Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

145791079

Comentários

  • WilsonAmaralWilsonAmaral Member
    editado September 2020

    @lsantos02 Por favor, informe se você conseguir a devolução. Tô pensando em fazer o mesmo.

  • @lsantos02 Por favor, informe o que você conseguir no Consulado de Santos. Tô pensando em também pedir o meu dinheiro de volta.

  • lsantos02lsantos02 Member
    editado September 2020

    @WilsonAmaral eu efetuei o pagamento hoje pelo Itaú e o pagamento ainda não tinha sido finalizado pelo banco (imagino que só finalizem as transações pela madrugada), então entrei em contato com o banco por telefone, cancelei o pagamento e o valor foi estornado. Enviarei o processo pra Ponta Delgada

  • @lsantos02 Desculpe pela mensagem repetida, é que a internet aqui está igual vagalume. EU pensei que a primeira mensagem não tinha sido enviada. Ainda bem que você conseguiu arremeter. Eu ia enviar o meu processo para Ponta Delgada, mas como as informações sobre o Consulado de Santas eram excelentes ... Não se pode confiar nos Consulados. Vou esperar uns dias, se não resolverem a situação no Consulado, vou pedir meu dinheiro de volta e minha documentação.

  • Com o consulado de Santos informando que estão sem sistema, e já que já paguei os documentos e fiz o apostilamento do requerimento, vale a pena enviar o processo de transcrição para o consulado de São Paulo mesmo?

  • Olá

    Para conhecimento de todos. Meu processo de transcrição de casamento foi concluído no consulado de Santos, segue detalhamento:


    02/set - Documentos enviados;

    09/set - Documentos entregues;

    25/set - Documentos recebidos no consulado;

    28/set - Processo finalizado, documentos enviados;


    Abs

  • @Efarias você visualizou que foi concluído pelo site do consulado? Meu processo também chegou dia 25 mas até agora nada.

  • @Henrique10 isso mesmo, verifiquei o status pelo site.

  • O Consulado de Santos voltou a funcionar. A minha documentação chegou lá em 12 de setembro e hoje, 30 de setembro, vi no site que o processo foi concluído e os documentos enviados para mim.

  • Bom dia a todos!

    Vou iniciar o processo de transcrição de casamento dos meus pais, por Santos, e tenho algumas dúvidas em relação ao preenchimento do formulário. Desde já agradeço a quem possa contribuir!

    1- Enquanto um dos nubentes estiver vivo não é permitido a terceiros requerer a transcrição. Neste caso minha mãe que obtém a cidadania portuguesa. Então o requerente e a assinatura do formulário, pode ser somente ela ou meu pai? Eu como filha não posso, por eles estarem vivos?

    2- Minha mãe agora, possui 3 nomes diferentes:

    De solteira: que está na certidão de nascimento portuguesa.

    Do primeiro casamento: que está na minha certidão de nascimento e nas certidões dos meus irmãos.

    Do segundo casamento: que está no RG dela, e o nome que ela utiliza atualmente.

    Para preenchimento do formulário, qual o nome correto a ser utilizado?

    3 - Para a pergunta: Qual estado civil atual? Eu coloco casada? A dúvida é: se considera o estado civil português, que neste momento é solteira ou trata-se do estado civil brasileiro, que é segundo casamento.

    Obrigada!!!

  • @Juliana Pereira , sua mãe pode assinar o requerimento, colocando que trata-se da transcrição de seu primeiro casamento.

    Use o estado civil correto - casada e os documentos com o nome atual. Para isso, junte uma certidão de casamento atual Inteiro Teor, para justificar a mudança de nome!

    Para Portugal, ela precisa transcrever o primeiro casamento, homologar judicialmente a sentença de divórcio em Tribunal Português e, depois, transcrever o segundo casamento.

    A transcrição do primeiro casamento é essencial para sua atribuição e de seus irmãos.

    Os outros processos ela só faz se tiver interesse.

  • Pessoal, tudo bem?

    Para evitar que meu avô, de muita idade, saia de casa, meu pai, neto de português, é quem dará entrada no processo de transcrição de casamento de seus avós.

    Meu pai sendo neto, só precisa apresentar o RG apostilado ou precisa de algum outro documento?

  • boa tarde pessoal!

    desculpem tirar um pouco o foco do topico, mas vcs estao conseguindo contato telefonico com o pessoal do escritorio consular de Santos?

    Estou ha alguns dia tentando agendar a emissao do meu cartao cidadao, sem retorno.

    Tambem nao aparece data disponivel para agendamento pelo site... Estao tendo o mesmo problema?

    obrigado, Eduardo SIMOES

  • @gilbertodiasx , o requerimento assinado por netos tem que ir acompanhado de uma certidão de nascimento Inteiro Teor, apostilada.

  • @epsimoes85, envie um e-mail para agendamento.saopaulo@mne.pt. Eles te respondem rapidamente... se houver urgência de fato, explicite no e-mail.

  • @Leticialele, obrigado pela milésima vez!!!

  • @Leticialele, devo enviar RG ou a certidão inteiro teor digitada já basta?

  • @gilbertodiasx , para não correr riscos, mande os dois! Mas a certidão é fundamental!

    Outro dia Ponta Delgada fez exigência porque a neta havia assinado o documento e mandou a certidão IT para provar que era neta!

  • @Leticialele Tem a questão da validade dos 10 anos? Sabe se eles, também aceitam CNH?

  • editado October 2020


    @Leticialele

    Muito obrigada pelas informações! Tinha recebido a orientação de uma pessoa que era para preencher o formulário com o nome do primeiro casamento. Sendo assim, esta certidão de casamento atual de inteiro teor, deve ser apostilhada e acrescentada junto aos outros documentos. Certo?

  • @Juliana Pereira . Sim, junte a certidão inteiro teor do casamento atual, somente para que o nome adotado combine com o que aparece no documento de identidade dela!!

    É só para isso que irá servir.

  • @Leticialele

    Muito agradecida!

  • Pessoal, boa noite!

    Estou prestes a enviar os documentos para transcrição de casamento dos meus bisavós para Santos e pintou uma dúvida.

    No site do consulado, é informado de que o formulário precisa ser apostilado, mas, ao imprimir o requerimento, a única obrigatoriedade descrita no formulário é: "Não se esqueça de reconhecer a assinatura do requerente em Cartório. Imprima e assine este formulário."

    Não há nenhuma menção ao apostilamento. Posso enviar o formulário somente com o reconhecimento de assinatura no cartório?

  • @gilbertodiasx aconselho a apostilar o requerimento como é pedido no site do consulado, mas pode arriscar..e ver o q acontece.Só q se nao aceitarem..devolvem toda a documentação.

  • Meu processo de transcrição do casamento no Escritório Consular de Santos foi concluído e eles me enviaram o assento do casamento e a documentação que eu tinha enviado para eles. Alguém sabe dizer se é feita alguma anotação (averbação) no assento de nascimento informando o casamento?

  • @WilsonAmaral...

    Sim...Exatamente como no Registro Civil Brasileiro...

  • Olá boa tarde

    Atualmente, qual seria o melhor caminho para transcrição de casamento?

    Via consulado em Santos ou direto na conservatória em Portugal?

    Qual o mais oneroso?

    Muito obrigada

  • @Devani Rosa , creio que sai mais barato fazer pelo Consulado de Santos...

    Em Ponta Delgada, você tem que pagar o envio pela DHL, que custa mais ou menos 240 reais!

  • @Devani Rosa só envie para Ponta Delgada se os docs. estiverem totalmente corretos sem divergência alguma de nomes e datas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.