Transcrição de casamento - Consulado do RJ

1464748495052»

Comentários

• Pessoal, consegui fazer a averbação do casamento dos meus sogros pelo consulado do Rio bem rapidinho.

Só não foi mais rápido, pq caiu numa exigência, pois esqueci de apostilar o formulário de requerimento.

Depois que reenviei foram uns 15 dias corridos. No total, desde o envio da documentação acho que foram 30 dias corridos.

• Olá. Boa tarde.

Vou passear em Portugal e pretendia aproveitar para averbar meu casamento numa conservatória na cidade em que minha mãe mora lá. Tenho dupla nacionalidade portuguesa e meu marido não.

Porém, não teria tempo de eu mesma retirar. Para retirar, sabem dizer se minha mãe precisaria de uma procuração minha? [1]

À parte, descobri essa excelente possibilidade de se fazer até mais rápido através do consulado do RJ. Porém, entendi ser necessário apostilamento do requerimento. Como fazer este apostilamento? [2] O das certidões eu pedi direto no cartório. Mas o do requerimento não entendi como fazer (e nem porque ser necessário, na verdade).

Muito obrigada.

• @anapaula_ta

Consulados inventam as suas próprias regras. Esse é o porquê.

O apostilamento pode ser feito em qualquer cartório de notas (e até de RCPN) da sua cidade (ou de qualquer cidade do Brasil), só pesquisar um e apresentar o documento (ato público) em questão.

• editado December 4

Boa noite, pretendo enviar o meu requerimento para transcrição amanhã e tô com uma dúvida sobre como preencher esse campo abaixo:

titular do documento de identidade nº..... aos.....

qual a maneira certa de preencher esse campo com os dados do RG? Ex: titular do documento de identidade nº XYZ emitido por DETRAN aos ....????

Eu coloco a minha idade quando o documento foi emitido, a data de emissão ou o que? Eu cogitei colocar o CC, mas vi que era melhor usar os documentos brasileiros

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.