Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

17071737576151

Comentários

• @diogodapr, o formulário 1c é preenchido manualmente. Leia este tópico de como preencher: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest

O vale postal é feito nos correios, nas agências não franqueadas. Faça como manutenção de residente, a ordem do IRN,IP e com o endereço da Conservatória para onde for enviar. O pagamento não pode ser feito com cartão.

@TalitaFRodrigues, que bom que deu certo, Só como o número do assento de nascimento, já pode agendar e fazer o Cartão de Cidadão. Seu processo está todo finalizado, e agora só fazer os documentos.
  • @Caiodib

Aproveitando a oportunidade de sua resposta para a colega Talita, reparei hoje quando fui bisbilhotar como faz o agendamento do cartão Cidadão, e pelo menos até onde entendi, que não precisa colocar o número do assento de nascimento da pessoa. Digo isso pois fui tentar ver se já conseguia agendar para minha mãe antes do processo de atribuição dela sair em Ovar (já está lá há dois meses). E consegui, para agosto. Será que fiz algo errado? Ou é isso mesmo?
  • Bom dia gente!

Alguém sabe a média de tempo que está levando para a conclusão do processo de atribuição de cidadania em Ovar?
    Os documentos da minha avó chegaram lá no dia 28/03/17 e foram recebidos pela Sra. Teresa Teixeira. Até agora não recebi nem um email de confirmação de recebimento nem nada... Isso é normal?
  • Pessoal

Sou novo no fórum, mas já pesquisei bastante.

Meu Pai é português, vivo, nascido em Leiria, distrito de Oliveira de Azeméis.

Meu pai casou aqui no Brasil com a minha mãe e ficou viúvo há mais de 10 anos.

Pesquisando no site do consulado português bom Rio vi que é necessário atualizar o casamento para seguir com o processo com eles.

Porém, busquei um despachante e ele me disse que nem sempre é necessário atualizar o casamento em Portugal.

Pesquisei mais um pouco aqui no fórum e descobri que não é preciso averbar o casamento se for direto por Portugal.

Dito isso, gostaria de ajuda de vocês nas seguintes questões:

1. É preciso averbar o casamento de meu pai em Portugal?

2. Posso enviar uma procuração ao meu primo que mora em Portugal para ele ir a uma conservatória com meus documentos e realizar a minha atribuição?

3. Se sim, quais documentos preciso legalizar no consulado aqui no Brasil? Vi que a certidão de nascimento na apostila de Haia não precisa. Mas como ficaria para legalizar a minha identidade e até mesmo a procuração?

4. Se meu primo não for apto a me representar, posso enviar tudo por correio direto a uma conservatória? Quais seriam esses docs?

Muito obrigado, pessoal.

Abs,
    Pedro
  • @Karina Barbosa eu estava toda hora entrando no site do consulado para checar isso, mas pelo o que eu li lá o agendamento só é confirmado quando tem o pagamento do boleto. Eu tinha marcado pra agosto também mas fiquei com medo de não ficar pronto a tempo e eu perder os R$100 do boleto pro CC.
    NÃO SEI se como ficou agendado, se eu tentar gerar um outro boleto eles mantem essa vaga, mas acho dificil. tem que ver se alguém aqui do forum com mais experiencia saiba informar
  • @Fe Miranda Alves normalmente demora de 3 - 4 meses
  • Fala galera. O processo da minha mãe chegou dia 23/05 e foi numerado ontem 07/06. Numero do processo 25XXX /2017. Como eu faco para por naquela planilha de controle de processos ? Quando o processo estiver pronto eles enviam para o e-mail dizendo que esta pronto ou tem que ligar para Linha de Registros ? Obrigado
  • editado June 2017
    @Sandro

Lá no próprio sistema do consulado, após o pagamento, fica liberado para você reagendar ou cancelar. Pelo que entendi, não tem nenhum custo sobre isso. Acabei colocando lá para agosto pois a expectativa de 4 meses em Ovar termina no final de julho; mas qualquer problema, é só reagendar.
  • @Sandro von Boreli Obrigada!
  • @karina opaaa bom saber, vou já agendar e pagar, caso precise mudar falo com eles. Eu tinha agendado também pra uma data que acho
  • Pessoal, alguém sabe se Ovar ainda recebe dois processos de uma vez?. Uma transcrição e uma atribuição
  • @Sandro

Isso aí! Eu fui só bisbilhotar, mas quando vi que nao precisava do assento e que poderia reagendar depois, fiz rs
  • editado June 2017
    Qual a diferenca entre enviar por EMS e prioritario? alem de ser mais rapido obviamente, pq o ems e dhl sao muito mais caros e estou tentando economizar o maximo possivel
  • @Leonardo Carlos Gomes, basicamente é o prazo! Prioritário demora entre 15 a 20 dias.
  • @karina, abriu agora e consegui hahahaah já paguei e espero que seja o timing perfeito :) caso não, mudo o dia lá
  • Tô na torcida junto com vc, @Sandro!
  • AssisAssis Member
    Enviei ontem as 13:13 o processo de atribuição de minha mãe de nacionalidade portuguesa por atribuição, fazendo o rastreamento pelos correios verifiquei que a documentação seguiu para Portugal hoje as 08:59 estou na torcida para que chegue o mais rápido possível no destino final, já que em breve estaremos em férias, e esse serviço na conservatória estará parado, espero estar com esse processo finalizado até o fim do ano. Boa sorte a todos os amigos e amigas...
  • @Leonardo Carlos Gomes eu enviei pelo prioritário, paguei 18 reais e chegou em 8 dias... claro, fiquei com medo, mas a moça do correio garantiu que chegaria...hehehe..achei bom e pretendo fazer isso no proximo processo que eu for enviar.
  • Boa noite pessoal, eu enviei meus docs por sedex, meu e do meu irmão no mesmo envelope para Ovar, só pra caso alguém queira saber, chegou em 5 dias lá e deu 110 reais o envio.

No site do CTT ja diz que foi recebido no destino em OVAR.

gostaria de saber oque tenho de fazer agora? eles sacam meu vale postal automaticament ou tenho que entrar em contato? sabem dizer quanto tempo demora ou se tem algum jeito de ir acompanhando?

desde já agradeço
  • @Karina Barbosa, para agendar, não é necessário ter o número em mãos. Ele será usado ao fazer o CC quando for ao Consulado. Pelas complicações dos Consulados, sugiro não fazer este tipo de coisa (agendar, e depois ficar adiando). Pode acabar ficando sem o agendamento, e sem o dinheiro pago.

Ovar demora pelo menos 4 meses para fazer processos, e agora com as férias a vista, penso que os processos de agora vão ser finalizados lá para outubro/novembro.

@Alex de Pinho Nunes, aguarde uns 15-20 dias e ligue na linha registos para saber sobre seu processo.
  • mas que linha é essa?
  • Boa noite pessoal, estou acompanhando o tópico e pretendo enviar meus documentos logo logo, mas me surgiu uma dúvida, pode ser até estúpida, mas resolvi perguntar. Vi o pessoal falando sobre férias, nas férias as conservatórias não abrem? Então é perigoso eu mandar meus documentos e eles voltarem e eu ter que pagar tudo de novo? Neste caso, que dia elas fecham?
  • editado June 2017
    @tania, As conservatórias continuam funcionando, só q num ritmo mais lento. Agosto são as férias escolares..Verão em Portugal.
  • Oi @caiodib, pois é, eu achei que precisava do número do assento.

Agendei uma data bem folgada, considerando que o processo ficasse pronto em 5 meses. Do jeito que as coisas estão, dificilmente terei que reagendar, mas, pelo menos há está opção.
  • Bom dia,

Pessoal, pode ser uma duvida meio besta, mas vamos la hehe..
    Vejo a maioria do pessoal que enviou os documentos para a Conservatória via DHL, mas nunca via Fedex ou outro serviço de courrier. Sabem dizer se é por uma questão de preço, serviço, ou preferencia?

Enviarei os meus na semana que vem e já estou agilizando a parte do courrier.

Obrigado.
  • editado June 2017
    Pessoal meu pai enviou o processo a ovar via EMS com os devidos documentos só faltando preencher o numero do vale postal, porem eu mandei a copia do vale postal

Sera que vai dar algum problema?
  • @Leonardo, se vc mandou a cópia do vale, sem problemas
  • vi o rapaz ali em cima falando que tinha que enviar uma copia do vale postal, nao entendi agora... eu enviei os docs no correio e ja chegaram em OVAR o vale postal fiz no mesmo dia que enviei e me deram um recibo e tal, tinha uqe ter mandado isso junto ?? achei que o vale iria diretamente por algum sistema online pra eles. Alguem pode me tirr esta dúvida?

mandei e-mail perguntando sobre qual o proximo passo ja que meus docs haviam chegado ja tem alguns dias e eles nao me responderam lá. Como devo proceder?
  • Alex de Pinho Nunes, Sim deveria ter enviado juntamente com os documentos. Pelo menos vc colocou o numero do vale no formulário?
    Se não enviou o que pode fazer e mandar um e-mail e no assunto coloque : NUMERO DE VALE POSTAL
    E no corpo do email informe o numero dizendo que esqueceu de mandar.
    E não vão responder seu e-mail. Vc precisa aguardar eles entrarem em contato se precisarem.
    Lá não tem funcionario disponível para responder e-mails. Fique tranquilo. Eles são super competentes. Se enviou tudo ok, seu processo será feito e entrarão em contato quando finalizarem.
  • @Alex de Pinho Nunes O mesmo aconteceu comigo, não terá problemas com o Vale Postal eles pelo nome podem ter acesso ao seu vale postal.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.