Você deve seguir oque está indicado no Site oficial...
Nessa página você vai optar se deseja fazer apenas a Transcrição de Casamento ou se precisa de algum serviço a mais...Depois de fazer sua opção é só seguir adiante até aparecer a opção de abrir o respectivo formulário...(De acordo com a opção feita)...:
Contudo...Para você obter o Formulário é necessário fazer login na sua área de usuário no site...O boleto é gerado automaticamente após submeter o formulário pelo site...
***Informo que nesse momento...(22/02/2022 - 12:15 h)...Aqui para mim...O site está apresentando instabilidade...E o acesso a área de usuário não está sendo possível...
Para compreender melhor como são feitas as coisas pelo Consulado...(Especialmente a questão sobre fazer os pedidos de Transcrição + CC + PEP JUNTOS ou em SEPARADO)...Recomendo fortemente que você leia essa página desde o início...!!!
"...Poderiam por gentileza me orientar se é necessário enviar mais algum documento, e os formulários a serem encaminhados. Atualmente esta levando quanto tempo para ser realizada a transcrição do casamento pela ACP?..." R...: ACP não faz Transcrição...Melhor opção para você HOJE é fazer pelo ESCRITÓRIO DE REPRESENTAÇÃO CONSULAR DE SANTOS...(Prazo estimado de + - 45 dias)...
Ola Pessoal, enviei todos os documentos dos meus pais para transcricao de casamento em Ponta Delgada, porem eles devolveram alegando que:
1- meu pai (neto de Portugues) divorciou e casou com a minha mae, entao parece que eu tenho que fazer a transcricao do primeiro casamento dele, para depois transcrever o segundo casamento com a minha mae. Isto esta correto?
3- enviei o processo em Julho de 2021 e recebi de volta em Janeiro 2022. Consigo enviar solicitacao de a transcricao do primeiro casamento, divorcio e do segundo casamento no mesmo envelope?
4-O apostilamento que eu ja fiz dos documentos recusados 'e valido por 1 ano?
5- Eu consigo solicitar no cartorio a certidao de nascimento da mulher que meu pai se divorciou sem ter contato com ela?
1- meu pai (neto de Portugues) divorciou e casou com a minha mae, entao parece que eu tenho que fazer a transcricao do primeiro casamento dele, para depois transcrever o segundo casamento com a minha mae. Isto esta correto? R...: CORRETÍSSIMO
3- enviei o processo em Julho de 2021 e recebi de volta em Janeiro 2022. Consigo enviar solicitacao de a transcricao do primeiro casamento, divorcio e do segundo casamento no mesmo envelope? R...: ABSOLUTAMENTE NÃO...!!!
Terá que transcrever o 1° casamento...Contratar advogado em Portugal para HOMOLOGAR O DIVÓRCIO e só depois transcrever o segundo casamento...
5- Eu consigo solicitar no cartorio a certidao de nascimento da mulher que meu pai se divorciou sem ter contato com ela? R...: A princípio sim...Mas para ter certeza deve se dirigir ao cartório onde ela foi registrada ao nascer e pedir a informação diretamente com eles...
Muitissimo obrigada Nilton pela resposta tao rapida. Sobre a transcricao do primeiro casamento do meu pai que houve o divorcio, eu preciso dos mesmos documentos que solicitei para o segundo casamento ou tem algo diferente pois houve divorcio?
Trata-se de uma Transcrição de Casamento de um Cidadão Português a ser registada em Portugal...Casamento esse realizado no estrangeiro...A lista de documentos é a mesma...
Gostaria uma ajuda de vocês para saber como faço para fazer a transcrição de casamentos de meus avos portugueses, ele e ela são portugueses, porém casaram-se no brasil e morreram aqui no Brasil mesmo (sou neto deles).
Preciso transcrever este casamento Brasileiro deles para Portugal, mas não quero mexer com o óbito por causa de $$, quero fazer por Santos.
Vocês poderiam me ajudar, por favor?
1- O formulário do consulado de Santos começa pedindo um requerente, imaginei ser eu, mas só há um espaço para o conjuge.
O que fazer? Requerente seria eu (neto) ou meu avô (falecido)?
2- Ou Teria que usar outro o formulário de transcrição + obito.... queria evitar o $$$ dos apostilamento dos óbitos. como as pessoas que fizeram só o de casamento conseguiram preencher o formulário
3- Quais os documentos são necessários, sou neto. Em algum lugar aqui, vi certidão de nascimento de inteiro teor, "CERTIFICADA", o que seria o "certificada" ........reconhecimento de firma?
Já foi possível compreender @RIBEIRORENATOS que enquanto nenhuma ação relevante com o objetivo de sanar o problema do site for realizada pelo pessoal do Consulado Geral de Portugal em São Paulo...Esse obstáculo terá que ser vencido pela persistência...!!!
Tem que ficar tentando o tempo todo...Em diferentes dias e horários...Estive acompanhando de perto duas pessoas conhecidas nessa situação nos últimos dias...Não foi fácil...Mas ambas conseguiram seguir adiante...!!!
Boa noite, gostaria de saber para quando vocês estão conseguindo agendar para retirar o Cartão Cidadão e o Passaporte? Quanto tempo esse processo demora para ser realizado? Eu estava lendo no site do Consulado que seriam 3 visitas, seria isso mesmo? https://consuladoportugalsp.org.br/cartao-do-cidadao-urgente-2/
@Nilton Hessel Ola, parece que o problema é proposital, para reduzir o trabalho, pois não justifica meses um site off-line. Entrei no site de BH e no mesmo momento consegui agendar uma data para este mês.
Recebi o retorno do consulado com o processo do meu primo (transcrição de casamento e óbito dos pais dele) em que pediram que conste na certidão de óbito da mãe (portuguesa) o estado civil. Na certidão sai “IGNORADO”. Pelo que entendi com o cartório, para eu modificar essa informação somente judicialmente e que não se pode averbar o casamento no óbito por conta de inventário.
vocês acham que vale mais a pena eu desistir do processo no consulado de santos e tentar fazer direto em Portugal somente o casamento, sem o óbito ?
sabem se existe alguma outra forma mais prática de retificar a certidão de óbito?
Enviando os documentos para Portugal não é exigida a transcrição de óbito...
Assim...Se o problema está apenas nessa certidão...(Óbito)...O assunto estaria encerrado...
Entretanto...Se optar por enviar a transcrição para Portugal terá duas questões importantes para resolver...
1 - Como resolver a questão com Santos...(Como na prática deve atuar junto a eles para "Desistir" dessa transcrição que já iniciou por lá...Reembolso...Etc...)
2 - ***Decidir para qual Conservatória em Portugal vai enviar os documentos...
***Salvo engano...Para enviar por correio do Brasil...A única opção conhecida seria Ponta Delgada...Que tem apresentado problemas em relação a prazos...
No documento que o consulado enviou o problema seria mesmo a certidão de óbito. Talvez para desistir teria que falar que não conseguimos corrigir a certidão.
Vou pesquisar os detalhes no envio para Portugal, porém minha dúvida é se o requerimento nao precisava ser solicitado pela pessoa a qual será feita a transcrição, pois no nosso caso ela faleceu e teria que ser o filho dela... aí não exigiriam também o óbito? :(
Ponta Delgada está demorando muito? Seria esse o problema?
Fazendo por PD o requerente pode ser um dos cônjuges...Ou no caso desses serem já falecidos...Filhos ou netos podem assinar o requerimento sem necessidade de mencionar ou enviar nada referente ao óbito...
Entretanto...Recomendo que você leia o tópico de transcrição em PD pois eles são extremamente rígidos com a documentação...
Foi por isso que eu mencionei...:
"...Assim...Se o problema está apenas nessa certidão...(Óbito)...O assunto estaria encerrado..."
Além disso tem o prazo...Eles estão com um problema sério de falta de pessoal...
Então...Minha opinião é...:
Pelas dificuldades mencionadas por você para fazer por Santos...Se você tem a documentação básica para transcrição simples impecável e não se importa em aguardar 6+ Meses pela transcrição...Eu consideraria essa opção...
Enviei por correio para Santos em janeiro/22, chegou lá dia 12/01/22, e recebi por correios os documentos de volta, com casamento averbado dia 25/fev/22...
Levou uns 40 dias para fazerem tudo e devolverem...
Por sorte eu tinha conseguido agendar o cartão cidadão em São Paulo para hoje, 04/03!!! Já consegui ir fazer e dei entrada com urgência!
Obrigada a todos aqui do fórum pela ajuda de sempre!!
Boa tarde! Fiz o processo da transcrição do meu casamento, o qual foi recebido em Santos, dia 04 de fevereiro e foi concluído ontem dia 07 de março. Hoje, dia 08/03, recebi o SEDEX com a certidão de casamento.
Pensei que eles ficassem com os documentos que eu enviei, como a certidão de casamento apostilada e tudo o que resto, mas eles devolvem! É assim mesmo?
obrigada a todos, agora vou fazer o processo do meu filho menor.
@gandalf mandar os documentos do meu filho para o Porto ainda é vantagem (de tempo)? Obrigada!
O site do consulado de SP está fora do ar? estou tentando preencher o requerimento p/ transcrição do casamento mas está dando erro na página. É geral ou só comigo esse erro?
''Certidão simples (digitada) de nascimento do(a) nubente que NÃO possui a nacionalidade portuguesa, original (não enviar cópia) e emitida há menos de 1 (um) ano;''
ALGUÉM sabe me dizer se essa certidão realmente NÃO precisa ser apostilhada? Santos não vai implicar? Não está dizendo no site que precisa. Porém, a Certidão de casamento está descrito que PRECISA ser apostilhada.
Se este for o caso, o único documento que precisa ser apostilhado é a certidão de casamento mesmo, certo?, pois não teve pacto antenupcial no casamento de meus pais (no site diz que, caso tenha tido pacto antenupcial, precisa ser enviado apostilhado).
Uma dúvida para transcrição em santos em que os 2 são portugueses, farei o pedido de nacionalidade por parte do meu avô, os dados da minha avó na certidão de óbito estão incorretos.
No momento de enviar os documentos para santos menos a certidão de óbito da minha avó eles podem recusar a fazer a transcrição?
Tenho uma dúvida sobre o processo de transcrição de casamento o óbito da minha avó, portuguesa, casada civilmente com meu avô, brasileiro, após supostamente se divorciar de seu ex-marido, um português.
Tenho todos documentos necessários para a transcrição, porém reparei em duas averbações que constam no assento de nascimento dela: as averbações dizem que houve um divórcio que, por sua vez, foi revertido em separação de pessoas e bens, provavelmente para ficar em conformidade com as leis da época (pessoas casadas na igreja católica eram proibidas de se divorciarem). Isso não a impediu que ela se casasse novamente no Brasil. No entanto, tenho dúvidas se o casamento com meu avô terá validade em Portugal. Saberiam me dizer se devo seguir com o processo de transcrição normalmente ou se há um outro caminho que seja mais prudente eu seguir?
Comentários
@fecarmeluti...
Você deve seguir oque está indicado no Site oficial...
Nessa página você vai optar se deseja fazer apenas a Transcrição de Casamento ou se precisa de algum serviço a mais...Depois de fazer sua opção é só seguir adiante até aparecer a opção de abrir o respectivo formulário...(De acordo com a opção feita)...:
https://consuladoportugalsp.org.br/atualizacao-do-estado-civil-e-do-cartao-do-cidadao-passaporte/
Contudo...Para você obter o Formulário é necessário fazer login na sua área de usuário no site...O boleto é gerado automaticamente após submeter o formulário pelo site...
***Informo que nesse momento...(22/02/2022 - 12:15 h)...Aqui para mim...O site está apresentando instabilidade...E o acesso a área de usuário não está sendo possível...
Para compreender melhor como são feitas as coisas pelo Consulado...(Especialmente a questão sobre fazer os pedidos de Transcrição + CC + PEP JUNTOS ou em SEPARADO)...Recomendo fortemente que você leia essa página desde o início...!!!
"...Poderiam por gentileza me orientar se é necessário enviar mais algum documento, e os formulários a serem encaminhados. Atualmente esta levando quanto tempo para ser realizada a transcrição do casamento pela ACP?..." R...: ACP não faz Transcrição...Melhor opção para você HOJE é fazer pelo ESCRITÓRIO DE REPRESENTAÇÃO CONSULAR DE SANTOS...(Prazo estimado de + - 45 dias)...
Ola Pessoal, enviei todos os documentos dos meus pais para transcricao de casamento em Ponta Delgada, porem eles devolveram alegando que:
1- meu pai (neto de Portugues) divorciou e casou com a minha mae, entao parece que eu tenho que fazer a transcricao do primeiro casamento dele, para depois transcrever o segundo casamento com a minha mae. Isto esta correto?
3- enviei o processo em Julho de 2021 e recebi de volta em Janeiro 2022. Consigo enviar solicitacao de a transcricao do primeiro casamento, divorcio e do segundo casamento no mesmo envelope?
4-O apostilamento que eu ja fiz dos documentos recusados 'e valido por 1 ano?
5- Eu consigo solicitar no cartorio a certidao de nascimento da mulher que meu pai se divorciou sem ter contato com ela?
@Thais Caldeirinha ...
1- meu pai (neto de Portugues) divorciou e casou com a minha mae, entao parece que eu tenho que fazer a transcricao do primeiro casamento dele, para depois transcrever o segundo casamento com a minha mae. Isto esta correto? R...: CORRETÍSSIMO
3- enviei o processo em Julho de 2021 e recebi de volta em Janeiro 2022. Consigo enviar solicitacao de a transcricao do primeiro casamento, divorcio e do segundo casamento no mesmo envelope? R...: ABSOLUTAMENTE NÃO...!!!
Terá que transcrever o 1° casamento...Contratar advogado em Portugal para HOMOLOGAR O DIVÓRCIO e só depois transcrever o segundo casamento...
5- Eu consigo solicitar no cartorio a certidao de nascimento da mulher que meu pai se divorciou sem ter contato com ela? R...: A princípio sim...Mas para ter certeza deve se dirigir ao cartório onde ela foi registrada ao nascer e pedir a informação diretamente com eles...
Muitissimo obrigada Nilton pela resposta tao rapida. Sobre a transcricao do primeiro casamento do meu pai que houve o divorcio, eu preciso dos mesmos documentos que solicitei para o segundo casamento ou tem algo diferente pois houve divorcio?
@Thais Caldeirinha ...
Trata-se de uma Transcrição de Casamento de um Cidadão Português a ser registada em Portugal...Casamento esse realizado no estrangeiro...A lista de documentos é a mesma...
Olá tudo bem? Me chamo Marcos, sou novo por aqui.
Gostaria uma ajuda de vocês para saber como faço para fazer a transcrição de casamentos de meus avos portugueses, ele e ela são portugueses, porém casaram-se no brasil e morreram aqui no Brasil mesmo (sou neto deles).
Preciso transcrever este casamento Brasileiro deles para Portugal, mas não quero mexer com o óbito por causa de $$, quero fazer por Santos.
Vocês poderiam me ajudar, por favor?
1- O formulário do consulado de Santos começa pedindo um requerente, imaginei ser eu, mas só há um espaço para o conjuge.
O que fazer? Requerente seria eu (neto) ou meu avô (falecido)?
2- Ou Teria que usar outro o formulário de transcrição + obito.... queria evitar o $$$ dos apostilamento dos óbitos. como as pessoas que fizeram só o de casamento conseguiram preencher o formulário
3- Quais os documentos são necessários, sou neto. Em algum lugar aqui, vi certidão de nascimento de inteiro teor, "CERTIFICADA", o que seria o "certificada" ........reconhecimento de firma?
Consulado de SP continua eternamente com problemas, não abre agenda para renovação CC e passaporte :(
Já foi possível compreender @RIBEIRORENATOS que enquanto nenhuma ação relevante com o objetivo de sanar o problema do site for realizada pelo pessoal do Consulado Geral de Portugal em São Paulo...Esse obstáculo terá que ser vencido pela persistência...!!!
Tem que ficar tentando o tempo todo...Em diferentes dias e horários...Estive acompanhando de perto duas pessoas conhecidas nessa situação nos últimos dias...Não foi fácil...Mas ambas conseguiram seguir adiante...!!!
Boa Sorte...!!!
Boa noite, gostaria de saber para quando vocês estão conseguindo agendar para retirar o Cartão Cidadão e o Passaporte? Quanto tempo esse processo demora para ser realizado? Eu estava lendo no site do Consulado que seriam 3 visitas, seria isso mesmo? https://consuladoportugalsp.org.br/cartao-do-cidadao-urgente-2/
@Mayara Cruz ..
Aqui...Nessas poucas páginas que poderá ter acesso pelo link abaixo você terá um quadro bem atualizado sobre as questões que fez...:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278592/#Comment_278592
@Nilton Hessel Ola, parece que o problema é proposital, para reduzir o trabalho, pois não justifica meses um site off-line. Entrei no site de BH e no mesmo momento consegui agendar uma data para este mês.
Pessoal, bom dia.
Recebi o retorno do consulado com o processo do meu primo (transcrição de casamento e óbito dos pais dele) em que pediram que conste na certidão de óbito da mãe (portuguesa) o estado civil. Na certidão sai “IGNORADO”. Pelo que entendi com o cartório, para eu modificar essa informação somente judicialmente e que não se pode averbar o casamento no óbito por conta de inventário.
vocês acham que vale mais a pena eu desistir do processo no consulado de santos e tentar fazer direto em Portugal somente o casamento, sem o óbito ?
sabem se existe alguma outra forma mais prática de retificar a certidão de óbito?
obrigada a todos !!!
@marianamcozza ...
Enviando os documentos para Portugal não é exigida a transcrição de óbito...
Assim...Se o problema está apenas nessa certidão...(Óbito)...O assunto estaria encerrado...
Entretanto...Se optar por enviar a transcrição para Portugal terá duas questões importantes para resolver...
1 - Como resolver a questão com Santos...(Como na prática deve atuar junto a eles para "Desistir" dessa transcrição que já iniciou por lá...Reembolso...Etc...)
2 - ***Decidir para qual Conservatória em Portugal vai enviar os documentos...
***Salvo engano...Para enviar por correio do Brasil...A única opção conhecida seria Ponta Delgada...Que tem apresentado problemas em relação a prazos...
@Nilton Hessel
Muito obrigada pelo retorno.
No documento que o consulado enviou o problema seria mesmo a certidão de óbito. Talvez para desistir teria que falar que não conseguimos corrigir a certidão.
Vou pesquisar os detalhes no envio para Portugal, porém minha dúvida é se o requerimento nao precisava ser solicitado pela pessoa a qual será feita a transcrição, pois no nosso caso ela faleceu e teria que ser o filho dela... aí não exigiriam também o óbito? :(
Ponta Delgada está demorando muito? Seria esse o problema?
Obrigada!!!
@marianamcozza ...
Fazendo por PD o requerente pode ser um dos cônjuges...Ou no caso desses serem já falecidos...Filhos ou netos podem assinar o requerimento sem necessidade de mencionar ou enviar nada referente ao óbito...
Entretanto...Recomendo que você leia o tópico de transcrição em PD pois eles são extremamente rígidos com a documentação...
Foi por isso que eu mencionei...:
"...Assim...Se o problema está apenas nessa certidão...(Óbito)...O assunto estaria encerrado..."
Além disso tem o prazo...Eles estão com um problema sério de falta de pessoal...
Então...Minha opinião é...:
Pelas dificuldades mencionadas por você para fazer por Santos...Se você tem a documentação básica para transcrição simples impecável e não se importa em aguardar 6+ Meses pela transcrição...Eu consideraria essa opção...
Processo de Transcrição finalizado!!!
Enviei por correio para Santos em janeiro/22, chegou lá dia 12/01/22, e recebi por correios os documentos de volta, com casamento averbado dia 25/fev/22...
Levou uns 40 dias para fazerem tudo e devolverem...
Por sorte eu tinha conseguido agendar o cartão cidadão em São Paulo para hoje, 04/03!!! Já consegui ir fazer e dei entrada com urgência!
Obrigada a todos aqui do fórum pela ajuda de sempre!!
Boa tarde! Fiz o processo da transcrição do meu casamento, o qual foi recebido em Santos, dia 04 de fevereiro e foi concluído ontem dia 07 de março. Hoje, dia 08/03, recebi o SEDEX com a certidão de casamento.
Pensei que eles ficassem com os documentos que eu enviei, como a certidão de casamento apostilada e tudo o que resto, mas eles devolvem! É assim mesmo?
obrigada a todos, agora vou fazer o processo do meu filho menor.
@gandalf mandar os documentos do meu filho para o Porto ainda é vantagem (de tempo)? Obrigada!
Olá
O site do consulado de SP está fora do ar? estou tentando preencher o requerimento p/ transcrição do casamento mas está dando erro na página. É geral ou só comigo esse erro?
Obrigado!
@Carla_Ribeiro , sim, os Consulados devolvem os documentos, por isso pedem um envelope com o destinatário preenchido.
Sim, ACP ainda é vantajoso para processos , tanto de menores quanto de maiores.
@Efarias Estou com o mesmo problema, desde ontem o site apresenta erro na área do usuário.
Pessoal, apenas para informar a vocês sobre o prazo que fizeram o meu processo de transcrição de casamento em Santos.
Dias corridos entre o recebimento e data do assento: 30 dias
Obrigada.
@ingridhernandes Vc enviou já com o pagamento do boleto? ou eles enviam o valor depois de recebido os documentos?
@Leticialele muito obrigada!
PESSOAL, no site consta que:
ALGUÉM sabe me dizer se essa certidão realmente NÃO precisa ser apostilhada? Santos não vai implicar? Não está dizendo no site que precisa. Porém, a Certidão de casamento está descrito que PRECISA ser apostilhada.
Se este for o caso, o único documento que precisa ser apostilhado é a certidão de casamento mesmo, certo?, pois não teve pacto antenupcial no casamento de meus pais (no site diz que, caso tenha tido pacto antenupcial, precisa ser enviado apostilhado).
O requerimento eu NÃO preciso apostilhar, certo?
Boa tarde,
Processo de transcrição de casamento em Santos.
Pedido enviado em 28/01/2022
Recebidos no consulado: 04/02/2022
Data do assento: 07/03/2022
Recebido em São Vicente: 10/03/2022
Dias corridos entre o recebimento e data do assento: 31 dias
Obrigado.
Oi pessoal, boa tarde!
Uma dúvida para transcrição em santos em que os 2 são portugueses, farei o pedido de nacionalidade por parte do meu avô, os dados da minha avó na certidão de óbito estão incorretos.
No momento de enviar os documentos para santos menos a certidão de óbito da minha avó eles podem recusar a fazer a transcrição?
Boa Tarde!
O site do consulado ainda continua com erro na área do usuário? Pq não consigo entrar para preencher o formulário de transcrição.
Oi pessoal, boa tarde!
Tenho uma dúvida sobre o processo de transcrição de casamento o óbito da minha avó, portuguesa, casada civilmente com meu avô, brasileiro, após supostamente se divorciar de seu ex-marido, um português.
Tenho todos documentos necessários para a transcrição, porém reparei em duas averbações que constam no assento de nascimento dela: as averbações dizem que houve um divórcio que, por sua vez, foi revertido em separação de pessoas e bens, provavelmente para ficar em conformidade com as leis da época (pessoas casadas na igreja católica eram proibidas de se divorciarem). Isso não a impediu que ela se casasse novamente no Brasil. No entanto, tenho dúvidas se o casamento com meu avô terá validade em Portugal. Saberiam me dizer se devo seguir com o processo de transcrição normalmente ou se há um outro caminho que seja mais prudente eu seguir?
Muito obrigado!
@Torugo . pode transcrever o segundo casamento de sua avó sem problema algum!!
Muito obrigado, @Leticialele