Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

17778808283151

Comentários

• AssisAssis Member
    @Maria Adelaide, houve um espaço de tempo entre um processo e outro, primeiramente enviei a transcrição do
    casamento de meus avós que foi concluído, por telefone, a Lúcia me passou o numero XXX/2017 só então 3 semanas depois, enviei a atribuição de minha mãe, será que no final do processo eu recebo a documentação referente a transcrição e da atribuição?
  • entendi @Maria Adelaide e @Jandira Pinheiro. Obrigado! Continuarei no aguardo dos processos então.
  • Agora a pouco liguei para a linha de registros para saber o número do meu processo, porém não há numeração ainda. Ovar recebeu o processo no dia 29/05 e sacou o Vale Postal em 21/06. Está demorando tanto assim para a numeração do processo mesmo? O processo já chegou a 1 mês.
  • @Carla Gregório, creio que já foi numerado sim. O que acontece é que às vezes a atendente MARIA da LR nem olha no sistema, apenas faz uma resposta padrão que não localizou no sistema. Tomara que seja isso
  • editado June 2017
    @regilmar não foi a Maria que atendeu, já tivemos o desprazer de sermos atendidos por ela semana passada kkk, depois que falei com ela liguei novamente e fui atendida por uma moça muito simpática que fez todas as buscar e nada e hoje fui atendida por um rapaz que procurou pela data de nascimento e pelo nome e nada. Fiquei preocupada.
  • @Carla Gregório, quando enviamos o processo da minha mãe, depois de um tempo ligamos também na linha de registros pra saber da numeração e estávamos informando o nome dela de casada "por costume"... então não batia com os dados de data de nascimento... depois de um tempo esperando a moça consultar, ela voltou na linha e perguntou novamente o nome ... nós repetimos o nome, ela disse que com aquela data de nascimento só tinha pelo nome "tal" ... daí a gente se tocou que estava no sistema deles o nome de solteira da minha mãe (claro) pois primeiramente será atribuída a cidadania e depois a transcrição do casamento dela rsrs...
    não seria o mesmo no seu caso ?
  • editado June 2017
    @Guilherme, vc pode dar entrada no seu processo de Atribuiçao informando apenas o n° do assento 46xx/2017.Enquanto isso vc pode pedir uma cópia do assento da sua mãe no Consulado.
  • @ovicente no caso eu falo meu processo, porque fui eu quem enviei, mas o processo está em nome do meu sogro, então não seria realmente a questão do nome. Obrigada pela dica.
  • Quem poderia nos dar informação não é confiável! Complicado não é @mei? Vou aguardar, na próxima semana ligo novamente.
  • Gente boa tarde, estive dando uma olhada na planilha de processos, tem processos que demorou apenas 20 dias para ser concluído, como por exemplo o do Rodrigo Garcia irma. abertura dia 01/06/17 e data de conclusão 21/06/17, isso realmente procede ? 20 dias apenas ?
  • Boa tarde, pessoal.

Fiz a atribuição do meu pai por Ovar seguindo as orientações aqui do fórum e deu tudo certo! Antes de mais nada agradeço à comunidade!

Agora, desejo fazer a minha (atribuição por pai português) e tenho uma dúvida:

Ele é o declarante da minha certidão, o que comprova a filiação sem problema nenhum. A questão é, ainda assim é necessário eu fazer a transcrição do casamento dele com minha mãe (brasileira), para então pedir minha atribuição? Ou consigo obter nacionalidade somente fazendo o pedido de atribuição?

Li e reli muitas páginas do fórum, mas não consegui chegar a uma conclusão que me desse segurança.
  • @Felipe, no seu caso as Conservatórias de VNGaia e ACP não exigem a transcrição de casamento.
  • @Vlad O meu caso é bem semelhante ao do Felipe porém o cidadão europeu é minha mãe. Pela minha certidão de nascimento comprova a filiação sem problemas. Entao eu nao preciso fazer tambem a transcrição com meu pai Brasileiro ? Obrigado.
  • Boa tarde!

Liguei para a Conservatória de Ovar e a Sra. Lúcia disse que posso enviar a documentação em um envelope, determinando a sequência da "linhagem" e prestar a atenção ao cambio dos portes e taxas pagas, ou seja 175€ e 120€ (atribuição e transcrição). E será analisado um de cada vez.

Então (partindo do Bisavô Português, avô vivo, mãe viva, eu, esposa e filhos):

Transcrição de Casamento do Português; (Já tenho todos os documentos prontos)
    Atribuição do meu avô;
    Transcrição de Casamento do meu avô;
    Atribuição da minha mãe;
    Transcrição da minha mãe;
    Atribuição minha;
    Transcrição minha;
    Atribuição esposa e filhos.

As perguntas são: Alguém já fez desta forma? Pode ser mais rápido? O cambio até a o último pode atrapalhar o processo? O que sugerem?

Obrigado!
  • @vlad boa tarde! Vc consegue me ajudar nessa? Os correiros ao emitir o vale postal colocou "CONSERV. DO REGISTRO CIVIL DE OVAR" em vez de "IRN.IP" ou seja, além de não ter colocado o IRN.IP, ainda abreviou e escreveu registro em vez de registo. Algum problema?
    Eu não enviei a cópia do vale postal e sim o número do vale no 1C, precisava?
  • Boa tarde, pessoal! Estou no meu segundo casamento, e só agora vou pedir a minha atribuição de nacionalidade. Já sei que primeiro preciso pedir a nacionalidade, transcrever o primeiro casamento, depois o divórcio, para transcrever o segundo casamento. Acontece que meu sobrenome mudou as duas vezes. Mando somente a documentação com o nome original, ou é preciso mandar todos os documentos explicando as mudanças de nome?
  • @Flávio Corrêa, sinceramente e pela experiencia aqui no fórum, a única coisa que vc vai ganhar é no frete. Depois vai demorar muito e muito tempo, pois um processo só será numerado após a conclusão do outro.
  • Obrigado pessoal é exatamente isso que pensava...!
  • Mangualde super rápido!!

"Informo que o seu processo supracitado, foi concluído, tendo-lhe sido atribuído o assento de nascimento nº 25XXX/2017 da Conservatória dos Registos Centrais, pelo que se quiser já poderá solicitar o seu cartão de cidadão, no Consulado português mais próximo.

Então atualizando..

07 de abril de 2017 – enviei os documentos do meu pai e o vale postal de 175 euros.
    19 de abril de 2017 – Sra. Maria Antônia me enviou e-mail confirmando que os documentos chegaram.
    OBS: O vale postal também chegou, no entanto, eu errei e enviei em meu nome (era pra ser em nome de meu pai). Além disso, chegou num total de 212,33 euros (correio converteu errado). Tive que fazer um novo vale postal.
    27 de abril de 2017 – fiz um novo vale postal, em nome do meu pai.
    03 de maio de 2017 – recebei um novo e-mail da Sra. Maria Antonia confirmando o recebimento do vale postal.
    “Informo que o novo vale para o processo do seu pai, Gilson Crespo Anastacio, foi recebido hoje, nesta Conservatória, pelo que lhe foi atribuído o processo nº XXXXXX/2017 Sitpro”.
    29 de junho de 2017 - processo de atribuição (do meu pai) foi concluÍdo!!
  • Caros colegas, Ovar está pedindo transcrição de casamento de pai e mãe portugueses e casados em Portugal? Essa informação consta na ctd de nascimento da filha deles.
    Estou com tudo pronto para mandar pra uma CRC, mas queria que fosse Ovar, pois segundo ando vendo parece ser a mais rápida. Alguém com caso parecido e que tenha enviado pra lá?
    Ovar não me respondeu o único email que enviei solicitando a lista de documentação necessária e não quero mais incomodá-los pra não atrapalhar o andamento dos processos de ninguém.
  • editado June 2017
    @FlavioCorrea, vc me pediu várias informaçoes sobre seu processo com varias perguntas q me feź IN BOX desde o dia 24/05 ate ontem e procurei sanar suas dúvidas e ainda assim vc liga para Conservatória pedindo mais informaçoes de questões que eu ja lhe havia informado.Parece q vc ta meio confuso no que vc precisa e realmente o q vc quer.
  • editado June 2017
    @Machado, eu não consigo te responder com certeza se vai ter algum problema, mas se tiver, a Conservatoria vai entrar em contato com vc
  • @Rosana, Ovar não é a mais rápida e exige transcrição de casamento. Vc poderia mandar para ACP ou VN Gaia
  • Pessoal, hoje foi postada as documentações para atribuição e transcrição da minha mãe! Agora na torcida!
    Porém, estou com uma dúvida que está me deixando preocupada...
    Quem fez o processo de enviar foi a minha mãe (eu não estava junto pois estava trabalhando). Ela pagou os vales postais referentes à cada processo. Porém, não colocou o comprovante dos vales, apenas as numerações dos mesmos junto à cada documentação. Isso dá problema? Ela deveria ter colocado uma cópia do comprovante?
    Se sim, como devemos proceder agora? Podemos enviar por e-mail ou por outra correspondência?
    Alguém me dê boas notícias, por favor! rs.
  • @Guilherme Franciulli, a atribuição já deve ter sido finalizada, e o casamento deve estar em vias de conclusão. Sugiro ligar na LR caso queira saber sobre o processo de atribuição.

@Flávio Corrêa, Ovar aceita receber processos assim, mas…. Vai demorar uns 2 anos para concluírem tudo.
    Como alguns já sugeriram, faça as atribuições por Ovar, e as transcrições por Ponta Delgada ou 4ª CRC do Porto.

@Vânia Rodrigues, para seu processo, envie apenas a cópia autenticada da certidão de casamento onde consta a mudança de nome que esteja no seu RG. Se em sua certidão de nascimento, este casamento e a mudança de nome estiverem averbadas, não precisará enviar a certidão de casamento.

@Rosana Oliveira, se são casados em Portugal, não há nada a ser transcrito.

@ulianafernandes__, se colocou o número no 1c, não haverá problemas. Sugiro acompanhar, e ligar na LR 20 dias depois de o processo chegar em Ovar.
  • Reportando...Depois de ter o pacote parado por uma semana na alfandega em Portugal no ano passado, desta vez o envio por EMS ocorreu show de bola. Postado às 13h30 no Rio na última sexta -feira, já chegou hoje às 10h30 de Ovar. Agora é esperar 45 dias e ligar pra central... Aliás...excelente o serviço da agência Correios da Rua da Alfandega, quase com Miguel Couto.
  • @mei vou aguardar então.
  • Obrigado @Vlad
  • Bom dia, gostaria de tirar uma duvida os meus documentos chegaram la no dia 19 de junho, eu gostaria de saber como faco pra checar se o vale postal foi sacado
  • Bom dia @Leonardo, tem a resposta há duas paginas atras, neste mesmo post.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.