Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1424345474879

Comentários

  • @Danifernanda , a do nubente brasileiro também precisa ser apostilada.

    Só se manda certidão brasileira não apostilada quando - servirá para facilitar a leitura do Conservador, quando a reprográfica estiver de difícil leitura; a de casamento inteiro teor para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o RG.

  • @Leticialele ok!

    Não sei se há diferença, mas eu só estou entrando com o pedido da transcrição de casamento do meu pai, que recentemente tirou a cidadania portuguesa. Eu não pretendo pedir cartão do cidadão, passaporte para ele e nem a cidadania para a minha mãe (nubente cidadã brasileira).

    Só estou fazendo esse processo, porque meu pai não foi o declarante na certidão de nascimento da minha irmã, então para o caso dela o casamento do meu pai com minha mãe precisará constar da certidão do meu pai em Portugal.

    Então, peguei a lista de documentos no consulado português e não diz que a certidão de nascimento da minha mãe (nubente brasileira) precisa estar apostilada. Se precisar, ok, mas senão eu economizo o valor de apostilamento na certidão de nascimento dela.


    obrigada !!

    dani

  • @Danifernanda , pelo que sei, os Consulados exigem que a certidão do nubente estrangeiro seja apostilada. Se quiser mandar sem apostila, corre o risco de o processo voltar sem a transcrição.

  • @Leticialele

    Eu irei fazer o apostilamento então da certidão da minha mãe, para não ter problemas (apesar de no site não mencionar). O que eles estão pedindo no site do consulado português em SP, são os seguintes documentos:

    Eu preciso enviar mais algum documento além desses? Alguém mencionou aqui no fórum sobre enviar também a cópia autenticada do RG do nubente não português, no caso da minha mãe (se for fato, acho que deverá ser apostilada também). Isto confere?

    Obrigada pela ajuda!

    Dani

  • Boa tarde! Tenho uma dúvida: solicitei uma certidão no civil online de minha mãe assim que saiu sua atribuição e recebi a senha de acesso.

    Depois disso enviei a transcrição de casamento para Santos que foi finalizada em 30 dias.

    Hoje ao fazer a pesquisa no civil online aparece apenas o assento de nascimento sem averbação do casamento. É assim mesmo?

  • @Reginasacrini

    O que você recebe pelo civilonline, apesar de ter acesso por 6 meses, ficou "congelado" no momento que o pedido foi atendido e a senha emitida.

    Qualquer informação que tenha modificado o assento depois disso (uma transcrição por exemplo) não vai aparecer. Teria que fazer um novo pedido para "atualizar" o que você consegue ver.

    Mas se a transcrição foi feita, quem acessar o assento (um conservador , por exemplo) irá vê-la sim.

  • editado January 2022

    @Danifernanda , se no site do Consulado não pedem a certidão apostilada, mande sem apostilar!!

    Não precisa mandar cópia do RG da sua mãe

  • @CarlosASP muito obrigada pela informação.

  • Vou deixar aqui uma nota...

    Inicialmente quero deixar claro que Eu não conheço melhor ferramenta para quem pretende montar um processo de Nacionalidade Portuguesa do que esse Fórum...

    A princípio...Para saber como proceder nós temos...:

    Os canais oficiais de Portugal...Site do IRN...Dos Consulados...Etc...

    E nós temos esse Fórum...Cujo benefício mais importante...A meu ver...É nos apresentar um quadro real do que acontece NA PRÁTICA dentro dos Consulados e das Conservatórias Portuguesas no que se refere a esses processos sobre os quais estamos discutindo aqui...!!!

    ***Eu já vi...(E quem acompanha o Fórum por um certo tempo também já deve ter visto...)...Casos/Processos para os quais foram solicitados esclarecimentos/Documentos adicionais mesmo tendo sido enviado pelo requerente exatamente o que consta nos canais oficiais...

    Isto posto...

    Quem tem competência para determinar se a documentação enviada é ou não suficiente para a conclusão de um processo...Seja Atribuição...Aquisição...Transcrição de casamento...É o pessoal dos Consulados e das Conservatórias...

    Não é ninguém do Fórum que ficará responsável pela análise da documentação enviada para compor um processo...E principalmente...Não será ninguém do Fórum que determinará que um processo será ou não concluído com os documentos enviados...Ou se será necessário algum documento adicional para esclarecer alguma eventual inconsistência que por acaso possa existir na documentação inicialmente enviada...

    Nenhum processo é igual a qualquer outro...Cada conjunto de documentos compõe um cenário dentro do qual o responsável por aprovar...(OU NÃO)...O processo vai tomar sua decisão...

    CADA PROCESSO É UNICO...CADA CASO É UM CASO...!!!

    Mesmo enviando a documentação exatamente como consta na lista que está no site oficial...(Seja do IRN...Seja dos Consulados...)...NADA IMPEDE QUE ELES SOLICITEM DOCUMENTOS ADICIONAIS...!!!

    A DECISÃO CABE A ELES...NÃO A NÓS...!!!

    BOA SORTE...!!!

  • @pjacobc o que enviei chegou dia 22 e nada ainda.

    Estranhei pq em julho levou menos de 1 semana.

    Até desmarquei meu agendamento pra cartão do cidadão

  • @thiellymanias

    Eu tinha lido vários casos informando que era bem rápido em Santos. O meu já passou de 40 dias. Pode ser por causa das férias. Se tiver novidades vou informar aqui.

  • Para quem está querendo notícias, o meu processo recebido dia 10/12/21 foi concluído hoje, 27/01/22.

    Então é isso: os prazos estão um pouco maiores, mas eles continuam eficientes.

  • Obrigado por compartilhar a informação @gabrielbarrella ...

  • muito obrigada por compartilhar, @gabrielbarrella

  • Gente uma pergunta, porque a questão do civilonline, pra mim, é bastante confusa.

    Assento de Baptismo de Maria datado de abril/1881, ADVila Real.

    Casamento de Maria, datado de setembro/1899, SP/Brasil.

    Transcrição de casamento e óbito de Maria, datado de dezembro/2021, SP/Brasil. Recebi dois documentos do consulado de Santos: de casamento e de óbito.

    Enviei pedido de informação ao ADVila Real e o assento já recebeu os averbamentos.


    Onde... devo pedir o assento com as averbações (como nas certidões brasileiras averbadas nos cartórios)???

    No AD? normalmente, como no pedido de reprodução?

    No civilonline? com o número do assento dela? com o número do casamento dela?

    Quero o assento averbado e não sei onde pedir...

    Poderiam me ajudar por favor?

  • @mabego , pode pedir o assento certificado ao AD de Vila Real. Se averbaram o casamento, ótimo.

    Se não averbaram, mande o assento de batismo certificado e uma cópia simples da certidão de casamento portuguesa emitida após a transcrição do casamento.

  • @Leticialele


    Fiz o pedido...

    Muito obrigada!!!

  • Boa noite. Mandei minha transcrição para Santos hoje.

    Vamos ver quanto tempo vai levar!

  • Meu pedido de transcrição ´de casamento e óbito dos meus avós chegou hoje no Consulado, vamos ver quanto tempo vai demorar

  • oi @gabrielbarrella obrigada pela informação!!

    Como você soube do final do processo? Recebeu email? Recebeu o correio de volta com seus docs e a certidão de casamento pronta ? Ou acompanhou online de alguma forma ?


    Eu enviei dia 07/janeiro e aguardo ansiosamente por algum retorno kkkkkkk


    obrigada desde já!

  • Oi, @majuLP !

    Há uma forma de acompanhamento online, que foi como fiquei sabendo. Para acessar, entre no site do consulado de São Paulo, lá no canto superior direito clique em "USUÁRIO" e faça login.

    Haverá uma planilha (como se fosse) da solicitação (ou solicitações) do usuário. Clique no código (à esquerda da planilha) e abrirá um detalhamento da solicitação, incluindo um histórico onde é possível acompanhar as etapas do processo.

    Um dia após eu ter visto nesse acompanhamento também chegou um e-mail avisando da conclusão.

  • Olá, boa tarde! Vou enviar minha o Processo de Transcrição de Casamento para Santos, o valor é R$ 830,00? Pois, vi algo no site do Consulado dizendo que pode ser cobrado 15% a mais...

  • Olá pessoal !

    Uma dúvida: quando eu peço no cartório a certidão de casamento em inteiro teor vem junto atrás a averbação de divórcio, não tem problema ?

    Outra coisa que eu peço no cartório e que vem diferente é a certidão de nascimento. Quando eu peço a certidão de nascimento vem junto o casamento/divórcio. Tem problema isso ?

    Eu achei estranho a lista de documentos, pois não pedem quase nenhum documento do português, só a certidão de casamento. É isso mesmo ou comi bola?

  • editado January 2022

    @Mayara Cruz ...

    O valor REAL a ser pago só fica disponível após submeter o requerimento online pelo site do Consulado...(O valor do site é aproximado e não atualiza com frequência...)...

    Se ao submeter o requerimento e gerar o boleto você achar o valor muito alto é só não pagar que todo o procedimento será cancelado...

    Em tempo...Se você ler as informações do site com a devida atenção verá que os pagamentos com acréscimo são cobrados nos atendimentos das "Presenças Consulares"...

    Boa sorte...

  • editado January 2022

    @Matheus07

    É assim mesmo. Só precisa do assento do português. É onde vão puxar o registo online e fazer a anotação.

    Mas do brasileiro também é quase nada: a certidão de nascimento do brasileiro.

    E a certidão de casamento dos dois (a que está sendo transcrita) e o requerimento, que pode ser assinado pelo português, ou pelo outro cônjuge, e na falta deles pelos filhos ou netos.

    É tudo bem minimalista.

  • @Matheus07 ...

    É obrigação dos Cartórios manter os Livros de Registro atualizados...Sendo assim...Quando o Pessoal dos Cartórios trabalha direito as Certidões solicitadas HOJE devem ter averbadas TODOS OS ATOS CIVIS da vida do registrado até o dia de HOJE...

    Portanto...Se você for solicitar uma Certidão de Nascimento de alguém que se casou e se divorciou três vezes...E já morreu...Todas essas informações...(Três casamentos...Três divórcios...O Óbito)...Devem...(Ou deveriam)...Estar averbadas no Livro de Registro de Nascimento do Cartório...Portanto...Obrigatoriamente devem constar na respectiva Certidão emitida...

    Uma dúvida: quando eu peço no cartório a certidão de casamento em inteiro teor vem junto atrás a averbação de divórcio, não tem problema ?

    R...: Se você está transcrevendo o PRIMEIRO CASAMENTO de um Cidadão Português...NÃO...

    Eu achei estranho a lista de documentos, pois não pedem quase nenhum documento do português, só a certidão de casamento. É isso mesmo ou comi bola?

    R...: Para transcrever o casamento de um Cidadão PORTUGUÊS realizado no estrangeiro ***NO ESCRITÓRIO DE REPRESENTAÇÃO CONSULAR EM SANTOS*** São necessárias as seguintes CERTIDÕES...:

    CERTIDÃO de CASAMENTO...( I. T. DIGITADA com APOSTILA )...;

    CERTIDÃO de NASCIMENTO do PORTUGUÊS...(CÓPIA SIMPLES DA CERTIDÃO PORTUGUESA)...;

    CERTIDÃO de NASCIMENTO do NUBENTE ESTRANGEIRO...(BREVE RELATO ou IT DIGITADA)...***ATUALIZADA COM TODAS AS AVERBAÇÕES...!!!

    Além dos demais documentos informados no site do Consulado...!!!

  • Obrigado pelos esclarecimentos @gandalf e @Nilton Hessel

  • @Nilton Hessel você me disse ''Se você está transcrevendo o PRIMEIRO CASAMENTO de um Cidadão Português...NÃO...''

    No meu casou, meu pai (nubente brasileiro) se casou uma segunda vez... Na certidão de nascimento dele constará o primeiro casamento (com minha mãe portuguesa), o divórcio e o segundo casamento. Tudo bem eu entregar assim, certo?

    Tenho medo de mandar alguma coisa errada pra Santos e lá se vai 830 reais jogados fora

  • editado January 2022

    @Matheus07

    É como o Nilton disse. Podem ter 03 casamento. Se o casamento que você está transcrevendo é o primeiro casamento, com sua mãe portuguesa, não tem problema quantas anotações tenha.

    Ainda mais que do ponto de vista de sua mãe portuguesa, é o primeiro casamento dela, e esse é o que importa.

    Pode fazer sem receio.

    Só não poderia se a mãe portuguesa tivesse tido um casamento anterior a esse com seu pai.

  • Q: Como identificar o envelope com os documentos?

    Olá pessoal,

    Vou requisitar a Transcrição de Casamento da minha avó para comprimir a exigência do meu processo de nacionalidade.

    Já estou com todos os documentos em mãos, já fiz o pagamento da taxa, porém o site do Consulado de SP está fora do ar e lá tem o endereço correto do escritório consular de Santos, bem como a forma de identificar o envelope.

    Alguém tem essa informação?

    Quero ainda hoje postar os documentos via Sedex10.


    Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.