Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1568101179

Comentários

  • Por favor, tentarei pelo consulado.

    Fiquei na dúvida do que preencher, no caso do requerente ter adquirido a nacionalidade portuguesa, coloco nascido em Portugal ou no Brasil?

    Grata

  • editado October 2020

    @Amanda282 , nascido no Brasil

    Olhe a certidão portuguesa.

    A atribuição da nacionalidade vem como averbação.

  • Grata rs! De novo.

  • @Leticialele

    Entendi, mas que quanto a agilidade?

    Santos ou Ponta Delgada?

    Obrigado, vcs sempre ajudam muito!

  • @Vlad Pen

    A minha avó, mudou o nome quando se casou

    Seria esse tipo de divergência?

    Muito obrigada pela paciência de sempre.

    Abraço

  • @Devani Rosa Pedi a minha Transcrição de casamento através do consulado de Santos dia 25/09/2020.

    Dia 28/09 eles receberam, dia 02/10 iniciaram o processo e no dia 06/10 finalizaram. Rápido assim. Ontem dia 07/10 chegou na minha casa todo o material que eu havia enviado a eles (certidões, requerimento e tal), junto com a Transcrição de casamento.

    Aparentemente, terei que voltar lá num horário agendado para pegar o cartão cidadão uma hora que a agenda deles abrir, mas com relação a Transcrição, ela ficou pronta rápido assim.

    Eu liguei lá antes para saber se eles estavam funcionando e fui super bem atendido, a única exigência foi que eu seguisse o requerimento e demais itens solicitados para o processo conforme descrito no site do Consulado de SP para que não existissem documentos faltantes.

  • @Devani Rosa , para quem mora em São Paulo, creio que Santos é mais conveniente. Verifique antes se ainda estão recebendo a documentação pelos Correios.

  • @rodolpho

    Nossa, muito ágil!

    Obrigado pelo relato, espero ter o mesmo atendimento que vc.

    Abraço

  • @Leticialele

    Moro em SP

    Vou confirmar o envio pelos correios.

    Muito obrigada!


    Abraço

  • olá Pessoal....

    Preciso fazer a transcrição do casamento da minha mãe para poder pedir a minha nacionalidade.

    O processo dela de Neta foi concluido ontem e o registo de nascimento foi feito, mas não tenho eles em mãos, o registo fica no consulado? ou eu tenho que pedir online no civil online?


    Só tenho uma duvida, meus pais casaram e se divorciaram, para eu tirar a minha nacionalidade terei que fazer algo mais alem da transcriçao?

    Agradeço desde ja a ajuda :)

  • @AmandaBranco , você não precisa da cópia do registro, mas precisa do número.

    Se quiser, peça uma via pelo civil online, ao custo de 10 euros:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"

    Para seu processo de atribuição, basta a transcrição do casamento de sua mãe.

    A homologação do divórcio e transcrição do segundo casamento apenas se ela tiver filhos deste casamento e quiser passar a nacionalidade para eles.

  • Olá,

    Mandei meus documentos no dia 05/10 para Santos, chegou lá no dia 06/10 e no mesmo dia já estava concluído e chegou em casa no dia 08/10.

  • @Leticialele


    Obrigada.

    Moro em Santos entao devo fazer o pedido por aqui, ja estou na espera dos documentos que solicitei no cartório.

    Vou pedir entao a certidao no Civil online, ou será que o escritorio aqui em santos me imprime o registo dela?


    Obrigada mais uma vez...

  • @AmandaBranco , você pode pedir ao Consulado para imprimir, embora seja mais rápido conseguir pelo civil online

    Veja o relato acima da sua pergunta.

  • @Leticialele


    Não sei se vale a pena eu pedir agora ja que solicitarei a transcricao do casamento, se o escritorio de Santos só precisa do numero para fazer esse processo.

    Eu posso solicitar a Certidao dela online quando eu for iniciar o meu processo de nacionaliddade, assim nao gasto duas vezes, né?

  • @AmandaBranco , você pode imprimir quantas vias quiser da certidão portuguesa. Não se decepcione! É impressa em folha de papel sulfite comum, não tem selos hologramas, carimbos!

    Mas pode mandar apenas o número para o Consulado de santos, sem problema.

  • @Leticialele Pelo que eu entendi, ela pretende pedir a certidão pelo civil online só depois da transcrição para já estar com o casamento averbado. 

  • @lsantos02 , depois de averbar o casamento, ela pode mandar a certidão portuguesa sem o averbamento. A Conservatória vai verificar a autenticidade da certidão pelo SIRIC e vai ver o averbamento.

  • @lsantos02 Isso mesmo.....

    @Leticialele pelo visto tanto faz entao :p


    Obrigada pelo esclarecimento...

    Por acaso voces sabem qual conservatoria está mais rapida para o processo de filho? pois ja vou começar a providenciar o meus documentos.

    Eu olhei no site do consulado em Sao Paulo e ta custando R$1400 reais (paguei na de neto para minha mae R$674), por acaso se eu der entrada pessoalmente em Portugual, é mais rapido e mais barato? ps: to morando na Polonia por isso consigo ir até la.

    Nao encontrei o valor no site do IRN :/


    Obrigada!

  • @AmandaBranco , se o filho for menor, é grátis.

    Se for maior, custa 175 euros.

    Tondela e Vila Nova de Gaia são boas opções hoje. Pode mandar por Correios, não precisa se deslocar até Portugal.

  • Boa tarde!


    Pergunta para quem fez a transocrição de casamento em Santos:


    1- A certidão de nascimento do nubente deve ser por copia reprografica ou digitada?

    A de casamento fica claro que é digitada, mas a de nascimento não...


    2- vocês apostilaram o requerimento ou somente reconheceram a assinatura?

    Quando fiz uma transcrição em PD nao precisei apostilar, mas ao menos no site do consulado diz que precisa ( embora tenho visto 2 casos de pessoas que mandaram sem apostilar).


    Obrigada!

  • ola amigos como funciona o formulário de santos para transcrever o casamento posso enviar para la sou do rio

  • gilbertodiasxgilbertodiasx Member
    editado October 2020

    @Heloiza Coelho, tudo bem?

    1. Somente a certidão de casamento precisa ser em inteiro teor, as certidões que não são especificadas podem ser em breve relato. Tive essa informação quando contatei diretamente o escritório consular, pois tive a mesma dúvida que você. Tenho também, um e-mail respondido pelo consulado geral de SP sobre o mesmo assunto. Não se esqueça: independente do modelo de certidão, lembre-se, TODOS OS DOCUMENTOS BRASILEIROS DEVEM SER APOSTILADOS.
    2. Tenho conhecimento de casos que passaram sem apostilamento, pois trata-se de um documento português, o que, em tese, o isentaria do apostilamento. Mas, como eles descrevem como exigência, é melhor não contar com a sorte e apostilar o requerimento.
  • gilbertodiasxgilbertodiasx Member
    editado October 2020

    @helcio assis garcia, tudo bem?

    Para seguir com o procedimento de transcrição pelo consulado geral em SP ou o escritório consular em Santos, você deve realizar um cadastro no site do consulado, através do link: https://consuladoportugalsp.org.br/intra-manager/login

    Após o cadastro concluído, vá à página de serviços consulares e veja qual tipo de transcrição de casamento se enquadra na sua necessidade e preencha o formulário no site, com seu login realizado.

    Vale ressaltar que se o cidadão português for falecido, ambas as unidades (SP e Santos) exigem que a transcrição do óbito seja feita, não sendo uma escolha do requerente querer ou não fazer esta parte.

    Por fim, Santos estava devolvendo processos que vinham de regiões fora de sua jurisdição, estado de SP e MT. Acho prudente você entrar em contato com o escritório consular e verificar se eles já voltaram a aceitar processos de outras jurisdições antes de proceder com o seu. O telefone é o (13) 3223-6674.

  • obrigado pela ajuda .vou verificar esta dica

  • Pessoal, eu posso solicitar a transcrição do casamento dos meus pais no consultado de santos através do meu login no portal? Ou preciso criar uma conta para o meu pai e fazer pelo login dele? O formulario precisa ser assinado pelo portugues? ou eu posso assinar por autencicidade e apostilar? Obrigado,

  • @amaft , como filho você pode assinar o requerimento. Tem que mandar cópia autenticada e apostilada da sua identidade e reconhecer a assinatura no requerimento, por autenticidade.

  • @Leticialele , mas nesse caso eu devo preencher os campos de requerente com os meus dados e o conjuge com os dados da minha mãe? rs

  • Ou posso preencher tudo com os dados dos meus pais (no caso, o meu pai é o Português) e no momento de assinar e apostilar, eu assino? Muito obrigado pela ajuda Letícia!

  • @amaft , os dados do casamento são os do seus pais.

    Você assina, reconhece a assinatura por autenticidade e manda a cópia autenticada e apostilada da identidade para provar que é filha e tem interesse na transcrição.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.