Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

16869717374151

Comentários

  • Hoje recebi a informação que o processo do meu sogro chegou a Ovar dia 29/05 e foi recebido pela Lurdes, agora é só aguardar ser numerado. O fórum é excelente para tirar nossas dúvidas. Assim que tiver a numeração do processo posto aqui, pelo que tenho lido agora devo aguardar em média de 20 dias para ligar para LR e confirmar o número.
  • Pessoal,
    Alguém sabe o tempo médio de conclusão dos processos por OVAR?
    - Ovar aceita dentro de um mesmo envio porém separado por envelopes Atribuição e Transcrição de casamento?
    - E também se é obrigatória a transcrição de casamento para fazer a atribuição? No caso o avô já tem a cidadania, e agora irá fazer o Pai e depois Filho, todos homens.

    Obrigada.
  • editado June 2017
    @maitezaraik. Os processos em OVAR variam de 4 a 5 meses.(Julho e Agosto tem as férias lá) e podem demorar um pouco mais. No caso o avô é o português e casou com uma brasileira , terá que fazer a Transcrição de casamento deles. Sugiro fazer a Transcrição em Ponta Delgada (15 a 20 dias) e a Atribuição em ACP ( dizem que está concluindo em 3 meses), OVAR,ou Vila Nova de Gaia.Foi comentado aqui que Vila Nova de Gaia e ACP não exigem a Transcrição de casamento quando foi pai q declarou até 1 ano de idade o nascimento do filho .
  • Boa noite, eu enviei meus documentos por sedex hoje para Ovar, meu e do meu irmão para o processo de atribuição de nacionalidade.

    Gostaria de saber como acompanho a partir de agora se já chegou la os docs, o vale postal, e quais os prazos e tal. Alguem que ja enviou poderia informar?
  • @Alex de Pinho Nunes, pode ir acompanhando pelo site do CTT, com o código de rastreio. Assim que o processo chegar em Ovar, aguarde uns 15 dias e ligue na linha registos caso queira saber sobre o andamento do processo
  • Pessoal, estou MEGA confusa... Cada hora que entro no fórum leio algo diferente, já não sei mais pra onde mandar o quê. Alguém me ajuda?
    É o seguinte, meus avós são portugueses, nascidos e casados lá (portanto, não preciso da transcrição de casamento deles, certo?). Estou tirando a cidadania da minha mãe (filha dos meus avós), casada no Brasil e, neste impasse, me pergunto se eu devo solicitar a transcrição de casamento dela por Ovar ou por alguma outra conservatória. Se por outra, qual é a ordem dos processos? Devo enviar primeiro os documentos para atribuição ou primeiro os de transcrição?
  • @julianafernandes_

    Já que seus avós portugueses se casaram em Portugal, realmente não há o que transcrever. O próximo passo é a atribuição da sua mãe, e depois a transcrição de casamento dela, afinal, não dá pra transcrever o casamento dela antes dela ser portuguesa hehe.
    Para a atribuição você pode mandar por Ovar, Tondela, ACP Porto. Não estou muito por dentro do prazo de todas, mas vc lendo os relatos mais recentes pode tirar uma ideia. Já para a transcrição, vc pode mandar para 4CRC Porto e Ponta Delgada, mas preocupe-se com este fato depois. Foque na atribuição da sua mãe.

    Qualquer dúvida nos pergunte! :)
  • sabe como posso ligar pra lá?

    esse ctt pra acompanhamento eu posso usar normalmente mesmo tendo enviado por sedex aqui ?

    dps que eles fizerem o procedimento eles me enviam algum documento de volta? oque eu vou pegar pra poder tirar o cartao cidadao?
  • @RenataMachado,

    para atribuição, basta que a certidão de nascimento do requerente seja a do tipo reprográfica, apostilada.
    Certidões brasileiras são originais, nunca cópias autenticadas.
  • Em um grupo do facebook vi um post de um rapaz informando que fez pessoalmente por Ovar (com agendamento prévio) e demorou cerca de 15 dias o processo de atribuição dele, alguém tem mais informações quanto a isso?
  • Olá pessoal,
    Só hoje obtive o número do meu processo que chegou em Ovar no dia 09/05. Só ganhou número ontem (247xx/2017), o que é estranho, pois outros processos que chegaram no mesmo dia foram numerados antes. De acordo com o atendente, está em despacho. Já inseri os dados na planilha. Já o processo da minha irmã ainda não consta no sistema, apesar de ter chegado no mesmo dia. Mas já fiquei mais tranquilo com a numeração do meu.
  • @Karina Barbosa, obrigado pela resposta. Então vamos aguardar a finalização, tudo dentro do esperado, que bom.



    @augusto1370, assim como o Vlad informou, tem que ligar na linha de registros. Ele irão te pedir nome e data de nascimento. Se o processo foi numerado, irão te passar essa numeração e o status do processo. Lembrando que quando o processo está numerado, automaticamente o Vale Postal já foi sacado.

    De qualquer forma, se quiser entrar no site da CTT (que é o serviço de correio em Portugal) segue abaixo um link, que é o que eu usei, preenchi os dados e coloquei meu e-mail de contato. Você recebe uma resposta automática informando que foi recebida sua solicitação e depois de uns dias, eles respondem informando o status do vale postal (se foi sacado ou não e até quando é válido).

    https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
  • Bom dia pessoal, entrei pela conta da minha esposa e respondi com o nome dela sem perceber ! kk
    Enfim, segue abaixo corretamente.

    @Karina Barbosa, obrigado pela resposta. Então vamos aguardar a finalização, tudo dentro do esperado, que bom.

    @augusto1370, assim como o Vlad informou, tem que ligar na linha de registros. Ele irão te pedir nome e data de nascimento. Se o processo foi numerado, irão te passar essa numeração e o status do processo. Lembrando que quando o processo está numerado, automaticamente o Vale Postal já foi sacado.

    De qualquer forma, se quiser entrar no site da CTT (que é o serviço de correio em Portugal) segue abaixo um link, que é o que usamos, preenchemos os dados e colocamos um e-mail de contato. Você recebe uma resposta automática informando que foi recebida sua solicitação e depois de uns dias, eles respondem informando o status do vale postal (se foi sacado ou não e até quando é válido).

    https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
  • Tudo bem pessoal consegui o numero do assento do meu vo minha duvida agora é o seguinte eu preciso ou nao do documento/copia pra mandar pra ovar, so o numero basta?

    ele nasceu depois de 1911 e ja esta informatizado
  • @Ovicente Obrigado pela informacao

    @Kelly Obrigado pela informacao
  • @Leonardo Carlos Gomes, se ele nasceu após 1911 e já tem o número informatizado, não precisa enviar, apenas informe o número. Se quiser enviar uma cópia simples apenas para facilitar, não faz mal.
  • editado June 2017
    @OVicente

    Nada, imagina. Meu processo já vão fazer dois meses e lá até agora nenhum e-mail hehe, tô acompanhando pela LE.

    @Andrey

    Ovar vinha permitindo que fosse feito um agendamento para os processos presenciais, mas já tem três meses que eles não estão fazendo mais. Este colega que você viu deve ter agendado nesta época. Espero que eles retornem com esta prática.
  • Bom dia pessoal! Enviarei hoje meus documentos para apostilar, queria só confirmar se o RG ainda não precisa de apostila p/ OVAR. Ainda está como só cópia autenticada mesmo, né? Desde já agradeço! Estou quase mandando tudo apostilado mesmo por via das dúvidas, dá medo de errar algo hehe.
  • @tania OVAR não exige R.G apostilado.
  • pronto fui ate o consulado e consegui o assento, na vdd é um documento que substitui o assento né, pra quem tiver curiosidade no consulado de santos custou 75 reais

    entao acho que estou ok nos docs

    -Certidão de inteiro teor apostilada
    -copia do rg por autenticação
    -Averbação do casamento ja feita(porem eu não porem o documento)
    -assento do meu vo



  • Tem algum Grupo no Whatsap para as atualizações sobre Ovar ?
  • Boa tarde prezados,

    Essa semana envio meus docs. para atribuir minha cidadania em Ovar; estou acompanhando os topicos aqui e todas minhas duvidas vem sendo tiradas por aqui; porém tenho uma para quem já enviou e ja recebeu seu processo como finalizado.

    Algum de vocês mandou com a CNH nova contendo filiação?

    Estou para preencher o Formulario 1C para maiores de 18 e na hora de colocar o RG, fico na dúvida, pois a Emissão da CNH é de 2017 (renovada) e a emissão do meu RG é 2003, qual data devo colocar?

    No consulado me falaram que caso fosse enviado CI, deveria ser a mesma com menos de 10 anos, por isso estou com essa dúvida; o resto está tudo ok, inclusive com o assento de casamento de meu pai, portugues nato averbado em Portugal.

    Desde já agradeço.
  • editado June 2017
    Obrigada pela resposta! Então eu posso mandar o processo de atribuição da minha mãe primeiro e, quando finalizar, enviar o de transcrição dela para que eu possa, posteriormente, tirar a minha cidadania, certo?

    Mais uma pergunta... Quanto tempo leva para os documentos "expirarem"? Autenticamos e apostilamos todos os documentos, só falta colocar no pacote e enviar. Existe algum prazo que estes documentos são válidos? Tenho medo de existir algum e, mesmo enviando agora, expirarem por conta da demora das conservatórias... Vocês sabem me dizer?

    Eu tô perdida mas aos poucos vou entendendo, rs.
  • @Leonardo Carlos Gomes, são esses os documentos que precisa para enviar. Ok.

    @Gabriel Espindola Pereira, se não me engano, Ovar só aceita RG como documento de identificação.

    @julianafernandes__, tem Conservatórias que dão prazo de 180 dias, mas Ovar aceita documentos mais antigos caso já estejam apostilados.
    Faça um processo de cada vez. Primeiro o de sua mãe, depois transcreva o casamento por Ponta Delgada, e por fim, envie seu processo de nacionalidade para Ovar, Tondela, ACP, VNGaia ou Mangualde.
  • @Leandro Carlos Gomes, substitui não, é o assento. Rs... Parece algo simples, mas é isso mesmo.
    Você fará a atribuição de quem? Quem é o Portugues?
  • Liguei p Ovar, é só aceitam RG, não aceitam CNH. Acabei enviando p Tondela
  • @caiodib
    Então você não recomenda eu mandar o processo de atribuição + transcrição da minha mãe juntos para Ovar? Não seria mais fácil despachar os dois "de uma vez"?
  • Oi @julianafernandes_

    Mais pratico é, mas não é o mais rápido.
    Ovar também demora 3/4/5 meses para concluir uma transcrição de casamento, assim como para realizar atribuição/aquisição.

    No momento atual, as conservatórias que estão mais rápidas para o processo de transcrição de casamento são Ponta Delgada (como o colega @caiodib falou) ou 4 CRC Porto, que estão concluindo a transcrição de 15 a 30 dias.

    Acaba ficando ao seu critério, se tem pressa, ou não. :)
  • @caiodib minha carteira de identidade é de 2003, faz tempinho hehe, mas está em bom estado. Será que envio assim mesmo ou faço outra?
  • editado June 2017
    @Gabriel Espindola Pereira, Ovar não reclama da validade do RG, principalmente se vc nãõ passou dos 50 anos...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.