os números, livros e local, preciso de uma cópia impressa?
Perdoe a quantidade de perguntas, pois não gostaria de pedir e gastar sem que haja realmente necessidade.
Obrigada
@Fernandazf
Se esse assento é a certidão de batismo, tem que mandar no processo o original emitido pelo Arquivo Distrital correspondente, com carimbo em relevo. Terá que pedir um original para cada processo. Se tiver transcrição e nacionalidade, precisará de 2. Você pede no site do AD, e eles lhe mandam um orçamento por e-mail, voce aprova, paga e eles mandam o original pelo correio.
Nesse caso, como a certidão de batismo tem somente o primeiro nome, precisa mandar junto uma certidão de casamento (ou de óbito), onde constam nome e apelido, para fixação do nome. A filiação e as datas, fazem a ligação pra ver que se trata da mesma pessoa.
@gandalf o que seria AD?
@Fernandazf
O Arquivo Distrital correspondente.
Olá pessoal, boa tarde!
Gostaria de compartilhar a minha experiência em relação ao Escritório Consular em Santos.
Transcrição de casamento
2020-09-02 11:57:29 Documentos enviados, processo concluído
2020-09-01 15:22:08 Processo recebido no Consulado
2020-08-18 05:01:05 Boleto pago
2020-08-12 00:49:15 Cadastro Efetuado.
Muito obrigada a todos pelas orientações em especial a @gandalf, @Nilton Hessel.
Alguém sabe dizer se a certidão já está sendo enviada no envelope? Será uma certidão de nascimento averbada ou uma certidão de casamento?
Muito obrigada pessoal!
@Rosebenicá
Pra você ter feito a transcrição é porque a nacionalidade foi concluída, e você tem o assento de nascimento solteira.
Quando fez a transcrição, se tornou casada, e vai receber o assento de casamento, que parece, mas não é o mesmo do nascimento.
Pode juntar os dois, ou então pedir que gerem um novo assento de nascimento pelo civilonline, que já terá a averbação nele.
Um é a certidão de casamento, que você fez no consulado. Outro é a certidão de nascimento. São dois números diferentes.
@gandalf
Entendi, obrigada pelos esclarecimentos. Estou impressionada, achei que seria rápido mas concluir em um dia apenas foi demais. Agora preparando os documentos para meu filho menor e na sequência para meu esposo. Muito obrigada!
Boa tarde Pessoal!
Achei este tópico muito informativo. Eu gostaria de saber como vocês estão fazendo a transcrição de casamento pelo Consulado Português de Santos? Lá ainda é o local mais rápido?
Agradeço desde já.
Abraços,
Gabriel
,@Gabriel Pires
O meu processo de transcrição de casamento foi encaminhado ontem e hoje já está concluído. Os documentos necessários estão no site do consulado.
@Gabriel Pires
Vou fazer algumas ressalvas.
Há diferenças entre fazer pelo consulado e fazer pela Conservatória, não facilmente percebidas, que tem a ver com a privacidade.
Muito obrigado pelas informações @Rosebenicá e @gandalf.
Vcs estão conseguindo agendar?
Boa noite
Fui casado aqui no Brasil e divorciei.
Casei com outra mulher após me divorciar da primeira.
Ano passado, já casado oficialmente com a segunda esposa, fiz minha Nacionalidade pela ACP Porto ( Sou filho de portugueses )
Minha nacionalidade foi concluida sem sustos ou divergências e já tenho Cartão Cidadão e Passaporte Portugues.
A minha pergunta é:
Pretendo fazer a averbação do meu divórcio com a primeira esposa, em Portugal ( muita grana e demorado , diga-se de pasagem )
Antes, vou ter que fazer a Transcrição do meu casamento 1em Portugal , para depois averbar o divorcio 1 , correto ?
Ai, depois, posso fazer a Transcrição do casamento 2 e depois, solcitar a Nacionalidade da atual esposa, pelo casamento, correto ?
Obs: Pretendo ir morar em Portugal ano que vem...
abs a todos
@JCCS , sim para tudo!
Um processo de cada vez. Transcrição do primeiro casamento, homologação judicial da sentença de divórcio e, depois, transcrição do segundo casamento.
@Leticialele
OK, obrigado pelas confirmações.
Apenas uma dúvida... Não tem prazo mínimo para dar entrada em divorcio, certo ? Tipo, acabei de transcrever o casamento em Portugal e logo na sequencia já pedir o divócio.... Sem problemas , certo....
@gandalf
Sim, tem razão, a minha experiência foi uma surpresa, não esperava que o processo seria concluído tão rapidamente. Levei um tempo para levantar toda a documentação mas quando enviei tinha certeza de que tudo estava conforme o consulado exigiu. Como já foi falado aqui, mandando tudo certinho fica mais fácil para quem vai analisar.
@Gabriel Pires , tentei hoje e ainda não consegui data para agendamento.
@JCCS , não tem prazo, nem mínimo , nem máximo. Fica a seu critério e de acordo com suas necessidades. A homologação da sentença de divórcio em Portugal leva de 6 a 8 meses e tem que ser feita através de um advogado.