Atribuição sem transcrição de casamento

Alguém poderia me confirmar se a conservatória de Vila nova de Gaia ainda faz atribuição sem a transcrição do casamento?

Tem alguma outra que faz?

E mais uma duvida, vocês tem ideia de quanto tempo esta demorando o processo de atribuição nessas conservatórias?

Pois para fazer a transcrição do casamento eu iria precisar da certidão de nascimento da minha mãe (brasileira), que nasceu em uma cidade bem pequena na Bahia e ainda teria que fazer uma averbação de casamento na certidão, e daria um trabalho imenso.

Muito obrigado.
«13

Comentários

  • @Tiago, seu pai era o português? Ele q declarou seu nascimento?
  • Desculpe, esqueci de mencionar.

    Sim, meu pai é o português e ele foi o declarante na certidão.
  • @Tiago vc pode fazer a atribuição por ACP ou Vn Gaia.Os prazos variam de 4 a 6 meses
  • Ok, obrigado.

    Mas Vn Gaia não tinha parado de fazer atribuição?
  • @Tiago, pelo q sei nunca parou.
  • AFGAFG Member
    Olá,
    Saberiam me informar se no processo de atribuição, sem transcrição de casamento dos meus pais, precisarei da certidão de casamento deles apostilada?
    (Meu pai, português, é quem é o declarante na minha certidão de nascimento)
    Outra dúvida, minha esposa é brasileira, então, para dar entrada no processo dela, preciso antes ter o meu concluído?
    Desde já, obrigado.
  • Desculpe, confundi com Ponta Delgada.
  • @AFG na relação de documentos para atribuição não é solicitada a certidão de casamento dos pais do requerente. Só depois de concluída sua atribuição é q sua esposa poderá requerer a atribuição pelo casamento.
  • Olá,
    Podem me ajudar com uma informação? meu esposo é neto de português e quer tentar a atribuição da mãe dele que é a filha do português (que foi o declarante na certidão de nascimento dela), porém, ela não se casou com o pai do meu esposo, que foi o declarante na certidão de nascimento dele. Quando ele for fazer o processo de atribuição dele, tem que comprovar que foi criado pela mãe? e que tipo de documento seria?
  • editado January 2018
    @Giselle somente o avô do seu marido era português? Se somente ele era o português , pode fazer a atribuição de nacionalidade da mãe dele na Conservatória ACP ou VnGaia q não exige a transcrição de casamento se o pai foi o declarante. Após a atribuição da mãe dele , precisa ver se seu marido foi registrado até 1 ano de idade e se na certidão de nascimento dele consta o nome da mãe tb.
  • @Vlad Pen, sim, somente o avô do meu esposo era Português e ele foi o declarante do nascimento do nascimento da mãe do meu esposo e na certidão de nascimento do meu esposo consta o nome da mãe e que ele foi registrado 10 dias depois que nasceu... Muito obrigada pela informação!!
  • Pessoal, fiquei em dúvida após ler vários tópicos de transcrição. Poderiam me ajudar, por favor?

    1. Se o declarante na certidão de nascimento for português, não é necessário transcrever o casamento caso o cônjuge não seja português e o processo entre por ACP ou VNG, correto?
    2. O declarante português ser homem ou mulher muda algo?
    3. No caso do declarante não ser português, a transcrição é obrigatória mesmo por ACP ou VNG?
    4. O filho do português tem de ter nascido antes de 1978 para não precisar transcrever o casamento dos pais?

    Desculpe pelas perguntas. Muito obrigado!
  • Acabei de fazer o cadastro e não sei nem por onde começar, podem me ajudar?
    Minha mãe é portuguesa, porem não se casou com meu pai, qual o passo a passo para conseguir cidadania portuguesa?
  • @victormartins88

    1-correto

    2-se o português for mulher e ela o declarante terá q transcrever o casamento
    3-sim

    4-Isso não interfere.
  • @Fabian vc foi registrado até 1 ano de idade? Nasceu antes ou depois de 1978?
  • @vladpen Fui registrado antes de um ano, em 1979, minha mãe (portuguesa) que registrou. Ela disse que na epoca estava separada porem casada no papel com outra pessoa , havia impedimento para colocar o nome do meu pai no cartorio pelo fato dela ser casada com outra, quando me registrou não tinha nome de pai o que foi corrigido anos depois junto ao cartorio.
  • Meu pai e portugues e declarante da minha certidao de nascimento, foi casado e hj em dia e divorciado da minha mãe e ela ja faleu, sendo assim nao preciso fazer a transcrição do casamentos e divórcio deles?
  • @oliveiraandreti ja respondido. Favor não duplicar perguntas.
  • Boa noite! Estou com algumas dúvidas, alguém pode me ajudar? Quero fazer a atribuição do meu pai. Os documentos foram localizados. Contudo meu avô, declarante, foi casado em Portugal e no Brasil. Meu pai nasceu deste segundo casamento. Uma advogada cobrou uma fortuna, dizendo que precisa fazer transcrição, o óbito...
    1-Há necessidade de fazer isso?
    2- Para qual conservatória devo encaminhar a solicitação de atribuição?
    3-se precisar de mais documentação, tenho que pagar novamente e iniciar outro processo?
    Desde já agradeço
  • @Fatima Moutinho

    ACP e Gaia

    Mas Gaia está super lotada
  • ola,

    1- meu avo foi registrado 12 anos apos seu Nascimento, tem algum problema?
    a declarante foi a mae brasileira, e nao o pai portugues. Porem nao estou conseguindo achar a certidao de casamento deles de jeito nenhum, Teria alguma conservatoria que aceita sem a transcricao de casamento?

    2- os documentos para a atribuicao ainda sao:
    certidao de Nascimento do portugues
    certidao de Nascimento do requerente
    rg do requerente
    o rg do meu avo e' muito antigo, fiz uma prova de vida, sera que e' suficiente?
    1c com assinatura atenticada

    3- qual a conservatoria mais rapida? demora em media quanto tempo? e qual e' a mais indicada pra mim devido aos fatores mencionados?

  • @Adriele se faz necessária a certidão de casamento nesse caso.
  • Bom dia !! `Possuo cidadania portuguesa, não fui casada com o pai da minha filha, porém ele é o declarante do registro de nascimento dela. Não tive mudandança de nome. Preciso fazer transcrição de casamento, ou é só enviar a certidao de nascimento dele e a certidao de nascimento dela?
  • @Clinhares se ela foi registrada até 1 ano, a maternidade ja está estabelecida e não precisa transcrever um casamento que não houve.
  • Ola Bom dia! Acabei de receber a confirmação do assento de minha sogra(Processo iniciado em Julho de 2018, em Ovar, finalizado hj)... O assento saiu com o nome de solteira de minha sogra, embora na certidão de nascimento constava a notificação de casada com nome de casada... Não sei se é assim mesmo ou houve erro?... Fica a duvida em relação ao processo de minha esposa, sera que deveremos fazer a transcrição de casamento de minha sogra (viuva)??? Qual seria a melhor conservatória?
  • @WESLEY, atribuição de nacionalidade é para o registro do nascimento, casamento é um processo a parte. Terá que fazer a transcrição antes do processo de sua esposa, faça por Ponta Delgada. Veja as duas primeiras postagens http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • Obrigado Daniel... Bem agora minha luta será para encontrar o registro de nascimento de meu sogro... Esta difícil... Daniel creio que deverei fazer alguns ajustes na certidão de casamento de minha sogra... Uma vez que ela é viuva... Não sei como proceder, mas acho que se apresentar o atestado de obito de meu sogro, sera informado na inteiro teor do casamento... Certo? Quando realizar a transcrição, a minha sogra ficara com o estado civil de viúva? Tenho que ver isto tudo para que a documentção seja enviada de maneira correta... Daniel sabe me informar quanto tempo esta levando uma transcrição em Ponta Delgada? Obrigado por tudo...
  • @WESLEY, se não estiver no registro de casamento de sua sogra o falecimento de seu sogro pode ser pedida a averbação dessa informação. Para que em Portugal seja dissolvido o casamento por causa do falecimento do cônjuge tem que enviar a certidão de óbito inteiro teor apostilada e solicitar que seja feito esse registro do óbito. Se não fizer isso ela estará como casada em Portugal e não como viúva. Esse procedimento não é necessário ser feito para o processo de sua esposa, apenas o registro do casamento. PD está levando atualmente cerca de 50 dias para finalizar a transcrição.
  • @Vlad Pen então que documentos preciso enviar neste caso além da certidaão de nascimento dela e a minha, preciso enviar a do pai dela também?
  • Perfeito Daniel... Caso minha sogra resolva no futuro morar em Portugal, faria alguma diferença para ela o status de Viuva? Caso contrario para não complicar a documentação daqui seria melhor então fazer apenas a transcrição de casamento simples e dar sequencia na atribuição de minha esposa, certo? Então podemos considerar Ponte Delgada como a conservatoria mais rapida em transcrição? Ahhh... Ainda em tempo... No caso de minha sogra talvez seja melhor considerar a questão de viuva devido a divergencia com o passaporte Brasileiro, ou isso não teria problema?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.