Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1434446484979

Comentários

  • @amanda_tf

    Você deve colocar um envelope A4 vazio, com os documentos a serem enviados, informando os seus dados como destinatario. Ao término da transcrição o Consulado utiliza esse envelope para devolver os documentos.

    Os documentos devem ser enviados para:

    Escritório Consular de Portugal em Santos

    “Transcrições”

    Av. Ana Costa, 25 – 5º Andar

    CEP:11060-001 – Santos – SP

  • Bom dia, alguém pode confirmar se o site do Consulado de SP está offline.

    Desde ontem tento entrar sem sucesso

  • Desde ontem pela manhã, por volta das 7, não consigo mais abrir. Tinha aberto vaga pra agendamento de cc pro dia 14, mas travou na hr de selecionar horario e aí não abriu mais.

  • Também não consigo acessar o site do consulado desde ontem (31/01/22)

  • Eu consegui agendar para o dia 7/02 o C.C. , numa brecha em que o site estava funcionando rsrs.

    Espero que minha transcrição saia até lá, se não terei que cancelar o agendamento pela terceira vez :S

    A minha transcrição está como recebida no dia 27/12. A correspondência chegou dia 23/12

  • @allanmrg estamos em situação parecida com a transcrição, né? :/

  • Quais são os dias da semana que abre vaga às 7h? Apenas às segundas?

  • @thiellymanias

    Sim sim. Então em Santos percebi um padrão que é, na segunda e/ou terça de manha eles abrem horários para a semana seguinte. Não sei se é sempre assim maas...

    Para SP, ví que pode abrir vagas em horários e dias variados.

  • Oi, @pjacobc

    Obrigada pela ajuda!

    Fiz a postagem hoje mesmo e imagino que deva chegar amanhã no Consulado.

    Pela experiência de vocês, qual é o prazo médio para estar com a Transcrição em mãos (fazendo via Santos)?

  • Eu fico muito perdida com isso de não haver dia e horário certo para abertura(eu sou autista, pense como a falta de previsibilidade me impacta! Rs), pq ninguém consegue ficar atualizando o site o dia inteiro buscando data, não é?

  • @RIBEIRORENATOS @thiellymanias @ingridhernandes Também não consigo acessar o site do consulado. Parece ser problema no servidor.

  • Prezados, minha inscrição consular é no Consulado de Belo Horizonte. Considerando a agilidade do Consulado de Santos, consigo fazer a transcrição do casamento por Santos, indicando no envelope de retorno um endereço de São Paulo?

  • @SoaresDeBarris e já vamos para o terceiro dia com o site Consulado SP fora do ar

    @OttoCP eu fiz isto que citou. Ainda não finalizado a transcrição

  • @amanda_tf

    Pelo que tinha lido aqui no Forum era um pouco mais rapido, em geral menos de 30 dias. O meu pedido foi recebido em Santos dia 16/12/2021. Quando tiver alguma novidade vou postar aqui para que possam ter uma ideia do tempo atual.

  • @pjacobc Nossa, o seu do dia 16/12 e nada até agora? Vai completar quase dois meses! O meu deram como recebido em 18/01. Enviei para Santos pelos relatos de rapidez, mas estou preocupada.

  • @pjacobc @fgrananda ,

    Pelas informações dos Correios, os documentos foram entregues ontem às 15:00, porém no site do Consulado ainda não houve nenhuma atualização.

    Espero que realmente não demore. Tenho medo da CRC indeferir meu processo de nacionalidade caso a Transcrição demore muito para chegar à Portugal.

    Se tiverem updates no caso de vocês, avisa por aqui. Vou postar o meu também assim que tiver alguma novidade.


    Obrigada pela ajuda!

  • @pjacobc @fgraca em julho o que enviei levou men9s de 1 semana entre enviar, eles fazerem e devolver na minha casa.

    Dessa vez o que enviei chegou lá em 22/12, e nada de finalizar.

    Já entrei em contato, mencionei que tinha agendamento pra cc, me responderam que não há o que fazer a não ser esperar. Confesso que fiquei frustrada por nap ter podido atender o agendamento pro cc, uma vez que é tão difícil conseguir vaga. Agendei com mais de 1 mês de margem e ainda assim foi insuficiente.

  • Quarto dia com o site do Consulado SP offline.

    Será que derrubaram pra agilizar com as transcrições? rss

  • editado February 2022


  • @RIBEIRORENATOS esperemos que quando retorne tenham finalizado todos os processos. hahahah que agonia!!! e a minha senha em relação a minha cidadania que pedi direto na ACP também nada de chegar no meu e-mail!!! aff. Chegou lá dia 31/01

  • @Leticialele e @gandalf

    Minha amiga caiu em exigencia, pediram para fazer a transcrição de casamento do portugues.

    como eu faço isso? Sei que pode fazer no consulado de SP ou Santos. como ambos os ja faleceram precisa transcrever o obito?


  • @isabelfontinha , faça pelo Consulado de Santos. Eles exigem a averbação do óbito (é gratuita)


  • Comunicado do Consulado de São Paulo

  • editado February 2022

    @Leticialele então esse valor de R$ 799,45 é só o valor da transcrição?

    É esse o processo correto? https://consuladoportugalsp.org.br/transcricoes-casamento-e-obito/

    Para a transcrição de casamento deve enviar os seguintes documentos:

    • Requerimento de transcrição de casamento e de óbito (clique aqui para preencher o respectivo formulário) devidamente assinado e com a assinatura reconhecida em cartório;
    • Certidão de Óbito devidamente apostilhada;
    • Certidão de casamento em INTEIRO TEOR digitada, emitida há menos de 1 ano e devidamente apostilhada (se o casamento ocorreu no Brasil);
    • Caso haja pacto antenupcial, enviar cópia autenticada e devidamente apostilhada do referido pacto;
    • Caso haja divórcio ou desquite não averbado na certidão de casamento, enviar 1 cópia simples do mesmo;
    • Se um dos cônjuges não for português, enviar Certidão de Nascimento simples (digitada) emitida há menos de 1 ano (original), constando da mesma o averbamento do casamento e a mudança de nome, caso tenha havido;
    • Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
    • Cópia do comprovante de pagamento (boleto com autenticação do caixa ou comprovante emitido pelo banco via caixa ou via internet). Sem esse comprovante, o processo será devolvido.


  • Boa tarde @Leticialele

    Tenho algumas dúvidas com relação a resposta do consulado, se puder ajudar por favor.

    Primeiramente gostaria de informar que ontem a tarde meu pai recebeu a reposta do Escritorio Consular de Santos. Pedido recebido em Santos dia 16/12/2021 e a resposta chegou dia 02/02/2022. Talvez essa demora deva-se as eleições de Portugal.


    Recebemos uma nota com algumas observações, sobre o nosso pedido de transcrição, que vou relatar a continuação, mas antes vou colocar as informações que constam nas certidões.


    Certidão de Casamento Brasileira (ambos portugueses)

    Nomes: José Pinto Caçador Junior

         Leonilda Pinto Correa

    Pai da Leonilda: Manoel Pinto Correa

    Mãe da Leonilda: Luiza de Jesus


    Certidão de Batismo de Portugal

    Nome: Leonilde

    Pai: Manoel Correia

    Mãe: Luiza de Jesus


    Certidão de Nascimento do Neto (Brasileiro)

    Nome: Pedro Pinto Caçador 

    Avô: José Pinto Caçador Junior

    Avó: Leonilda Pinto Correa


    A primeira informação que recebemos de Santos se refere ao óbito e diz o seguinte:

    "Após analise do processo, verificamos que o óbito não poderá ser averbado, uma vez que faleceu no estado civil Desquitada, não se pode averbar óbito. Se deve fazer uma homologação em Portugal com advogado e só então seguir com o óbito."

    Neste caso poderia descartar a transcrição do óbito?


    Em relação a certidão de casamento dos portugueses, informaram que tenho que fazer a retificação do nome da Leonila e do sobrenome do pai dela. 

    Na certidão de batismo da Leonilde o nome do pai consta como Manoel Correia. A modo de curiosidade, na certidão de 2 irmãos (da Leonilde) esta Manoel Correa e em outros 2 irmãos, Manoel Pinto Correa (inclusive é este o nome que esta na certidão de casamento dela). Isso mesmo, 3 nomes diferentes do pai para 5 irmãos, todos nasceram em Portugal.

    Apesar dessa diferença de sobrenome do pai para diferentes membros da mesma familia, devo fazer a retificação como consta na certidão de batismo da Leonilde, correto?


    O nome da minha avó é Leonilde mas em todas as certidões, tanto de casamento quanto nas certidões de nascimento do filho e neto, esta como Leonilda e pediram para corrigir. Neste caso, uma vez corrigido para Leonilde no casamento, também devo retificar no nascimento do filho e do neto?


    Não foi feita observação sobre correção do sobrenome da Leonilde que, no casamento, consta como Correa e não Correia como é o sobrenome do pai. Seria necessario corrigir também o sobrenome igualando a como consta na certidão de batismo?

    Muito obrigado.

  • Oi, pessoal!

    Acabou de sair o assento de nascimento da minha mãe e agora ela vai fazer a transcrição do casamento dela para que eu possa pedir a minha nacionalidade posteriormente, por ter sido meu pai o declarante.

    Estou providenciando a transcrição e tenho algumas dúvidas. O meu pai (brasileiro) já faleceu há bastante tempo, para transcrever o casamento de minha mãe eu preciso enviar apenas a certidão de casamento inteiro teor e a certidão de nascimento do cônjuge falecido, com o casamento averbado?

    A certidão de casamento já está atualizada e consta o óbito do cônjuge, seria necessário também enviar a certidão óbito de meu pai então?

    Obrigado :)

  • @isabelfontinha , sim, esse é o valor da transcrição.

    A documentação está correta.

  • @pjacobc

    Não faça a averbação do óbito! Não tem necessidade. Diga que irá providenciar a homologação do divórcio em Portugal e, depois, averbará o óbito (Não precisa fazer isso, mas diga que vai);

    Se Santos está exigindo a retificação, faça. Vá ao Cartório e veja o que exigem para fazer a retificação. Alguns pedem a certidão portuguesa apostilada e registrada no Cartório de Títulos e Documentos, outros, não.

  • @gtavares26 , o Consulado de Santos exige, quando um dos cônjuges é falecido, a averbação do óbito. Para isso, terá que mandar a certidão de óbito, apostilada.

  • editado February 2022

    .

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.