Atribuição - CRC Braga

1192021222325»

Comentários

  • FelipePachecoFelipePacheco Member
    editado May 2019
    Olá @marcella...
    Caso esteja se referindo a seu ascendente nacional português, Sim é possível dar entrada nos dois processos, porém o processo de atribuição ficará pendente até que o processo de casamento do acendente esteja concluído.

    Caso a intenção seja seu próprio casamento, precisará primeiro ser um nacional português para depois dar entrada no casamento processo do qual é muito menos moroso.
  • FelipePachecoFelipePacheco Member
    editado May 2019
    Recebi o assento hoje pelos correios aqui no Brasil.
    Processo concluído em 06/05/2019.
    Apenas para comparação dei entrada no CRC Braga no dia 31/07/2018 e não caiu em nenhuma exigência.
  • @Guicarvalho , vc pode dar entrada em ACP
  • ok, obrigado @Vlad Pen !
    Mas eu consigo enviar pelo correio para ACP Porto ?
    Pois não estou mais em Portugal.
  • @guicarvalho sim, pode enviar via DHL ou correio EMS
  • Obrigado @VladPen, como sempre muito prestativo !
  • @MARCELLA

    creio que Braga não aceite pedidos por Correio, só pessoalmente.
  • Alguém tem alguma novidade sobre Braga?
    Continua sendo necessário a transcrição do casamento?
    Estou em busca de uma conservatória que compense levar pessoalmente os documentos
  • Olá a todos! Sou nova neste processo e gostaria de saber o seguinte: meu filho está em Braga e vai dar entrada nos pedidos de cidadania meu e das minha irmãs. Nós precisamos enviar junto procurações pro meu filho? Qual o modelo? Têm que apostiladas?

    Desde já agradeço a ajuda.

  • @Deise_Correa

    O seu processo e o das suas irmãs é de filha, neta ou cônjuge de português(a)? Se for neto, é só por Lisboa.

    Tem uma forista que está com uma dor de cabeça por ter escolhido a CRC de Braga.

    A escolha mais segura para atribuição de filhos (1C) é pelo Porto.

    Nessa Conservatória, há dispensa de transcrição de casamento se o pai português foi o declarante do nascimento da filha. E o processo fica pronto em 6 meses.

    Se alguma delas for menor, leva 2 meses no Porto.

    De onde você estiver, é possivel o envio pela via postal (correio ou dhl, este sendo melhor e mais rapido) sem problemas do seu processo e das suas irmãs.

    Lembro que não é possível o compartilhamento de documentos. Cada processo tem que ter um conjunto próprio de documentos.

    Sobre a procuração, acredito (não tenho certeza) que a lei portuguesa não permita que um procurador seja um parente direto (Mãe e filho, no seu caso).

    Link com todas as informações que você precisa:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest"

    Boa sorte!

  • @Deise_Correa

    Para reforçar o que o @guimoss disse, eu concordo com ele.

    Não há nenhum benefício em entregar pessoalmente. Você apenas vai introduzir um intermediário que não pode fazer nada em seu nome, exceto entregar o processo. Então ganhe tempo e deixe o DHL fazer isso por você.

    Ao invés de colocar o endereço de seu filho no envelope com os documentos, ponha o endereço da Conservatória. Dependendo do tipo de processo, se puder, escolha o ACP. É o mais seguro e normalmente o mais rápido. Mas como dito acima, alguns tipos de processo como netos ou cônjuges, só tramitam na CRCentrais de Lisboa. Se mandar pra Braga, eles vão redirecionar para Lisboa, geralmente um mês depois.

    Se seu filho entregar com endereço local de PT, vai gerar automaticamente uma consulta sobre status migratório ao SEF, e mesmo que seu filho esteja lá legalmente, no mínimo causará um atraso de mais 30 dias.

    Então mesmo que seu filho conseguisse entregar no dia seguinte, poderia atrasar o início da análise em 30-60 dias. Ouça nosso conselho, e mande direto pra conservatória que atende ao seu caso. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/253447/#Comment_253447

  • @guimoss

    @gandalf

    Agradeço imensamente a ajuda de vocês.

    Vocês podem me esclarecer o que é ACP?

  • @gandalf

    @guimoss


    • Agradeço imensamente a ajuda de vocês.
    • Vocês podem me esclarecer o que é ACP?


  • @Deise_Correa , ACP é o Arquivo Central do Porto, no momento a Conservatória mais ágil na tramitação dos processos de filhos (art. 1C) os processos têm sido finalizados em 6 meses.

  • Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida para uma amiga. Ela enviou os documentos do processo da mãe 1C para Braga, foi recebido há um mês. Agora lendo o fórum parece realmente que era melhor ter enviado para o Porto, mas já não tem mais jeito.

    Ela ainda não recebeu o código de acesso. Essa demora é normal? E a conservatória de Braga pode exigir algum documento a mais que o Porto em alguma circunstância específica?

  • @Fernanda Arouca sim, é normal… no fórum não tem muitos relatos de Braga… vi relatos do ano passado que o processo concluiu em 3/4 meses e já vi um relato desse ano dizendo que encaminhou no fim do ano passado e terminou em 9 meses. Tem que ter paciência agora rs

    Sobre outras exigências, creio que siga as orientações gerais mesmo… mas tudo é possível

  • @gsilvestre Certo! Já fiquei mais tranquila por ela. Muito obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.