Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1353638404179

Comentários

  • @gsilvestre

    vou fazer conexão em Amsterdam, passar uns dias em Paris, mas meu destino final é malta. Rio x Malta. Traduzo para qual língua?

    Só estamos indo com passagem de ida, pois de malta vou a Portugal providenciar o passaporte e Cc.

    obrigada

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado November 2021

    @Elizabeth Lucilia se você não vai passar pela imigração em PT e não tem CC nem passaporte, você não passa na fila de europeus... vai ter de passar na fila "comum" mesmo, como brasileira. sinceramente, acho arriscado

  • @gsilvestre @gandalf

    somente com minha certidão de nascimento portuguesa não posso ficar na fila de europeus?

  • @Elizabeth Lucilia , onde você viu a notícia de que o Consulado do RJ entrou em greve?

  • @Leticialele

    no grupo do Facebook, postaram uma foto de um comunicado colado na grade do consulado.

    aproveitando pode tirar essas minhas dúvidas?

  • editado November 2021
  • Aí gente agora fiquei preocupada. Help me!

    sairei do Brasil para Paris(passagem comprada) sem volta, de lá compraria uma passagem para malta(lugar que pretendo residir)e depois iria a Portugal tirar passaporte e cc. Eu havia entendido q com a minha certidão de nascimento portuguesa poderia ir para a Europa como cidadã europeia sem a necessidade de comprar passagem de volta e que meu marido estando comigo possui o mesmo direito.

    eu ainda posso trocar minha passagem rio x Paris para rio x Portugal, sendo assim posso usar meu assentamento é minha certidão de casamento devidamente apostilada para embarcar sem passagem de volta? utilizando o passaporte brasileiro.

    enviei os docs para o consulado solicitando a transcrição, estou no aguardo.

  • @Elizabeth Lucilia , com toda a certeza você poderá entrar em Portugal apenas com o assento de nascimento português, porque eles consultam o sistema online, se for o caso. E seu marido entra como seu acompanhante, basta dizer que a transcrição do casamento está em andamento e que você vai solicitar reagrupamento familiar lá (mas só fale se perguntarem, não se adiante).

    Quanto a outros países da União Europeia, não sei se aceitam apenas a certidão portuguesa.

  • @Leticialele

    Mas pode ser só de ida pros dois? Eu e marido?

  • @Elizabeth Lucilia , em Portugal, certamente sim!

  • editado November 2021

    @Leticialele @gsilvestre

    e após tirar passaporte e cc posso viajar livremente pela Europa juntamente com o marido?

    muito obrigada pelas informações.

  • @Elizabeth Lucilia , sim, você com o cartão cidadão, ele, com o cartão de residencia

  • editado November 2021

    @Elizabeth Lucilia

    Como planejamento de viagem ao exterior, seu plano de turismo com destino final em PT está muito ruim.

    Teria sido muito melhor você ir primeiro a PT, organizar seus documentos, e depois fazer a sua viagem de turismo ida-e-volta para os outros países. Você poderia escolher o passaporte mais conveniente para você em cada caso.

    Tendo somente o passaporte brasileiro, você viajará a turismo, e precisa seguir as regras para turistas brasileiros. Idem para seu esposo.

    Em tempos de pandemia assolando na Europa, é bastante arriscado. Cada país implementa suas medidas de controle de entrada-e-saída como bem entende. Com o passaporte de PT, você tem livre transito pela UE e alguns outros países.

    Certamente passagem só de ida poderá ser um problema já no embarque. A maioria das Companhias Aéreas nem deixa você embarcar no vôo.

    São coisas distintas: a) poder entrar no avião que te levará ao destino, e b) poder entrar e permanecer no país.

    A Cia Aérea é responsável pela sua repatriação caso sua entrada seja negada. Quem paga por isso? Eles em geral querem ter certeza de que você é cidadão (ou residente) do país de destino, ou exigem passagem de ida-e-volta para o país de origem.

    Para entrar no país, exigem seguro de viagem, dinheiro suficiente, reserva de hotel ou endereço onde ficará, etc. O oficial vai avaliar, e sempre há o risco de negarem sua entrada se não tem como comprovar os requisitos como turista, de cada país. Desde vacinação, origem, suspeita de imigração ilegal, mentir sobre o propósito da viagem, etc.

    Você com o assento, é portuguesa, e pode entrar em PT. Você é portuguesa, mas não tem documentos de viagem portugueses (CC e PEP). Portanto, nos outros países você é turista brasileira.

    Seu marido é sempre turista brasileiro, seja em PT como nos outros países, e portanto ele precisa de passagem de ida-e-volta.

    Você ter comprado a passagem não dá garantia que a Cia Aérea deixará você embarcar. Eles verificarão na hora do embarque se tem os documentos ou a passagem de volta.

  • @Elizabeth Lucilia é como o gandalf disse acima...

    o melhor é vc ter um voo direto para PT, para passar na imigração lá. se tiver escala na Holanda, França, etc, pode te causar dor de cabeça, pois vc passa na imigração no primeiro país que vc pousar que faça parte do espaço schengen.

    sobre seu marido, confirme com a companhia aérea sobre a necessidade de passagem de volta dele! e até mesmo da sua, pq a companhia pode não aceitar seu assento de nascimento (sabemos que a TAP aceita, mas as outras não sabemos...)!

  • Oi Pessoal.

    Eu aqui mais uma vez.

    Bom, se qualquer pessoa pude rme ajudar, agradeço.

    Meu pai está preenchendo o requerimento para transcrição do casamentos dos seus avós.

    Problema 1: no requeirmento pedem endereço dos falecidos do avós, mas são falecidos e se não preenche endereço, não deixa enviar. Então, meu pai deveria preencher com endereço dele? (Ele tem outro campo que ele preenche antes que é para o dele mesmo, mas preencheria duas vezez?)


    Problema 2: não tem onde assinar. Depois que imprimir, assina embaixo da folha mesmo, ou eles mandam outro por email que vem com campo assinatura?


    Problema 3: eles enviarão um boleto pelo email, ou algo do tipo?


    Problema 4: enviar um sedex já preenchido, como assim? como se fosse pré pago?


    @gandalf se puder me auxiliar, agradeço demais. a gente fica com medo de errar em algo e voltar, então, estou tentando ser extremamente cautelosa, até com detalhes que parecem bobos.

  • @suelemmm

    Eu não sei responder. Fiz os meus processos por P.Delgada e não tinha nada dessa perguntação toda.

    Se o endereço dos avós não consta na certidão de casamento, eu escreveria "endereço ignorado" e seguiria em frente. Eles não podem pedir o que você não sabe. Responda o melhor que puder.

    Talvez a @Leticialele ou alguém que fez por Santos possa lhe ajudar melhor. Eu nunca fiz ali.

  • @suelemmm , não tenho muita experiência em transcrição de casamento em santos.

    Mas creio que exigem que você pague antecipadamente,

    O Formulário é impresso e a assinatura vai embaixo;

    Quanto ao SEDEX, não é pré-pago - você compra o envelope nos Correios, preenche seu nome (ou de seu pai) e endereço como destinatário.

    A etiqueta de remetente (o Consulado) eles colocam lá, antes de enviar os documentos de volta e a certidão de casamento portuguesa.

  • @gandalf @Leticialele muito obrigada pelas respostas.

    Não sabia que deveria preencher o endereço dos falecido como consta na certidão de casamento deles. Talvez seja essa a resposta.

    Quanto ao formulário, talvez apareça um campo para assinar depois que enviar, certo? veja pela foto, como é o último detalhe, tem um enviar e pronto.


  • Boa tarde.

    Iniciei pedido de transcrição de casamento e óbito de meu avô português pelo Escritório Consular de Santos.

    Ele se casou três vezes. A primeira com uma portuguesa. Após ficar viúvo, celebrou um segundo casamento com minha avó (brasileira). Por último, após novamente ficar viúvo, casou-se com uma brasileira.

    O Escritório Consular exigiu a transcrição de todos os casamentos, além dos óbitos das duas mulheres (a primeira e a segunda) falecidas antes da morte de meu avô (de quem era viúvo), sendo apresentadas todas as certidões de casamento e óbito delas.

    Ocorre que, em razão de a primeira mulher ser portuguesa, estão também exigindo o assento de batismo dela.

    Porém, o único dado de que disponho é o constante de sua certidão de seu casamento, onde consta: GLORIA DOS SANTOS MONTEIRO, nascida em 27 de maio de 1902, em Coimbra, filha de JOÃO DOS SANTOS MINGATOS e de MARIA DA CONCEIÇÃO MONTEIRO.

    No pedido de certidão pelo arquivo distrital de Coimbra (https://www.uc.pt/auc/servicos/forms/form_baptismo), é exigido a indicação de uma freguesia.

    Alguém tem uma sugestão de como proceder para conseguir tal assento de batismo?

  • @Adriana_cav ela deve ser de Mira.

    Provavelmente a emigração do pai: 20007João Dos Santos MingatosMiraMiraCustódio Dos Santos MingatosAnna de MirandaTrabalhador30S. PauloCasado

  • @gsilvestre

    Obrigado pela dica.

    Mas sabe a data dessa emigração? Ela se casou no Brasil em 1919, de forma que a emigração para o Brasil tem que ser anterior....

  • @Adriana_cav

    para saber mais informações sobre esse passaporte específico, é preciso pagar 10 euros (http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10)

    mas talvez não seja necessário gastar isso... sugiro que você crie um tópico aqui no fórum solicitando ajuda para localizar o registro dela... coloque as informações que vc tiver, inclusive essas informações que podem ser do passaporte do pai dela. assim, talvez outras pessoas consigam localizar o registro.

  • @gandalf @gsilvestre

    Ai gente…

    Juro q entendi q com o assento português eu poderia ir pra qlqr país da UÉ e meu marido me acompanhar, independente de CC e Passaporte português. E como a @Leticialele me deu certeza, já tinha mudado a passagem para PT porém só com a ida. Agora vou comprar passagem de volta pros dois, e lá providenciar os docs. Melhor ficar mais tranquila do q correr riscos.

    Nossos planos são de morar em Malta, eu só iria a PT para tirar os docs, ficar uns dias, mas fixar residência em Malta. Os planos continuam os mesmos, porém iremos a PT com ida e volta. As companhias estão flexíveis para remarcações até junho/22.

    super obrigada, mais uma vez!

    Ah, mandei meus docs para o consulado do RJ, chegou dia 16/11 e até hj nenhum e-mail sobre. Queria pelo menos ir com a transcrição feita.

  • Eu de novo!

    Vamos reservar Airbnb para 30 dias em PT e após viajar para outros países, mas só decidiremos quais países visitar qnd estivermos lá. Algum problema eu não ter reserva para os outros 2 meses?

    Meu voo e pela air france portanto não é direto. Qnd chegar em PT devo mostrar meu assento e dizer q estarei dando entrada nos docs ou é melhor nem falar sobre?

  • editado November 2021

    @Elizabeth Lucilia , eu não vejo necessidade de comprar passagem de volta

    Você é portuguesa, com todos os ônus e bônus.

    Mande um e mail para ouvidoria.cgrio@mne.pt e pergunte se há algum problema em seu marido acompanha-la para morar em Portugal, estando a transcrição de casamento em andamento no próprio Consulado.

    O Chanceler é muito simpático.

    A transcrição leva umas duas semanas.

  • editado November 2021

    @Elizabeth Lucilia

    Eu concordo com a Leticialele. Não precisa comprar passagem de volta, se estiver indo direto para PT junto com o marido, já com a transcrição de casamento feita. Ainda mais se tiver o e-mail com a resposta do Chanceler. Converse na Cia Aérea antes para evitar surpresas.

    Antes de sair do BR, faça uma certidão de casamento em inteiro teor apostilada, e leve com você. Mesmo tendo a transcrição em PT. É para os outros países que vai visitar.

    Basta você ter uma reserva para um período inicial. Uma semana seria suficiente. Você sempre pode ter planos de buscar outro lugar depois que chegar. Mas o dinheiro, eles contam por pessoa, por dia.

    Leia os vários posts desse tópico. Achará várias coisas de seu interesse. Principalmente o relato do último post dessa página. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/260461/#Comment_260461

    Veja que o plano de saúde é uma questão importante.

    Pela regra teria que ter essas coisas, como passagem de ida-e-volta, endereço onde vai ficar, dinheiro suficiente para se manter, seguro de viagem (até poder ter o CC e número de utente que lhe da2 direito a atendimento médico, leva alguns dias).

    Na pra2tica pode ser só ploc, ploc, carimba e chama o próximo. Mas e se perguntarem, é melhor ter pelo menos algumas dessas coisas, ou um bom argumento para explicar. O seu assento, a certidão de casamento apostilada e/ou a transcrição, e dizer que vai providenciar seus documentos na chegada seria uma boa explicação.

  • Bom dia


    @gandalf

    Sobre seu comentário:

    "Antes de sair do BR, faça uma certidão de casamento em inteiro teor apostilada, e leve com você. Mesmo tendo a transcrição em PT. É para os outros países que vai visitar."


    Outros países da UE podem não aceitar a certidão de casamento de Portugal ? Ou seria mesmo mais como uma comprovação extra ?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado November 2021

    @allanmrg sim, podem não aceitar.

    eles aceitam se o assento de casamento tiver sido emitido no modelo multilingue (https://europa.eu/youreurope/citizens/family/couple/getting-public-documents-accepted/index_en.htm). se for aquela via do civilonline, não são obrigados a aceitar se ela não estiver apostilada

  • Ahhh, legal

    obrigado pela informação @gsilvestre

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado November 2021

    @allanmrg por nada! os países da UE costumam ser signatários de umas 3 ou 4 convenções internacionais que regulam essa questão de legalização/tradução. se tiver algum país específico em mente, vale a pena pesquisar sobre.

    essa questão do modelo multilíngue é "geral", mas se n conseguir/quiser, vc consegue algumas variações de exigências heh

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.