Atribuição para menores de idade

1282931333453

Comentários

  • @ggomes, sim consegue. Por excesso de zelo faça uma declaração e reconheça firma por autenticidade informando que não houve casamento entre você e a mãe dela para não haver questionamento por parte da conservatória quanto a isso.
  • Complementando a resposta do @Daniel Henriques...
    @ggomes ...Somente poderá iniciar processo de sua filha após a conclusão do seu processo de conversão da nacionalidade Derivada em Originária...
  • Obrigado @Daniel Henriques, vou providenciar :)

    @Nilton Hessel, estou aguardando somente a o assento, já foi "aprovada" vamos ver quanto tempo demora. Obrigado!
  • Já tirei a minha cidadania portuguesa e agora qro fazer para o meu filho de 9 anos. Não sou casado com a mãe dele. Isso interfere? Já estou com o requerimento preenchido e reconhecido firma das assinaturas, a certidão dele já está apostilhada, minha certidão portuguesa, cópias do rg dos pais autenticadas. Falta mais algum doc?
  • @Fabio Paiva, mande para Tondela, que prioriza a atribuição de menores. Por extrema cautela, faça uma declaração, com firma reconhecida por autenticidade, informando que não houve casamento entre você e a mãe dele.
  • dúvida , meu marido tirou a nacionalidade , logo meu filho menor tem direito , somos casados , mas como tb sou filha de portuguesa não queria registrar o casamento , queria tirar a minha pela minha mãe . já para tirar do meu filho poderia tirar pelo meu marido sem registrar nosso casamento já que ele foi o declarante ?
  • estou pensando em enviar a atribuição do meu filho 17 anos para Tondela, o pai é o Português , somos casados , mas tb sou filha de português e vou tirar a minha pela minha mãe . gostaria de saber se tondela aceita sem transcrição de casamento já que o pai foi declarante e meu filho ainda menor
  • @aineg envia os documentos para a transcrição do casamento junto com os documentos do menor. Tondela faz a transcrição para em seguida realizar a inscrição do menor.
  • nenhuma conservatória aceita sem transcrever o casamento? ainda não estou com a minha certidão de casamento pronta e apostilada e toda documentação do meu filho menor esta pronta e receio perder a gratuidade por ele ser menor se tiver que transcrever o casamento , o pai foi o declarante

  • @aineg ACP Porto faz a atribuição sem a transcrição quando o pai é o declarante, porém não da a prioridade que Tondela dá a menores.
  • @aineg, mande o processo de transcrição de casamento e o de seu filho menor para Tondela. Como o processo de menor é grátis, você só vai pagar 120 euros pela transcrição. E Tondela dá prioridade para menores, aí sai tudo bem rápido.
  • ainegaineg Member
    editado January 2020
    @Liane Alegria , envie os docs do meu filho para Tondela Hoje , chegam na quinta , tomara que ganhe logo numeração , muito obrigada @blancout e Liane
  • @aineg, boa sorte!
  • os documentos chegaram dia 30/01 em Tondela , gostaria de saber se na etapa 06 já passou o risco de exigência ?
  • @aineg,
    Esse é o texto:
    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
    Na fase 6 as análise terminaram. Não sei de nenhum caso que tivesse voltado a análise pra ter exigência.
  • @blancout, os pais são brasileiros, meu marido adquiriu nacionalidade por aquisição, e foi depois do nascimento da criança. Meu filho nasceu no ano de 2010.
  • Boa tarde
    Com grande prazer que comunico que o processo de atribuição de minhas filhas foi concluído com sucesso por Tondela. Levou dois meses desde o envio dos documentos e chegar o assento de nascimento delas via Correio. Não enviaram nenhuma comunicação entre esses dois processos, apenas recebi em casa já concluído os assentos, assim como foi no meu processo de mudança de naturalizado para atribuição.
    Boa sorte
  • saiu hoje do meu filho que acabou de fazer 18 , mas demos entrada quando ainda era menor , 1 mês apenas do envio ao término , obrigada pela ajuda de todos , nem precisei registrar o meu casamento . iupiiiiii
  • Boa tarde a todos,
    gostaria de um suporte em relação ao passo a passo para solicitar a nacionalidade para minha filha menor de idade. Eu já obtive minha nacionalidade através da conservatória. Verifiquei também aqui no fórum que para obter a nacionalidade tanto da minha filha quanto da minha esposa o primeiro passo a fazer é transcrever o casamento antes, já encontrei um link com o passo a passo e vou fazer em breve.
    Agora em relação à solicitação da minha filha menor, a única coisa que percebi é que não terá custo, porém não encontrei um passo a passo onde me diz qual formulário preencher, os documentos necessários e os endereços para onde deverei despachar os processos pelo correio.Será que vocês podem me dar essa ajuda? Qualquer informação adicional pertinente ao assunto também será bem vinda. Muito Obrigado. Hugo
  • @Hugo Lima, processo para sua filha só tem a diferença de tanto você como a mãe terem que assinar o formulário. Tem um formulário específico de formulário para menor de idade que já vem informando a gratuidade do processo. Tanto o formulário como as instruções você acha em:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Para menores de idade faça por Tondela, eles dão prioridade para esse tipo de processo e fica pronto rápido. Tondela aceita que seja enviada a transcrição de casamento dos pais junto com a atribuição do menor. Ponta Delgada está mais rápido para transcrição mas vão ser dois envios de documentos separados (1 para PD e depois outro para Tondela).
  • Oi @Daniel Henriques, obrigado pelo retorno.

    Então poderia confirmar se a documentação correta seria:
    xerox do Assento do português, a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor apostilhada do filho (não precisa ser por cópia reprográfica neste caso), o 1C assinado pelos pais com suas firmas reconhecidas presencialmente em cartório e os xerox autenticados do RG dos pais. Menores com mais de 14 anos precisam também do xerox do seu RG. Os xerox dos RG só precisam ser autenticados (não precisa apostilhar).

    E enviar a documentação para:

    • CRC de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 – Tondela
    VOIP: 72 41 41 | Telefone: 232 819 310 | Fax: 232 819 319
    E-mail: civil.tondela@irn.mj.pt

    Sem necessidade de Vale Postal uma vez que é gratuito, seria isso?

    Grato
  • @Hugo Lima, não tenho certeza mas acho que está sendo exigida certidão reprográfica para processos de menores também. Recomendo enviar a reprográfica. O restante é isso mesmo.
    Lembrando que Tondela exige transcrição de casamento feita para o processo de atribuição.
    Vale posta só pra transcrição de casamento, endereçado ao IRN, IP no endereço da conservatória para qual vai enviar os documentos.
  • @Daniel Henriques .
    Conforme sua dica, eu vou enviar os 2 processos (Transcrição e atribuição da minha filha) simultaneamente para Tondela. Obrigado!
  • @danielhenrique sobre o rg dos pais... pai é brasieliro envio o dele e a mãe portuguesa e ja tem cartao cidadao... envia brasileira ou o cartao cidadao ?
  • @tatiis, pode ser cópia autenticada do RG ou do cartão do cidadão, tanto faz.
  • Muito obrigada
  • Olá pessoal, tudo bem com vocês? espero que sim.

    Tenho algumas dúvidas.

    Moro em Brasília e a seção consular aqui na embaixada efetua a transcrição de casamento por aqui mesmo, ocorre que não estão atendendo em função da quarentena.

    Já juntei todos os documentos a seguir listados para realizar a transcrição, ocorre que também quero providenciar a atribuição para meus filhos menores, o mais velho faz 18 anos em outubro e temos um fazendo 15 anos em julho e o caçula com 12 anos.

    Dúvidas:

    1 - Posso mandar os processos de atribuições e transcrição em um só envelope;
    2 - A documentação das atribuições devem ser todas separadas (ex.: cópias autenticadas das CNH dos pais em cada processo, no meu caso seriam 3 cópias de minha CNH e 3 cópias da CNH de minha esposa (mãe)?);
    3 - A conservatória de Tondela está funcionando normalmente durante a quarentena?
    4 - Tondela está demorando quanto tempo em média?
    5 - Preciso levar os formulários 1C na seção consular para autenticar? (pergunto, pois, fiz meu processo em 2018 e tive que levar meu formulário na seção consular).

    Documentação transcrição:

    1 - informação do número de assento de meu nascimento com data do registo e indicação da conservatória;
    2 - certidão de casamento inteiro teor por cópia reprográfica com apostilamento;
    3 - certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica de minha esposa com apostilamento;
    4 - cópia autenticada da minha CNH (pode ser CNH?)
    5 - requerimento com firma reconhecida por autenticidade;
    6 – 3 últimos comprovantes de residência (contas de energia);
    7 - vale postal 120 euros para Tondela
    Emissão IRN.IP
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 – Tondela
    VOIP: 72 41 41 | Telefone: 232 819 310 | Fax: 232 819 319
    E-mail: civil.tondela@irn.mj.pt
    Site para consulta do valor: "https://portupedia.com/VP/"

    Documentação atribuição:

    1 - informação do número de assento de meu nascimento com data do registo e indicação da conservatória;
    2 - Certidão de Nascimento em Inteiro Teor por cópia reprográfica apostilhada dos filhos;
    3 - Formulários 1C assinados pelos pais com firmas reconhecidas por autenticidade;
    4 - cópias autenticadas das CNH dos pais;
    5 - Menores com mais de 14 anos precisam também da cópia do seu RG. (As cópias das CNH/RG só precisam ser autenticadas (não precisa apostilhar))

    Tudo deve ser enviado para:
    • CRC de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 – Tondela
    VOIP: 72 41 41 | Telefone: 232 819 310 | Fax: 232 819 319
    E-mail: civil.tondela@irn.mj.pt

    Desculpe o tamanho do texto, mas tentei resumir tudo em um só post.

    Grato,

    Alexander
  • editado April 2020
    @Alexander,
    O momento é delicado, e penso que é imprudente começar uma nova aventura nesse momento. Eu aguardaria.

    Vai ser difícil pra você conseguir os documentos apostilados, e pode ser que não tenha ninguém pra recebê-los lá.
    Ja vi relatos de DHL que não conseguiu entregar porque estava fechado, e de Vale Postal devolvido na ACP.
    Tecnicamente eles no momento só atendem óbitos, nascimentos, e urgências.
    Também fazem processos que já tiverem sido escaneados, e podem ser analisados remotamente. O resto é incerto.
    https://justica.gov.pt/COVID-19-Medidas-adotadas-na-Justica

    Então vamos lá: (você decide se quer correr o risco)
    Transcrição e atribuição de menores podem ser feitos juntos em Tondela, e menores têm prioridade.
    Tondela exige que seja feita a transcrição, mas é o melhor lugar no seu caso. Normalmente saem em poucas semanas.

    Tem que por cada processo em seu próprio envelope pardo, com todos os documentos correspondentes.
    Um envelope para transcrição com todos os documentos. Um envelope para cada filho.
    Coloque todos os envelopes juntos num único envelope DHL para a remessa.
    Lá eles "desmembram" e vai cada envelope pra um Conservador diferente analisar.

    A lista de documentos, vão ai alguns detalhes.

    Para a transcrição do casamento:
    1 – Cópia simples do assento do nubente Português (recebido pelo correio ou solicitado ao civilonline por €10)
    Se for certidão de batismo (anterior a 1911), deve ser a original emitidas certidões pelo Arquivo Distrital respectivo.
    2 – Certidão de casamento em inteiro teor apostilada
    3 – Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro em inteiro teor apostilada
    4 – Cópia do RG ou CNH (válido e com menos de 10 anos de emissão) de quem assina o requerimento, autenticada e apostilada (se autenticada no consulado não precisa apostilar)
    5 – Requerimento assinado presencialmente no cartório, com firma reconhecida por autenticidade.
    Podem assinar qualquer dos nubentes, filhos, ou netos
    Se quem assina for o neto/neta, juntar também uma certidão IT apostilada do neto (nova diretriz a partir de fev/2019)
    6 – Vale postal de €120 (enviar o recibo)

    Não precisa comprovante de residência. Esse é requerido somente pelo consulado.
    Sobre enviar CNH, endereço do vale postal e endereço para envio:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/211444/#Comment_211444
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210252/#Comment_210252
    O requerimento para transcrição: (escolha o apropriado ao seu caso)
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214833/#Comment_214833

    Para atribuição dos menores: (um para cada envelope)
    1 – Cópia simples do assento do Português (recebido pelo correio ou solicitado ao civilonline por €10)
    2 - Certidão de Nascimento em Inteiro Teor por cópia reprográfica apostilada de cada filho
    3 - Formulários 1C sem rasuras, assinados por ambos os pais com firmas reconhecidas por autenticidade (de preferência no consulado)
    4 – Cópia do RG ou CNH (válido e com menos de 10 anos) de ambos os pais (as pessoas que assinam), autenticadas e apostiladas, (se autenticadas no consulado não precisa apostilar)
    5 - Cópia do RG (com menos de 10 anos de emissão) para os filhos maiores de 14 anos, autenticada (sem apostilar)

    Formulário 1C para menores: (grátis)
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/49458/#Comment_49458
  • Obrigado pelas informações @gandalf, irei esperar um pouco, no máximo um mês, para fazer a transcrição do casamento aqui pela seção consular em Brasília, caso não consiga irei mandar os processos para Tondela.
    Seria interessante se as pessoas que estão enviando os documentos, do mês de março em diante, postassem o andamento, caso saibam.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.