Olá, @blancout Obrigado! Ele tem menos de 14 anos. Então não será necessário a documentação dele. Travei aqui no caso dessa procuração que foi solicitada, no consulado português do México.
Estou preenchendo o formulário 1C para minha filha e meu enteado. Pergunto: Posso assinar com Declarante junto com a mãe? Ou somente os pais podem assinar?
Além da cópia simples da certidão de nascimento da mãe portuguesa (eu, no caso), precisa ser enviada também uma cópia simples da certidão da transcrição do casamento também?
@Fer, se já tiver o casamento averbado na sua certidão de nascimento portuguesa que você vai mandar não precisa. Se não constar a averbação e você tiver em mãos a certidão portuguesa do casamento melhor juntar uma cópia sim ou então pedir uma certidão atualizada pelo civilonline e evitar algum aborrecimento futuro.
Não tenho em mãos a certidão de nascimento averbada. Tenho a certidão portuguesa de casamento sim (eles erraram em 2 anos minha idade à época do casamento e não me responderam a solicitação de correção. Mas não sei se esse erro é relevante). Vou pensar mas estou inclinada a mandar a de nascimento e casamento (a que tenho mesmo) portuguesas juntas. Cogito passar um semestre de "férias" lá ano que vem e queria ir com td certo pra evitar de ter coisa a resolver por lá.
Para a atribuição de menor um dos documentos solicitados é o RG dos pais. E POSSÍVEL ENVIAR O PASSAPORTE AO INVÉS DO RG? Li em algum lugar que isso era possivel.
Agora o consulado de SP me enviou uma lista de documentos e entre eles estava a exigência da certidão de Nascimento do pai/mãe não portugues. No meu caso o pai não é português.
Mas aqui no fórum nao li nada a respeito.
Portanto é necessário ou não enviar a certidão de nascimento do pai não português?
@Simara Etima, como dito sempre aqui no fórum a lista de documentos do consulado não é a mesma das conservatórias. No consulado são exigidos mais documentos. Se vai fazer o processo pelo consulado tem que seguir o que eles solicitam, se vai fazer pelas conservatórias siga as informações aqui do fórum.
Sim, pode ser utilizado o passaporte ao invés do RG.
Então quando a certidão de nascimento não só li no portal do consulado como também a minha prima que fez pela conservatória também teve que enviar a certidão de nascimento do pai não português . Isso faz três anos. Acho que vou seguir a tua orientação. Obrigada
Só mais uma coisinha... a copia do passaporte deve ser autentica e apostila?
@Simara Etima, para processos de menores as cópias dos documentos de identidade de ambos os pais precisam ser autenticadas apenas. Ambos têm que assinar e ter a firma reconhecida por autenticidade no 1C. Só precisa apostilar a certidão de nascimento reprográfica do menor. Se o menor tiver a partir de 14 anos junte também xerox autenticada do documento de identidade dele.
Olá! Sobre o formulário 1C para menor (meu filho tem 16 anos), a assinatura reconhecida por autenticidade de ambos os pais pode ser feita em qualquer Cartório ou somente no Consulado Português? Obrigada.
Sobre o formulário 1 c para menores, no quadro 4 a orientação é de marcar os quadrinhos 1, 2, 3, outros documentos. Mas pelo que entendi devo enviar a certisão de nascimento do interessado, certidão de nascimento da mãe portuguesa e as fotocópias dos RGs dos pais. O que seria o item 3 na prática (fotocópia certificada do passaporte, titulo ou autorização de reidência ou documento de identificação equivalente)?
Ou este item seria apenas para maiores de 14 anos? Pois meu filho tem 9 meses e não mandaremos identificação dele. Mas no manual de preenchimento diz para marcar o quadrinho 3 também
Vlad, foi neste tópico que li que era para marcar um X nos quadradinhos 1, 2, 3, outros. No entanto, o item 3 não deveria ser enviado, pelo que li aqui no forúm na listagem de documentos:
Assinale um X em nos quadradinhos 1, 2, 3 e "OUTROS DOCUMENTOS, INDICAR QUAIS". Escrever ao lado "FOTOCÓPIAS CERTIFICADAS DOS DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PAI E DA MÃE DO REQUERENTE".
Os docs. enviados para menores não são apenas o 1,2,outros? 1 - certidão de nascimento do interessado 2 - registro de nascimento de mãe portuguesa - outros: rgs dos pais
Acho, apenas acho, que o 3 seria para maior de 14 anos, pois menor de 14 não precisaria mandar documento de identidade. Aí nesse caso, apesar de estar ambíguo no link de preenchimento, não marca o item 3. Alguém confirma?
Boa noite uma duvida ... tratando-se de menor de 14 anos ou seja um recem nascido ... como ficam o preenchimento dos campos: do quadro 1: itens: 4,5 e 6 no caso doc. de identificação e seus complementos e tambem no quadro: 4 item 3 copia do documento de identificação? no formuilario..... antecipadamente Grato pela resposta.
Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento do menor precisa ser por Cópia Reprográfica apostilada. Veja as instruções de preenchimento do próprio formulário. Menores de 14 anos não precisam apresentar documento de identificação.
Boa noite, estou auxiliando um primo que possui cidadania portuguesa e possui um filho menor de 14 anos a dúvida é se existe alguma conservatória que não esteja exigindo transcrição de casamento, apenas cópia da certidão de nascimento do pai português, identidade do pai e da mãe por autenticadas e cópia reprográfica da certidão de nascimento do filho menor de 14 anos devidamente apostilada e formulário 1c preenchido e assinado por ambos por autenticidade ( no consulado ou no cartório ). A ACP DO PORTO ACEITA ESTE TIPO DE PROCEDIMENTO
Comentários
Obrigado!
Ele tem menos de 14 anos. Então não será necessário a documentação dele.
Travei aqui no caso dessa procuração que foi solicitada, no consulado português do México.
Respondida inbox essa mesma dúvida que vc postou aqui
Por favor,escolha somente 1 dos moderadores para te orientar ou coloque sua dúvida no Fórum
Estou preenchendo o formulário 1C para minha filha e meu enteado. Pergunto:
Posso assinar com Declarante junto com a mãe? Ou somente os pais podem assinar?
Grato desde já
Vou pensar mas estou inclinada a mandar a de nascimento e casamento (a que tenho mesmo) portuguesas juntas.
Cogito passar um semestre de "férias" lá ano que vem e queria ir com td certo pra evitar de ter coisa a resolver por lá.
Muito obrigada, Daniel!!!!
Para a atribuição de menor um dos documentos solicitados é o RG dos pais. E POSSÍVEL ENVIAR O PASSAPORTE AO INVÉS DO RG? Li em algum lugar que isso era possivel.
Agora o consulado de SP me enviou uma lista de documentos e entre eles estava a exigência da certidão de Nascimento do pai/mãe não portugues. No meu caso o pai não é português.
Mas aqui no fórum nao li nada a respeito.
Portanto é necessário ou não enviar a certidão de nascimento do pai não português?
Envio para os documentos para Tondela?
Obrigada
Sim, pode ser utilizado o passaporte ao invés do RG.
Veja as instruções e documentação necessária em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/49458/#Comment_49458
Então quando a certidão de nascimento não só li no portal do consulado como também a minha prima que fez pela conservatória também teve que enviar a certidão de nascimento do pai não português . Isso faz três anos. Acho que vou seguir a tua orientação. Obrigada
Só mais uma coisinha... a copia do passaporte deve ser autentica e apostila?
Obrigada
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
Assinale um X em nos quadradinhos 1, 2, 3 e "OUTROS DOCUMENTOS, INDICAR QUAIS".
Escrever ao lado "FOTOCÓPIAS CERTIFICADAS DOS DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PAI E DA MÃE DO REQUERENTE".
1 - certidão de nascimento do interessado
2 - registro de nascimento de mãe portuguesa
- outros: rgs dos pais
2- certidão de nascimento da mãe portuguesa
outros - RGs dos pais
Qual seria o item 3? identificação do interessado?Mesmo sendo menor é necessário? Obrigada
Alguém confirma?
Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento do menor precisa ser por Cópia Reprográfica apostilada. Veja as instruções de preenchimento do próprio formulário. Menores de 14 anos não precisam apresentar documento de identificação.
https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46