@Leticialele Ola Leticia, que estranho, quando eu entro no consulado de sao paulo, opção transcrever em santos, me abre um formulario diferente, este abaixo
Vou enviar os documentos para transcrição de casamento em Santos e fiquei com algumas dúvidas. Casamento religioso com efeito civil (católico), é católico ou é civil (no formulário)? Precisa apostilar a certidão simples do nubente estrangeiro?
@Leonardovilalvo É um bug do site, você digita a cidade correta do Requerente, mas ao gerar o relatório ele puxa a cidade digitada no campo Conjuge abaixo. Eles devem estar ciente disso, muita gente corrigindo por carta. Aconteceu comigo
@Leticialele Conforme relatado pelos colegas acima @Leonardovilalvo e @RIBEIRORENATOS, o site do Consulado de Portugal em SP está com um bug. Quando preenchemos o requerimento de transcrição de casamento, o local de nascimento do Requerente é automaticamente substituído pelo local de nascimento do cônjuge. Infelizmente não me atentei a esse fato e enviei o requerimento com esse erro para o escritório Consular em Santos em 14/01/22. Qual o melhor procedimento agora para solucionar essa questão?
@fgrananda Eu percebi o bug no sistema, mas mandei mesmo assim para Santos transcrever o casamento de minha mãe. Em 30 dias transcreveram e não falaram nada. E eu não mandei carta nenhuma junto, eles devem saber q o sistema está bugado.
@fgrananda Ola, mandei uma carta simples informando a cidade correta, mas por ser um erro deles não irão criar problema se não mandar a correção, eu penso
Obrigada @giselecpires e @RIBEIRORENATOS. Enviei um e-mail para o Consulado informando o erro e a devida correção e optei também por enviar uma carta. Melhor “pecar” pelo excesso né?
Bom dia. Uma dúvida, já tenho nacionalidade portuguesa e estou agendando o cartão de residência para meu marido, segundo informações do SEF o casamento precisa estar transcrito em Portugal. Como já moramos em Portugal, minha mãe pode preencher e assinar o requerimento de transcrição de casamento para fazer o processo por Santos?
@Leticialele para a transcrição, pelo menos o que consta no site do consulado português em SP, diz: certidão simples (digitada) de nascimento do(a) nubente que NÃO possui a nacionalidade portuguesa, original (não enviar cópia) e emitida há menos de 1 (um) ano; -- não fala de ser apostilada.
Sobre a certidão de casamento sim, diz que necessidade ser de inteiro teor e devidamente apostilada. Fora o formulário com assinatura reconhecida em cartório e o comprovante de pagamento da taxa.
Estou pergunta, pois vi um comentário acima dizendo que a certidão de nascimento do nubente deve ser apostilada, aí fiquei na dúvida.
Bom dia, pessoal! No requerimento para transcrição de casamento, a assinatura por autenticidade é só do requerente? Pensei que tanto o requerente quanto o cônjuge assinavam!?
outra coisa: eu consegui a nacionalidade por atribuição (neto), no requerimento de transcrição não há um campo para inserir o número do assento a que me foi atribuído? Eu devo colocar meus dados como nascida em SP mesmo? Desculpem minhas perguntas, não achei essas informações para me ajudar e fiquei confusa. Muito obrigada!
Comentários
@RIBEIRORENATOS , coloque um durex invisível atrás e mande assim mesmo.
@gabrielbarrella
Teve alguma resposta sobre o seu pedido de transcrição em Santos?
Até agora não tive retorno do meu que enviei dia 16/12/2021.
Boa tarde foristas, agora vou para etapa de transcrição de casamento e pretendo fazer via consul de Santos.
Queria ajuda com os doctos,
Certidão casamento inteiro teor digitada e apostilada
Certidao nascimento nubente ( não português ) la diz que não precisa apostilar
Comprovante pagamento ( paga-se depois ou antes de enviar os doctos? Vi relatos de pagamento depois )
Envelope a4 com endereço para devolução
Requerimento preenchido, reconhecido firma presencialmente
Apenas isso?
Ola, favor uma dúvida no preenchimento do Requerimento da transcrição casamento do Consulado de Santos:
@RIBEIRORENATOS , esse requerimento é para ser assinado por um dos nubentes, se estiver vivo!
Se os dois já faleceram, o Consulado de Santos exige a averbação dos óbitos.
Filhos (mandando cópia autenticada do RG) e netos (mandando certidão de nascimento inteiro teor) têm legitimidade para solicitarem a averbação.
O requerimento correto está aqui - https://consuladoportugalsp.org.br/transcricoes-casamento-e-obito/
@Leticialele Ola Leticia, que estranho, quando eu entro no consulado de sao paulo, opção transcrever em santos, me abre um formulario diferente, este abaixo
@Leticialele entendi, o seu link é casamento e obito, no meu caso, os 2 nubentes sao vivos, o nubente português vai ser o requerente.
A minha dúvida é porque só existe um campo conjuge, por dedução coloquei o conjuge estrangeiro
@pjacobc
Nada ainda. Sigo aguardando.
Informo aqui quando sair.
Olá, bom dia!
Vou enviar os documentos para transcrição de casamento em Santos e fiquei com algumas dúvidas. Casamento religioso com efeito civil (católico), é católico ou é civil (no formulário)? Precisa apostilar a certidão simples do nubente estrangeiro?
@RIBEIRORENATOS , o requerente é o cônjuge português
O Cônjuge é o estrangeiro (brasileiro)
@AndreAAlmeida casamento civil. Sim, precisa apostilar a certidão do nubente estrangeiro!
@Leonardovilalvo
Deve apostilar a certidão de nascimento do nubente, mesmo que no site do consulado não informe.
Todo documento que não seja português exige apostilamento.
Mais alguém com o mesmo problema que eu?
Preencho o requerimento certinho, quando vou na opção de imprimir aparece a cidade/estado da minha esposa na parte dos meu dados!!
tento ligar/email no consulado e ninguém atende/responde
@Leonardovilalvo É um bug do site, você digita a cidade correta do Requerente, mas ao gerar o relatório ele puxa a cidade digitada no campo Conjuge abaixo. Eles devem estar ciente disso, muita gente corrigindo por carta. Aconteceu comigo
@Leticialele Conforme relatado pelos colegas acima @Leonardovilalvo e @RIBEIRORENATOS, o site do Consulado de Portugal em SP está com um bug. Quando preenchemos o requerimento de transcrição de casamento, o local de nascimento do Requerente é automaticamente substituído pelo local de nascimento do cônjuge. Infelizmente não me atentei a esse fato e enviei o requerimento com esse erro para o escritório Consular em Santos em 14/01/22. Qual o melhor procedimento agora para solucionar essa questão?
@fgrananda , pelo que li, as pessoas estão mandando uma carta para o Consulado colocando os dados corretos.
Muito obrigada @Leticialele
@RIBEIRORENATOS Você enviou uma carta corrigindo? Foi uma carta simples? Deu certo?
@fgrananda Eu percebi o bug no sistema, mas mandei mesmo assim para Santos transcrever o casamento de minha mãe. Em 30 dias transcreveram e não falaram nada. E eu não mandei carta nenhuma junto, eles devem saber q o sistema está bugado.
Alguém que enviou em dezembro já foi finalziado?
@fgrananda Ola, mandei uma carta simples informando a cidade correta, mas por ser um erro deles não irão criar problema se não mandar a correção, eu penso
Obrigada @giselecpires e @RIBEIRORENATOS. Enviei um e-mail para o Consulado informando o erro e a devida correção e optei também por enviar uma carta. Melhor “pecar” pelo excesso né?
Bom dia. Uma dúvida, já tenho nacionalidade portuguesa e estou agendando o cartão de residência para meu marido, segundo informações do SEF o casamento precisa estar transcrito em Portugal. Como já moramos em Portugal, minha mãe pode preencher e assinar o requerimento de transcrição de casamento para fazer o processo por Santos?
gabrielbarrella
voce já recebeu a resposta do Escritorio de Santos sobre a trabscrição de casamento ?
Eu também enviei o pedido de transcrição para lá e chegou no dia 11-01-22, mas até agora eles não fizeram a transcrição ou enviaram resposta.
No ano passado o serviço era feito em menos de 10 dias.
@VMS
O meu pedido foi recebido em Santos dia 16/12/2021 mas até agora não tive resposta.
Bom dia!
@Leticialele para a transcrição, pelo menos o que consta no site do consulado português em SP, diz: certidão simples (digitada) de nascimento do(a) nubente que NÃO possui a nacionalidade portuguesa, original (não enviar cópia) e emitida há menos de 1 (um) ano; -- não fala de ser apostilada.
Sobre a certidão de casamento sim, diz que necessidade ser de inteiro teor e devidamente apostilada. Fora o formulário com assinatura reconhecida em cartório e o comprovante de pagamento da taxa.
Estou pergunta, pois vi um comentário acima dizendo que a certidão de nascimento do nubente deve ser apostilada, aí fiquei na dúvida.
Obrigada!
Dani
Bom dia, pessoal! No requerimento para transcrição de casamento, a assinatura por autenticidade é só do requerente? Pensei que tanto o requerente quanto o cônjuge assinavam!?
outra coisa: eu consegui a nacionalidade por atribuição (neto), no requerimento de transcrição não há um campo para inserir o número do assento a que me foi atribuído? Eu devo colocar meus dados como nascida em SP mesmo? Desculpem minhas perguntas, não achei essas informações para me ajudar e fiquei confusa. Muito obrigada!
@Danifernanda , a certidão de casamento e a do nubente brasileiro têm que ser apostiladas.
@Carla_Ribeiro , assinatura reconhecida por autenticidade apenas do requerente.
Sim, você vai colocar que nasceu no Brasil, São Paulo.
@Leticialele
sim, a de casamento sim, mas a certidão de nascimento do nubente brasileiro não, certo?
obrigada!
dani
@Leticialele muito obrigada!