Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

Prezados, segundo informações no site, o Escritório Consular em Santos está recebendo documentação via Correios para transcrição de casamento. Alguém já fez por lá? Sabe quanto tempo leva em média?

Só fiquei com uma dúvida referente a documentação. Conforme está no site do Consulado de SP, o requerimento preenchido deve ser apostilado: "Requerimento preenchido (clique aqui para preencher o respectivo formulário) devidamente assinado e apostilhado;"

Porém no final do próprio requerimento, tem q seguinte informação: "Não se esqueça de reconhecer a assinatura do requerente em Cartório. Imprima e assine este formulário. "

Afinal, precisa realmente apostilar esse requerimento ou apenas reconhecer a assinatura? Achei estranho essa informação de apostilar duas páginas impressas do requerimento.

Alguém sabe informar? Obrigado
«13456779

Comentários

  • @andlcp todos requerimentos de processos feitos nos consulados precisam ser apostilados.
  • Sobre esse processo, está direcionando que precisamos enviar em envelope específico para a devolutiva dos documentos. Alguém sabe me dizer que envelope é esse?
    Preciso muito de ajuda!
  • @Isabela Basilio, o envelope plástico que eles pedem só achei no correio quando fiz o cartão do cidadão ano passado, nenhuma papelaria tinha. Recomendo ir direto nos Correios comprar.
  • Bom dia gente!
    Preciso fazer a transcrição de casamento da minha avó e quero enviar para Santos só q quando vou preencher o requerimento os dados do solicitante são os mesmo do requerente então queria saber como faço para q eu, ou meu pai, seja o solicitante pq minha avó já tem idade e fica difícil para ela ir até o cartório autenticar. Alguém tem algum modelo de como preencher esse requerimento?
    Obrigada
  • Boa tarde

    Tenho a mesma dúvida da @Bárbara Fuzzato , alguém sabe responder?
    Obrigado,
  • @Liane Alegria ,

    E se for solicitação via consulado, é a mesma coisa?
  • @Pedro Bressan, creio que sim, não há um formulário padrão tipo 1C, 1D. É um requerimento,
    Quando fiz da minha mãe, mandei o requerimento, em meu nome, para Tondela. Na época levou 2 meses
  • @pessoal o requerimento para transcrição de casamento nos consulados são diferentes dos requerimentos enviados direto para as conservatórias.Leiam o que o @NiltonHessel diz nesse tópico .

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16019/duvidas-sobre-erros-nas-certidoes-para-processo-de-transcricao-de-casamento#latest
  • editado January 2020
    @Pessoal AVISO IMPORTANTE. o casamento precisa estar averbado na certidao de nascimento do nubente brasileiro ou os documentos serão devolvidos. Se o nubente brasileiro for falecido tb precisa averbar esse falecimento na certidao de casamento e nascimento e tb enviar a certidão de óbito.
  • Pessoal, atualizando sobre prazos de Santos:

    Meu processo de transcrição de casamento chegou lá ontem de manhã (23/1/2020) e foi concluído hoje a tarde (24/1/2020).
  • Boa noite pessoal!

    Preciso fazer a transcrição de casamento dos meus pais, alguém sabe me informar como estão os prazos para transcrição no consulado de Santos?
  • @Rita C envie para Ponta Delgada que os prazos estão curtos.
  • Bom dia!

    Obrigada pela dica @VladPen, mas a questão é que eu já tinha deixado os documentos prontos para enviar antes de haver as demoras na liberação dos registros e com isso, estou com uma certidão com data próxima de 1 ano. Vi no site do consulado que são aceitas certidões até 1 ano, então estou pensando em enviar para Santos, para não ter o trabalho e gastos de tirar tudo novamente.

    Sobre Santos estou com algumas dúvidas...

    para a transcrição é necessário comparecer em Santos ou tudo é feito pelos correios?

    Eles pedem no site para preencher o requerimento , imprimir e apostilar para o envio pelos correios, mas na página não tem opção de baixar o requerimento, não sei como imprimir.

    obrigada.

  • @Rita C, PD também aceita certidões até um ano.
    Parece que houve alguma mudança nos procedimentos, é possível que tenha que comparecer ao escritório para ser feita a transcrição sim. O requerimento você preenche no próprio site, e depois imprime, se não me engano você não faz download, imprime direto do navegador. Fica disponível também no cadastro do serviço para reimpressão.
  • editado March 2020
    @Rita lembrando que o Consulado de Santos exige que o requerimento seja apostilado e que o óbito( se for o caso) e casamento do nubente brasileiro precisa estar averbado na sua certidão de nascimento ou devolvem todo o processo.
  • Bom dia, fiz minha transcrição pelo consulado de Santos, enviado pelo correio, chegou dia 06/03 e finalizou 09/03 e chegou ontem dia 14/03 em minha residência. Boa sorte a todos!!!!
  • @SAMANTHA3, me tira uma dúvida, você teve que comparecer ao consulado ou foi tudo pelos correios?
    Já tive um relato de um caso que, após a chegada e conferência dos documentos, o consulado enviou e-mail para pessoa avisando que podia agendar um horário para comparecer pessoalmente.
  • editado March 2020
    @Daniel o agendamento q o consulado de Santos envia por e-mail é para serviços posteriores à transcriçao de casamento e ainda continua recebendo processos pelo correio.

  • Boa noite!

    Obrigada @VladPen, vou obs se está tudo ok.!
    Valeu @Samantha3, foi super rápido, então pode ser tudo pelos correios!
    Vou agilizar tudo e depois comento como foi. Abraço, obrigada pela atenção de TDS!
  • @Daniel Henriques está ótimo, vou fazer como vc orientou, acho que fazer por Santos, parece ser a minha melhor opção . Agradeço a atenção
  • @Rita C vi em outro local que em Santos teve transcrição rápida também (questão de dias)...Quando chegar minha vez acho que vou mandar para lá também...
  • @daniel henriques desculpa a demora para responder, enviei tudo pelo os correios, pois sou de Brasília, achei extremamente rápido, vale muito a pena. Boa sorte
  • Pessoal,

    Depois de enviar o requerimento, existe algum lugar que posso acompanhar o processo?
    Enviei o requerimento de casamento e óbito de minha avó (recebido em 03/03), porém não encontrei lugar no site do consulado para acompanhamento do processo ou recebi algum e-mail/carta.

    Obrigado!
  • @Pedro Bressan, se não me engano fica no próprio pedido do serviço. Tenta abrir na área de usuário e abre o serviço da transcrição. Pelo tempo que chegou lá deve estar pronto.
  • @PESSOAL lembrando que o Consulado de Santos exige que o requerimento seja apostilado e que o óbito( se for o caso) e casamento do nubente brasileiro precisa estar averbado na sua certidão de nascimento ou devolvem todo o processo.
  • @Daniel Henriques

    O status está como "Boleto Pago", não mudou desde que foi enviado

    @Vlad Pen,

    Sim, tive que apostilar tudo e deixar tudo averbado!
  • Que bom @Rodrigo Arraiol, obrigada pela dica. Estou organizando a certidão, assim que a situação da quarentena passar, vou enviar. Parece que será mais fácil por Santos.
  • @Vlad Pen, Tenho uma duvida. Obrigado de antemao por sua resposta.... o consulado de Santos quando processa uma transcricao/averbacao de casamento, requer que o casamento e o obito do nubente brasileiro seja tambem averbado na certidao de nascimento do nubente brasileiro. A duvida entao eh... Como poderemos cumprir esta exigencia caso o documento de nascimento do nubente brasileiro for a certidade de BATISMO. Documento de 1885. Nao havendo certidado de nascimento no cartorio.
  • @Vlad Pen. Desculpe.. mais uma duvida... tive um solicitacao de transctricao de casamento/averbacao que retornou de Ponta Delgada por erro na certidao.. Ponta Delgada apontou o erro e agora nao sei se serei obrigado a enviar novamente para la ou poderei fazer desta vez por Santos. O processo em PD nao chegou a ser iniciado. Obrigado de antemao..
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.