@Vlad Mesmo para menores? Achei que Tondela era dava prioridade para menores. Os documentos a serem enviados são os mesmos pra ACP são os mesmos que pra Tondela? Muitíssimo obrigada
Tondela ainda aceita que se envie a Transcrição de Casamento + Atribuição de filho menor de idade em uma mesma remessa...?
Estou com essa dúvida pois tenho visto aqui que muitos estão fazendo a Transcrição por Ponta Delgada e na sequência a Atribuição do filho menor pelo ACP...
Caríssimos, boa noite! Estou pesquisando no fórum o melhor caminho para conseguir a atribuição de nacionalidade para minha filha, com 8 anos de idade. Verifiquei no tópico “Atribuição para menores de idade” num post de 13/12, que desde junho Tondela deixou de dar prioridade para menores: (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/183431/#Comment_183431). Também nesse tópico, foi informado que ACP está muito mais rápida que Tondela para menores: (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/183418/#Comment_183418). No tópico Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos), contudo, encontrei as seguintes informações: - post em 06/12: processo de menor enviado em 30/10 e despachado em 06/12 (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/182725/#Comment_182725); - post em 12/12: processo de menor enviado em 01/10 e concluído em 30/11 (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/183323/#Comment_183323). Essas informações me deixaram com dúvidas: Realmente acabou a prioridade para menores, desde junho, em Tondela? É melhor enviar para ACP? Já providenciei toda documentação abaixo tendo como base Tondela. Também serve para ACP, se for o caso? a) certidão de nascimento de inteiro teor do menor, apostilada e com firma reconhecida; b) cópias autenticadas da CNH dos pais; c) cópia simples da certidão de nascimento do português (no caso é a mãe); d) Formulário 1-C Menores: assinatura dos pais reconhecidas por autenticidade, em cartório, sem necessidade de apostilamento. Ambas as assinaturas nesse formulário podem ser reconhecidas por autenticidade no Consulado? (Mãe portuguesa e pai brasileiro) Ou só a da mãe? Desde já, agradeço a preciosa colaboração!!!!
@riccoutinho Tondela realmente era muito rápida para atribuição de menores, mas agora está demoramdo um tempo maior.Nao sei exatamente o tempo q esta levando para conclusão.
fiz dois processos de menores meu irmao(16 anos) e minha prima(11 anos) via ACP, foram numerados em 7 de outubro e foi para registro no dia 4 de dezembro bem rapido..
Boa tarde a todos! Por favor, Posso fazer o processo de atribuição de menor com o formulário 1c de adulto mas sem preencher o quadro 6 pois é gratuito?? Sei que existe um próprio para menores, porém não me atentei nisso antes e acabei autenticando um de adulto.
Pessoal estou aqui juntando tudo e irei no cartorio amanhã me surgiu uma dúvida. Tenho que mandar o assento do pai (quem registou meu filho) ORIGINAL?? Ou pode ser uma cópiA ? Se eu mandar o original fico sem o documento ?
@ClaudiaRebelo assento informatizado basta uma copia. Apenas os assentos antigos, normalmente anteriores a 1911, tem que mandar documento o original certificado.
Pessoal, para enviar o processo a Tondela precisa estar com casamento transcrito mesmo que o pai português tenha sido o declarante na certidão do menor?
Outra dúvida: há uma linha de registos para verificarmos o status dos processos de nacionalidade de menores em Tondela assim como aquela linha que funciona para a ACP?
@Paulo Benith atualmente só ACP aceita sem a transcrição, todas as outras conservatórias vão exigir que seja feita. A linha de registos é única, não existe uma para cada conservatória, eles são informações dos processos independente da conservatória na qual foi dado entrada.
Fiz meu pedido para nacionalidade portuguesa e está em análise desde 11/2018 e agora estou querendo tirar a cidadania das minhas duas filhas (uma menor de 14 e outro com 15 anos). A pergunta é: Preciso fazer a transcrição do meu casamento sendo que foi eu quem registrou minhas duas filhas?
Alguém consegue me enviar uma listagem de quais documentos preciso enviar e para qual cartório seria melhor enviar.
@Daniel sendo vc o declarante do nascimento das filhas, não precisa transcrever o seu casamento se fizer o processo pelo ACP do Porto.Leia as informações nas páginas anteriores desse tópico
Bom dia. Qual conservatória aceita o pedido de atribuição de menor junto com o pedido de transcrição de casamento? Seria mais rápido ou melhor fazer separadamente. Transcrição por Ponta Delgada e Atribuição por ACP?
Li esse tópico desde o início e fiquei realmente confusa quanto à apostilagem dos documentos. É necessário ou não?
Menor com 4 anos de idade (mandarei para ACP) - Certidão de inteiro teor (reprográfica?? apostilada??) - RG de ambos os pais autenticados (apostilados??) - identificação do assento do pai português declarante - formulário com firma reconhecida de ambos os pais presencialmente por AUTENTICIDADE.
@Rafaela Patricio, no caso de menor de idade só precisa apostilar a certidão de nascimento inteiro teor, que não precisa ser, obrigatoriamente, a reprográfica. As cópias dos documentos de identidade podem ser apenas autenticadas. O restante é isso mesmo, não falta nada.
Comentários
Poderia por gentileza me esclarecer pq não pode ser por Tondela?
Mesmo para menores? Achei que Tondela era dava prioridade para menores.
Os documentos a serem enviados são os mesmos pra ACP são os mesmos que pra Tondela?
Muitíssimo obrigada
Tondela ainda aceita que se envie a Transcrição de Casamento + Atribuição de filho menor de idade em uma mesma remessa...?
Estou com essa dúvida pois tenho visto aqui que muitos estão fazendo a Transcrição por Ponta Delgada e na sequência a Atribuição do filho menor pelo ACP...
A partir de junho Tondela deixou de dar prioridade para menores
A documentação é a mesma,tanto para o ACP como para Tondela
Aceita transcrição + atribuição,porém menos demorado fazer transcrição por PD e atribuição pelo ACP
Sabe me dizer quanto tempo em média está demorando em ACP?
Em média,uns 3 meses
Estou pesquisando no fórum o melhor caminho para conseguir a atribuição de nacionalidade para minha filha, com 8 anos de idade.
Verifiquei no tópico “Atribuição para menores de idade” num post de 13/12, que desde junho Tondela deixou de dar prioridade para menores: (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/183431/#Comment_183431).
Também nesse tópico, foi informado que ACP está muito mais rápida que Tondela para menores: (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/183418/#Comment_183418).
No tópico Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos), contudo, encontrei as seguintes informações:
- post em 06/12: processo de menor enviado em 30/10 e despachado em 06/12 (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/182725/#Comment_182725);
- post em 12/12: processo de menor enviado em 01/10 e concluído em 30/11 (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/183323/#Comment_183323).
Essas informações me deixaram com dúvidas:
Realmente acabou a prioridade para menores, desde junho, em Tondela?
É melhor enviar para ACP?
Já providenciei toda documentação abaixo tendo como base Tondela.
Também serve para ACP, se for o caso?
a) certidão de nascimento de inteiro teor do menor, apostilada e com firma reconhecida;
b) cópias autenticadas da CNH dos pais;
c) cópia simples da certidão de nascimento do português (no caso é a mãe);
d) Formulário 1-C Menores: assinatura dos pais reconhecidas por autenticidade, em cartório, sem necessidade de apostilamento.
Ambas as assinaturas nesse formulário podem ser reconhecidas por autenticidade no Consulado? (Mãe portuguesa e pai brasileiro) Ou só a da mãe?
Desde já, agradeço a preciosa colaboração!!!!
Por favor,
Posso fazer o processo de atribuição de menor com o formulário 1c de adulto mas sem preencher o quadro 6 pois é gratuito??
Sei que existe um próprio para menores, porém não me atentei nisso antes e acabei autenticando um de adulto.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
Esse link de um POST aqui em cima me parece que diz que pode ser feito sim. Mas posso ter interpretado errado...
Por favor, me ajudem
Outra dúvida: há uma linha de registos para verificarmos o status dos processos de nacionalidade de menores em Tondela assim como aquela linha que funciona para a ACP?
Obrigado!
Abs.
Fiz meu pedido para nacionalidade portuguesa e está em análise desde 11/2018 e agora estou querendo tirar a cidadania das minhas duas filhas (uma menor de 14 e outro com 15 anos).
A pergunta é:
Preciso fazer a transcrição do meu casamento sendo que foi eu quem registrou minhas duas filhas?
Alguém consegue me enviar uma listagem de quais documentos preciso enviar e para qual cartório seria melhor enviar.
Obrigado
Qual conservatória aceita o pedido de atribuição de menor junto com o pedido de transcrição de casamento?
Seria mais rápido ou melhor fazer separadamente. Transcrição por Ponta Delgada e Atribuição por ACP?
É necessário ou não?
Menor com 4 anos de idade (mandarei para ACP)
- Certidão de inteiro teor (reprográfica?? apostilada??)
- RG de ambos os pais autenticados (apostilados??)
- identificação do assento do pai português declarante
- formulário com firma reconhecida de ambos os pais presencialmente por AUTENTICIDADE.
Falta ´algo?
Obrigada!!
As cópias dos documentos de identidade podem ser apenas autenticadas.
O restante é isso mesmo, não falta nada.