Eu sou menor e mandei minha documentação para a ACP. Segui as orientações daqui e mandei só a certidão de inteiro teor. Não sei se mudaram agora, mas acabei de falar com a LR e meu processo caiu em exigência. Pediram para mandar a reprográfica.
@Ingrid PS, obrigado por compartilhar, acho que é o primeiro caso que vejo de exigência da reprográfica para atribuição de menor de idade. Devem ter mudado a exigência do tipo de certidão tem pouco tempo.
@Ingrid PS, pois é alguém tem que ser o primeiro... Mas logo finaliza o seu processo, assim que chegar lá a certidão já devem dar o despacho. É esse mesmo o intuito do fórum, a troca de experiências para ajudar as outras pessoas que estão no mesmo processo.
@DanielHenriques, você saberia dizer se o formulário 1C tem validade após o reconhecimento de firma dos pais? Eu pergunto, porque fiz o reconhecimento do meu filho em Agosto/18, mas só devo enviar para o ACP em Março/19. Gostaria de fazer outra pergunta....as certidões tem validade de 1 ano, certo? Porque eu tenho a impressa do meu filho desde Julho/18.
Tá bom então, farei outro formulário, obrigada! Com relação a certidão de nascimento, ela terá 8 meses. Você acha que o ACP poderia aceitar sem problemas?
Obrigada @mibraid e @vladpen. Estamos providenciando a documentação pra fazer o pedido de nacionalidade da minha neta. Assim que estiver tudo pronto. tenho certeza que vou perturbar vocês novamente kkk
@Vilela apesar da lei portuguesa dizer que após 1978 não é mais necessário comprovar a maternidade, aconselhamos a enviar se possível uma carteira de vacinação onde consta o nome da mãe, o comprovante do batismo se houver, se já estiver matriculado em escola, a cópia dos dados da matrícula. Enfim documentos e comprovantes do dia-a-dia onde conste o nome da criança e da mãe. Se a criança já tiver RG seria ótimo também. Crianças nascidas a partir de 2015 já possuem CPF, seria interessante e fácil conseguir na Receita Federal a cópia do cadastro do CPF da mesma.
@blancout Obrigado pela ajuda. A criança possui RG com CPF já inscrito e passaporte também, enviando os 2 autenticados já não bastaria?
Dos documentos citados, acho que conseguimos todos, mas a ideia era saber o que seria realmente necessário para ficar menos caro possível, pq acredito que esses documentos extras teriam que apostilar não?
Alguma novidade sobre ACP estar exigindo cópia reprografica do livro da certidão de menor de idade? Peguei a digitada inteiro teor. Melhor trocar? Alguém tem informação de alguém lá de dentro sobre isso?
Pessoal no preenchimento do formulário 1C para menores recomenda-se no quadro 4 marcar as opções 1,2,3 e outros documentos. porém o menor tem menos de 14 anos e não tem identidade. Seria necessário marcar a opção 3 do quadro 4 ?
Oi gente, tudo bem? Segui os passos daqui para enviar o processo de meus irmãos menores de idade. Os documentos chegaram na ACP dia 06/12 e hoje (29/01) recebi uma carta pedindo a certidão de nascimento por cópia reprográfica da minha irmã de 17 anos (tinha enviado a digitada como foi informado aqui). ((( Só que fiz do mesmo jeito para meu irmão de 15 anos e ainda não chegou nada sobre o processo dele. Será que ainda vai chegar ou é uma exigência para menores que estão perto da maioridade? Alguem sabe o motivo dessa exigência? (Lá se vai mais e mais dinheiro
Comentários
Fico com medo, pois li tanta coisa..
Obrigada!
Eu sou menor e mandei minha documentação para a ACP. Segui as orientações daqui e mandei só a certidão de inteiro teor. Não sei se mudaram agora, mas acabei de falar com a LR e meu processo caiu em exigência. Pediram para mandar a reprográfica.
POis é...
acho que vou pecar pelo excesso...
eles mudam o tempo todo.
ex Maria Eduarda Nunes Cancela
De nada! E a primeira tinha que ser a minha! kkkk
Bom, achei melhor avisar logo, né?
Nome próprio são o(s) nome(s) da pessoa e apelidos são os sobrenomes
Nome próprio: Maria Eduarda
apelido: Nunes Cancela
É esse mesmo o intuito do fórum, a troca de experiências para ajudar as outras pessoas que estão no mesmo processo.
Gostaria de fazer outra pergunta....as certidões tem validade de 1 ano, certo? Porque eu tenho a impressa do meu filho desde Julho/18.
Grata pela ajuda,
Fernanda
Eu também vi, mas acho que não cai em exigência, só demora mais pq eles conferem com o cartório (ou algo assim).
Acho melhor fazer outro.Até março serão 7 meses...muito tempo
Tá bom então, farei outro formulário, obrigada!
Com relação a certidão de nascimento, ela terá 8 meses. Você acha que o ACP poderia aceitar sem problemas?
Certidões aceitam com até 1 ano de emissão
Muito obrigada!!
POis é...
acho que vou pecar pelo excesso...
eles mudam o tempo todo.
No caso os pais não são casados. Mãe portuguesa, pai declarante. Menor registrado com menos de 1 ano de idade e nome dos 2 consta na certidão.
1. O que é necessário fazer para comprovar que os pais não são casados? Que tipo de doc enviar?
2.Sendo a mãe portuguesa e não declarante, necessita enviar alguma doc extra?
Dos documentos citados, acho que conseguimos todos, mas a ideia era saber o que seria realmente necessário para ficar menos caro possível, pq acredito que esses documentos extras teriam que apostilar não?
Segui os passos daqui para enviar o processo de meus irmãos menores de idade. Os documentos chegaram na ACP dia 06/12 e hoje (29/01) recebi uma carta pedindo a certidão de nascimento por cópia reprográfica da minha irmã de 17 anos (tinha enviado a digitada como foi informado aqui). (((
Só que fiz do mesmo jeito para meu irmão de 15 anos e ainda não chegou nada sobre o processo dele. Será que ainda vai chegar ou é uma exigência para menores que estão perto da maioridade?
Alguem sabe o motivo dessa exigência?
(Lá se vai mais e mais dinheiro