@ Maria Adelaide . Obrigada .E para mandar a transcrição do casamento dos pais em PD .? Íamos mandar Amanhã .Foi duplicado a pergunta é não consegui apagar ...
Bom dia, Gostaria de saber se posso fazer meu processo por Ovar. Meu pai e o português e declarante da minha certidão. Meus pais nunca foram casados e na certidão diz claramente isso consigo fazer o processo de atribuição por Ovar sem transcrição de casamento(já que não houve)?
@Gabriel Sena e @José Vinicius Baraúna Parabéns!!! Que delícia!!! Só alegria!! e Ovar está andando!!! maravilha!! Nada de ligar ou passar email. Encaminhei os documentos dos meus filhos no final de março e por enquanto só liguei uma vez pra linha de registros pra saber o número dos processos. O negócio é relaxar e aguardar. Mas que eu tô apaixonada por essas Lurdes, eu tô. É muito fôfa, gente...Quando finalizar, vou ter que ligar pra agradecer...kkkk
acho que não, tenho acompanhado e acho que só 2 concluídos, tem a planilha que dá pra ficar vendo como está o andamento o meu de aquisição de janeiro necas até agora
@Yan M Magalhães, nem sempre. Não conte com isso. Sugiro rastrear a encomenda, e após a chegada, conte uns 15-20 dias e ligue na LR para saber sobre o processo.
@Mei @ Familia Machado.Minha prima nao é militar .E viuva de um falecido há 50 anos .Ela é filha de portugueses .Por isso não vi problemas no RG. Ponta Delgada aceitou .
Bom dia! Uma pergunta aos amigos do fórum, fiz a transcrição do casamento de meus avós, o processo já terminou e não recebi nenhum documento, quem fez transcrição de casamento independentemente de conservatória recebeu algum documento falando sobre a transcrição de casamento? Estou aguardando a atribuição de minha mãe através da mesma conservatória, depois do fim do processo eu devo receber a certidão de nascimento portuguesa dela, né??? Obrigado a quem puder responder!!!
OVAR infelizmente tem tempo que não enviam email, e eu não recebi a certidão de assento de casamento dos meus avós pelo correio. A única informação que possuo foi através da Lúcia quando liguei para OVAR em 26/05/2017 e ela me disse, se eu entendi bem, que estava concluído e o numero era XXX/2017, estranhei um numero com apenas 3 algarismos, alguma ideia a respeito? Mesmo assim, mandei o processo de atribuição de minha mãe, estou aguardando alguma notícia para daqui a 4 ou 5 meses! Forte abraço a todos do grupo!
Pessoal, uma dúvida por favor. Os correiros ao emitir o vale postal colocou "CONSERV. DO REGISTRO CIVIL DE OVAR" em vez de "IRN.IP" ou seja, além de não ter colocado o IRN.IP, ainda abreviou e escreveu registro em vez de registo. Algum problema?
Pessoal, uma dúvida. Estou prestes a enviar os documentos da atribuição do meu pai (filho de mãe portuguesa). Eu estava pensando em enviar um e-mail para a conservatória com os documentos em anexo para confirmar se estão corretos, mas li aqui em vários comentários que devemos evitar enviar e-mails para eles. Vocês poderiam me informar se os documentos abaixo são suficientes? - certidão de nascimento do requerente por cópia reprográfica apostilada; - certidão de nascimento do requerente inteiro teor (digitada) apostilada; - cópia do RG do requerente autenticada e apostilada (sei que para OVAR não precisa apostilar, mas apostilei mesmo assim caso eles mudem as exigêcias); - cópia simples do Assento de Nascimento da mãe portuguesa (como eu possuo apenas uma cópia simples em preto e branco do assento, vou preencher também o quadro 2 do Formulário 1C, só para garantir. Tem algum problema?); - cópia simples do Assento de Casamento da mãe portuguesa; - formulário 1C assinado pelo requerente e reconhecido em cartório por autenticidade (o selo do cartório cobriu uma parte do texto de rodapé e do quadro 6 do formulário 1C. Tem problema?); - cópia autenticada da certidão de nascimento do pai não português do requerente. - cópia do comprovante do vale postal (ainda não paguei. Os correios dão duas vias do comprovante?). Agradeço muito pela ajuda!
@Isabela, a certidão de nascimento pode ser só a por cópia reprográfica( Ovar aceita a de inteiro teor) não precisa ser as duas.Verifique se ja foi feita a transcriçao de casamento da avó portuguesa antes. Se não fez, terá que fazer.
@Vlad o casamento já foi transcrito, e vou enviar uma cópia da transcrição com o número do assento de casamento. Os demais documentos estão corretos? Tem alguma coisa faltando? Muito obrigada pela ajuda
Olá, meu nome é Guilherme Correia Franciulli. No dia 02 de Janeiro de 2016 eu enviei a Conservatória de Ovar dois processos: o processo de nacionalidade por atribuição da minha mãe Maria Cristina Correia Franciulli e o processo da transcrição de casamento da minha mãe com meu pai. No dia 23/03 recebi um email da senhora Lúcia João me informando que "processo de nacionalidade de sua mãe foi atribuído o nº 46xx/2017 do SITPRO" e que o processo encontrava-se em despacho com o Sr. Conservador. Desde esse último email em março, aguardei dois meses e em Maio mandei emails atrás de novas informações, pois ainda não recebi o processo. Eu não recebi respostas a estes últimos emails que enviei. Última notícia que recebi da conservatória de Ovar foi só o email recebido em Março. Estou no aguardo da finalização destes processos para que eu possa dar entrada no meu processo de cidadania por atribuição. Caso tivesse o número do assento da minha mãe, já poderia começar o meu processo.
alguém mais em situação parecida? 6 meses completos parecem ser um longo tempo para finalizar o processo. fiquei alguns meses sem acompanhar o fórum aqui aí não sei se tem alguém mais nessa situação e se tem algo que podemos fazer. o status na linha de registos é sempre o mesmo e não enviei mais emails desde maio para não dar trabalho à toa e encher a caixa de emails deles.
@Guilherme, como você enviou atribuição e transcriçao demora mesmo. Sao 4 a 5 meses para atribuiçao e mais um tempo para transcrição eles nao fazem os dois juntos. Orientamos as pessoas fazerem a atribuiçao e enviar a transcrição para uma conservatória só de transcrição. Numa Conservatoria que so faça transcrição é muito rápido.
Comentários
http://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
https://1drv.ms/f/s!AjlGdGxkX3YHaZfPooMrXkl1TPA
Meu pai e o português e declarante da minha certidão.
Meus pais nunca foram casados e na certidão diz claramente isso
consigo fazer o processo de atribuição por Ovar sem transcrição de casamento(já que não houve)?
Parabéns!!! Que delícia!!! Só alegria!! e Ovar está andando!!! maravilha!! Nada de ligar ou passar email. Encaminhei os documentos dos meus filhos no final de março e por enquanto só liguei uma vez pra linha de registros pra saber o número dos processos. O negócio é relaxar e aguardar. Mas que eu tô apaixonada por essas Lurdes, eu tô. É muito fôfa, gente...Quando finalizar, vou ter que ligar pra agradecer...kkkk
Que eu saiba, apenas a naturalização é vetada para militares. Quanto a nacionalidade originária, não tem restrições.
Em Ovar e igual Tondela eles mandam algum e-mail para informar da numeração e conclusão do processo?
Alguém têm alguma novidade sobre os processos de Março?
Ponta Delgada aceitou .
- certidão de nascimento do requerente por cópia reprográfica apostilada;
- certidão de nascimento do requerente inteiro teor (digitada) apostilada;
- cópia do RG do requerente autenticada e apostilada (sei que para OVAR não precisa apostilar, mas apostilei mesmo assim caso eles mudem as exigêcias);
- cópia simples do Assento de Nascimento da mãe portuguesa (como eu possuo apenas uma cópia simples em preto e branco do assento, vou preencher também o quadro 2 do Formulário 1C, só para garantir. Tem algum problema?);
- cópia simples do Assento de Casamento da mãe portuguesa;
- formulário 1C assinado pelo requerente e reconhecido em cartório por autenticidade (o selo do cartório cobriu uma parte do texto de rodapé e do quadro 6 do formulário 1C. Tem problema?);
- cópia autenticada da certidão de nascimento do pai não português do requerente.
- cópia do comprovante do vale postal (ainda não paguei. Os correios dão duas vias do comprovante?).
Agradeço muito pela ajuda!
alguém mais em situação parecida? 6 meses completos parecem ser um longo tempo para finalizar o processo. fiquei alguns meses sem acompanhar o fórum aqui aí não sei se tem alguém mais nessa situação e se tem algo que podemos fazer. o status na linha de registos é sempre o mesmo e não enviei mais emails desde maio para não dar trabalho à toa e encher a caixa de emails deles.
Orientamos as pessoas fazerem a atribuiçao e enviar a transcrição para uma conservatória só de transcrição. Numa Conservatoria que so faça transcrição é muito rápido.