@marcia É, pensei nisso... então seria desperdício já enviar uma prova de vida junto com os documentos? Pq se for pelo motivo de demora na análise dos docs, eles pediriam outra prova de vida de qualquer forma, né?
Bom dia a todos. Espero e desejo que tudo e todos estejam bem. Então, acompanho de longe o fórum, já que agora somos todos Tugas por aqui (e graças a este fórum e a opinião de quem, muitas vezes, já tinha conseguido também e se dispunha a entrar para dar um pitaco ou opinião). Daí eu fui dar vista a olhos no fórum aqui de Tondela (páginas que ainda não tinha visto) e vi que o pessoal continua achando que a LR é a Conservatória. Nananinanão. A LR, ou Linha de Registos, fica em Lisboa. Nossa CRC querida, alvo deste fórum, fica em Tondela. A LR dista de Tondela em 263Km. Duvida? Acesse aqui: https://www.google.pt/maps/dir/R.+Dr.+João+Almiro+57,+Portugal/Registo+Nacional+De+Pessoas+Colectivas+(RNPC),+1500-075+Lisboa,+Portugal/@39.6233827,-9.7574872,8z/data=!3m1!4b1!4m13!4m12!1m5!1m1!1s0xd23232cd47a4435:0x2815e24160d91efe!2m2!1d-8.0820248!2d40.5141145!1m5!1m1!1s0xd1933251ce211eb:0xc13b1c2a6bb242cb!2m2!1d-9.176238!2d38.7434533 Seria interessante pensar como uma coisa atrapalha a outra, mas é perda de tempo. As duas coisas (LR e a CRC de Tondela) são serviços diferentes em locais diferentes. Quando a gente paga (no meu caso, paguei) as custas do processo (atribuição, averbação), já estão incluídos neste o preço do suporte necessário (Leia-se Acesso Aos Canais de Suporte, como a LR). Você pode ligar quantas vezes quiser (e puder $$$!!!) para a LR que em nada vai atrapalhar o andamento do seu processo ou do processo de qualquer outra pessoa. Não sei como isso seria produtivo, já que existe uma tabela aqui (muito bem alimentada) em que se pode ter uma posição do tempo necessário. Os servidores da LR não "fazem" processos das Conservatórias. Eles dão informações sobre o "Status" do processo, se já houve numeração, se há alguma exigência, etc. Ouvi que alguns foristas verificaram que os sistemas têm defasagem de informações (um sistema, no caso o da CRC, é mais "atual" que o da LR). Não pude apurar isto. Prefiro acreditar que não, que a LR presta sempre a informação mais "fresca" possível. Bem, é isso. Uma dica que posso deixar aqui é: seja cortês, fino trato, educado(a) ao ligar. Pra mim, essa dica sempre funcionou. Bem, era isso. Só pra finalizar: LR não é CRC. Não atrapalha o andamento do processo se ligar. Pode ligar para apaziguar os ânimos devido à demora na conclusão, etc. E para lembrar: nossa CRC (Tondela) tem servidores extremamente gabaritados e que trabalham muito e diligentemente. Boa sorte pra todos. Sucesso! Tudo de bom. Bom fim de semana.
Bom dia pessoal Estou muito feliz glória a Deus saiu a cidadania do meu pai agora vamos para 2º etapa fazer a transcrição de casamento de depois dar entrada na minha. Agradeço a todos por sempre tirar as dúvidas e orientações. Bora lá para a 2º etapa. Enviado: 01/08/2017 Numerado: 11/10/2017 Concluido: 23/01/2018
Olá, @Paulo Castro. Que bom que todos já são tugas! Não pensamos que a LR é nenhuma conservatória. É um serviço centralizado do IRN, apenas, que, entre outras opções, consulta processos de nacionalidade. E, sendo serviço de consulta, não tem como interferir em nada.
Quando pedimos para não ligar pq interfere nos processos, mencionamos ligar para as CRC. Observe que sempre disponibilizamos o telefone da LR para quem quer saber o andamento de seu processo.
Pelo que estou vendo, quando os documentos chegam em portugal demora 2 meses para numerar, depois de numerado demora 3 meses para concluir é isso ?mais ou menos...
Pessoal, bom dia! Acabei de receber o email c a numeração do meu processo. Proc. Nac. – 5918/18 – NATHALIE GONÇALVES BARROS DA COSTA Meus docs chegaram la em 8/11/17.
@Josi Pereira Parabéns!!! Se o declarante do seu nascimento foi o português (no caso, o seu pai), vc pode dar entrada no processo de cidadania portuguesa sem precisar registrar o casamento dele. Duas conservatórias aceitam fazer isso: Vila Nova de Gaia e ACP Porto. Nas demais conservatórias é necessário registrar o casamento. Caso alguém possa me confirmar esta informação, eu agradeço!
A rigor, tondela pede transcrição de casamento. Sem transcrição, melhor mandar pra ACP Porto, se eles ainda aceitarem serem flexíveis com a transcrição. Lá, pelo que li em outro tópico, está tb mais rápido que Tondela
@Matheus, acho que seu processo poderá cair nessa exigência. Tomara que não, mas pelo que tenho lido por aqui, Tondela exige a transcrição de casamento.
@FlaviaCalle, confirme a data de envio ou de recebimento em Tondela; levou 38 dias o trânsito para Portugal??; de acordo com a Tabela está levando cerca de 60/70 dias para numerar um processo após o recebimento; cerca de 3 a 4 meses para emissão da certidão de nascimento após a numeração. Favor confirmar. Obrigado!
Ligue na linha de registros e disseram que meu processo está a ser trabalhado... alguém sabe qual é essa fase? se isso demora muito? Tudo bem que ainda está dentro do prazo de "5 meses", mas estou vendo que muitos estão sendo adiantados
Comentários
É, pensei nisso... então seria desperdício já enviar uma prova de vida junto com os documentos? Pq se for pelo motivo de demora na análise dos docs, eles pediriam outra prova de vida de qualquer forma, né?
Espero e desejo que tudo e todos estejam bem.
Então, acompanho de longe o fórum, já que agora somos todos Tugas por aqui (e graças a este fórum e a opinião de quem, muitas vezes, já tinha conseguido também e se dispunha a entrar para dar um pitaco ou opinião). Daí eu fui dar vista a olhos no fórum aqui de Tondela (páginas que ainda não tinha visto) e vi que o pessoal continua achando que a LR é a Conservatória. Nananinanão. A LR, ou Linha de Registos, fica em Lisboa. Nossa CRC querida, alvo deste fórum, fica em Tondela. A LR dista de Tondela em 263Km. Duvida? Acesse aqui: https://www.google.pt/maps/dir/R.+Dr.+João+Almiro+57,+Portugal/Registo+Nacional+De+Pessoas+Colectivas+(RNPC),+1500-075+Lisboa,+Portugal/@39.6233827,-9.7574872,8z/data=!3m1!4b1!4m13!4m12!1m5!1m1!1s0xd23232cd47a4435:0x2815e24160d91efe!2m2!1d-8.0820248!2d40.5141145!1m5!1m1!1s0xd1933251ce211eb:0xc13b1c2a6bb242cb!2m2!1d-9.176238!2d38.7434533
Seria interessante pensar como uma coisa atrapalha a outra, mas é perda de tempo. As duas coisas (LR e a CRC de Tondela) são serviços diferentes em locais diferentes.
Quando a gente paga (no meu caso, paguei) as custas do processo (atribuição, averbação), já estão incluídos neste o preço do suporte necessário (Leia-se Acesso Aos Canais de Suporte, como a LR).
Você pode ligar quantas vezes quiser (e puder $$$!!!) para a LR que em nada vai atrapalhar o andamento do seu processo ou do processo de qualquer outra pessoa. Não sei como isso seria produtivo, já que existe uma tabela aqui (muito bem alimentada) em que se pode ter uma posição do tempo necessário. Os servidores da LR não "fazem" processos das Conservatórias. Eles dão informações sobre o "Status" do processo, se já houve numeração, se há alguma exigência, etc. Ouvi que alguns foristas verificaram que os sistemas têm defasagem de informações (um sistema, no caso o da CRC, é mais "atual" que o da LR). Não pude apurar isto. Prefiro acreditar que não, que a LR presta sempre a informação mais "fresca" possível.
Bem, é isso.
Uma dica que posso deixar aqui é: seja cortês, fino trato, educado(a) ao ligar. Pra mim, essa dica sempre funcionou.
Bem, era isso.
Só pra finalizar: LR não é CRC. Não atrapalha o andamento do processo se ligar. Pode ligar para apaziguar os ânimos devido à demora na conclusão, etc.
E para lembrar: nossa CRC (Tondela) tem servidores extremamente gabaritados e que trabalham muito e diligentemente.
Boa sorte pra todos. Sucesso! Tudo de bom. Bom fim de semana.
Estou muito feliz glória a Deus saiu a cidadania do meu pai agora vamos para 2º etapa fazer a transcrição de casamento de depois dar entrada na minha.
Agradeço a todos por sempre tirar as dúvidas e orientações. Bora lá para a 2º etapa.
Enviado: 01/08/2017
Numerado: 11/10/2017
Concluido: 23/01/2018
exatamente. Pelo jeito, é desperdício sim.
Que bom que todos já são tugas!
Não pensamos que a LR é nenhuma conservatória. É um serviço centralizado do IRN, apenas, que, entre outras opções, consulta processos de nacionalidade. E, sendo serviço de consulta, não tem como interferir em nada.
Quando pedimos para não ligar pq interfere nos processos, mencionamos ligar para as CRC. Observe que sempre disponibilizamos o telefone da LR para quem quer saber o andamento de seu processo.
Não acho que ninguém pense diferente. Será?
parabéns pela conquista!
Por gentileza alguém poderia me passar o link do formulário de NATURALIZAÇÃO para fazer pelo casamento !!!
Obrigado
Sergio
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8980/como-preencher-os-formularios-de-mod-1c-1d-e-mod-3#latest
Acabei de receber o email c a numeração do meu processo.
Proc. Nac. – 5918/18 – NATHALIE GONÇALVES BARROS DA COSTA
Meus docs chegaram la em 8/11/17.
Parabéns!!!
Se o declarante do seu nascimento foi o português (no caso, o seu pai), vc pode dar entrada no processo de cidadania portuguesa sem precisar registrar o casamento dele. Duas conservatórias aceitam fazer isso: Vila Nova de Gaia e ACP Porto. Nas demais conservatórias é necessário registrar o casamento.
Caso alguém possa me confirmar esta informação, eu agradeço!
Abs,
@Nathalie Pode sim, só acessar Editar pasta de trabalho, na parte de cima.
Enviado dia 03/11/17
Chegou em 14/11/17
Numerado em 30/01/18