Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1383941434479

Comentários

  • @gsilvestre estou achando isso também :( sabe se tem e se consigo fazer em algum outro que não exija?

  • @biduarte se você mora em SP, Santos é o melhor lugar...

    única outra opção seria Ponta Delgada, mas eles estão com serviço super acumulado, estimo que demoraria cerca de 5/6 meses...

    vc pode tentar entrar em contato com Santos e ver o que dizem... mas, pelo relato de outros foristas aqui no tópico, parece que o óbito é exigido mesmo

  • biduartebiduarte Member
    editado December 2021

    @gsilvestre entrei em contato com o consulado de Santos e realmente, como pessoa terceira eles dizem que preciso solicitar a de casamento + óbito. Pelo que vi, não altera em nada no custo, porém é necessário enviar as certidões de óbito apostiladas.

    O meu problema é que nem sei onde os óbitos foram registrados.. lá vamos nós para mais uma busca kkk

  • @biduarte

    Se não localizar a certidão, sempre pode fazer diretamente em PT.

    P.Delgada está passando por uma situação muito difícil. Mas há outras conservatórias que podem ser exploradas, como a CRCivil de Lisboa, ou a CRCivil do Porto. Em princípio qualquer conservatória civil pode fazer a transcrição, só que não sabemos quanto tempo cada uma leva.

    Tradicionalmente a CRCivil do Porto fazia muito rápido, em 1 dia, mas só aceitavam processos pessoalmente. Cedo ou tarde, alguém terá que desbravar um novo caminho, e contar como se saiu, onde conseguiu mandar por DHL, quanto tempo levou.

  • @biduarte eu consegui encontrar certidões de óbito ligando no cartório. Com a informação de casamento, eles conseguiram me ajudar procurando no sistema e identificar em qual cartório tinha sido registrado o óbito. Não sei se te ajuda, mas as vezes seja mais fácil que você imagina.

  • Pessoal, boa tarde.

    Alguém já preencheu o requerimento de transcrição de casamento e óbito (óbito de ambos nubentes - portuguesa e brasileiro) e o ao colocar para imprimir, as informações do óbito ficaram em branco ? Alguém se deparou com essa situação?

    Obrigada.

  • @gandalf isso é verdade, vou dar uma procurada pra saber mais sobre a transcrição direto no CRCivil do Porto.

    @marianamcozza ahhh acabei ligando em um cartório que era próximo da região que eles registraram meu avô e eles não tinham me passado nenhuma informação, só disseram que eu poderia ir em um cartório solicitar uma busca em todos os cartórios do estado de SP pagando R$ 36, mas isso leva bastante tempo (+ de 20 dias certeza). Vou tentar ligar em outros da região para ver se possuem mais informações também.

    Obrigada pelas dicas, pessoal!

  • Caros, olá!

    Dúvida rápida, é necessário o apostilamento de todos os documentos enviados ao consulado de Santos ou somente da certidão de casamento interior teor?

    Se baseando pelo site do consulado eu acredito que seja somente a certidão de casamento inteiro teor porém vi em vídeos e posts antigos que deveriam ser apostilados todos os docs enviados.

    https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/

  • @Carlos Klomann Neto @GuilhermeBoseja

    Espero que minha resposta ainda possa ajudá-los. Não pude responder antes, pois estava aguardando a conclusão da minha solicitação.

    Enviei apenas a certidão de nascimento do nubente não português e a de casamento apostilhadas; o requerimento, não. Quando pedi a certidão do meu pai, em 22/10, ainda exigiam que o documento fosse apostilhado, por essa razão enviei assim.

    O processo foi recebido por eles no dia 24/11 e o assento criado em 14/12, totalizando 20 dias corridos. Minha mãe recebeu o SEDEX hoje. O curioso é que ainda não atualizaram o status no site, que continua em Processo recebido no Consulado.

    @Leticialele @gandalf

    Quero registrar aqui o meu agradecimento a vocês. : )

  • @RafaelORodrigues , boa sorte nas próximas etapas!!

  • @RafaelORodrigues @GuilhermeBoseja

    Perfeito.

    Os documentos brasileiros são todos apostilados. Certidão do cônjuge brasileiro, certidão de casamento inteiro teor, (cópia do RG, se for o caso)

    O requerimento é assinado no cartório diante do tabelião e reconhecido por autenticidade.

    A certidão do português, se for informatizada do civilonline basta cópia simples. Se for a certidão de batismo (antes de 1911) precisa enviar a original obtida do Arquivo Distrital, com carimbo em relevo (carimbo branco), e assinada com tinta.

    Se quem assina o requerimento é o neto, precisa enviar uma certidão de nascimento inteiro teor, certificada para comprovar o vínculo com os avós (não precisa apostilar)

    Consulados têm pequenas variações, e alguns não pedem o RG, porque assumem que fez no cartório com o reconhecimento por autenticidade. Também consulados pedem certidão de óbito, e ambas as certidões inteiro teor e reprográfica. A verificar no site.

  • @fernandasantos

    Tive esse mesmo problema quando tentamos agendar a Prova de Vida pro meu pai. Não aparecia dias livres na agenda.

    No Consulado de São Paulo informaram que nas sextas-feiras é liberada a agenda.

    Veja se amanhã aparece a agenda livre das próximas semanas.

    Boa sorte!

  • @RafaelORodrigues Obrigado pela resposta. Eu encaminhei os documentos da mesma maneira que você: certidão do nubente não português apostilada e o requerimento não. Boa sorte.

  • BOA NOITE,

    ESTOU FINALIZANDO A DOCUMENTAÇÃO PARA ENVIAR AMANHÃ MINHA TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO PARA CONSULADO DE SANTOS, NO ENTANTO NÃO ESTOU CONSEGUINDO ACESSAR O REQUERIMENTO. DE ACORDO COM O SITE EU PRECISO ME CADASTRAR, MAS O SITE NÃO FINALIZA O CADASTRO E COM ISTO EU NÃO CONSIGO PROSSEGUIR.

    TENHO UMA CÓPIA DE REQUERIMENTO QUE ENVIEI PARA PONTA DELGADA, NÃO SEI SE DIFERE MUITO DO DE SANTOS.

    ALGUEM ME ORIENTA?

    OBRIGADA

  • Olá pessoal!

    Vou solicitar a transcrição de casamento dos meus avós (Avó portuguesa viva e avô brasileiro falecido) pelo Escritório consular de Santos.

    Porém na hora de preencher o requerimento, surgiram dúvidas pois só há o campo para o requerente e cônjuge.

    No campo requerente eu devo colocar os dados da minha avó?

    Eu que irei solicitar, enviar e assinar no cartório. Será que dá problema?

    Obrigado.

  • @Thiago_L sendo ambos os nubentes falecidos, vc precisa transcrever o óbito também (Santos exige)... aí no site tem a opção transcrição de casamento+óbito, que abre o formulário correto

  • @Thiago_L , @gsilvestre , a avó portuguesa está viva. Ela deve assinar o requerimento, ou fazer uma procuração, com poderes específicos para transcrever o casamento, para você

  • Boa tarde @LeticiaJ e @gsilvestre

    Isso, a minha avó está viva, porém a situação de saúde dela complicou e não tem como ela se locomover e assinar.

    Existe algum outro requerimento ou forma de fazer a transcrição onde eu possa ser o requerente?

  • Olá pessoal!

    Vi várias pessoas comentando do tempo de atendimento e fiquei preocupado com minha situação. Estou fazendo o processo completo de Transcrição + CC + Passaporte no consultado de São Paulo. Eles receberam toda minha documentação no dia 23/09/2021 e até agora eu não tive nenhum retorno. Liguei lá e a funcionária informou que está demorando 8 meses. É isso mesmo?

    Vi diversos relatos que em um ou dois meses já estava com agendamento feito.

    Obrigado pela ajuda! Abs

  • @Thiago_L , peça ao filho(a) dela para assinar o requerimento.

  • @vmincov infelizmente, vc tomou o caminho mais demorado

    o melhor seria fazer a transcrição por santos, que está demorando menos de 1 mês, depois o CC e o PEP por SP

    agora, eles primeiro vão fazer a transcrição (que está demorando 8 meses), para dps agendar o CC…

  • @Leticialele ,

    O filho dela (meu pai) é falecido.

    Só tem eu mesmo para fazer essa transcrição.

    Será que tem alguma outra forma?

  • @Thiago_L alguns cartórios têm o serviço de ir na residência colher a assinatura e/ou fazer procuração

  • @gsilvestre

    Obrigado pela força! Acabaram de responder meu e-mail informando que estão com fila muito grande de processo, e não tem previsão para dar andamento no processo, infelizmente.

    O que me deixa angustiado é que estou recebendo ofertas de emprego (trabalho com TI), e isso está impossibilitando a ida pois na prática não somos casados em Portugal ainda (no caso, minha esposa que é a cidadã Portuguesa), o CC está vencido e o Passaporte também rsrs

    Se alguém tiver alguma sugestão do que fazer, agradeço muito.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado December 2021

    @vmincov 1- vc já fez o pagamento ao consulado? eu, sinceramente, pediria a devolução do dinheiro e daria entrada na transcrição por santos…

    2- como é ti, as vagas q vc tem não oferecem visto?

    3- vc pode deixar pra transcrever o casamento lá em PT… e tirar o CC e o PEP dela la tb…

  • Boa tarde, tenho que dar entrada na transcrição de casamento dos meus avós, mas não tenho a certidão de nascimento da minha vó aqui no Brasil, alguém sabe como procuro? Ela falou que nasceu em Magé, já mandei e-mail para todos os cartórios mas pedem folha e termo. O nome dela é: Neida de Almeida Rasões (28/05/1942). Existe algum lugar para fazer a busca?

  • @priscila8

    No Family search, só há livros de Magé até 1940:

    https://www.familysearch.org/records/images/search-results?place=3054348&page=3&lifeEvent=102243

    Ela tem irmãos? Talvez se achar os registros deles, pode ter uma certeza maior de onde ela deve ter sido registrada. Onde e quando os pais dela se casaram?

    Há esses registros de Almeida Razões, com Z. São parentes? Não é um sobrenome comum.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5YV-SG3S?i=89&cc=1932363

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS79-L9DX-4?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A68V9-PBG2

    https://www.familysearch.org/search/record/results?count=20&q.anyPlace=brasil&q.surname=Raz%C3%B5es

  • Bom dia,

    Ela tem irmãos? Talvez se achar os registros deles, pode ter uma certeza maior de onde ela deve ter sido registrada. Onde e quando os pais dela se casaram? Sim, Neusa de Almeida Rasões.

    Há esses registros de Almeida Razões, com Z. São parentes? Não é um sobrenome comum. Alguns documentos estão com s e outros com Z.

    Outra dúvida: na certidão de nascimento do meu tio o nome do meu avô está Manoel e na verdade seria Manuel (será vai dar algum problema), o sobrenome está ok.

  • Outra coisa, na certidão do meu pai consta que meu avó foi o declarante, mas na do meu tio não, foi minha avó mas consta que eles eram casados, minha avó conta que meu avô recebeu uma herança em Portugal e ela teve que assinar uns papéis, com isso, achávamos que o casamento tinha sido registrado em Portugal, mas no assento de nascimento dele em ponte de lima não consta, eu tenho como saber se foi transcrito em algum lugar, pois para receber a herança minha avó assinou uns documentos abrindo mão.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.