Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

17374767879151

Comentários

• @Assis,
    sinto muito pela sua perda!

• @vilmarz,
    uma vez que os filhos nasceram depois de 1981, fica mais fácil.
    Não há problema algum (que sorte não estar mencionada a união estável nas certidões).

Basta enviar a documentação para atribuição dos filhos.
    Sendo menores de 14 anos, terá que anexar também as cópias autenticadas dos RGs do pai e da mãe.
    Sendo maiores de 14 anos, terá que anexar também as cópias autenticadas dos RGs do pai, da mãe e do menor.

A mãe mudou de nome após a união estável? (se mudou, terá que anexar a documentação do união e torcer para não criarem problema). Havia me esquecido do nome da mãe.

Sugiro que enviem também uma cartinha, informando que os pais não eram casados.
  • @Assis, fico triste pela sua perda.
    Precisará da certidão de óbito dele para atualizar o estado civil de sua mãe. Esta atualização será necessária se ela pretender viver em Portugal.
  • @Vlad Pen, consegue me ajudar nessa dúvida sobre o preenchimento do 1C? Só falta esse detalhe. No quadro 2, caso eu possua a cópia do assento de nascimento da minha mãe (portuguesa) e este irei enviar junto, qual campo preciso preencher? Apenas coloco um X no campo de: CONSEVATORIA DOS REGISTROS CENTRAIS e mando a cópia ou preciso ainda sim preencher a freguesia, concelho, País, data do nascimento, assento e ano? Abs e obrigado!
  • Para informação:

Liguei hj p/ a LRC, às 05:55h (horário de Brasília), quem me atendeu foi uma senhora chamada Teresa, após 13 minutos de espera, ela foi muito cortês, atenciosa e educada comigo.
    Perguntei sobre um processo de Aquisição e, inicialmente ela não o localizou, precisei repetir novamente os dados (nome completo, data de nascimento e filiação) e em qual CRC havia sido dada a entrada (no caso, Ovar), quando então ela pediu para eu confirmar o que eu era da pessoa (no caso, filho) e na sequência ela me informou o número e disse que está a ser analisado desde o dia 14/06/2017 (foi recebido em 29/06/2017).
    Aproveite e perguntei pelo de atribuição do meu sogro, que foi recebido lá em Ovar no dia 15/06/2017, porém ficou suspenso aguardando a confirmação da transcrição do casamento dos pais dele, transcrição está que fora concluída e informada no dia 26/05/2017, onde a partir daí o processo voltou a tramitar e entrou para análise no dia 09/06/2017.

Por fim ainda esqueci de consultar mais um de uma amiga.

OBS: Embora esperado 13 minutos, consegui na primeira tentativa.
  • AssisAssis Member
    Agradeço as palavras de carinho e conforto!!!
  • @Machado, se vc vai enviar a Copia do Assento, creio q não precisa preencher os Campos onde pede Freguesia e Concelho, mas acho q não tem importancia em preencher tb.
  • Pessoal me tire uma dúvida, essa linhas de registros não é específica de Ovar? Por que eu liguei hoje pela manha para saber o andament odo processo e a pessoa que me atendeu não passou inform~ção nenhuma, nem pediu meu nome nem nada, eu tentei passer meus dados pra ela poder localizer o processo e nada... só falou que demora 3 meses. Quando vocês ligam pra lá, oque perguntam? meus documentos chegaram lá no inicio do mês 01/06/2017 hoje dia 20/06/2017 nao consigo respostas nem de OVAR nem dessa linha de registros nem do CTT a respeito do vale postal. Poderiam me dar uma luz?

agradeço
  • @alex tô na mesma situação, meus documentos chegaram dia 29/05 a Ovar e acabei de receber e-mail da CTT que o Vale não foi sacado e o vencimento é dia 24/06 estou muito apreensiva.
    E-mail que me respondeu sobre o Vale foi da Fernanda, tente com ela foi bem rápida na resposta m.fernanda.borges@ctt.pt
  • Estou de volta, rsrsrs... Por motivos de trabalho, não consegui acompanhar o forum nas últimas 2 semanas..

Vi um relato em outro tópico, de um rapaz que foi pessoalmente em Ovar, o mesmo disse que estão colocando o telefone no mudo, pois não para de tocar, pessoas perguntando principalmente sobre a nova lei de atribuição dos netos.

É isso.. Evitem ligar. Dúvidas perguntem antes aqui.. Tem gente craque em ajudar!

A Linha de Registo é geral de todas as Conservatórias. Dê seu nome completo e data de nascimento, pergunte a numeração do seu processo, caso ainda não tenha.
  • Vocês já viram algum caso em que a conservatoria não sacou o vale postal no tempo de 30 dias? Oque acontece?

Meu documentos já estão lá, entretanto não coloquei o vale postal junto dos documentos, nem no formulário C1. Eu enviei um e-mail para Ovar com os vales postais e explicando que eram referents ao meu processo, entretanto o email nem foi lido ainda, e já tem mais de 20 dias. Vocês sabem me dizer oque posso fazer pra resolver essa situação?
  • Quando o vale expirar, você poderá voltar na agência dos Correios que enviou o vale postal e resgatar o valor. Esteja com o comprovante e sua identidade.

Porém a taxa do serviço não devolvem (aprox R$ 45,00).
  • AssisAssis Member
    Pessoal, preciso de uma ajudinha! Estou com muita dificuldade em conseguir a certidão de nascimento de meu pai, ele era de Pernambuco, mas segundo informações que temos, é que ele nasceu em Recife, porém, sua família morou em outras localidades, inclusive no estado da Paraíba, portanto, não sei a cidade em que ele foi registrado por seus pais, já tentei através da carteira de identidade, mas o documento de origem foi sua certidão de casamento, já tentei pela habilitação de casamento, mas o cartório onde está registrado a certidão de casamento não tem mas a documentação de habilitação, fui informado pelo funcionário do cartório que foi tudo incinerado, sendo assim, pergunto: como conseguir a certidão de meu pai se a única informação certa que temos, é que ele nasceu no estado de Pernambuco? Vou requerer a cidadania portuguesa através de minha mãe ( estou aguardando a atribuição dela) porém, segundo informações, preciso transcrever o casamento deles em Portugal, já que ele era brasileiro e foi quem me registrou quando do meu nascimento. Deixo aqui duas perguntas, são elas: Como conseguir a certidão de nascimento de meu pai sabendo apenas que nasceu em Pernambuco, mas sem saber onde foi registrado, e a segunda pergunta é a seguinte: se não localizar a certidão de nascimento do meu pai, o que fazer para concluir meu processo de cidadania portuguesa???
  • Prezados, bom dia

ontem enviei meus docs para minha atribuição para Ovar, juntamente com o Vale Postal, porém agora verifiquei o comprovante e está como finalidade Manutenção de Residentes, fiquei assustado e liguei e a me informaram que o sistema coloca apenas como Estudante ou Residente.

E agora, alguém sabe de alguma coisa sobre isso, ou o que posso fazer, se vai impactar, ou entro em contato com a Conservatória ou Linha de Registos?

Obrigado
  • @Gabriel Espindola Pereira,

Sem problemas. É isso mesmo. A finalidade é manutenção de residentes.
  • Pessoal que está preocupado com o vale: há algumas paginas atras, estava conversando aqui com uma menina no mesmo desespero que vocês, pois o dia do vencimento do vale se aproximava e nada. Dei o relato do que aconteceu comigo: eles sacaram o vale exatamente no dia do vencimento. É uma apreensão e tanto, mas, deu tudo certo (e depois
    Com ela também deu).
    Devido ao grande fluxo de processos na conservatória, o ideal é aguardar mesmo passar a data do vale e, ao
    Mesmo tempo, consultar o saque pelo formulário do CTT.
    Se o CTT não te responder depois de uns 3 dias, mandem de novo, e de novo, e de novo.

Parece, no momento, ser de praxe o saque do vale no último dia.
  • @Fabio Malta Montanha; obrigado! Fico mais aliviado assim; você foi assim?
  • O meu e de todos que solicitam nacionalidade.
  • A que blza! Já estava um pouco agoniado hehe..bom, agora é esperar e dese já muito obrigado pela força de todos aqui do forum! Assim que meu processo for numerado, coloco na planilha.
    Abraço
  • @Assis,

Você mora em Recife? Pelo o que vi, existem 16 cartórios de Registro Civil em Recife.
    Sei que é trabalhoso, mas você poderia tentar ir em cada um deles na sua busca, caso mora por lá.
    Se morar em outros estados, tente falar por telefone com aqueles que atenderem, os outros, veja se consegue via email ou algum conhecido por lá...

Penso que esse seja um começo. Como disseram lá em cima, dá uma olhada no tópico de transcrição de casamento sem a certidão de nubente brasiliero.
  • @assis
    meus sentimentos pelo seu pai.
    Olha, comigo aconteceu a mesma situação, e por coincidência sou do estado de PE e moro em Recife
    Não sabia em qual cartório a minha vó tinha sido registrada, e no seu RG o documento de origem também era o do seu casamento. Fui na SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL -PE, paguei uma taxa para puxar todo o seu histórico / veja qual a Secretaria consta no RG dele, se for SDS/PE é igual a minha vó, se for SSP/ PE (Secretaria de Segurança Pública/ PE).
    Eles emitem uma certidão de registro geral da pessoa falecida e nela consta o cartório onde a pessoa foi registrada,
    também consta em qual ano ela tirou o seu RG.
    Você é de qual estado??
    O site http://www.sds.pe.gov.br/ e o telefone é o 81.3183-5202 /3183-5207
    Ligue pra lá e se informe direitinho quais são os documentos necessários para fazer o pedido (pois não lembro ao certo na época o que foi que eles me pediram)

Comigo deu certo, espero que consiga identificar o cartório que o seu pai foi registrado.
  • AssisAssis Member
    Fabio & Raquel, agradeço a boa vontade de vocês em ajudar, meu pai nasceu em Recife no estado de Pernambuco conforme já foi dito, porém, não sabemos em que cartório ele foi registrado, ele veio para o Rio de Janeiro aos 12 anos de idade e nunca mais voltou para Pernambuco. Eu também moro no Rio de Janeiro, já tentei ligar para os cartórios mas sem sucesso, tentei via cartório online pagando R$ 199,00 e não obtive sucesso, recebi pelo correio uma certidão negativa de Casa Amarela e dias depois, paguei mais R$ 199,00 e recebi outra certidão negativa de Santo Amaro!!! Vou continuar minha luta, e tentar as dicas que forem aparecendo, muito obrigado pela força!!!
  • Entendo @Assis
    Você sabe o bairro que ele morou aqui em Recife até os 12 anos????
  • Oi pessoal!
    Queria tirar uma dúvida apesar de não saber se estou no tópico certo rs..
    Sou de Manaus e tenho um bisavô português já falecido (meu avô também já faleceu)
    E pelo o que eu entendi meu pai tem que tirar a cidadania primeiro para então eu poder tirar a minha.. Esses dias eu finalmente consegui achar a certidão de batismo do meu bisavô, mas ainda não sei por onde começar, sou totalmente leigo no assunto.. Qual seria e o próximo passo? só é preciso da certidão dele para o meu pai tirar a cidadania? e quanto custa mais ou menos para tirar a cidadania?
  • Muitas vezes essas pesquisas são como encontrar uma agulha no palheiro!

No meu caso, o meu avô pai do meu pai, nós não sabíamos aonde tinha sido registrado.

Fiz uma pesquisa bem aprofundada e nada....

Até que um belo dia, o meu pai estava olhando umas fotos de família, e encontrou uma foto do meu avô ainda quando criança. Aquelas fotos que o pessoal tirava em frente da casa, sabe? E por sorte tinha o nome da rua na foto e a data que foi tirada no verso.

Foi com muita fé e sorte do destino que encontramos a informação que estávamos precisando!

Força e fé pra você também @Assis! Tenho certeza que em breve vai dar tudo certo, e que virá nos contar aqui no fórum!
  • Obrigado @Vlad
  • Pessoal, tive problemas p tirar o RG atualizado, posso enviar cópia autenticada e apostilhada da CNH para Ovar?
  • AssisAssis Member
    Raquel, ele sempre falou que morou em Casa Amarela, porém, ele perdeu a mãe muito cedo e seu pai mudou de endereço algumas vezes, por esse motivo não sabemos onde foi registrado, provavelmente em algum bairro próximo de Casa Amarela, ok???

OBS: Já tentei Casa Amarela e Santo Amaro!!!

Bruno, agradeço pela ajuda e pela torcida, muito grato amigo!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.