Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1484951535479

Comentários

  • carolinafmccarolinafmc Member
    editado March 2022

    Bom dia!

    Gostaria de tirar uma dúvida com vocês.

    Farei a transcrição de casamento da minha avó(portuguesa) por Santos, porém meu avô (brasileiro) já é falecido. O requerimento que eu devo preencher será de averbação de casamento + óbito? Ou esse requerimento de óbito é apenas quando o cidadão português for falecido?

    Obrigada.

  • @carolinafmc

    Bom dia, sim, requerimento de transcrição e óbito do cônjuge, pois eles irão averbar na certidão da sua avó que o casamento foi dissolvido por óbito.

  • carolinafmccarolinafmc Member
    editado March 2022

    Muito obrigada, @ericpt ! Vou providenciar a documentação e esperar o site com o requerimento voltar a funcionar. Bom dia pra vc!

    Aproveitando, qual opção escolho? Só irei averbar o casamento e não pedirei o cartão cidadão, mas não há essa opção.

    Processos em que não será emitido o Cartão de Cidadão:

    casos em que o cidadão faleceu e não existe para quem ser emitido o Cartão do Cidadão.

    Se precisa providenciar a transcrição do casamento e do óbito de um cidadão português que morreu no estado civil de casado, mas o cônjuge não tem nacionalidade portuguesa, clique aqui.

    Se precisa providenciar a transcrição do casamento e do óbito de um cidadão português que morreu no estado civil de viúvoclique aqui.

    Processos sem necessidade de renovar o de Cartão do Cidadão

    Se precisa providenciar a transcrição do casamento e do óbito de um cidadão português onde o cônjuge português que ficou viúvo já era portador do Cartão do Cidadão, e não houve alteração dos dados do mesmo por efeito desse casamento, clique aqui.

    Se precisa providenciar a transcrição do casamento de um cidadão português, o óbito do cônjuge brasileiro, onde o cônjuge português que ficou viúvo já era portador do Cartão do Cidadão, e não houve alteração dos dados do mesmo por efeito desse casamento, clique aqui.

  • @carolinafmc

    já tive essa mesma dúvida que você, pois o caso da minha sogra era exatamente esse, na época eu acabei escolhendo com a opção de emissão do cartão do cidadão pois é a que melhor se "encaixa".

    sua avó tem cartão do cidadão? minha sogra não, tinha acabado de adquirir a nacionalidade.

    mas analisando melhor, acredito que essa opção 4 que você colocou também daria certo:

    "Processos sem necessidade de renovar o de Cartão do Cidadão

    Se precisa providenciar a transcrição do casamento de um cidadão português, o óbito do cônjuge brasileiro, onde o cônjuge português que ficou viúvo já era portador do Cartão do Cidadão, e não houve alteração dos dados do mesmo por efeito desse casamento."

    eu penso assim, porque já fiz duas transcrições de casamento sem óbito, e utilizei a opção "Processos sem necessidade de renovar o de Cartão do Cidadão:", e em ambos os casos ninguém tinha o cartão do cidadão ainda.

    não sei se ficou claro rsrs

  • Boa tarde, @Leticialele ? Moro no Paraná, tenho parentes em São Paulo , será que dá para eu fazer a transcrição de casamento em Santos com o endereço de meu parente? Pergunto porque a autenticação da assinatura do requerimento será feito no cartório do Paraná.

  • @carolinafmc ...

    O @ericpt tem razão...

    Acontece que essa parte das opções na página do Consulado é bem complicada de entender...Eu estive em situação idêntica não faz muito tempo e quem me "Abriu os olhos" para essa opção foi a @Leticialele ...

    Como não havia interesse da Portuguesa em fazer os documentos Portugueses...A opção usada por nós aqui foi essa...:

    Processos em que não será emitido o Cartão de Cidadão:

    Se precisa providenciar a transcrição do casamento de um cidadão português, o óbito do cônjuge brasileiro, onde o cônjuge português que ficou viúvo já era portador do Cartão do Cidadão, e não houve alteração dos dados do mesmo por efeito desse casamento...

    A Transcrição do Casamento da Portuguesa e do óbito do Cônjuge foram concluídos dias atrás sem intercorrências...


    Boa sorte...

  • Parece mesmo que o Escritório Consular de Santos está efetivamente voltando a operar com prazos semelhantes aos praticados no segundo Semestre de 2021 para as Transcrições de Casamento...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/283341/#Comment_283341

    Parabéns ao pessoal de Santos...!!!

  • @gabrielbertolazzi

    A transcrição de casamento só se faz uma vez.

    Se sua esposa já fez a transcrição quando fez a nacionalidade dela, o seu assento como neto já sairá com a averbação do casamento.

    Se não tiver, apenas mande um e-mail para rcentrais.registos@irn.mj.pt e comunique a eles o número do assento de transcrição, que eles farão a correção no seu assento.

  • Obrigada mais uma vez, @ericpt ! E obrigada @Nilton fonseca pela sua informação também!

  • @gandalf Bom dia!

    Show! imaginava isto mas na dúvida consulto os especialistas rs. Obrigado pelo apoio!

    Forte Abraço!

  • Boa tarde a todos.

    Estou precisando de ajuda sobre transcrição de casamento e remessa de documentos para o Porto art.1-c.

    O pedido de averbação de casamento deu entrada em Santos dia 25/03 a tarde. Entrei em contato com o Escritório Consular em Santos e fui informado que esse processo poderia demorar mais de trinta dias.

    Estou com três processos de nacionalidade 1-c, faltando apenas a averbação de casamento para finalização

    Minha duvida é a seguinte:

    Mando os processos para o Porto e posteriormente envio a averbação de casamento, uma vez que já efetuei o pagamento de 175,00 euros para cada um dos processos. É sabido que após recebidos e devidamente numerados, os processos ficam um bom tempo sem movimentação, tempo esse mais do que necessário para receber a averbação e enviar ao Porto.

    Estaria correto este procedimento?

  • caros, boa tarde!

    após efetuar a transcrição de casamento de minha mãe eu gostaria de agendar a emissão do CC e do passaporte no consulado de SP. está sendo a melhor altenativa?

    tenho uma dúvida. Minha mãe se divorciou recentemente e com isso irá alterar os docs BR dela e averbar o divorcio na certidão, tirar o nome do meu pai do RG etc, porém não vamos no momento transcrever o divorcio em PT dado os custos e a necesdidade de contratar um advogado lá.

    ela consegue emitir o CC e passaporte normalmente após ajustar os documentos para divorciada no BR? Ou é melhor tirar o CC e PAssaporte com nome de casada (conforme assento transcrito) e só depois averbar os docs BR para o satus civil atual?

    busquei outros topicos que tratavam desse assunto porem não localizei, peço desculpas caso esteja no topico errado.

  • Boa tarde pessoal,

    O processo da minha vó acabou de ser aprovado, recebi o e-mail hoje, foram 04 meses até a conclusão.

    Agora vou providenciar os documentos para tirar o da minha mãe, mas creio que o proximo passo seja a averbação do casamento da minha avó com + Óbito do cônjuge ( meu vô ) ? Por Portugal ou por santos é melhor na opinião de vocês?

  • Boa tarde, pessoal!

    Como falei estou fazendo a averbação de casamento da minha avó. Minha dúvida agora é a respeito dessa nova lei. Após essa transcrição de casamento eu já posso solicitar minha cidadania por atribuição(aquela que eu posso passar pros meus filhos) direta? Ou seja, sem meu pai precisar fazer antes?

  • @carolinafmc

    Pode. Mas como neta, seu processo só pode tramitar na CRCentrais de Lisboa e leva de 2 a 3 anos.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest

    Se seu pai tirar como filho antes, e depois de concluído você fizer como filha do (novo) português, cada processo desses de filho leva 6 meses na ACP Porto. Ou seja, você terá sua cidadania em mais ou menos um ano. Veja os links específicos para cada processo.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • Bom dia, @CarlosASP . Muito obrigada pela informação...muito tempo mesmo por Lisboa...

  • Boa tarde.

    Estou com o processo de nacionalidade 1-C para meu filho.

    .Minha esposa tem a nacionalidade 1-C.

    Pedi a transcrição do meu casamento, porém Santos me informou que deve demorar mais de trinta dias para conclusão do processo (lista de espera muito grande).

    Meu filho é de maior, vou. enviar para o Porto a documentação dele

    Ficarei devendo a averbação do meu casamento que enviarei no mais tardar no próximo mês.

    Minha duvida é:

    Vou ter algum questionamento neste procedimento?

    Já foi pago 175,00 euros por cartão de crédito e não sei se tem prazo de validade.

    Grato

  • Se fizer a transcrição por Santos, terei que comparecer lá para assinar algo ? Ou para retirar o cartão cidadão?

  • editado April 2022

    @Vand

    O que faz o processo andar rápido não é mandar apressadamente. É ter um processo bem montado, sem faltar nenhum documento, e sem sobrar nada que possa gerar exigências por divergências que você nem percebeu ainda, mas eles têm olho clínico pra isso. É conferir os detalhes de cada documento, e buscar divergências, e resolvê-las antes de iniciar, se for o caso.

    Idealmente devia esperar sair o assento de casamento para mandar os outros processos. Leia aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282378/#Comment_282378

    É possível mandar antes de receber o assento, é um risco, mas 90% passa sem problemas. Mas e se justo o seu cai nos 10% restantes? Depende do seu grau de otimismo/pessimismo, mas de uma forma ou de outra, tudo se resolve. Pode lhe custar mais $$$, mas resolve.

    No meu caso, paguei o valor da transcrição 2X, e 4 remessas DHL de €40 para Ponta Delgada, pela minha pressa e falta de atenção. Em seu lugar eu esperaria o documento, porque aprendi que em nacionalidade nada se deve fazer às pressas. Levei 2 meses só pra corrigir o erro.

    Santos leva 2 semanas para fazer + o tempo do correio. No máximo 4 semanas se você for azarado.

    Se seu filho tivesse 17 anos, prestes a fazer 18, eu diria para mandar. Fora isso, espere.

    De cônjuge vai levar quase 30 meses, e mais 2 semanas não farão diferença na sua vida. E você precisa do número do assento de casamento para escrever no requerimento.

    O custo para você mandar documentos posteriormente é €40 cada vez. Assumindo que não haverá problemas, eles acharão seu processo, e você fez um requerimento adequado que será juntado ao processo, que é bem trabalhoso.

    Se você pagou os €175 por cartão de crédito, o pagamento não vence. Não tem motivo para não esperar.

  • @GuilhermeBoseja

    Pense bem o que vai fazer, e como vai fazer (a ordem das coisas).

    Você considere como vai fazer, e se realmente quer começar fazendo a transcrição de um casamento que não mais existe.

    Ao receber o Assento, sua mãe acaba de nascer. Não se casou, nem teve filhos ainda. Tem o nome de solteira (é assim que consta em PT).

    Daí vai começar a anotar em PT os fatos da vida civil, e as coisas começam a mudar.

    Ao fazer a transcrição de casamento, ela passa a ser casada em PT, com nome de casada. Isso é requisito para que você (filho) peça a sua nacionalidade, porque tem 99% de chances de ter sido o seu pai BR o declarante. (se não for assim, avise pq é raro)

    Se nesse momento ela tirar o CC, ficará nele como solteira, e com nome de solteira (como ela deseja). Se fizer a transcrição para fazer sua nacionalidade, passa a ter o nome de casada até homologar o divórcio judicialmente (que vc não quer fazer).

    Não é só o nome que consta no CC. O estado civil também. Mas é melhor ela ficar "solteira" com o nome certo, do que "casada" com um nome que não usa mais. Mas um ou outro, não causam nenhum problema para ela. De qualquer forma, o CC que ela fizer agora vale por 5 anos (porque é o primeiro), e daqui a 5 anos, quando for renovar o CC virá o nome de casada. Só avisando que a ginástica não vai durar.

    Se ela fizer o CC em Portugal, fariam sem problemas, e não pediriam nenhuma transcrição do casamento. Super relax.

    Se ela fizer no consulado do Rio, eles pedem a transcrição, mas se a pessoa disser que não vai fazer agora, eles fazem o CC sem ela.

    Se ela fizer no consulado de São Paulo (ou Santos), eles são extremamente exigentes quanto a isso, e não permitirão fazer o CC sem a transcrição antes.

    "no consulado de SP. está sendo a melhor alternativa?" Nunca é. O consulado de São Paulo é um dos piores do país. Um dos mais demorados pra tudo. Pra agendar, pra fazer, o mais cri-cri. Mas se não tem opção, não há o que fazer. Vai levar vários meses pra conseguir.

    A melhor opção era ela ir passear em PT, e fazer o CC e PEP lá. Vai de manhã para a biometria, volta à tarde, retira o CC, ativa, já faz a foto e assina o Passaporte (PEP), e retira o PEP no dia seguinte (ou espera pelo correio em poucos dias). Sem perguntas, nome de solteira.

    O segundo melhor lugar seria no Rio. Não sei se ela consegue fazer lá, a menos que tenha algum amigo ou parente que ela possa tomar emprestado o endereço. O consulado que usar, se torna o "domicílio eleitoral". Pode ser mudado depois. No Rio o serviço é muito bom. Em BH também é bom, mas só agenda trimestralmente, e vão pedir comprovante de residência.

    Se ela fizer no BR, vão pedir certidões recentes, e estará averbado o divórcio. Daí não tem mais jeito. Veja onde ela consegue fazer com o mínimo de documentos. No site de São Paulo, já começa com a transcrição (a ser feita em Santos se quiser o assento num tempo razoável). Santos é muito eficiente, dos melhores do país. São Paulo é um dos piores do país. O website é o mesmo, mas o resultado... quanta diferença.

    Ela tem que ver onde consegue o melhor resultado para o caso e orçamento dela.

  • editado April 2022

    @Danipukaro

    Explique melhor o caso. Se puder preencha os dados na planilha. (linha 169)

    O processo de sua avó foi aprovado (6-Verde), ou foi concluído (7-Verde)? Tem a data que lhe enviaram o e-mail com a senha de acesso?

    Quase todos os processos do início de Novembro/21 foram concluídos, e o de sua avó também. Sabe a data que ficou 6-Verde?

    SIM, tem que fazer a transcrição do casamento de sua avó antes de iniciar o de sua mãe. Santos é uma ótima opção no caso dela.

    Nem sua avó nem você precisam ir em Santos para nada. Tudo pelo correio. Preenche o formulário no website do consulado, selecione SANTOS onde perguntar. Ao final imprime o boleto de pagamento. Pague o boleto, e mande junto com os documentos solicitados por SEDEX, colocando dentro um envelope preenchido para eles devolverem os documentos (não precisa selar). Em 2-3 semanas receberá de volta todos os documentos, e o assento de casamento.

    Para sua mãe e para você só precisa fazer a transcrição do casamento de sua avó para dar prosseguimento nas próximas gerações.

    Ela pode fazer o CC se e quando quiser, independentemente. Seria outra etapa. Fazer o cartão do cidadão é desnecessário para ela, a menos que ela queira viajar pela Europa, ou ir morar em PT.

    Boa Sorte.

  • @carolinafmc

    É como foi dito.

    Pode fazer a sua nacionalidade direto como neta (1D), mas leva 3 anos.

    Fazendo uma geração de cada vez como filhos (1C) pelo ACP, são 5-6 meses cada rodada. Fazendo seu pai, e em seguida a sua, levaria menos de 1 ano. Essa é sempre a melhor opção, e a que tem menos restrições. Faça isso.

  • Bom dia gandalf

    Li atentamente seus esclarecimentos.

    Meu medo era o vencimento do pagamento da taxa. Com seu esclarecimento, vou seguir sua orientação

    Só vou mandar a documentação após receber a comprovação da Transcrição do casamento.

    Aproveitando da oportunidade, gostaria de saber se a Carteira de Identidade Profissional do Conselho Regional de Contabilidade atende o solicitado para instruir o processo de nacionalidade?

    Em outros casos, tenho mandado cópia autenticada do RG ou CNH apostilada.

    Muito obrigado pela sua atenção.

    Bom final de semana.

  • Boa noite!

    Estou auxiliando meu primo que recém adquiriu a nacionalidade a realizar a transcrição do casamento dele e posteriormente atribuição da esposa e filha menor.

    Minha dúvida é: Ele sendo de outro estado (MT) pode enviar para o consulado de Santos a transcrição? Em caso negativo, ele poderia enviar os documentos para meu endereço de São Paulo e eu enviar para Santos?

    Caso não consiga, teremos que enviar os documentos mesmo para PD ou Alcobaça como dito aqui no fórum.

    Grata.

  • bom dia!

    @gandalf agradeço seu retorno nesse comentario https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/283701/#Comment_283701

    respondendo as dúvidas, no caso eu já transcrevi o casamento dela com meu pai via Santos uma vez que precisei para solicitar a minha nacionalidade. Já foi averbado e já solicitei a minha nacionalide. Ela já está com o nome de casada em PT, no Brasil ainda não foi averbado o divorcio, ou seja, a certidão dela ainda consta como casada e os documentos com o nome de casada.

    tenho parentes que residem no Estado de MG, talvez possa ser uma alternativa, ou até mesmo em PT visto que é super rapido e menos burocratico.

    No caso, fazendo em PT com o casamento dela transcrito, ela averbando e atualizando os documentos BR para "divorciada" e retomando o nome de solteira, isso não impactaria em nada no que diz respeito aos DOCS PT não é? entendo que ela ficaria com dois nomes em dois documentos diferentes? (PT e BR).

  • @gandalf Explicando melhor o meu caso.

    Enviei o processo da minha vó em 01.11.2021

    Senha do processo recebida em : 07.11.2021

    Email do ACP com a aprovação: 01.04.2022 ( recebi também nesse email um arquivo PDF com o registro assento da minha vó) 

    Não consegui mais acessar o site parq ver a cor das bolinhas ( parece q esta fora só ar)

    Próximo passo: vou fazer a transcrição do casamento da minha vô por Santos que é o mais rápido.

    Após a conclusão da transcrição iniciarei o processo da minha mãe e da minha tia.

    Santos fará a devolução dos documentos e também enviará um documentos com a atualização do assento da minha vó com a condição viúva? 


    O problema é que estou com dificuldade de entender quais documentos devo enviar no processo delas( minha mãe e minha tia) , porque vou usar a mesma remessa DHL para elas, mas parece que não pode compartilhar documentos né.

    Pensei em enviar assim os documentos :


    Certidão de nascimento da minha avó ( PDF enviado de Portugal com o registro de assento - uma cópia simples para casa processo)

    Não sei se Santos irá enviar algum outro documento com a atualização do assento da mimha vó e se precisarei enviar pra lá ( uma cópia simples para cada processo ) 

    Certidão de casamento realizado no Brasil dos pais da requerente em inteiro teor ( não precisa ser apostilada?) nesse caso tenho que pedir 2 vias para o cartório ou pode deixar uma original para um processo e uma cópia simples no outro processo, considerando que eles estarão com a cópia em mãos) 

    Certidão de nascimento da requerente em cópia reprográfica do livro e apostilada  

    Certidão de casamento da requerente inteiro teor simples ( não precisa apostilar) 

    Pedido de cidadania Portuguesa ( formulário 1c) com  Reconhecimento de autenticidade da assinatura - um para cada requerente 

    Precisa de cópia autenticada de um documento de identidade ou passaporte apostilado ? Não lembro se da minha vó precisou só pela idade dele 85 anos ou se todos processos precisam

    Se você puder me dar uma luz nessa situação eu agradeço muito

  • @ericpt eu enviei uma transcrição para Santos que chegou lá dia 09/3, e não consigo acessar o site, sempre com erro na pagina, como você soube que o seu estava concluido?

    Outra pergunta depois de concluido eu vou receber algum documento? porque foi uma exigencia e eu imagino que preciso enviar a transcrição para a conservatória correto? quem puder me orientar agradeço.

  • @isabelfontinha

    boa tarde, eu recebi um e-mail avisando que o serviço tinha sido finalizado. o começo do e-mail é assim:

    "O serviço por parte do Consulado já foi finalizado. Dependendo do tipo de pedido, irá receber os documentos na morada que informou nos próximos dias"

    em alguns momentos o site tinha voltado e consegui conferir por lá também.

    você recebe todos os documentos que enviou de volta e também uma certidão de casamento portuguesa.

    agora quanto a necessidade de enviar para conservatória o @gandalf e @Leticialele sabem responder melhor, eu não sei ao certo se isso poderia ser resolvido por e-mail, visto que eles terão acesso a certidão atualizada pelo sistema deles, ou se obrigatoriamente precisa mandar a exigência pelo correio.

  • Tentei acessar o site do consulado para realizar a transcrição do casamento, mas o site está fora do ar.

    Alguém teve o mesmo problema com o acesso ?


  • editado April 2022

    Amigos, Estou estudando essa sala de discussão e quero ver se entendi.

    Estou aguardando o assento do meu avô nos próximos dias. E tenho minha mãe e dois tios que estão aguardando para dar entrada no processo como filhos do novo português.

    Meu avô foi o declarante de nascimento deles, então, só por isso eu não precisarei fazer transcrição do casamento dele antes de darmos entrada nos processos dos filhos? Em algum momento é importante ou "necessário" que ele faça essa transcrição? Ele é viúvo de minha vozinha e se casou denovo aos 70 anos (sim, 4 meses depois da minha vó falecer, rsrs). Quando ele falecer, imagino que precisaremos tbm comunicar isso a Portugal, nesse caso, (que horror) convém esperar que isso ocorra para comunicarmos tudo de uma vez?

    Então o X da questão é: quem é o declarante de nascimento? No caso de minha mãe, que não foi minha declarante, precisarei transcrever o casamento dela, para então dar entrada no meu processo, correto?


    @Leticialele ou @gandalf a quem puder me esclarecer ficarei grata.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.