Fiquei com duas dúvidas que são questões que o Consulado não especificou.
Na certidão de casamento o nome da esposa esta Leonilda Pinto Correa, o Consulado só pediu para corrigir o nome para Leonilde. Você acha que deveria fazer a retificação do sobrenome dela para Correia, como o pai, ficando como Leonilde Pinto Correia ou só peço para mudar o nome ficando Leonilde Pinto Correa?
No caso do meu pai, neto da Leonilde, seria necessário retificar o nome, que atualmente consta na certidão de nascimento dele, pasando de Leonilda para Leonilde?
Não acredito que o site tenha caído por muitos acessos. Pois num determinado dia funcionava normalmente, no dia seguinte parou de funcionar em qualquer horário de acesso.
Já são 5 dias parado. Acredito que foi derrubado para não acumular tanto processo.
@Leticialele Eu posso então seguir esses passos, das instruções que diz respeito apenas a transcrição do casamento e enviar a certidão de óbito do cônjuge brasileiro junto então?
Pessoal, gostaria de aproveitar e tirar uma dúvida... Acabei de enviar os documentos para Transcrever o meu Casamento para Santos, pedi apenas a Transcrição, será que eu já posso agendar para tirar o Cartão Cidadão e o Passaporte ou teria que esperar Transcrever o meu Casamento primeiro para agendar? Penso nisso, pois li vários relatos aqui no fórum que esta complicado agendar no Consulado...
@Mayara Cruz eu aguardaria, ainda mais com esse caos do site.
Te falo isso pq em julho transcrevi o casamento dos meus pais e em 1 semana enviei, fizeram e recebi. Dessa vez já tem uns 40 dias e nada. Eu agendei no dia que chegou lá, 22/12, com um intervalo de mais de 1 mês, contando que novamente seria rápido, e mesmo assim dei uma margem maior. Tava agendado pra 31/01 e tive de desmarcar pq não finalizaram a transcrição até agora. Enviei email pro escritório quando se aproximava a data, pedindo orientação, me responderam que não havia previsão e que só me restava esperar.
Obrigado Leticia, por enquanto vou fazer só o que foi solicitado pelo Consulado como indicou.
Certidão de Nascimento Brasileira do Filho da Leonilde
Nome: Attilio
Pai: José Pinto Caçador
Mãe: Leonilda Pinto
Avô materno: Manoel Pinto Correa
Futuramente, uma vez finalizada a transcrição do casamento, vejo que terei que retificar o nome da Leonilda na certidão de nascimento do filho, que consta como Leonilda Pinto e deveria ser Leonilde Pinto Correa.
Seria melhor aproveitar e retificar o nome do avô materno, que nessa mesma certidão, consta Manoel Pinto Correa e na certidão de Casamento da Leonilde estará retificado como Manoel Correia?
Enviei os papéis para transcrição do casamento aqui para Santos e gostaria de saber como faço para agendar o cartão no site. Qual o caminho? Queria tentar uma data para abril.
Olá, minha cidadania foi aprovada,estou aguardando a certidão. Tenho 2 filhos,19 e 30 anos, sou casada com o pai do mais novo, antes me divorciei do pai do mais velho. Minha dúvida é se preciso alguma transcrição no caso do mais velho para dar entrada na cidadania dele. Obrigada!
@Calu58 , para atribuir o filho do primeiro casamento, se foi o pai brasileiro o declarante do nascimento, terá que transcrever seu primeiro casamento.
Depois, homologar seu divórcio em Tribunal português, através de advogado inscrito na OAP.
Em seguida, transcreva o segundo casamento para atribuir o filho mais novo.
Nada disso será necessário se você foi a declarante do nascimento dos dois.
@Calu58 tenho um conhecido que ajudei nesse processo e demorou menos de 30 dias, foi atraves de um escritorio de advocacia em Lisboa, foi bem facil e sem muita burocracia.
Galera, enviei o meu pedido de transcrição em dezembro e até agora nada. Como já me falaram que o processo não demora nem 1 mês estou estranhando, é normal isso?
Comentários
@Leticialele obrigado!! A certidão de óbito pode ser a comum ou precisa ser inteiro teor?
@gtavares26 , pode ser a comum, apostilada
@Leticialele Obrigada!
@Leticialele
Obrigado pelas aclarações.
Fiquei com duas dúvidas que são questões que o Consulado não especificou.
Na certidão de casamento o nome da esposa esta Leonilda Pinto Correa, o Consulado só pediu para corrigir o nome para Leonilde. Você acha que deveria fazer a retificação do sobrenome dela para Correia, como o pai, ficando como Leonilde Pinto Correia ou só peço para mudar o nome ficando Leonilde Pinto Correa?
No caso do meu pai, neto da Leonilde, seria necessário retificar o nome, que atualmente consta na certidão de nascimento dele, pasando de Leonilda para Leonilde?
Muito obrigado pela ajuda.
@pjacobc , retifique apenas o que foi solicitado!!
Eu não mexeria na certidão do seu pai, por enquanto! Não é uma diferença tão grande, Leonilda para Leonilde. Isso é preciosismo do Consulado.
Bom dia, o site do Consulado continua fora para mim... Alguém consegui acessar hoje?
continua fora, @Mayara Cruz . Eles publicaram que o problema é devido ao excesso de acessos, que derruba o servidor, e que tentariam rever isso.
@Leticialele Oi! Tenho mais uma dúvida, se puder me responder.
O assento de nascimento da minha mãe acabou de sair (ontem). Para pedir a transcrição do casamento dela e o óbito do cônjuge brasileiro, eu preciso seguir o requerimento de transcrição e emissão do CC, desse link https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-e-obito-brasileiro-e-pedido-de-primeiro-cartao-do-cidadao/?
Não tem como pedir apenas a transcrição do casamento agora para que eu possa agilizar o pedido da minha nacionalidade?
@gtavares26 , se é pelo Consulado de Santos, pode, sim!!
O site está fora do ar, não consegui copiar o link
Não acredito que o site tenha caído por muitos acessos. Pois num determinado dia funcionava normalmente, no dia seguinte parou de funcionar em qualquer horário de acesso.
Já são 5 dias parado. Acredito que foi derrubado para não acumular tanto processo.
@Leticialele Eu posso então seguir esses passos, das instruções que diz respeito apenas a transcrição do casamento e enviar a certidão de óbito do cônjuge brasileiro junto então?
https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/
Seria realmente bem melhor para mim.
Muitíssimo obrigado!!
Agora voltou a funcionar, consegui preencher o formulario.
@gtavares26 , exatamente! faça apenas a transcrição.
Pessoal, gostaria de aproveitar e tirar uma dúvida... Acabei de enviar os documentos para Transcrever o meu Casamento para Santos, pedi apenas a Transcrição, será que eu já posso agendar para tirar o Cartão Cidadão e o Passaporte ou teria que esperar Transcrever o meu Casamento primeiro para agendar? Penso nisso, pois li vários relatos aqui no fórum que esta complicado agendar no Consulado...
@Mayara Cruz eu aguardaria, ainda mais com esse caos do site.
Te falo isso pq em julho transcrevi o casamento dos meus pais e em 1 semana enviei, fizeram e recebi. Dessa vez já tem uns 40 dias e nada. Eu agendei no dia que chegou lá, 22/12, com um intervalo de mais de 1 mês, contando que novamente seria rápido, e mesmo assim dei uma margem maior. Tava agendado pra 31/01 e tive de desmarcar pq não finalizaram a transcrição até agora. Enviei email pro escritório quando se aproximava a data, pedindo orientação, me responderam que não havia previsão e que só me restava esperar.
ah, sobre o site: hoje abre até a parte de login, mas aí dá erro 500, de servidor interno, e não consigo consultar nada.
@Leticialele
Obrigado Leticia, por enquanto vou fazer só o que foi solicitado pelo Consulado como indicou.
Certidão de Nascimento Brasileira do Filho da Leonilde
Nome: Attilio
Pai: José Pinto Caçador
Mãe: Leonilda Pinto
Avô materno: Manoel Pinto Correa
Futuramente, uma vez finalizada a transcrição do casamento, vejo que terei que retificar o nome da Leonilda na certidão de nascimento do filho, que consta como Leonilda Pinto e deveria ser Leonilde Pinto Correa.
Seria melhor aproveitar e retificar o nome do avô materno, que nessa mesma certidão, consta Manoel Pinto Correa e na certidão de Casamento da Leonilde estará retificado como Manoel Correia?
Obrigado mais uma vez.
@pjacobc , sim, pode aproveitar para completar os nomes do avô materno e da Leonilda!
Pessoal, boa noite!
Enviei os papéis para transcrição do casamento aqui para Santos e gostaria de saber como faço para agendar o cartão no site. Qual o caminho? Queria tentar uma data para abril.
Agradeço desde já.
Olá, minha cidadania foi aprovada,estou aguardando a certidão. Tenho 2 filhos,19 e 30 anos, sou casada com o pai do mais novo, antes me divorciei do pai do mais velho. Minha dúvida é se preciso alguma transcrição no caso do mais velho para dar entrada na cidadania dele. Obrigada!
@Calu58 , para atribuir o filho do primeiro casamento, se foi o pai brasileiro o declarante do nascimento, terá que transcrever seu primeiro casamento.
Depois, homologar seu divórcio em Tribunal português, através de advogado inscrito na OAP.
Em seguida, transcreva o segundo casamento para atribuir o filho mais novo.
Nada disso será necessário se você foi a declarante do nascimento dos dois.
@Leticialele
Vou fazer a retificação unificando os nomes dos pais portugueses, que constam no batismo, na certidão de nascimento do filho brasileiro.
Muito obrigado pela ajuda e todos os esclarecimentos.
Bom dia Letícia, as transcrições são feitas em Portugal? O que é necessário enviar?
tem ideia do tempo q levaria para homologar o divórcio através de advogados
nos dois filhos o declarante foi o pai de cada um. Entretanto, meu marido já iniciou o processo dele.
@Calu58 , as transcrições podem ser feitas nos consulados de Portugal.
Não faço ideia do tempo que leva a ação de homologação da sentença do divórcio em Portugal.
Você pode transcrever seu primeiro casamento, atribuir o filho do primeiro casamento.
Aguardar a cidadania de seu marido (se for o pai do segundo filho) e, depois, atribuir o segundo filho.
Atualizando: saiu hoje minha transcrição.
49 dias corridos depois.
Agora é continuar a novela do agendamento do cc/pep
@Calu58 tenho um conhecido que ajudei nesse processo e demorou menos de 30 dias, foi atraves de um escritorio de advocacia em Lisboa, foi bem facil e sem muita burocracia.
@Calu58 ...
Bom Dia...
"...nos dois filhos o declarante foi o pai de cada um. Entretanto, meu marido já iniciou o processo dele..."
Apenas para uma melhor compreensão...Por qual tipo de processo seu marido está requerendo a Nacionalidade Portuguesa...?
Galera, enviei o meu pedido de transcrição em dezembro e até agora nada. Como já me falaram que o processo não demora nem 1 mês estou estranhando, é normal isso?
@thiellymanias Ola, achei bem demorado, quase 2 meses pra finalizar um casamento. Já foi rapido no passado
@Clayton Pinheiro ...
Nao faz muito tempo...Santos concluía transcrições em 5 dias...(Incluindo o prazo do SEDEX ida e volta)...
Leia essa página e a anterior e poderá verificar qua a realidade atual por lá em relação aos prazos de conclusão é bem outra...
Mas creio que até Abril eles devem retomar um ritmo próximo daqueles praticados em 2021...
Sorte...!!!