Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1246779

Comentários

  • @Andressa Ferraz o Escritório consular de Santos exige q o casamento seja averbado na certidão de nascimento do nubente brasileiro e o óbito( se for o caso).

  • (...)

    Uma das incumbências dos Cartórios de Registro Civil brasileiros é manter atualizados os registros que se encontram sob sua guarda...

    Portugal parece ter a tendência de seguir a mesma linha...Basta verificar a solicitação...Mais incisiva a cada dia...Para que o Cidadão Português mantenha atualizados os seus dados de Registo Civil...

    No caso do Registro Civil Brasileiro...A maneira adequada de solicitar uma Certidão de Registro Civil seria primeiro solicitar ao Cartório uma consulta ao Livro para ver como está...No caso de não estarem averbados no referido Registro TODOS os atos de Registro Civil da vida do cidadão em questão até a data da solicitação da Certidão...Essa atualização deve ser solicitada ao(s) cartório(s) detentor(es) do(s) Registro(s)...

    É fato que a Conservatória...Ou o Consulado A ou B aceitam Certidões não atualizadas com as devidas averbações para a instrução de processos...A questão é...Até quando...???

    Não custa relembrar...:

    Da mesma maneira que enviaram Ofício/Notificação/Exigência para aquelas pessoas que tinham despachado documentos para a instrução de processos compostos por Certidões de Nascimento Inteiro Teor Digitadas sem qualquer aviso prévio na ocasião em que passaram a Exigir/Aceitar somente as Certidões Inteiro Teor Reprográficas...Podem vir a fazer a mesma coisa por conta de Certidões desatualizadas enviadas...

    Como manter os Registros atualizados consiste em uma obrigação dos Cartórios...Solicitar aos Cartórios essas atualizações antes de que emitam as respectivas Certidões é um direito do usuário dos serviços notariais...Mesmo que isso signifique uns dois dias a mais para que a Certidão esteja disponível...

    Cabe a cada pessoa interessada em montar seu processo se faz de uma...Ou de outra maneira...

    Sorte a todos...!!!

    Para os prevenidos e para aqueles nem tanto assim...!!!

  • Obrigada por esse espaço.

    Meu tio, filho de portugueses, foi dar entrada em sua nacionalidade, com os documentos do seu pai, no Consulado do RJ.

    Faltou transcrever o casamento dos pais que foi no Brasil. Mas não tínhamos a certidão de nascimento da mãe dele. Acabamos de encontrar e pedir ao Arquivo Distrital de Aveiro.

    Minha dúvida é se a certidão da mãe dele, precisa ser autenticada em Portugal, tendo como finalidade a transcrição de casamento?

    E na certidão consta o nascimento dela em 15/11/1911. Mas na certidão de casamento consta 8/11/1911. É necessário pedir a correção?

    Agradeço muito desde já.

  • editado August 2020

    @valeriaf ...

    Cidadão Português nascido nas datas que você informou...Ou antes...Via de regra...Tem um Registo de Batismo...Ou paroquial...

    A Certidão que vocês solicitaram...E o Arquivo Distrital enviará deve ser uma via em papel já certificada...(Autenticada)...Essas informações devem ter sido observadas no ato da solicitação ao AD...

    veja um comentário recente sobre isso no link abaixo...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/221973/#Comment_221973

    Porém...Se o Registo de Nascimento Português da Mãe de seu Tio já se encontrasse digitalizado/informatizado...Uma cópia simples bastaria...

    Tendo sido já feita a solicitação ao AD...(Como você mencionou...)...Quero crer que vocês já verificaram tratar-se de um Registo de Batismo...

    A divergência de data citada não deve ser um impedimento para a realização da Transcrição do Casamento...

  • Olá pessoal.

    O processo de atribuição da minha mãe foi finalizado e o próximo passo é fazer a transcrição. Gostaria de saber se o consulado de Santos aceita pedidos de pessoas residentes fora de São Paulo? A minha mãe mora no interior do Rio, e parece que é difícil agendar um data pelo consulado de lá, então ela queria tentar por esse de Santos.

  • editado August 2020

    @NathyCA Santos não aceita pedidos fora do estado de SP. Tente o consulado do Rio ou envie direto para Portugal

  • @Vlad Pen Não sei se mudou alguma regra atualmente, mas o consulado de Santos tava aceitando processos de fora de SP até pouco tempo. E sobre o averbamento a minha dúvida foi pq lá no site realmente não fala nada sobre isso numa transcrição simples. E na transcrição com cartão eu vi que eles mencionam. Ou seja se exigem o errado são eles que não falam nada na listagem de documentos.

    Mas muito obrigada pela informação

  • Obrigada pelas informações.

  • @Andressa Ferraz vi comentários que eles nem atendem telefone que não seja do estado de S.Paulo. Mas na dúvida seria bom enviar e-mail e confirmar.

  • Boa tarde.

    Para conhecimento, Santos continua imbatível. Processo de transcrição enviado via Sedex.

    Chegou no Consulado dia 14/08 (sexta-feira) e hoje,17/08 (segunda-feira), foi finalizado.

  • AleAle Member
    editado August 2020

    @mzanetti pode me falar, por gentileza, quais documentos enviou?

    Já que o seu processo foi rápido por todos os documentos estarem ok.

    Sou neta, por parte de pai, de português já falecido. Meu pai também já faleceu.

    Vou transcrever o casamento dele com minha avó brasileira, também já falecida. Minha avó faleceu após meu avô.

    Vi que na certidão de nascimento dela não está averbado o óbito, só o casamento.

    Sabe dizer se preciso averbar?

    Outra dúvida é se além da transcrição de casamento no assento de meu avô português, preciso também transcrever o óbito?

    Se sim, na certidão de casamento dele consta averbado o óbito. Preciso mesmo assim enviar para o consulado uma certidão de óbito emitida agora?

    Desculpem pelas dúvidas. É que quero fazer tudo certinho pois é bem caro ficar emitindo certidões ou enviar algo faltando.

    Moro em Brasília, mas pelo o que tenho pesquisado é mais rápido fazer essa transcrição pelo Consulado de Santos, correto?

    Até pensei em fazer em Portugal mas vi algumas pessoas falando sobre o Vale Postal vencer e também sobre a questão de não poder fazer o vale postal para pessoa jurídica.

    Obrigada.

  • @Ale confirme se Santos aceita processos de outros estados. O casamento e óbito tem que estar averbado na certidão de nascimento do nubente brasileiro e o requerimento precisa ser apostilado.

  • AleAle Member

    @Vlad Pen farei isso.

    Agradeço muito por tirar minhas dúvidas.

  • @Ale Enviei apenas as certidões solicitadas no site do consulado, com a devida anotação de casamento na certidão de nascimento do nubente e o requerimento, lembrando que a certidão de casamento obrigatoriamente é em INTEIRO TEOR e a de nascimento tanto faz, o comprovante de pagamento da taxa e uma cópia simples do assento de nascimento do português (não é fundamental, mas auxilia o funcionário a localizar o registro no sistema) . Não é necessário enviar qualquer documento como RG, foto, comprovante de endereço, etc.

    As certidões devem estar com o reconhecimento de firma do escrevente e apostiladas e o requerimento (fornecido no site) deve estar com firma reconhecida por autenticidade, ou seja, só deve ser assinada na presença do escrevente e apostilado (esse apostilamento do requerimento, particularmente, considero um exagero).

    Quanto à transcrição de óbito, pode ser feita junto com a transcrição de casamento, como foi no caso da da minha mãe. Nesse caso é feita mais uma averbação no assento português de nascimento.

    Sugiro fortemente que deixe as certidões brasileiras perfeitamente alinhadas para evitar problemas antes de fazer as transcrições. ou seja, se houver qualquer óbito, verificar se a certidão de nascimento possui a anotação de casamento e óbito e a certidão de casamento, a anotação de óbito.

    Os cartórios brasileiros são obrigados a comunicar os demais cartórios nos casos de casamentos e óbito ocorridos, porém nem sempre isso ocorre, quando acontece, basta um e-mail e solicitar a anotação.

  • @Ale Esqueci de dizer que quanto ao atendimento de requerentes fora do Estado de São Paulo, vi em alguns grupos do Facebook que algumas pessoas conseguiram e outras tiveram os documentos devolvidos. A informação correta vou ficar devendo...

  • AleAle Member

    @mzanetti nossa...obrigada mesmo pelas explicações. Serão muito úteis. Vou verificar se nas certidões constam todas as averbações necessárias.

    A Certidão de Inteiro Teor que você forneceu foi por cópia reprográfica ou digitada?

    Desculpe mais uma pergunta...você é de fora do Estado de São Paulo?

    Pergunto para saber se tenho chances de conseguir fazer por Santos rs.

    Mais uma vez muito obrigada pela ajuda.

  • @Ale As certidões são digitadas, a certidão por cópia reprográfica é exigida apenas para processos de atribuição. Sou do interior de SP...

  • Transcrição de Casamento no Consulado de Santos, pelo que soube, faz em 1 semana no máximo. Imbatível! Deve estar bem vazia. Não sei se mando o processo dos meus avós prá lá ou para a 4a CRC do Porto que também não tem comentários dede 2019.

    Tenho pressa porque pretendo mandar depois o processo do meu pai pra Vila Nova de Gaya e ainda pegar o prazo de 50 dias para conclusão que foi o prazo de cidadania da minha avó.

  • Eu mandaria pra Santos. Quando é enviado direto para a conservatória é necessário o vale postal que eventualmente pode caducar. No consulado o processo é feito no próprio site e um boleto é emitido na hora.

  • editado August 2020

    @MirandaSilva @mzanetti Eu não ia dar palpite que não foi pedido, mas não pude me calar. Analisem bem suas opções antes.

    Até onde eu saiba, a 4a CRC do Porto só se for entregue pessoalmente no balcão em PT. Você não teria como mandar.

    Por outro lado, agora mesmo para quem está no BR, mandando para Santos teria que usar um courrier, e no interior pode ser difícil.

  • AleAle Member

    @mzanetti agradeço novamente pelas informações sobre os documentos ????

  • Santos é uma boa opção para quem tem pressa

  • AleAle Member

    @mzanetti agradeço novamente pelas informações sobre os documentos.

  • AleAle Member

    @Vlad Pen também só vejo elogios sobre fazer por Santos.

    Queria muito mandar meus documentos pra lá.

    Mas estou com medo.

    Não sei se é arriscado pagar o boleto e aí ter os documentos devolvidos sem conseguir fazer a transcrição.

    Sabe dizer se realmente alguém já teve os documentos devolvidos por eles?

    Se devolverem, o valor pago será perdido.

  • Recebi na quarta-feira a documentação do Escritório de Santos via Sedex e ontem mandei a atribuição do meu filho para Tondela na agência dos Correios. A greve está bem restrita a alguns lugares.

  • Pessoal, uma dúvida..


    É possível solicitar apenas a transcrição de casamento em Santos?

    Pelo prazo, gostaria de solicitar a transcrição em Santos e o CC + Passaporte em São Paulo, porém quando vou preencher o formulário no site do consulado aparece no título "Transcrição de Casamento + CC"


    Obrigado

  • @Efarias pode sim. Fiz exatamente isso, mandei a transcrição para Santos e assim que o site informou da conclusão, agendei no Consulado em São Paulo o CC+passaporte. Você prossegue com "Processos sem necessidade de renovar o Cartão Cidadão"

  • Pessoal vim relatar minha experiencia.

    Processo de transcrição de enviado do estado do Rio de Janeiro para Santos, chegou lá dia 18/08 e hoje dia 21/08 já recebi a certidão em casa da transcrição pronta.

    E foi como eu disse, eu enviei os documentos conforme esta escrito no site no caso de transcrição simples sem cartão cidadão. (Não exigia averbamento do casamento na certidão de nascimento do nubente brasileiro, na certidão do meu avô não estava e como eu já estava com ela apostilada e tal eu enviei assim mesmo) e deu tudo certo.

    Obrigada

  • @Ale se houver algum problema , eles devolvem os documentos para vc corrigir ou devolvem o dinheiro.. pq no requerimento, Santos até pede o nr de conta de uma agencia bancária caso o dinheiro precise ser devolvido.

  • AleAle Member

    @Vlad Pen obrigada.

    Esclareceu minha dúvida.

    Vou tentar primeiro na Embaixada aqui.

    Se der algo errado, envio para Santos.

    Depois relato aqui como foi.

    Mais uma vez obrigada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.