Eu realmente não tenho pressa, mas é claro que quanto antes melhor porque aí consigo tirar a minha mais rápido também. Eu sempre vinha lendo que o pessoal manda tudo junto... Vou ter que acabar mandando as duas juntas porque mandei apostilar os documentos para os dois processos. Tenho medo da atribuição demorar mais do que o previsto em Ovar e os documentos para a transcrição acabarem expirando para as outras conservatórias.
Enfim, muito obrigada pelas respostas pessoal! Qualquer dúvida volto aqui novamente, rs.
@julianafernandes__, realmente, fica a seu critério. Terá de optar pela agilidade, ou pela comodidade. Conforme a @Karina Barbosa comentou acima, os processos de transcrição demoram o mesmo tempo que um processo de atribuição. Alguns familiares meus mandaram os processos de atribuição mais transcrição juntos, e demorou cerca de 6 meses para a conclusão, e tem um que a atribuição já saiu, mas a transcrição ainda não. Fica a seu critério.
Gostaria de compartilhar a imensa alegria que estou sentindo... enfim o processo de atribuição para o meu bisavô foi concluído, sei que ainda um grande caminho até obter a minha cidadania, mas já tive um grande progresso hehe... O processo do meu bisavô mandei na primeira semana de janeiro, e no dia 29/05 foi concluído. O número do processo é 56XX/17.
Agora darei entrada no processo do meu avô, mas olhando a documentação de nascimento dele fiquei com um dúvida... Como os pais dele não eram casados, quando ele nasceu, o meu avô foi registrado pela mãe, e quando ele completou dois anos de idade, o pai dele (que acabou de obter a cidadania portuguesa) reconheceu a paternidade. Até aí, eu sei que não terei problemas obter a cidadania do meu avô, pois já me tiraram essa dúvida anteriormente... A questão, é que além disso, o sobrenome do meu avô e da mãe dele mudaram quando o meu avô lhe reconheceu no Tabelião de Notas (essa alteração consta no registro de reconhecimento da paternidade), então a minha dúvida é, se por conta disso, terei algum problema na atribuição do meu avô?
PS: Muitíssimo obrigado pela ajuda com o processo do meu bisavô
@Vlad, obrigado pelas dicas para ler estes posts. Vamos lá, só para ter certeza dos docs (este é para o meu processo de atribuição - minha mãe já esta com assento e transcrição de casamento concluídos):
- Modelo 1C preenchido (esta certo este modelo? Só datar e "assinar" - apenas na linha 1 - na frente do funcionário do cartório e com Reconhecimento de Firma por AUTENTICIDADE?) Explicando: Minha vó é a portuguesa e minha mãe nascida no Brasil recém naturalizada; - Original da minha certidão de nascimento de inteiro teor, com a firma reconhecida do notário que a assina e que contenham selo digital (apostilhada apenas?); - Cópia do assento de nascimento da minha mãe; - Cópia da certidão de casamento transcrito da minha mãe com meu pai; - Cópia da minha identidade (autenticada apenas?); - Vale Postal (finalidade: manutenção de residente) no valor de 175 €, emitido em nome de; IRN.IP, R. Conselheiro Veloso da Cruz, 801, Palácio da Justiça - 4400-096 Vila Nova de Gaia? - Enviar docs para o endereço; CRC de Ovar - Rua Luis de Camões, nº 15 - r/c - 3880-240 – Ovar (é este mesmo?)
Obrigado maia uma vez pela ajuda... como tenho lido muita coisa acaba confundindo muito!
Pessoal, o processo de transcrição do casamento de meus avós portugueses ficou pronto, agora vou dar início ao processo de atribuição de minha mãe, gostaria de saber o seguinte: Quando transcrevemos o casamento, ou averbamos a certidão de óbito, ou fazemos a atribuição, temos o direito de receber via correio a certidão do casamento transcrito, a certidão de óbito averbada, e a certidão de nascimento portuguesa via correio??? Eu sei que basta o numero de processo para dar continuidade ao processo, mas seria interessante receber essa documentação via correio, meu contato com Ovar foi por telefone e não lembrei de fazer essas perguntas, alguém poderia esclarecer essas dúvidas? Um forte abraço a todos do fórum!!!
Gente enviei dia 11/05 os documentos a Ovar, chegou no dia 15/05 O vale postal com validade para 12/Junho ainda não foi sacado, se caso passar do dia 12 como devo proceder? Alguém já passou por essa situação.???
@RenataMachado Qualquer pessoa postila documentos, não precisa ser o seu pai. Agora a assinatura no formulário 1C deve ser presencial e feita por quem esta requerendo a atribuição ou seja, seu pai.
@Raquel Roballo, não se preocupe, Ovar sabe o dia de vencimento e não deixa vencer!! Fique tranquila, ELes separam e ficam de olho. Relaxe!! Eles fazem esse trabalho ha anos....
@RenataMachado eu enviei por DHL Rio Ovar mandei na sexta e na segunda chegou! Se não estou enganado foi 230 com seguro. Seguro esse importante por se tratar de documentos eles não possuem valor monetário o seguro é 10 reais e se algo acontecer eles devolvem o valor do frete + 1000 reais.
Só a nível de comparação, seria interessante saber as opções de envio (transportador) dos documentos para OVAR, como preço e tempo de chegada, alguém teria esse comparativo?
Eu mandei pela DHL dia 05/05 sexta feita e na segunda 08/05 foi entregue, sensacional o serviço despachei de São Paulo o valor foi de 230,00 com os seguros.
Conheço uma pessoa que tem horario marcado e vai pessoalmente em Ovar para fazer uma atribuição. Nesse caso, a Cópia da identidade do requerente precisa ser autenticada e apostilada ou não,pois a mesma será exibida em original na frente dos conservadores?
@Fernanda99, a pessoa vai pessoalmente fazer atribuição do próprio? Se for de outra pessoa precisará de procuração e o RG é da pessoa atribuir é apostilado
@Maria Adelaide sim,a atribuição é pra própria pessoa. Então pode mostrar a identificação original pessoalmente sem precisar de autenticidade ou apostilamento?
Como faz para pagar o vale-postal em caso da pessoa ir pessoalmente? Paga-se pessoalmente?
A assinatura no formulário 1C pode ser pessoalmente tb,para evitar reconhecimento de firma em cartório brasileiro? Obrigada
Pessoal, estou prestes a enviar a documentação de atribuição + transcrição da minha mãe para Ovar. Optamos pela comodidade de enviar tudo junto para a mesma conservatória tendo em vista que não temos pressa. Alguém poderia me ajudar a conferir se está tudo ok?
ATRIBUIÇÃO: - Formulário 1C com reconhecimento de firma em cartório; - Cópia do RG autenticada; - Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica apostilada; - Cópia simples da certidão de nascimento do progenitor (mãe da minha mãe) - Vale postal no valor de 175 EUR.
TRANSCRIÇÃO: - Solicitação de transcrição de casamento com reconhecimento de firma em cartório; - Cópias autenticadas dos RGs da minha mãe e do meu pai; - Certidão de casamento de inteiro teor por cópia reprográfica apostilada; - Certidão de nascimento do meu pai, de inteiro teor por cópia reprográfica apostilada - Vale postal no valor de 120 EUR.
Enviaremos em dois envelopes, cada qual com sua documentação separada, dentro de um único envelope para o endereço: Conservatória do Registro Civil de Ovar Rua Luis de Camoes, n.º 15 r/c 3880-240 Ovar / Portugal
Está tudo certo? Falta algo? Depois de enviar, tenho só que esperar sentada e morrer de ansiedade? rs
Desculpa a mensagem gigante, só quero ter certeza de que vai tudo certinho! Obrigada!!!
pessoal, eu já liguei 3 vezes linha registos e não consigo entender o que a atendente fala, o audio é muito baixo e ela fala muito rápido. Esse pedido não é o habitual aqui no grupo, mas alguem que vai ligar pra saber do seu processo, poderia se informar tambem sobre o meu e me repassar no privado? eu agradeceria demais! o nome é THEREZINHA DE OLIVEIRA BAPTISTA e data de nascimento 25/04/1933. se alguem for me ajudar, avisa aqui para que outro não ligue tambem, muito obrigado!
@julianafernandes, Os requerimentos tanto para a Transcriçao como para a Atribuiçao tem q ter as assinaturas reconhecidas por AUTENTICIDADE.Vc confirmou se Ovar aceita os dois processos juntos?Na transcriçao de casamentos é pedida a certidão de nascimento dos dois nubentes.Para Transcriçao de casamento pode ser certidões de inteiro teor apostiladas e não precisa ser reprográficas.
Boa noite, eu estou com o cartão cidadão português do meu pai atualizado e os documentos apostilados, e estou precisando de ajuda com 2 duvidas:
- Como devo preencher o formulário "Artigo_1-C_cheque", deve ser preenchido manualmente? O que eu baixei do site www.irn.mj.pt não permite editar para eu digitar os dados?
- Como é o processo do Vale Postal, em Euros, à ordem do IRN, IP e com a morada da conservatória?
Por gentileza, quem já fez esse processo pode me responder. Porque a cidadania do meu pai eu fiz pelo consulado de São Paulo, que custou muito caro e demorou 8 meses.
Há alguns dias mandei msg aqui com algumas dúvidas sobre pedir urgência e/ou cancelamento sobre meu processo em Lisboa, pois pensava em transferi-lo para Ovar. No entanto, ontem eu recebi uma carta da Conservatória me dizendo que meu assento de nascimento foi lavrado. Isso significa o que eu acho q significa? Minha cidadania já foi completada? Agora só ir no consulado português e pedir o passaporte e cartão cidadão? (Lembrando que moro na Irlanda então deve ser um pouco diferente do processo aí no Brasil).
Pode ser uma pergunta bem estúpida, mas foi meio inesperado porque entrei com meu processo pessoalmente em Lisboa em janeiro e no número só foi gerado em março então estava esperando que demorasse o tempo de 1 ano que têm demorado, mas essa carta chegou agora... Então fiquei um pouco confusa sobre o que isso significa, se é apenas uma parte do processo ou já é o resultado.
Se algum souber me esclarecer vai me tirar uma baita ansiedade aquiiiii!!! Haha
@fernanda99 Obrigada!!! Ebaaa!! O assento chegou junto com a carta! Bom que já tenho agendamento no consulado pra pedir o restante dos docs! Que ótimo! Obrigadaaa
Comentários
Eu realmente não tenho pressa, mas é claro que quanto antes melhor porque aí consigo tirar a minha mais rápido também.
Eu sempre vinha lendo que o pessoal manda tudo junto... Vou ter que acabar mandando as duas juntas porque mandei apostilar os documentos para os dois processos. Tenho medo da atribuição demorar mais do que o previsto em Ovar e os documentos para a transcrição acabarem expirando para as outras conservatórias.
Enfim, muito obrigada pelas respostas pessoal! Qualquer dúvida volto aqui novamente, rs.
Alguns familiares meus mandaram os processos de atribuição mais transcrição juntos, e demorou cerca de 6 meses para a conclusão, e tem um que a atribuição já saiu, mas a transcrição ainda não.
Fica a seu critério.
Gostaria de compartilhar a imensa alegria que estou sentindo... enfim o processo de atribuição para o meu bisavô foi concluído, sei que ainda um grande caminho até obter a minha cidadania, mas já tive um grande progresso hehe... O processo do meu bisavô mandei na primeira semana de janeiro, e no dia 29/05 foi concluído. O número do processo é 56XX/17.
Agora darei entrada no processo do meu avô, mas olhando a documentação de nascimento dele fiquei com um dúvida... Como os pais dele não eram casados, quando ele nasceu, o meu avô foi registrado pela mãe, e quando ele completou dois anos de idade, o pai dele (que acabou de obter a cidadania portuguesa) reconheceu a paternidade. Até aí, eu sei que não terei problemas obter a cidadania do meu avô, pois já me tiraram essa dúvida anteriormente... A questão, é que além disso, o sobrenome do meu avô e da mãe dele mudaram quando o meu avô lhe reconheceu no Tabelião de Notas (essa alteração consta no registro de reconhecimento da paternidade), então a minha dúvida é, se por conta disso, terei algum problema na atribuição do meu avô?
PS: Muitíssimo obrigado pela ajuda com o processo do meu bisavô
- Modelo 1C preenchido (esta certo este modelo? Só datar e "assinar" - apenas na linha 1 - na frente do funcionário do cartório e com Reconhecimento de Firma por AUTENTICIDADE?) Explicando: Minha vó é a portuguesa e minha mãe nascida no Brasil recém naturalizada;
- Original da minha certidão de nascimento de inteiro teor, com a firma reconhecida do notário que a assina e que contenham selo digital (apostilhada apenas?);
- Cópia do assento de nascimento da minha mãe;
- Cópia da certidão de casamento transcrito da minha mãe com meu pai;
- Cópia da minha identidade (autenticada apenas?);
- Vale Postal (finalidade: manutenção de residente) no valor de 175 €, emitido em nome de; IRN.IP, R. Conselheiro Veloso da Cruz, 801, Palácio da Justiça - 4400-096 Vila Nova de Gaia?
- Enviar docs para o endereço; CRC de Ovar - Rua Luis de Camões, nº 15 - r/c - 3880-240 – Ovar (é este mesmo?)
Obrigado maia uma vez pela ajuda... como tenho lido muita coisa acaba confundindo muito!
O vale postal com validade para 12/Junho ainda não foi sacado, se caso passar do dia 12 como devo proceder?
Alguém já passou por essa situação.???
Qualquer pessoa postila documentos, não precisa ser o seu pai. Agora a assinatura no formulário 1C deve ser presencial e feita por quem esta requerendo a atribuição ou seja, seu pai.
@MariaAdelaide Obrigada!! Fiquei aliviada
Obrigada!
eu enviei por DHL Rio Ovar mandei na sexta e na segunda chegou! Se não estou enganado foi 230 com seguro. Seguro esse importante por se tratar de documentos eles não possuem valor monetário o seguro é 10 reais e se algo acontecer eles devolvem o valor do frete + 1000 reais.
Nesse caso, a Cópia da identidade do requerente precisa ser autenticada e apostilada ou não,pois a mesma será exibida em original na frente dos conservadores?
Então pode mostrar a identificação original pessoalmente sem precisar de autenticidade ou apostilamento?
Como faz para pagar o vale-postal em caso da pessoa ir pessoalmente? Paga-se pessoalmente?
A assinatura no formulário 1C pode ser pessoalmente tb,para evitar reconhecimento de firma em cartório brasileiro?
Obrigada
Alguém poderia me ajudar a conferir se está tudo ok?
ATRIBUIÇÃO:
- Formulário 1C com reconhecimento de firma em cartório;
- Cópia do RG autenticada;
- Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica apostilada;
- Cópia simples da certidão de nascimento do progenitor (mãe da minha mãe)
- Vale postal no valor de 175 EUR.
TRANSCRIÇÃO:
- Solicitação de transcrição de casamento com reconhecimento de firma em cartório;
- Cópias autenticadas dos RGs da minha mãe e do meu pai;
- Certidão de casamento de inteiro teor por cópia reprográfica apostilada;
- Certidão de nascimento do meu pai, de inteiro teor por cópia reprográfica apostilada
- Vale postal no valor de 120 EUR.
Enviaremos em dois envelopes, cada qual com sua documentação separada, dentro de um único envelope para o endereço:
Conservatória do Registro Civil de Ovar
Rua Luis de Camoes, n.º 15 r/c
3880-240
Ovar / Portugal
Está tudo certo? Falta algo?
Depois de enviar, tenho só que esperar sentada e morrer de ansiedade? rs
Desculpa a mensagem gigante, só quero ter certeza de que vai tudo certinho!
Obrigada!!!
o nome é THEREZINHA DE OLIVEIRA BAPTISTA e data de nascimento 25/04/1933. se alguem for me ajudar, avisa aqui para que outro não ligue tambem, muito obrigado!
- Como devo preencher o formulário "Artigo_1-C_cheque", deve ser preenchido manualmente? O que eu baixei do site www.irn.mj.pt não permite editar para eu digitar os dados?
- Como é o processo do Vale Postal, em Euros, à ordem do IRN, IP e com a morada da conservatória?
Por gentileza, quem já fez esse processo pode me responder.
Porque a cidadania do meu pai eu fiz pelo consulado de São Paulo, que custou muito caro e demorou 8 meses.
Há alguns dias mandei msg aqui com algumas dúvidas sobre pedir urgência e/ou cancelamento sobre meu processo em Lisboa, pois pensava em transferi-lo para Ovar.
No entanto, ontem eu recebi uma carta da Conservatória me dizendo que meu assento de nascimento foi lavrado.
Isso significa o que eu acho q significa? Minha cidadania já foi completada? Agora só ir no consulado português e pedir o passaporte e cartão cidadão? (Lembrando que moro na Irlanda então deve ser um pouco diferente do processo aí no Brasil).
Pode ser uma pergunta bem estúpida, mas foi meio inesperado porque entrei com meu processo pessoalmente em Lisboa em janeiro e no número só foi gerado em março então estava esperando que demorasse o tempo de 1 ano que têm demorado, mas essa carta chegou agora... Então fiquei um pouco confusa sobre o que isso significa, se é apenas uma parte do processo ou já é o resultado.
Se algum souber me esclarecer vai me tirar uma baita ansiedade aquiiiii!!! Haha
Tenham um bom dia e boa sorte a todos
Obrigada!!! Ebaaa!!
O assento chegou junto com a carta! Bom que já tenho agendamento no consulado pra pedir o restante dos docs!
Que ótimo! Obrigadaaa