@Ubiramar nós avisamos na época q Braga era uma conservatória desconhecida do Forum e sempre recomendamos não enviar processos para conservatórias q nao sabemos como trabalham.
A longa história em Braga se arrasta, no entanto o novo "boato" e que pessoas registradas em Goiás e Bahia tem o processo um pouco mais demorado por grande quantidade de fraudes. Isso realmente procede?
Havia pedido uma certidão no Civil Online faz um tempo na esperança de que meu processo tivesse sido concluído mas a linha de registos estivesse desatualizada. Inicialmente mandaram um aviso dizendo não ter encontrado o assento, mas um (bom) tempo depois recebi um e-mail com o código de acesso do assento.
Meu processo saiu dia 30/08/2018, mas esse e-mail do Civil Online chegou na terça, 04/09/2018. Pra tirar as dúvidas liguei na LR e realmente já estava atualizado.
Gostaria de agradecer a todos deste tópico pela ajuda em todas as etapas no processo!
A título de comparação dos prazos, dei entrada pessoalmente em Braga no dia 08/02/2018.
Olá pessoal, ontem recebi o assento de nascimento de minha avó por correio aqui em São Paulo!!! Alguém pode atualizar na planilha:
Processo n.4514/2018 - Processo de inscrição de nascimento foi concluído no dia 31/08/2018.
Dei entrada no processo no dia 18/01/2018.
Agora ela já tem um número de assento. Alguém sabe quais são os próximos passos? Com este número ela já pode tirar os documentos portugueses? Neste caso, é possível fazer os processos pelo próprio consulado aqui no Brasil?
Minha mãe já pode dar entrada no pedido dela com este número de assento?
Se sua avó se casou, antes de entrar com o pedido de cartão de cidadão e passaporte (que pode ser feito no Consulado sim) terá de transcrever o casamento dela em Portugal. No tópico abaixo tem todas as informações pra fazer isso:
Sua mãe terá que esperar a transcrição de casamento dela sair. Caso o pai da sua avó for o português e ele tenha declarado o nascimento dela na certidão, então sua mãe pode fazer o pedido de atribuição dela pela ACP Porto (confirme se eles ainda aceitam pedido de atribuição sem transcrição nesse caso). Dê uma lida aqui
@Roy, muito obrigada pelas informações. Terei mesmo que fazer a transcrição pois o pai dela não declarou, então seguirei os passos do link enviado. Valeu!
Estou muito feliz, o processo de cidadania da minha avó interditada/curatelada saiu, recebemos o assento ontem; fizemos por meio de advogada. Obrigada a todos, ao fórum que nos ajudou muitoooooo, sem vcs não teríamos conseguido. Agora é seguir em frente com os demais processos.
@renatavsm não caiu em nenhuma exigência. Tenho acompanhado de perto, e fui lá várias vezes perguntar, está tudo certo.. Ouvi dizer que tem demorado por volta de 8 a 11 messes. Infelizmente
Olá! Vocês sabem se é possível enviar o pedido de atribuição de nacionalidade junto com o de transcrição de casamento (da pessoa atribuída) em Braga? Obrigada
Finalmente o processo do meu pai foi concluído, dei entrada no dia 08/02/2018, concluído dia 04/05/2019, pq infelizmente caiu em exigência e tive que levar mais docs na conservatoria. Agora minha minha dúvida é: Dou entrada no processo em Braga mesmo por que o processo do meu pai foi concluído lá, mesmo sabendo que não está recomendado pela demora, ou não tem nada haver, posso dar entrada em qualquer conservatória que esteja mais rápida ?
Comentários
Será que consequentemente o meu demore desse tanto, mesmo enviando para ACP?
Vamos ver se mais processos saem daqui pra frente
SIRIC 47XXX/2018. Obrigada
Havia pedido uma certidão no Civil Online faz um tempo na esperança de que meu processo tivesse sido concluído mas a linha de registos estivesse desatualizada. Inicialmente mandaram um aviso dizendo não ter encontrado o assento, mas um (bom) tempo depois recebi um e-mail com o código de acesso do assento.
Meu processo saiu dia 30/08/2018, mas esse e-mail do Civil Online chegou na terça, 04/09/2018. Pra tirar as dúvidas liguei na LR e realmente já estava atualizado.
Gostaria de agradecer a todos deste tópico pela ajuda em todas as etapas no processo!
A título de comparação dos prazos, dei entrada pessoalmente em Braga no dia 08/02/2018.
Processo n.4514/2018 - Processo de inscrição de nascimento foi concluído no dia 31/08/2018.
Dei entrada no processo no dia 18/01/2018.
Agora ela já tem um número de assento. Alguém sabe quais são os próximos passos? Com este número ela já pode tirar os documentos portugueses? Neste caso, é possível fazer os processos pelo próprio consulado aqui no Brasil?
Minha mãe já pode dar entrada no pedido dela com este número de assento?
Grata a quem puder me ajudar a prosseguir.
Se sua avó se casou, antes de entrar com o pedido de cartão de cidadão e passaporte (que pode ser feito no Consulado sim) terá de transcrever o casamento dela em Portugal. No tópico abaixo tem todas as informações pra fazer isso:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest
Sua mãe terá que esperar a transcrição de casamento dela sair. Caso o pai da sua avó for o português e ele tenha declarado o nascimento dela na certidão, então sua mãe pode fazer o pedido de atribuição dela pela ACP Porto (confirme se eles ainda aceitam pedido de atribuição sem transcrição nesse caso). Dê uma lida aqui
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10835/atribuicao-sem-transcricao-de-casamento
e aqui
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
e caso tiver dúvidas, pergunte no fórum que alguém com certeza vai lhe ajudar.
Boa sorte!!
Valeu!
Alguém recebeu algum posicionamento?
Tenho acompanhado de perto, e fui lá várias vezes perguntar, está tudo certo..
Ouvi dizer que tem demorado por volta de 8 a 11 messes. Infelizmente
Obrigada
Finalmente o processo do meu pai foi concluído, dei entrada no dia 08/02/2018, concluído dia 04/05/2019, pq infelizmente caiu em exigência e tive que levar mais docs na conservatoria. Agora minha minha dúvida é: Dou entrada no processo em Braga mesmo por que o processo do meu pai foi concluído lá, mesmo sabendo que não está recomendado pela demora, ou não tem nada haver, posso dar entrada em qualquer conservatória que esteja mais rápida ?