Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1373840424379

Comentários

  • Boa noite a todos !


    @Reginasacrini , nossos documentos foram recebidos pelo Consulado no dia 05/11 e recebemos um email no dia 03/12 informando que o processo havia sido concluído. Agora há pouco verifiquei com a portaria do meu prédio e os documentos já foram devolvidos.

    Deu tudo certo! Agora vamos encaminhar para Portugal para iniciar o processo de cidadania.

    Acredito que o seu já deve estar a caminho, cheque seu email e também o status no site do Consulado.

    Boa sorte !!

  • bom dia a todos!!

    Alguém sabe se os pais podem pedir a transcrição de casamento?

    Estou nos Estados Unidos no momento e gostaria de fazer a minha transcrição e neste caso a minha mãe faria o pedido por mim para Santos. Isso é possível ou não?


    Obrigado!

  • @Pedro Vasconcellos

    Você pode colocar o endereço dela como destino, mas não imagino como assinaria o formulário.

    Estando vivo um dos nubentes, Santos só aceita se ele/ela assinar o requerimento. Se já faleceram, filhos ou netos podem assinar.

    O princípio é que as pessoas que dependem dela (seja herança, nacionalidade, etc) podem requerer. Nunca vi os pais requererem.

  • muito obrigado pela ajuda, @gandalf !

  • Boa tarde!

    @riellimariana, também recebi o e-mail de conclusão na sexta-feira, dia 03/11. Estou aguardando os documentos. Obrigada pela informação.

    Boa sorte com seu processo de atribuição. O meu também só depende dessa transcrição. Abraços.

  • @riellimariana , atualizando... recebi a transcrição e os documentos agora à tarde.

  • Bom dia. Sou do Rio de Janeiro,posso mandar a transcrição de casamento dos meus pais para o Escritório Consular em Santos?


  • @Leticialele muito obrigado pela ajuda!

  • Que bom, @Reginasacrini , vamos torcer para que nossos processos sejam rápidos como tem sido de todos.

    Boa sorte!

  • Boa tarde. O assento de minha esposa está para sair (bolinha 7 marrom) e eu estou começando a preparar a documentação para a transcrição do nosso casamento.

    Este ano fiz a transcrição de casamento e óbito no assento da minha sogra e verifiquei que agora o Consulado de SP/Santos não está mais pedindo alguns documentos apostilados como a Certidão de Nascimento do nubente não português e o Requerimento de transcrição.

    Alguém mandou recentemente os documentos conforme o que está constando atualmente no site?

    Só a não averbação desses dois documentos já daria uma economia de cerca de R$ 250,00.

    Obrigado.

  • Boa tarde a todos,

    Vou enviar o pedido de transcrição de casamento para Santos, mas tenho uma dúvida em relação ao pagamento.

    • Devo enviar a documentação para Santos e ao recepcionar a documentação eles emitem o boleto para pagamento?
    • Ou devo efetuar o pagamento do boleto (site do consulado de SP) e enviar o comprovante?

    Vi alguns posts mas continuo com dúvidas.

    Obrigada.

    Claudia Morais


  • @Claufam

    Vou falar sobre a minha experiência com a transcrição de casamento de minha mãe.

    Efetuei o pagamento do boleto gerado pelo site do Consulado de São Paulo e enviei o comprovante junto com o requerimento e documentos para Santos. Aí acompanhei o status do pedido pelo site do Consulado. Nosso caso demorou 4 semanas e recebemos a transcrição finalizada e documentos de volta.

  • Pessoal, tudo bem?

    Já fiz a transcrição da avó sendo de MG via escritório de Santos e deu certo. Posso enviar agora o pedido da minha transcrição de MG pra lá? Sou de SP mas estarei em MG até janeiro.

    Obrigada

  • @Mariana Brandão , se colocar um endereço de São Paulo para devolução dos documentos. não tem problema.

  • Por favor estou com uma dúvida nos documentos a serem enviados para a transcrição do nosso casamento.

    • "Nos casos de dupla nacionalidade enviar fotocópia simples de um documento de identificação do requerente, actual (RG ou carteira de motorista – com fotografia actualizada – deverá apresentar o original quando vier assinar os impressos);"

    O que seria atual? emitido a menos de 10 anos? A minha esposa tem RG emitido em 2012, e passaporte brasileiro de 2016. Pensei em mandar cópias dos dois, porque fui ver no Poupatempo e para esse ano praticamente não há mais datas para tirar um Rg novo.

    Obrigado

  • editado December 2021

    @Carlos Klomann Neto , pode ser o RG

    Onde você está fazendo a transcrição?

  • @Leticialele @Carlos Klomann Neto

    Também fiquei curioso de onde você copiou esse texto... Não se parece com textos de conservatórias, nem de consulados, mas está escrito com sotaque de PT.

  • @Leticialele Então eles pararam de aceitar pedidos de outros estados? Pois quando fiz da avó ano passado, enviamos de MG com endereço de devolução em MG e eles devolveram lá sem problema algum.


    Aproveitando, outra dúvida, meu marido já está com a bolinha 6 verde no processo de atribuição dele. Quando o registro for criado, para dar sequência ao cartão cidadão e passaporte ele precisa dessa transcrição concluída? O nome dele não mudou nem nada.

    Obrigada

  • Obrigada @Reginasacrini .

    Vou imprimir o boleto e efetuar o pagamento!

    Claudia Morais

  • @Mariana Brandão

    Precisar não precisa. Mas o CC traz o estado civil, não só o nome. Quando fizer a transcrição, o CC ficará desatualizado, até ser renovado. Se precisar dele para qualquer coisa que envolva a esposa, benefícios, assistência médica, pode atrapalhar. Pra renovar, vai ter que pagar a taxa de um novo cartão.

    Os consulados te forçam a fazer a transcrição antes. Pedem pra levar os documentos, e algumas vezes iniciam na hora junto com o pedido do CC, e incluem o valor no custo total. Se a pessoa bater o pé que não quer, eles costumam acabar fazendo sem ela.

    As conservatórias não exigem a transcrição quando feito em PT.

  • @Leticialele e @gandalf , bom dia. Esse texto está no site do Consulado de São Paulo. Segue link: https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-e-pedido-de-primeiro-cartao-do-cidadao/

    A transcrição pretendo mandar por Santos.

  • @gandalf Obrigada! Já estou solicitando os documentos necessários para a Transcrição. No mais, sobre essa questão do endereço de devolução, Santos não está mais aceitando de outros estados? Quando fiz da avó eles aceitaram e devolveram em MG a transcrição dela. Obrigada

  • @Mariana Brandão

    Em princípio cada consulado atende a sua área de cobertura. Santos atende MS e SP somente. Deve ter passado despercebido que o endereço era de outro estado.

  • Oi pessoal, preciso fazer a transcrição de casamento dos meus bisavós portugueses que se casaram aqui no Brasil, mas os dois são falecidos.

    Alguém saberia me dizer se preciso fazer também a transcrição de óbito ou apenas iniciar direto a solicitação de transcrição do casamento? E outra dúvida, o requerente precisaria ser meu pai (neto dos portugueses) ou eu mesma (bisneta) posso requerer?

    Agradeço desde já :)

  • @biduarte , não precisa averbar os óbitos.

    Seu pai deve assinar o requerimento e, para provar que é neto e tem legitimidade para a solicitação, tem que mandar uma certidão de nascimento inteiro teor.

  • Pessoal!

    Fiz a transcrição de casamento + cartão cidadão e enviei os documentos para o consulado de Santos.

    O Processo de transcrição foi muito rapido, porém não consigo agenda de jeito nenhum para o cartão cidadão há 3 semanas. Tb ninguem atende no consulado em Santos.

    Ligo no consulado aqui em SP e eles disseram que tem que ficar consultando a agenda

    Alguem tem alguma dica?

  • @Leticialele Le, que ótimo rs porque não faço ideia de onde estão registrados os óbitos.

    Porém preciso preencher o requerimento no site, certo? No site, quando entro só em transcrição de casamento só é possível fazer pela própria pessoa viva (porque no formulário aparece como requerente + cônjuge). O único que é possível requerer por terceiros quando a pessoa é falecida é transcrição de casamento + óbito (porque no formulário aparece requerente + português + cônjuge).

    Teria algum outro meio de fazer?

  • @biduarte ao que parece, Santos exige a transcrição do óbito

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.