Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1414244464779

Comentários

  • @RIBEIRORENATOS , coloque um durex invisível atrás e mande assim mesmo.

  • @gabrielbarrella

    Teve alguma resposta sobre o seu pedido de transcrição em Santos?

    Até agora não tive retorno do meu que enviei dia 16/12/2021.

  • Boa tarde foristas, agora vou para etapa de transcrição de casamento e pretendo fazer via consul de Santos.

    Queria ajuda com os doctos,

    Certidão casamento inteiro teor digitada e apostilada

    Certidao nascimento nubente ( não português ) la diz que não precisa apostilar

    Comprovante pagamento ( paga-se depois ou antes de enviar os doctos? Vi relatos de pagamento depois )

    Envelope a4 com endereço para devolução

    Requerimento preenchido, reconhecido firma presencialmente


    Apenas isso?

  • Ola, favor uma dúvida no preenchimento do Requerimento da transcrição casamento do Consulado de Santos:

    • No campo "REQUERENTE" vou colocar os dados do Cônjuge Português
    • No campo "CÔNJUGE" coloco quem dos 2? O Cônjuge Estrangeiro? Tem campo apenas para 1 dos cônjuges.
  • @RIBEIRORENATOS , esse requerimento é para ser assinado por um dos nubentes, se estiver vivo!

    Se os dois já faleceram, o Consulado de Santos exige a averbação dos óbitos.

    Filhos (mandando cópia autenticada do RG) e netos (mandando certidão de nascimento inteiro teor) têm legitimidade para solicitarem a averbação.

    O requerimento correto está aqui - https://consuladoportugalsp.org.br/transcricoes-casamento-e-obito/

  • @Leticialele Ola Leticia, que estranho, quando eu entro no consulado de sao paulo, opção transcrever em santos, me abre um formulario diferente, este abaixo


  • @Leticialele entendi, o seu link é casamento e obito, no meu caso, os 2 nubentes sao vivos, o nubente português vai ser o requerente.

    A minha dúvida é porque só existe um campo conjuge, por dedução coloquei o conjuge estrangeiro

  • @pjacobc

    Nada ainda. Sigo aguardando.

    Informo aqui quando sair.

  • Olá, bom dia!

    Vou enviar os documentos para transcrição de casamento em Santos e fiquei com algumas dúvidas. Casamento religioso com efeito civil (católico), é católico ou é civil (no formulário)? Precisa apostilar a certidão simples do nubente estrangeiro?

  • @RIBEIRORENATOS , o requerente é o cônjuge português

    O Cônjuge é o estrangeiro (brasileiro)

  • @AndreAAlmeida casamento civil. Sim, precisa apostilar a certidão do nubente estrangeiro!

  • @Leonardovilalvo


    Deve apostilar a certidão de nascimento do nubente, mesmo que no site do consulado não informe.

    Todo documento que não seja português exige apostilamento.

  • Mais alguém com o mesmo problema que eu?

    Preencho o requerimento certinho, quando vou na opção de imprimir aparece a cidade/estado da minha esposa na parte dos meu dados!!

    tento ligar/email no consulado e ninguém atende/responde



  • @Leonardovilalvo É um bug do site, você digita a cidade correta do Requerente, mas ao gerar o relatório ele puxa a cidade digitada no campo Conjuge abaixo. Eles devem estar ciente disso, muita gente corrigindo por carta. Aconteceu comigo

  • @Leticialele Conforme relatado pelos colegas acima @Leonardovilalvo e @RIBEIRORENATOS, o site do Consulado de Portugal em SP está com um bug. Quando preenchemos o requerimento de transcrição de casamento, o local de nascimento do Requerente é automaticamente substituído pelo local de nascimento do cônjuge. Infelizmente não me atentei a esse fato e enviei o requerimento com esse erro para o escritório Consular em Santos em 14/01/22. Qual o melhor procedimento agora para solucionar essa questão?

  • @fgrananda , pelo que li, as pessoas estão mandando uma carta para o Consulado colocando os dados corretos.

  • Muito obrigada @Leticialele

    @RIBEIRORENATOS Você enviou uma carta corrigindo? Foi uma carta simples? Deu certo?

  • @fgrananda Eu percebi o bug no sistema, mas mandei mesmo assim para Santos transcrever o casamento de minha mãe. Em 30 dias transcreveram e não falaram nada. E eu não mandei carta nenhuma junto, eles devem saber q o sistema está bugado.

  • Alguém que enviou em dezembro já foi finalziado?

  • @fgrananda Ola, mandei uma carta simples informando a cidade correta, mas por ser um erro deles não irão criar problema se não mandar a correção, eu penso

  • Obrigada @giselecpires e @RIBEIRORENATOS. Enviei um e-mail para o Consulado informando o erro e a devida correção e optei também por enviar uma carta. Melhor “pecar” pelo excesso né?

  • Bom dia. Uma dúvida, já tenho nacionalidade portuguesa e estou agendando o cartão de residência para meu marido, segundo informações do SEF o casamento precisa estar transcrito em Portugal. Como já moramos em Portugal, minha mãe pode preencher e assinar o requerimento de transcrição de casamento para fazer o processo por Santos?

  • VMSVMS Member

    gabrielbarrella

    voce já recebeu a resposta do Escritorio de Santos sobre a trabscrição de casamento ?

    Eu também enviei o pedido de transcrição para lá e chegou no dia 11-01-22, mas até agora eles não fizeram a transcrição ou enviaram resposta.

    No ano passado o serviço era feito em menos de 10 dias.

  • @VMS

    O meu pedido foi recebido em Santos dia 16/12/2021 mas até agora não tive resposta.

  • Bom dia!

    @Leticialele para a transcrição, pelo menos o que consta no site do consulado português em SP, diz: certidão simples (digitada) de nascimento do(a) nubente que NÃO possui a nacionalidade portuguesa, original (não enviar cópia) e emitida há menos de 1 (um) ano; -- não fala de ser apostilada.

    Sobre a certidão de casamento sim, diz que necessidade ser de inteiro teor e devidamente apostilada. Fora o formulário com assinatura reconhecida em cartório e o comprovante de pagamento da taxa.

    Estou pergunta, pois vi um comentário acima dizendo que a certidão de nascimento do nubente deve ser apostilada, aí fiquei na dúvida.

    Obrigada!

    Dani

  • Bom dia, pessoal! No requerimento para transcrição de casamento, a assinatura por autenticidade é só do requerente? Pensei que tanto o requerente quanto o cônjuge assinavam!?

    outra coisa: eu consegui a nacionalidade por atribuição (neto), no requerimento de transcrição não há um campo para inserir o número do assento a que me foi atribuído? Eu devo colocar meus dados como nascida em SP mesmo? Desculpem minhas perguntas, não achei essas informações para me ajudar e fiquei confusa. Muito obrigada!

  • @Danifernanda , a certidão de casamento e a do nubente brasileiro têm que ser apostiladas.

  • @Carla_Ribeiro , assinatura reconhecida por autenticidade apenas do requerente.

    Sim, você vai colocar que nasceu no Brasil, São Paulo.

  • @Leticialele

    sim, a de casamento sim, mas a certidão de nascimento do nubente brasileiro não, certo?

    obrigada!

    dani

  • @Leticialele muito obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.